Por parte de pai

Bartô

Resenhas - Por parte de pai

roses in winter 03/04/2022

por parte de pai - 2022
li por conta da escola e achei que ia ser super chatinho, mas não, é muito fluido e legalzinho, na verdade. o final foi bem mal desenvolvido, podia ter sido melhor e bem escrito, entretanto não tem muito que se exigir considerando que é um livro bem curto.
não é uma obra que eu compraria para ter na minha estante e, como achei bem bobo, eu não recomendo muito, porém eu gostei até. quatro estrelinhas de cinco.

Lincoln 06/04/2020

Para conhecer a relação do autor com sua escrita
"Por parte de pai" é um livro biográfico em que Bartolomeu Campos de Queirós conta sua infância. Destaco a figura do avô do autor, que escrevia nas paredes da casa, estimulando o encantamento do menino com a linguagem. Denso, sensível e poético, é uma ótima pedida. Especialmente para aqueles que se interessam por relatos sobre experiências com leitura e escrita.

Marcio 02/05/2014

Ótimo texto. As impressões do garoto sobre todos ao seu redor são de sagacidade poética impressionante.

" O tempo tem uma boca imensa. Com sua boca do tamanho da eternidade ele vai devorando tudo, sem piedade. O tempo não tem pena.Mastiga rios, árvores, crepúsculos. Tritura os dias, as noites, o sol, a lua, as estrelas. Ele é dono de tudo. Pacientemente ele engole todas as coisas, degustando nuvens, chuvas, terras, lavouras. Ele consome as histórias e saboreia os amores. Nada fica para depois do tempo. As madrugadas, os sonhos, as decisões, duram pouco na boca do tempo."

Dalila 20/03/2014

Um história linda e comovente de amor entre neto e avô.Me lembrei muito da minha infância no interior de Minas Gerais.Um livro fininho e gostoso de ler, da para ler em uma sentada.

karol535 30/08/2023

Nada fica para depois do tempo...
Simplesmente lindo!!!!!! fiquei emocionada com a delicadeza do amor desse neto pelos avós. O livro é curtissimo, mas você se apega pelos personagens e o espaço da casa, o que torna a leitura mais especial. É impossivel não lembrar da própria infância lendo, e também não se emocionar com os rumos do final da história. Me surpreendi mesmo... não esperava 10% e me entregou 100%

Flávia 21/03/2021

Descobri esse livro numa disciplina da faculdade. Em suas poucas páginas, o autor narra suas memórias da infância, numa linguagem simples. É um livro cheio de lembranças lindas, momentos felizes e tristes e que me fez sentir muitas saudades das minhas avós. Uma descoberta muito feliz, afinal!

pampamcviana 26/11/2023

História sobre o tempo
Parece uma história sobre o avô do menino, mas na verdade é sobre o tempo e sua impermanência. É sobre tentar segurá-lo um pouco na ponta do lápis que percorre as paredes da casa. Sobre guardá-lo a partir do cheiro de café coado preparado às 2h da tarde enquanto se espera a quitandeira passar. Sobre, de repente, tudo mudar nas nossas vidas, através de um acidente (ou de um diagnóstico não esperado). Poderia ser o avô de qualquer um. Uma Pitangui qualquer. Mais uma família brasileira. O que me encantou nesse pequeno livro foi a poesia em formato de lembrança. Se eu fosse mais nova, talvez não tivesse dado valor ao livro. Mas ao perceber parte de minha vida em suas palavras, quase consegui sentir cada emoção e viver cada dia naquela casa na Rua da Paciência.
É uma viagem entre lembranças não vividas e poesia disfarçada de conto. Uma leitura rápida, que dá um quentinho no coração.

"O tempo tem uma boca imensa. Com sua boca do tamanho da eternidade ele vai devorando tudo, sem piedade. O tempo não tem pena. Mastiga rios, árvores, crepúsculos. Tritura os dias, as noites, o sol, a lua, as estrelas. Ele é o dono de tudo. Pacientemente ele engole todas as coisas, degustando nuvens, chuvas, terras, lavouras. Ele consome as histórias e saboreia os amores. Nada fica para depois do tempo. As madrugadas, os sonhos, as decisões, duram pouco na boca do tempo. Sua garganta traga as estações, os milênios, o ocidente, o oriente, tudo sem retorno. E nós, meu neto, marchamos em direção à boca do tempo."