Pollyanna Moça

Pollyanna Moça Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna Moça

Pati 26/05/2010

...
Continuação do Poliana, aqui a autora se deixa levar pelo romantismo, e coloca Poliana a frente de problemas de moças na idade de casar, porém, como sempre a menina crescida sabe como manipular problemas e sorrir sem sentir q ha algo de errado. Poliana faz a gente ver graça em um quarto sem janelas, faz a gente pensar em mudar de atitudes e ser mais amavel.

AndyKoob 24/06/2010

linda história
O livro é muito interessante
mas enche o saco ler toda hora a palavra CONTENTE,
fora isso a história é linda, um pouco triste , mas linda.

naniedias 29/09/2011

Pollyanna Moça, de Eleanor H. Porter
O livro Pollyanna moça conta duas histórias, que estão interligadas, mas que são bem definidas.
A primeira se passa quando Pollyanna, aos treze anos de idade, vai passar algum tempo na casa da amargurada viúva Mrs. Carew. Ela perdeu o marido e o filho em um espaço de apenas um ano. E depois que o querido sobrinho, Jamie, também sumiu, não havia mais alegrias na vida da pobre mulher, que tentava de tudo para encontrar a criança. E é nesse ambiente que Pollyanna vai viver durante o inverno, enquanto a tia faz uma viagem a qual preferiu não levá-la.
A segunda história se passa quando Pollyanna retorna, com a tia, após uma longa estadia na Alemanha. As coisas estão bem diferentes, já que a fortuna dos Harrington já não existe. Assim, a vida de Pollyanna não seria nada fácil. Mas, a garota, sempre muito espirituosa, vai descobrir maneiras de seguir em frente, ajudar a tia e ser feliz!
E Pollyanna irá, como sempre, usar o Jogo do Contente durante as duas histórias.
"Ela era órfã de mãe, e filha de um pastor pobre do Oeste, criada pela Sociedade das Senhoras Auxiliadoras com doações de Missionários, vindas em barris. Quando era uma menininha quis uma boneca, e tinha confiança de que ela viesse no próximo barril de doações; acontece que nada veio, a não ser um par de muletas. Claro, ela começou a chorar, e foi então que o pai ensinou-lhe um jogo para descobrir algo de bom em todas as coisas que aconteciam. Ele disse a ela que podia começar ficando muito contente por não precisar das muletas. Esse foi o início."

O que eu achei do livro:
Propositalmente, eu não coloquei nenhum detalhe referente ao livro Pollyanna na sinopse. É possível ler Pollyanna Moça sem ter lido o outro livro, mas já vou avisando que não é a melhor ideia. Ler na sequência é muito mais interessante, principalmente porque há menções aos acontecimentos do primeiro livro durante essa segunda história.
Nesse segundo livro, Eleanor H. Porter nos mostra um pouquinho da Pollyanna crescida - aos treze e aos vinte anos. E ela continua uma pessoa adorável, claro! É um prazer enorme acompanhar a vida da garota nesses dois momentos contados com tanto carinho. E o Jogo do Contente, que em alguns momentos poderia ser irritante, é o que dá o brilho à história! É inconcebível como essa menina consegue estar sempre feliz acerca de tudo e, mesmo assim, nunca parecer pedante, ou chata, ou qualquer outra coisa que possa ser considerada um defeito! Confesso que, quando estou triste, "Pollyannas" acabam me deixando irritada (pela sua felicidade irrestrita, volta às mais simples coisas da vida), mas também preciso confessar que é só em um primeiro momento, pois logo depois me dou conta do papel ridículo que estou fazendo e acabo ficando "contente", também, por alguma coisa simples, à qual não estava dando a devida importância! Seria uma delícia encontrar "Pollyannas" por aí! Fariam as pessoas mais felizes, sem dúvida.
A escrita de Elanor H. Porter é simples, fluída e deliciosa! O livro é de leitura bem rápida! Quando me dei conta, já estava terminando a história! Quem já teve o prazer de ler a primeira história, sabe como essa autora consegue escrever de maneira encantadora!
Embora nesse livro os personagens sejam muito bem construídos e a trama seja maravilhosa, eu não o considero tão bom quanto o primeiro. Principalmente pelo final da história, que é um tanto "contente" demais - com tudo se acertando em todos os pontos. Não vou entrar em detalhes, pois não quero contar o que acontece no final do livro, mas ainda assim gostaria de apontar que esse livro apenas não ganhou uma nota máxima, como o primeiro, devido ao seu final "contente demais". Todavia, isso não é motivo para que o considere um livro ruim, muito pelo contrário. Pollyanna Moça é uma leitura deliciosa e tão recomendada quanto o primeiro livro! Afinal de contas, quem não conhece Pollyanna desconhece uma das personagens mais amáveis da literatura universal.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Barbie 29/04/2009

Lindo!
Eita livro que me deu prazer ao ler. Adoooooooooro essa garota otimista, feminina e radiante. Livro que todos deveriam ler.

