Cão

Cão Manda Scott

Resenhas - Boudica - Cão

Hérida Ruyz 14/12/2011

“CÃO”– Boudica (Manda Scott)
(Pode conter spoiler para quem não leu os outros livros da série)

Manda Scott, mais uma vez nos leva à Britânia tribal e conduz o leitor por um mundo de guerreiros e videntes, onde o sonho de se libertar do jugo romano continua vivo.

Nesse terceiro livro presenciamos um dos momentos de maior instabilidade entre as tribos britânicas. Após 14 anos anos de invasão, o Império Romano conseguiu fragilizar as forças de resistência. A Britânia está dividida entre tribos que desejam lutar pela liberdade e tribos que se renderam a opressão de Roma.
“Cão” não é somente sobre batalhas em campo aberto e combate corpo a corpo, nesse livro acompanhamos a luta de Breaca para conter seu ódio, engolir seu orgulho e esperar o momento certo para reagir. Foi angustiante acompanhar Breaca nessa etapa de sua vida, toda dor e revolta que não podem ser extravasadas são transmitidas ao leitor.

Os filhos de Breaca – Cunomar e Graine – cresceram como personagens e são essenciais no desenvolvimento da trama. Cunomar inicia o livro como criança e termina como um guereiro digno de lutar ao lado da mãe. Graine é uma criança que nasceu com o dom da visão e suas profecias são poderosas. Sofri muito por eles nesse livro. Confesso que o final foi cruel…difícil de superar.

Alguém já se perguntou porque os títulos dos livros se referem a animais? Eles são o reflexo das entidades divinas e o fio condutor que une o vidente aos deuses...

Leia a resenha completa aqui:http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2011/10/cao-boudica-manda-scott.html

Euflauzino 09/02/2012minha estante
Sua resenha está belíssima. Parabéns!

Rafa - @espaco_dos_livros 15/03/2019

Surpreendente
Ao final do volume anterior, Touro, acompanhamos o encontro épico de Breaca e seu irmão Julius Valerius que um dia fora conhecido como Bán dos icenos. Breaca fica profundamente abalada quando descobre que Caradoc decidiu permanecer na Gália devido aos ferimentos que o deixou inválido e o irmão que julgava estar morto, se tornou um dos líderes das tropas romanas mais temido pelas tribos.
Julius Valerius é declarado traidor e inimigo número um de Roma após a morte de Cláudio e a ajuda que prestou à Caradoc e sua família a fugir depois que Agripina e seu filho, Nero, assumem o controle do império. Após chegar a Britânia, Julius Valerius se isola na ilha da Hibérnia (atual Irlanda) para reconstruir sua vida e se torna ferreiro.
Enquanto isso, Breaca decide se mudar com sua família para a terra dos icenos que estão sob domínio romano através do líder Prasutagos e organizar um levante contra os romanos. Após o conselho dos anciãos, Breaca se casa com Prasutagos vivendo sob as novas leis aguardando o momento oportuno para lutarem.
Finalmente Manda Scott consegue cruzar sua ficção fantasiosa com a narrativa conhecida sobre a história de Boudica. Este volume para mim, está compensando todas as críticas feitas aos anteriores. Temos um crescimento e protagonismo de Breaca que divide a cena em equilíbrio com seu irmão Valerius.
É muito triste não conseguir ler o desfecho desta série incrível pelo qual me afeiçoei bastante, pois a editora Bertrand Brasil não traduziu o último volume de Boudica e é extremamente raro encontrar os outros volumes da série porque aparentemente,não fizeram novas edições.
A série Boudica tem potencial para crescer por misturar história e fantasia na medida certa e ser adaptado para as telas em forma de série trazendo conhecimento histórica para as pessoas de uma forma descontraída.
Aos amantes de ficção histórica, sem sombra de dúvidas, recomendo que leiam estes livros que ainda conseguem ser encontrados em sebos.

Sil 29/05/2020

Leitura cansativa mas a história é boa, no fim deu tudo certo.

Euflauzino 07/05/2012

A capacidade de suportar a dor
Em Boudica – Livro 1: Águia e Boudica – Livro 2: Touro temos o desenvolvimento e as angústias dos personagens retratados de forma poética e excepcionalmente trabalhados por Manda Scott, que nos faz adentrar num universo de guerreiros fieis aos seus deuses e costumes.

Voltei à saga de Boudica como quem volta ao aconchego de uma amante. Porém, perceber a personagem invocando seus ancestrais como uma vidente, gerou um pouco de estranheza e desconforto num primeiro momento – logo ela, que é a guerreira brutal dos Icenos, portadora da Vitória apelando para os mortos –, mas acabei me acostumando. Nos volumes anteriores Manda Scott já havia me ganhado com diálogos fortes, incisivos e definitivos. Com este volume ela me alçou ao patamar de fã.

