Arsène Lupin e a Agulha Oca

Arsène Lupin e a Agulha Oca Maurice Leblanc

Resenhas - A agulha oca

Michela Wakami 12/05/2022

Razoável
No começo estava gostando muito, mas da metade para frente, o livro ficou arrastado num nível, que achei que não ia concluí-lo.
Que venham os próximos, mas confesso que não estou entusiasmada.
Talvez eu leve anos para concluir essa série.
jessyfioravante 12/05/2022minha estante
Tbm achei esse chato ?

Michela Wakami 12/05/2022minha estante
Jessy, espero que os próximos sejam melhores. Você vai ler toda a série ?

Raquel365 13/05/2022minha estante
Michela, admiro sua garra para concluir livros chatos. ? Eu desisto e até excluo da estante do Skoob jkkkkkkkkkkkk

Michela Wakami 13/05/2022minha estante
Raquel eu fico com esperança que melhore. ????

Raquel365 14/05/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

jessyfioravante 14/05/2022minha estante
Vou sim, Michela ?

Michela Wakami 14/05/2022minha estante
Jessy???

Everton214 01/03/2024minha estante
Também tô tentado ler a saga do Lupin esse ano. Até agora está interessante, um bom passa tempo, mas confesso que quando finalizar vou doar minha coleção a biblioteca da cidade. Eles não mexem comigo ou despertam emoção como outro que pretendo manter.

Michela Wakami 01/03/2024minha estante
Oi, Everton. Esse tipo se saga, geralmente tem muitos altos e baixos. Com livros bons, muito bons e ruins.
E quando você chega ao final, a conclusão, por mais que tenha sido leituras válida, é que você não vai querer relê-la.

Principalmente essa que é imensa.?

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 06/01/2022

Uma boa leitura
Esse foi o 3° livro que li sobre o ladrão de casaca e, parece que a cada volume, Lupin me impressiona mais um pouco. O personagem nos envolve com seu talento sem igual para sair de situações aparentemente sem saída, que sempre deixa Ganimard e Herlock Sholmes de queixo caído e cada vez mais obcecados para ver quem o captura primeiro. Essa busca alucinada parece agora incluir também Beautrelet, o rival de Lupin em Agulha oca, que parece ser um detetive promissor. Mas o que me incomodou foi que o tempo todo Beautrelet toma partido das coisas, sendo que ele é mais um enxerido do que um detetive, mas as pessoas só faltavam colocar ele num pedestal. O enigma da agulha oca é realmente interessante, mas o autor perdeu tanto tempo descrevendo cada passo dos personagens em busca da resposta, que me perdi e não sabia mais quando viria a ação novamente. Pelo menos a parte do desfecho foi digna, o que salvou a leitura, que para mim, poderia muito bem ser resumida no começo e no fim, dispensando boa parte do meio.
É uma boa leitura para quem curte mistérios a la Agatha Christe e Sherlock Holmes, onde sempre tem um "culpado no final". Mas não é dos meus favoritos do ladrão de casaca.

Thassiane93 16/03/2024

"Não chore, garoto. Esses são os golpes que se deve esperar quando se entra na batalha, de cabeça baixa como fez. Os piores desastres esperam por você... É nosso destino de lutadores que assim o deseja. Devemos suportar com coragem."

CPF1964 31/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor e desta forma deste personagem também.

Sherlock Holmes - 1887

Arsene Lupin - 1905

Então.....
Anthony.CauA 02/12/2021minha estante
Acho que deveria começar pelo primeiro da sequência, acjo que entenderia mais a rivalidade e as ?piadas? entre Herlock Sholmes e Lupin

CPF1964 02/12/2021minha estante
Muito obrigado pela informação.

Victor Surerus 31/01/2022

Gostei do livro, com uma história simples e intrigante com um jovem estudante chegando bem perto do Lupin, mas esse sempre um passo a frente. O final é marcado por morte lá e amor.

Mi Rubin 24/08/2021

Mais uma narrativa e tanto de Lupin!
Gostei demais e me vi lendo numa sentada pois queria saber como tudo ia acontecer!

Torço pro Lupin sim, e minha consciência que lide com isso haha
Gosto da sagacidade e de como pensa mil passos na frente, e no fim, você consegue ser surpreendido mesmo achando que está tudo resolvido!

Altamente puta com o final!
Mas de resto, é um livro muito bom!
Indico demais conhecer esse personagem.