Becky 20/11/2010

Caramba , ganhei ele quando tinha uns 10 anos , minha mãe já fez minha cabeça pois era um dos livros preferidos dela de quando tinha minha idade. E tem mesmo uma boa razão, o livro é ótimo, uma continuação perfeita de Pollyanna, recomendo a todos.

Zit 17/03/2009

Um ótimo livro.
Uma historia muito agradável, e apesar de ser uma continuação, ficou bem diferente da primeira obra, um exemplo que se ajudarmos as pessoas podem nos acontecer coisas maravilhosas também.

Keila Gonçalves 31/01/2011

Pollyanna Moça
Pollyana é uma lição de vida para todas as idades, e assim como no livro um, Pollyana ainda continua com o seu "jogo do contente", porém agora que ela já esta uma adolescente ela começa a conhecer novos lugares, novas pessoas e novos sentimentos.

Em "Pollyana moça" encontramos um pouco de romance, que não existia na primeira parte do livro.

A filosofia de Pollyanna não é apenas absolutamente linda, como é também recomendável, afinal, por mais difícil que a vida e as situações que ela impõe possam parecer nada deve acabar com nossa alegria de viver. Devemos tentar, ao máximo, fazer de nossos momentos tristes ser apenas momentos e não transformá-los em amargura, ódio ou rancor, porque esses sentimentos são terrivelmente desastrosos não apenas para os que estão perto de nós, mas, principalmente, para nós mesmos.

A menina nos ensina a ir em frente e que a vida só vale a pena se tivermos com quem dividí-la, porque o amor e a amizade são nossos bens mais preciosos; sem eles não somos nada.

"Pollyanna Moça" é um romance capaz de superar todas as expectativas.
"Pollyana moça" é um livro com uma linda história para todas as idades.

Bit 14/03/2011

'Pollyanna Moça', escrita em 1915, é uma novela para crianças e adultos. É a primeira de várias seqüências de 'Pollyanna' (1912). A filosofia da personagem Pollyanna está centrada naquilo que ela chama de 'o jogo do contente' - ela sempre procura encontrar, em qualquer situação, alguma coisa para...

Paulinha 19/02/2011

Paula Cordeiro
Esperava um pouco mais de Pollyanna Moça. Senti falta de alguns detalhes e personagens do primeiro livro, mas continuei fascinada com a relação dela com Jimmy.
Precisava ler a continuação, mas prefiro o primeiro livro.

Rosa 22/02/2011

Neste livro ela, retoma as fases da vida quando menina:

Quando esteve no orfanato, o seu acidente que a impediu de andar por algum tempo, sua adoção pela senhora Polly, seus vizinhos, seu círculo de amizade e seu jogo do contente(QUE NUNCA PARARA DE JOGAR).Foi para Boston de férias na casa Mrs Carew. Enquanto o doutor Chilton e a senhora Polly viajavam.(Pollyanna foi como um Raio-de-Sol,um lenitivo para curar as dores que vão dentro da alma, fazendo com que as pessoas olhassem ao seu redor... Encontrassem as belezas das flores, sentir o ar que respira e abrissem as janelas do coração pera arejar suas mentes e verem o outro lado bom da vida.
Conseguiu ensinar a todos de seu convívio e os novos aos amigos agregados.
Algum tempo depois Pollyanna e os pais adotivos foram para a Alemanha onde permaneceram lá por 6 anos e o doutor Chilton morreu e após 6 meses tia Polly e Pollyanna deviam voltar para casa em Beldingsville.
Tia Polly não admitia ter perdido quase tudo e ter que voltar, encarando seus vizinhos e amigos. Pois era orgulhosa, não aceitando a situação que chegara. Isolou-se e cobriu-se o rosto com um véu preto para esconder a tristeza,sua face envelhecida devido as percas que tivera.
Estava com 20 anos e encontrou-se com Jimmy a quem era seu amigo de infância.
No decorrer do tempo apaixonaram-se e faziam planos para casar e viver suas próprias vidas, mas não pensavam em abandonar a tia Polly.
Quando Polly ficou sabendo do namoro de Pollyanna com Jimmy, quis impedir-lhes, porque Jimmy fora criado pelo Mr. John, e não conhecia a família a quem ele pertencia (pois Jimmy foi adotado).
Jimmy tinha um envelope que guardava um segredo de seu próprio pai, que só deveria ser aberto após Jimmy completar 30 anos; mas como ele se sentiu pressionado por tia Polly, ele pediu ao Mr. John que abrisse o envelope, pois seria um segredo da vida dele. Para sua surpresa, ele era o sobrinho de Mrs. Carew, de que tanto ela procurava.
Polly ficou sabendo disso e permitiu que Pollyanna fosse se encontrar com Jimmy na casa de Mrs. Carew. Agora eles eram livres para realizarem seus sonhos.
*Gostaria que a leitura continuasse, para saber como os personagens ficaram no final.

Rafa 28/04/2012

Resenha - Pollyanna Moça - Eleanor H. Porter
Pollyanna está mais jovem, conhecida por ser criadora do “Jogo do Contente” que até hoje muitos jogam. A continuação da história dela se deu pelo pedido do público e a curiosidade de seus fãs para saber quanto perduraria essa personalidade muito invejada.