Em Boudica – Livro 3: Cão (Bertrand Brasil, 592 páginas) o personagem principal é a batalha - ou melhor, as batalhas - os combates viscerais, corpo-a-corpo ou aqueles mantidos apenas na mente de personagens atormentados pelo passado e pelo misticismo. Este livro é tão diferente dos anteriores que chegamos a pensar que é escrito por outra pessoa que não Scott. Pode considerar este comentário como um elogio, porque a autora continua maravilhosa em sua narrativa. Fui literalmente jogado dentro de cada batalha, as descrições são todas ricas em detalhes. Se você acha que me cansei dos embates carregados de sangue, enganou-se, cada vez mais me encontrei torcendo para que a guerra começasse, só para sentir cada nova palavra arremessada pesadamente como uma espada.

Neste livro Boudica precisa se unir a ‘Tagos, que se auto-intitula “rei” dos icenos. Por sua vez ‘Tagos tem um pacto com os romanos que sitiaram o leste da Britânia e governam com mãos de ferro a mando do imperador Nero, cobrando impostos e impondo suas leis. Boudica deverá tomar uma difícil decisão, que colocará em risco seus filhos e amigos. Só há uma pessoa que poderá ajudá-la, uma pessoa que há muito renunciou à batalha e se encontra exilado na Hibérnia: seu meio-irmão Bán, hoje Valerius. Cabe a Luain mac Calma, o vidente ancião de Mona, convencê-lo. Da reconciliação dos irmãos depende o futuro de toda a Britânia.

Leia mais em:

Literatura 07/05/2012

A capacidade de suportar a dor
Em Boudica – Livro 1: Águia (resenha aqui) e Boudica – Livro 2: Touro (resenha aqui) temos o desenvolvimento e as angústias dos personagens retratados de forma poética e excepcionalmente trabalhados por Manda Scott, que nos faz adentrar num universo de guerreiros fieis aos seus deuses e costumes.

Descubra mais no Literatura. Acesse: http://bit.ly/IH8nZR

George 29/09/2012

A historia é fantastica, a autora consegue fazer descriçoes psicologicas dos personagens de forma que nos cativa e vicia. Mas a editora pecou de forma lamentavel, erros de escrita de forma que algumas frases perdem o sentido, acredito que deve ter erros de traduçao tambem. lamentavel
Laryssa 05/06/2015minha estante
Um dos pecados da Editora foi não ter lançado até hoje o quarto e último livro da série.

Yasmin 06/06/2014

Biografia
Apenas uma parte da vida dessa personagem historica. Emocionante, retrata o mundo nos tempos do Imperio Romano de forma detalhada e fiel.

Lismar 24/03/2017

Uma Fantasia Histórica
Bem, algumas considerações sobre a obra:
- Creio que é a obra com mais personagens LGB em seu núcleo principal: temos 1 bissexual, 3 gays, 2 lésbicas e 3 heterossexuais, pelo que me lembre.
- Apesar do que está na sinopse, este não é o último volume da série. Nos EUA, foi publicado a quarta parte, intitulada Serpente em fevereiro de 2006. Por isso, um pequeno temor de minha parte de que a Record não possa concluir a saga por aqui.
- A obra apresenta o melhor animal companheiro que já li: O Cavalo Crow. que é um verdadeiro psicopata, que tenta a todo momento matar seu cavaleiro. Curti.
- A autora mostra-nos com uma riqueza de detalhes o ambiente, costumes e religião das tribos da Britânia no volume 1, além da infância da Breaca e Bán, seu irmão.
- O segundo volume é praticamente dedicado ao Decurião Julius Varelius, personagem bem mais interessante que Breaca por seus conflitos internos, e sofrimento decorrente deles. É o volume mais dinâmico, com um show de descrições de batalhas, massacres, crucificação. Algo digno de Bernard Cornwell.
- O terceiro volume dedica-se à mostrar ao leitor as consequências da expansão romana no leste da Britânia: com fome, miséria e extermínio das tribos, além da luta de Boudica em arregimentar uma hoste para combater Roma. E é nesse volume que ocorre o maior barbarismo de toda a série. Algo que o leitor fica totalmente agoniado com o destino de uma certa personagem carismática e encantadora.

-Achei a escrita de Manda Scott fluida e interessante, que prende o leitor do início ao fim. Apesar de ser um texto claramente descritivo, ele não cansa em nada. Altamente recomendado.

Juliana 13/09/2020

Demorei um pouco para me habtuar a forma de escrita da autora, no começo achei muito extensa e com informações desnecessárias, mas no decorrer da leitura passei a amar. Boudica é minha guerreira favorita. Espero ansiosamente que o último livro da série seja lançado aqui no Brasil.

Andressa 26/12/2022

Mais de um ano pra conseguir terminar esse livro, e só terminei pq me obriguei a ler um pouco todo dia. A história num todo é muito interessante mas a escrita da Manda Scott é lenta e com muitos detalhes irrelevantes. Meu personagem favorito, com certeza, é o Bàn/Valerius, queria que ele aparecesse mais. Ainda não sei se irei ler o quarto e último livro da série Boudica, pq apesar de querer saber a conclusão da história, não sei aguento mais um livro escrito pela Manda Scott ?.