Iasmin Morais 25/08/2021

Breves impressões
Mais um livro que surpreende e prende o leitor! E mais uma vez, Herlock Sholmes está presente no caminho de Lupin, e faz o final desse livro ser triste ( para quem fica do lado de Lupin, no fim das contas ), chocante e cheio de respostas. Ainda mais ansiosa para os próximos livros!

Gustavim Barros 08/08/2022

Acho que meu maior problema em gostar dos livros de Arsene Lupin é que eu não consegui me conectar ao personagem, pelo contrário, torço contra ele e a favor dos seus antagonistas. Hahahaha

Lia 13/02/2022

Magnético e melhor que os dois anteriores. Gostei mais desse, por achar a leitura mais fluida e sem enrolações...( Li ele direto, então pode ter ajudado)

celiabowen 08/02/2022

Gostei muito do novo detetive apresentado nesse livro. A história foi boa, mas pra metade acho que o Maurice se perdeu um pouco... Isso pq a história ficou meio arrastada e confusa, mas pelo menos quando chegou aos 70% voltou a ser interessante com uns plots bem maneiros.

Minha única ressalva é que não gostei muito do Lupin desse livro. Quer dizer, esse não é o Lupin. Achei ele muito perverso, sem a essência de irônico e cavalheiro. No entanto, ainda me fez rir em diálogos.

Enfim, o mistério é interessante! Ainda mais com todo o acréscimo do autor ao envolver com a história da França.

Bem, se não houvesse essa diferença na personalidade do Lupin e a história ter ficado meio sem sentido no livro, a nota teria sido muito maior.

obs.: isidore beautrelet meu mais novo amorzinho! que rapaz adorável :)

Resenhas Cristãs 09/09/2021

Então, a Agulha realmente era oca!
Um assassinato é cometido no castelo de Ambrumésy, embora não seja encontrada nem a arma nem o assassino que havia sido alvejado ao fugir por Raymonde de Saint-Véran (sobrinha do proprietário do castelo) e que se escondera misteriosamente no jardim, onde ninguém o havia localizado.

Isidore Beautrelet, estudante de retórica, se faz passar por um jornalista para poder acompanhar o inquérito. Durante suas investigações, ele encontra um papel onde havia diversas instruções codificadas, além das palavras “Agulha Oca”. Um inspetor o desmascara e Beautrelet afirma saber o nome do assassino.

Alguns dias antes, quatro grandes e valiosas pinturas de Rubens haviam sido roubadas, bem como uma capela medieval inteira, e o morto, o administrador do castelo, havia colaborado decisivamente para estes roubos. O assassino é o proprietário do castelo, e o líder do assalto ao castelo era nada menos que o famoso ladrão cavalheiro, Arsène Lupin, mestre em disfarces. Era ele que tinha sido ferido e que se escondera no jardim, sem que se soubesse como.

Dias mais tarde, Raymonde é raptada e parte das suas roupas, manchadas de sangue, é encontrada num terreno próximo. Pouco depois, os policiais e Beautrelet encontram uma cripta no meio do jardim, na qual estava o cadáver desfigurado de Lupin. Além disso, um cadáver deformado é encontrado na praia, e identificado como sendo de Raymonde por uma pequena pulseira. No entanto, Beautrelet não parece satisfeito nem com as descobertas nem com as conclusões das autoridades.

Mais tarde, Beautrelet e Lupin se encontram, e eles discutem os reais acontecimentos dos últimos tempos. Lupin tinha sido salvo da captura por Raymonde e se apaixonara por ela. Para poder viver uma nova vida com sua amada, ele havia providenciado um cadáver de um indigente e simulara a sua própria morte. Além disso, Lupin também forjara o rapto e assassinato de Raymonde. Beautrelet havia deduzido esses fatos e se preparava para divulgá-los. Lupin o ameaça, mas o estudante não cede.

Beautrelet publica um artigo nos jornais narrando a farsa e Lupin declara guerra ao estudante. Ele sequestra o pai de Beautrelet. Depois de muitas peripécias, Beautrelet encontra o cativeiro de seu pai, no Castelo da Agulha, no departamento de Creuse (Oca). Assim, o mistério da Agulha Oca se esclarecia como sendo o esconderijo de Lupin. Com a ajuda de Louis Valméras, historiador da região, Beautrelet consegue libertar seu pai e Raymonde, que também se encontrava presa no mesmo local. Lupin e sua quadrilha conseguem escapar antes da chegada das forças policiais.

