Sociologia Crítica

Sociologia Crítica Pedrinho Guareschi

Resenhas - Sociologia Crítica

Mauryane 06/02/2024

Leitura interessante
Sociologia Crítica de Pedrinho Guareschi analisa as estruturas sociais, destacando desigualdades e injustiças. Aborda temas como poder, classe e ideologia, oferecendo uma visão perspicaz sobre a dinâmica social contemporânea.

MoranguinhoS2 31/01/2024

Um livro que fala o óbvio, mas que precisa ser dito
Comecei a ler por conta de um trabalho da faculdade, mas ele não é de todo ruim. Pedrinho Guareschi trás de uma forma simplificada como funciona a sociedade e explica de maneira simples e fácil sobre esse processo, explicando os termos e dando exemplos da realidade que vão mostrando sua visão a respeito da sociedade e seu funcionamento. Os únicos pontos que poderia considerar ?negativos? seria o fato do começo parecer um dicionário por ele explicar muito alguns termos no começo da leitura tornando cansativa e também o fato dele ser redundante em algumas falas. Em suma, o livro é bom, além de fazer críticas a sociedade, ele trás outras visões que podem ser utilizadas para modificar o futuro, ele não impõe uma visão, mas explica e incentiva o leitor a desenvolver uma visão crítica sobre a leitura e o que leitor absorve, não ser um ouvinte passivo, mas um ouvinte crítico e curioso, se você tem sede mudança e gostaria de entender melhor a sociedade de maneira simplificada e direta,este livro é ideia para você.

Dud's 10/09/2023

INCRÍVEL
Tive que ler esse livro pra uma matéria da faculdade e simplesmente adorei!
Padrinho escreve de maneira simples e didática,facilitando o entendimento pra qualquer pessoa. Um livro ótimo,todos deviam ler ao menos uma vez.

Carlsz 24/08/2023

"Não nos deixemos amarrar e aprisionar pelo que está aí"
O livro "Sociologia Crítica' de Pedrinho evidência o Sistema Econômico Capitalista o principal problema da sociedade, e expõe desde as suas raízes até a superfície, como ele se instalou e se fortificou na atual sociedade, ele mostra de forma clara e eficiente os perigos do capitalismo, mostra como ele age de forma cruel e perversa, como ele usa mecanismos que parecem inofensivos para a maioria das pessoas, alterando a formação e pensamento das pessoas através das ideologias impostas de força forçada, como ele faz uma limpeza em tudo que é natural e identificador do ser humano.
Pedrinho dialoga de forma direta, ele não mede esforços para fazer o leitor se questionar sobre a atual conjuntura da sociedade, como é importante a visão crítica das coisas, torna-se um ser político e ativo socialmente, e além disso também ter uma perspectiva de mudança, e como é essencial se tornar um ser político, que pensa por si próprio, que está alerta a tudo que fica ao seu redor, o livro mostra possíveis caminhos para a mudança, não fantasia que será uma caminhada fácil, mas que é possível, nada é concreto, tudo é relativo, a partir do momento que a população começar a participar da construção da história os rumos das coisas irão mudar.

Dias 21/05/2023

"Sejamos realistas: exijamos o impossível."
Encontrei este livro em um sebo, e assim que vi o título, não pude conter minha curiosidade. Pois já estava na hora de eu começar a ler livros de sociologia.
É um livro de uma linguagem muito simples, para todos os públicos, e que todos deveriam ler. Inclusive, já vou doá-lo à alguém, pois acredito que todos deveriam entender o básico de como uma sociedade é estruturada.
Ele vai te prender do início ao fim, e com certeza pode ser usado como referência em qualquer meio que desejará usá-lo, Pedrinho me surpreendeu e com certeza irei ler mais livros deste grande autor.

Tuts 17/08/2022

Interessante
O livro analisa sob o ponto de vista crítico e racional diversos aspectos da nossa realidade,em linguagem simples e didática. Recomendo a leitura.

Schrodingers 24/07/2021

Guareschi é tudo de bom
Às vezes só queria esquecer o que li em sociologia crítica pra ler tudo como se fosse a primeira vez. Muito, muito bom.

Karlan.Yury 15/01/2021

Grata surpresa
Estava eu, em um sebo da cidade, fazendo hora até o horário de uma entrevista. Quando na prateleira de Sociologia, encontro esse livreto de Pedrinho Guareschi. Lembrei de ter usado um artigo deste autor em uma especialização minha, então não pensei duas vezes em adquirir a obra. É um manual necessário, com linguagem simples e abordando temas riquíssimos para análise - e o melhor, pode ser utilizado em sala de aula com jovens e adultos. É aquele tipo de livro que te prende, que pede para ser finalizado o quanto antes.
AH! E qual não foi minha surpresa ao descobrir que Pedrinho Guareschi também é padre, além de possuir um currículo invejável. Recomendo muito : )

Dudu Menezes 08/01/2021

Boa introdução
É uma boa introdução à sociologia. Não aprofunda conceitos, mas permite um primeiro contato com as principais definições a serem tratadas na área. Recomendo, sobretudo, para estudantes de jornalismo. Quando estava dando aula, na Universidade, utilizava algumas noções trabalhadas nesse livro para poder explicar, por exemplo, as diferentes concepções, de diferentes teóricos, acerca de conceitos como "ideologia".