Della, irmã de Tia Polly, dá conselhos para ela do “Jogo do Contente”, pois depois que descobriu o jogo junto à Pollyanna, quis ajudar sua irmã carrancuda e amargurada.

Logo depois Pollyanna se vê obrigada a viver sem sua Tia, visto que ela viaja sem querer companhia. Pollyanna não gostou da cidade grande, com pessoas sem tempo para conversar com ela. Ela começa a paquerar Jimmy, e ambos criam planos para viverem juntos. Tia Polly quando volta, não sabendo de suas origens, detém o relacionamento dos dois.

Muitas coisas acontecerão tanto para nossa diversão, quanto para nos surpreender com as palavras de Pollyanna, em suas amizades e claro em seu amor, completamente apaixonada.

Como sempre, contente e sempre sorridente, dando “bom-dia” todo dia, ela não me pareceu crescida e mais adulta à anteriormente, pra mim ela continua com o espírito de brincar, de querer ser cuidada e educada por sua Tia.

Recebi o livro pela Editora Martin Claret, e o estilo pocket torna o livro tão fofo quanto à personagem.

Eu gostei da continuação, mesmo que Pollyanna não tenha crescido tanto quanto gostaria que crescesse, o importante é que o espírito de Pollyanna está pairando sobre nós e nos faz viver mais e melhor, claro, se seguirmos o seu jogo. Um livro completo e de fácil apreciação. Leiam e se divirtam.

Ariane 11/04/2009

Adorei
Eu achei lindo como o primeiro, e o jogo do contente, é o jogo mais fabuloso, eu vivo jogando ele =D

sueli 29/02/2012

Pollyanna Moça - Eleanor H. Porter
Não gosto muito ou quase nada de livros que dão continuidade ou que são em série mas sempre gostei muito de Pollyanna e fiquei curiosa em ver como a autora daria sequencia a uma história infantil.

Pollyanna atingiu a adolescência e é, nesta etapa, uma bela, meiga e gentil jovem, amada por todos os que com ela aprenderam o famoso "Jogo do Contente". Sua história ultrapassa os limites de Beldingsville, cidadezinha onde vive com Tia Polly.
A história, aqui, começa com Della Wetherley que a o visitar sua irmã, que vive triste e amargurada lhe fala sobre Pollyanna e seu jogo do contente, uma atitude de otimismo perante a vida e tenta animá-la com os ensinamentos que Pollyanna oferece com sua teoria. Em suas próprias palavras, Della resolve dar à irmã, uma dose de Pollyanna, a quem conheceu no sanatório em que trabalha, quando a jovem lá esteve internada durante o verão e inverno.
Assim, Pollyanna vai passar algum tempo na casa da irmã de Della, a triste viúva Mrs. Carew, que perdeu o marido e o filho em um espaço de apenas um ano. E depois que seu amado sobrinho, Jamie, também sumiu, não havia mais alegrias na vida da pobre mulher, que tentava de tudo para encontrar a criança. E é nesse ambiente que Pollyanna vai viver durante o inverno, enquanto sua tia Polly faz uma viagem a qual preferiu não levá-la.
Em sua inocência, Pollyanna sai para andar em Boston e quer conversar com todo mundo, como se ainda estivesse em Beldingsville, e não entende porque na cidade grande tudo é diferente, as pessoas andam apressadas e não se importam com os outros. Ela acaba se comportando da mesma maneira e é assim que conhece Jamie – que acaba pensando ser o Jamie da Sra. Carew, que estava perdido a tanto tempo.
Algum tempo depois Pollyanna e os tios vão a Alemanha onde permanecem por 6 anos, mas com a morte do doutor Chilton, elas tem que voltar para casa em Beldingsville.
Tia Polly não admitia ter perdido quase tudo e ter que voltar, encarando seus vizinhos e amigos. Pois era orgulhosa, não aceitando a situação a que chegara. Pollyanna alegrava-se ao encontrar as pessoas que faziam parte de sua vida enquanto morava nesta casa. De volta a o lar ela precisa trabalhar e reencontra Jimmy seu amigo de infância.
Quando sua tia Polly ficou sabendo do namoro de Pollyanna com Jimmy, quis impedir-lhes, porque Jimmy fora criado pelo Mr. John, e não conhecia a família a quem ele pertencia (pois Jimmy foi adotado).

Nesta continuação de suas aventuras, Pollyanna irá conviver com pessoas diferentes, conquistar novas amizades, encontrará o amor, conhecerá a ansiedade, a expectativa de um grande amor, as dúvidas e as emoções que experimentam todos os corações apaixonados. Em Pollyanna Moça, ainda vemos um pouco dela criança e que ainda faz o Jogo do Contente, permanecendo otimista, amável, carinhosa e preocupada com o próximo e irá, como sempre, usar o Jogo do Contente para superar seus problemas.
Gostei muito da continuação, mesmo que, no início, não acreditasse que seria possível dar sequência às aventuras de Pollyana, ela emociona e encanta.