Why We Broke Up

Why We Broke Up Lemony Snicket

Resenhas - Why We Broke Up

letscia 25/03/2024

46 (2024) you either have the feeling or you don't.
"It's why we broke up, Ed, a small thing that's disappeared or maybe was never really in my hands in the first place."
I can't fully express my disappointment. I spent so much time searching for something good in the story, something that would make me think: it's terrible, but this particular part, it's not that bad. Sadly, I found nothing. I hated every part of this book, it was just awful.
If it's not the worst novel I've ever read, it's certainly the worst I've read this year. I'm a huge fan of Daniel Handler's writing - even in this dreadful story - which is why I rated it two stars, though I honestly believe it barely deserves one. That's how strongly I feel.
Min could have been a great character, but the story is shallow and filled with nonsense. The relationship between Min and Ed is so dull that I was just begging her to break up with him immediately. The discovery that her boyfriend, who had nothing in common with her and that constantly annoyed her friends, turned out to be a complete jerk was anything but surprising for her.
The more I think about this book, the more I wish to forget it. It's just so pointless. The narrative is a repetitive series of letters that redundantly highlights the reason for their breakup, which was obvious from the outset. Min is portrayed as intelligent and brilliant, yet she often behaves like a baby. Come on!
I recognize that I'd high expectations for a story that I wouldn't have picked up if it were written by another author - I kind of hate teen dramas with shallow storylines. Yes, it occurred to me that I might not have rated it five stars, but even then, I didn't expect it would be so disappointing. Furthermore, I believe that's all I have to say about this one. I'll try reading other novels by DH, perhaps this one is just the outlier in a collection of stunning books.

dani.merciet 20/01/2024

Ed, I hate u.
Ai que nostalgiaaa, esse foi o primeiro livro que eu comprei com meu propio dinheiro e eu amava ???

Isa 09/01/2016

Este foi um livro interessante. :)

Eu gostei do estilo de escrita, foi muito original, e adorei a Min como personagem principal. O relacionamento dela com o Ed era fofo (na maioria das vezes), e eu tinha que continuar lendo para descobrir por que diabos eles se separaram! Bom, acho que esse era o objetivo.... :P

site: https://www.goodreads.com/review/show/1321322162

Beatriz 07/05/2015

Someone said that "Min and Ed's story of heartbreak may remind you of your own" and it sure did.

Rita 16/07/2013

Nem sei quantas estrelas dar.
O que dizer deste livro? realmente nem sei bem, tanto que nem descobri ainda que pontuação lhe daria.

O livro fala da história de Min ('Min, apelido de Minerva, deusa romana da sabedoria, porque o meu pai estava fazendo mestrado quando eu nasci...', esta é a lenga lenga que ela repete sempre que alguém lhe pergunta o nome) uma jovem que depois do fim da sua relação com Ed decide enviar-lhe uma caixa com todos objetos que foi recolhendo ao longo da curta relação em conjunto com uma carta que explica os motivos porque eles acabaram. O namoro dos dois começa de uma maneira estranha, eles conhecem-se na festa de aniversário do melhor amigo de Min, o Al, ela tem tanto carinho pelo amigo que fica cá fora de bate papo com um rapaz que acaba de conhecer em vez de ir para dentro cantar os parabéns. Só por aqui devia prever-se que tipo de personalidade ela tem.
O mais irritante do livro? o fato da Min introduzir, até à exaustão do leitor, comparações da sua vida e de tudo que a rodeia com filmes antigos (coisa que ela adora, e como tal quer ser diretora de cinema), o pior de tudo é que acredito que os filmes citados são todos inventados pelo autor.
A Min ao longo da sua carta vai descrevendo todos os objectos e a participação cronológica de todos eles na relação, desde um simples bilhete de cinema a uma garrafa de água vazia, quase tudo é possível de se encontrar naquela caixa que ela pretende deixar à porta de Ed.