Pouco depois, Valméras se casa com Raymonde. Durante o banquete de casamento, Beautrelet lê um artigo de jornal provando que ele se enganara redondamente sobre o mistério da Agulha Oca, pois se tratava de um segredo muito mais antigo, conhecido outrora pelos reis da França, e que havia sido desvendado por Arsène Lupin.

Depois disso, Beautrelet começa a pesquisar os documentos citados por Lupin. Ele não consegue descobrir nada novo, e somente resta a Beautrelet decifrar a mensagem codificada da Agulha Oca que encontrara em Ambrumésy. Após diversas deduções, ele parte pelas estradas da Normandia e acaba encontrando a Agulha Oca, um enorme rochedo pontiagudo à beira das falésias. Durante suas pesquisas, ele encontra o famoso detetive inglês Herlock Sholmes, inimigo mortal de Lupin, e que estava também no encalço dele, através de uma pista diferente: a idosa Victoire, antiga governanta de Lupin e muito querida por ele, residia ali perto, e ele estava vigiando seus movimentos.

Beautrelet informa a polícia, que consegue o apoio da Marinha para cercar a Agulha pelo mar. Depois de muitos esforços, Beautrelet consegue entrar na Agulha. Ali, ele encontra Lupin, que era nada mais, nada menos, que Louis Valméras! Lupin se apresenta com Raymonde, que era sua esposa legítima, conforme o próprio Beautrelet testemunhara…

Os policiais forçam a entrada na Agulha. Lupin leva Beautrelet e Raymonde pelos diversos andares da Agulha, que ele havia transformado em depósito para seus produtos roubados e em um escritório central para organizar seus negócios. A quantidade de tesouros é incalculável: pinturas, móveis, tapetes… Finalmente, na última sala, joias e pedras preciosas. Lupin abandona tudo isso para levar uma vida honesta com Raymonde e lega os tesouros para a França.

Sim, Lupin finalmente encontra um motivo para largar a vida de crimes e se tornar um homem honesto! Ah! No entanto, ao tentar fugir, Lupin arrasta Beautrelet e Raymonde e todos embarcam num barco submersível, que consegue escapar das numerosas forças policiais e militares que os rodeiam. No entanto, eles são interceptados por Sholmes, que atira em Lupin. Raymonde o protege com seu corpo e morre no seu lugar....

Lupin, transtornado, agride Sholmes violentamente e o deixa sem sentidos. Com um ar terrível, ele toma o corpo da sua esposa morta nos braços e vai embora com Victoire, caindo bruscamente em direção às profundezas do mar revolto.

É isso.
A agulha era oca.
E Lupin continua um ladrão. Um ladrão charmoso, é verdade. Educado e polido. Mas um ladrão.
Um ladrão que roubará seu coração.

Marlon Von Neutegem 30/04/2023

Ótimo! Sem dúvidas foi o que mais gostei, esse é o quarto livro que leio, li antes Arsène Lupin o Ladrão de casaca, Arsène Lupin contra Herlock Sholmes e As confissões de Arsène Lupin.

Achei a leitura desse muito mais fluida, acredito que um dos motivos que mais gostei foi que os capítulos tem uma sequência muito maior, a história continua por todo o livro.

224 Páginas 6:28

sarah 22/08/2023

Arsène Lupin e O Mistério da Agulha Oca
Diferente dos outros livros da saga, esse me fez pegar gosto pela leitura e eu li até mais rápido.
A narrativa segue a mesma estrutura dos livros passados, com a mesma linguagem antiquada da época e alguns personagens que já tinham passado pela história.

Sophia.Black 02/06/2022

? ?????? ???
Acho que de todas as aventuras de Arsène Lupin, a agulha oca é de longe a melhor delas. Não me senti perdida na história, talvez por eu já ter me acostumado com a escrita do autor e da forma que ocorre a narrativa, mas ainda sim não me perdi e fiquei feliz com isso, fora que eu conseguia pressupor o que talvez poderia acontecer, o que sinceramente, eu adorei.
Tenho que confessar que Isidore me irritava um pouco, nunca vi um garoto tão intrometido quanto ele, mas Lupin sempre dava um jeito de ele quebrar a cara e acabava valendo a pena.
Fiquei extremamente puta com o Sholmes, quando o Lupin finalmente consegue amar alguém esse puto estraga tudo, se foder viu. Quero ler logo o próximo e saber qual será o próximo passo desse ladrão de casaca.