RTK 25/12/2016

Nos faz refletir
Um livro que tem informações importantes para a compreensão do mundo. No segundo semestre do curso de Direito, deparo-me com ele, quando o li fiquei surpreso com informações a respeito da relação Brasil-EUA, da manipulação ideológica, do desastre econômico brasileiro, enfim, leitura obrigatória aos estudantes de humanas.

Renata 26/08/2016

Resumo
O livro Sociologia Crítica é conciso em suas definições, relata passo a passo o que vem a ser cada denominação.
Fica ainda mais óbvio para mim que vivemos dentro de uma estrutura na qual fomos criados, saímos desta estrutura mas abraçamos outra, a que mais se adequa ao meu pensamento. Com isto vejo que não sou livre e que minha liberdade depende do outro, pois vivemos em comunidades que se originam as sociedade, e nesta sociedade suas classes sociais, sistemas de produção (capitalismo, socialismo, comunismo), e por fim temos um Estado que cria leis, direitos e deveres que devemos seguir para uma boa convivência da massa.
A questão é que será que estão mesmo preocupados com a massa? Com o povo, com a gente?
O que se vê hoje no Brasil é um capitalismo puro!
A conivência do Estado que deveria cuidar do bem-estar social do povo, é conivente com os interesses pessoais dos donos de produção (capitalistas) e do Estado em si. Fazendo uso dos aparelhos de reprodução da sociedade que são os aparelhos ideológicos (mídia, partidos políticos, sindicatos etc.) e aparelhos repressivos (polícia, exército, tribunais etc.) percebemos então que há alienação em tudo.
E há de se concordar com a primeira teoria que tudo não passa de alienação, mas não podemos também excluir às outras duas teorias, pois também são coerentes, e notamos que uma depende da outra, onde a infra-estrutura é mais importante (modos de produção), sem ele a sociedade não existiria.
O que podemos mudar nesta estrutura é a maneira como conseguimos os nossos bens de consumo, sem a necessidade de explorar o trabalhador.
Abro um parênteses aqui para falar do aparelho ideológico das igrejas, que é uma aparelho que se faz uso mesmo quando não existia o Estado, para “adestrar” pessoas.
E achei interessante a percepção de Ernest Bloch quando diz que: apenas um ateu (anti fetichista) pode ser um bom cristão.
Lembrei de Maquiavel quando fala da natureza do homem. Se ele pudesse ter a liberdade e não existissem regras, ele seria mau.
Então os homens criaram seus mitos destes mitos surgiram outros. Criaram regras do que é "certo" ou "errado", punição e salvação, céu e inferno.
Se pesquisamos sobre a Grécia antiga e sobre o Cristianismo e percebemos a necessidade de um pequeno grupo de manter-se no poder à custa do povo e colocando seus mitos, para adestrar a consciência do povo. Sócrates ao expor suas idéias, ao tentar fazer uso do pensamento para refletir, e este processo foi chamado de Maciêutica, morreu ao ingerir Cianureto, pois foi condenado a morte por aqueles que estavam no poder e começaram a sentir-se ameaçados, pois às pessoas começaram a despertar o seu senso de criticidade a respeito de tudo.
Discordo totalmente com o Pedrinho Guareshi quando ele diz que a igreja lutou para que o povo não fosse massacrado pelos poderosos. Aqueles que não se convertiam ou não se converte é tido como ateu, bruxo ou quaisquer denominação negativa que vem a excluir este ser humano, a igreja matou muitas pessoas e para que? Manter-se no poder. O que ocorre hoje em Israel? Não poderia haver exemplo melhor que este.
Enfim, o que temos que fazer é questionar, criticar, por em dúvida, procurar respostas e tentar perceber a ideologia por trás de cada ação, de cada propaganda política ou comercial, dos jornais, de tudo que faz parte da sociedade como um todo.
Podemos e devemos mudar, cada vez mais consciente de que tudo é relativo nada é absoluto. É preciso construir sim, mas é necessário também, mudar, renovar, buscar novos métodos, não se acomodar e muito menos aceitar.

“A Sociologia Crítica é uma sociologia
questionada, uma sociologia que procura fazer perguntas,
montar uma discussão, do que dar imediatamente a resposta.
É uma sociologia pensada, principalmente para quem quer mudar, transformar a realidade.”

Nilson 28/03/2015

Realmente Didático
Uma obra com linha marxista que discorre minuciosamente as estruturas e pilares da sociedade, armas utilizadas pelo estado como silenciadoras altamente eficazes como a polícia . Indicaria como primeiro livro a ser lido antes de enveredar outros livros de sociologia crítica, mas crítica de verdade. ÓTIMO.

Bruna 03/08/2011

Uma reflexão de como agir em meio aos problemas da sociedade, porque falar está muito fácil..
O autor usa as palavras sem objeção, com suas opiniões tais como são.

RoKombatente 15/04/2010

Simples e profundo
Numa linguagem simples e popular, o autor explica didaticamente conceitos marxistas, como mais valia, infra/super estrutura... diferenças entre os modelos econômicos, influência da mídia...
Ótimo para quem está começando a estudar as teorias da esquerda.