Fiquei desiludida com a maioria das personagens: Min inicialmente poder-se-à pensar que é daquelas meninas fortes, decididas, cultas e divertidas, daí ela ter sido a minha maior desilusão, achei que estas combinações todas fariam da personagem alguém com um humor inteligente e cativante, mas ela não passa de uma egocêntrica iludida que passa a viver em torno daquela relação e começa a ser uma típica namorada de um popular, assiste os seus jogos apesar de achar entediante, vai às festinhas com ele. Na mente dela, ela trata os amigos como se tivesse que fazer uma escolha, ou eles ou o Ed, foi a ideia com que fiquei. Ela só chama os amigos quando precisa de algo ou alguém para lhe ocupar o tempo.
Passando para o Ed, não tenho realmente muito a dizer, porque apesar do livro ser em torno de uma carta dirigida a ele, ele não deixa grandes surpresas nem nada que o distinga muito. Menino que tem uma listinha de garotas com quem já se envolveu e cocapitão da equipa de basquete, dá para ver o género.
Agora Al, o melhor amigo de Min, estão a ver o melhor amigo gay que se encontra em muitos livros? poderia ser o Al, só com a discrepância que o Al não é Gay. O problema é que ele nos assuntos realmente importantes só responde: "Não tenho opinião formada", é daqueles que quando se pergunta se vai desejar vinho ou água, ele diz que tanto faz.

A ideia inicial do livro é realmente inovadora até, e promete ser um livro leve com aquelas ilustrações e tudo, mas depois a maneira como é explorada transforma este livro em mais um. Mau? já li livros piores, mas nada de novo.
O autor podia ter explorado tantos outros aspectos e personagens que podiam enriquecer a história, tais como a relação da Min com a mãe, a história em torno da familia do Ed, as amigas dela que pouco aparecem e até os amigos dele.
Esta foi a minha primeira resenha, mereço um desconto :*

Angela 08/06/2013

Mais resenhas em www.mybookshelf.com.br
Why We Broke Up, lançado no Brasil como Por Isso A Gente Acabou pela editora Cia das Letras, com certeza é um dos livros mais estranhos que eu já li até hoje.
Min Green deseja ser diretora de cinema, Ed Slarteron o Cocapitão do time de basquete. Eles tinham absolutamente nada em comum e por isso eles terminaram. Acontece que Min decidiu dar um fim definitivo, e por "fim definitivo" eu quero dizer "explicar em todos os detalhes o porquê deles terem terminado".

"I'm telling you why we broke up, Ed. I'm writing it in this letter, the whole truth of why it happened."

Este livro não é dividido em capítulos como os livros comuns. Cada parte conta a história de cada objeto que está sendo devolvido dentro de uma caixa e ao final de cada explicação detalhada, aos olhos de Min, um motivo para eles terem terminado. E tudo isso está sendo contado numa carta.

Eu fiquei dividida entre amar demais esse livro e odiar demais. Min citava tantos filmes antigos (que provavelmente não existem) e comparava sua vida com cenas deles que algumas horas chegava a cansar (não desista do livro por essas partes), e algumas horas era realmente engraçado como a sua vida se encaixava perfeitamente em cada um dos filmes.

O que eu achei super diferente foram as ilustrações, coisa difícil de se encontrar em um livro que não é direcionado para crianças. Cada uma das ilustrações era uma representação de algo que Min estava devolvendo para Ed. E apesar de ser triste, eu pude entender ela. Quem nunca terminou um namoro e quis devolver tudo que lembrasse aquela pessoa? Acontece ao menos uma vez na vida com todo mundo!

O livro todo é uma carta gigante de Min para Ed. Duas pessoas tão diferentes que se amaram muito, mas que nós sabíamos desde o início que não iam ficar juntas. Afinal, era uma carta com os "porquês" de terem terminado. Em alguns momentos achei infantil da parte da Min culpar o Ed por quase tudo, mas eu percebi que ela não estava culpando ele (não por tudo), ela estava deixando claro o quão diferentes eles eram.

Apesar de não ser uma história de amor comum, não deixa de ser uma história de amor. Mas não uma história de amor fantasiosa que deixa a entender que durará para sempre. Acabou e Min a conta "de trás para frente" para que Ed saiba exatamente como ela se sentiu em cada momento que eles passaram juntos e mesmo quando não estavam juntos. Para que ele também veja que eles eram diferentes demais.

Eu não podia esperar nada menos de Daniel Handler que sempre mostrou ter esse jeito peculiar de contar histórias. Percebe-se pelos livros Desventuras em Série nos quais ele assina como Lemony Snicket. No todo, eu adorei o livro e recomendaria sim para todos, é meio confuso, mas que história de amor não é?
Quem gosta de livros diferentes, esse com certeza é uma boa pedida!