Dane-se!

Dane-se! John Parkin

Resenhas - Dane-se!

Somazz 23/11/2011

Desencanador
Livro que define a teoria do Dane-se, bom para desencanar dos pequenos problemas e se auto afirmar com suas convicções, não concordei apenas na parte de que temos que deixar tudo pra lá, existem coisas que devemos lutar sim e nunca desistir.

Natalia.Eiras 25/09/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Eu discordo do autor deste livro, mas isso não quer dizer que ele esteja completamente errado.
Jonh Parkin estimula os leitores a dizer dane-se para tudo e assim, ter uma vida mais feliz.
Segundo o autor, quando você se desapega dos significados que damos as coisas, você relaxa e faz o seu chi fluir, ou seja, as pessoas dão muita importância para coisas que não deveriam ter tanta importância, como por exemplo o dinheiro. Quando você passa por situações que mudam a sua perspectiva, você percebe que toda a tensão que você tinha por não estar conseguindo aquela vaga no trabalho que você tanto almeja e que nunca sai; ou não esta conseguindo atingir o peso ideal que as revistas de moda impõem; simplesmente tornam-se insignificantes quando você tem um problema de saúde por exemplo.
Logo, por que darmos tanta importância a essas coisas?
Essa era a parte até aonde eu estava concordando com o autor. Mas isso mudou...

Depois de apresentar a filosofia do Dane-se, ele começa a explicar por que dizer dane-se para o que as pessoas acham de você; para o seu trabalho; para a criação dos seus filhos e para os problemas do mundo.
Em dado momento, ele informa que os problemas do mundo não podem ser resolvidos por você, pois se pensarmos bem, você é apenas uma gota neste oceano imenso. Por isso, ao invés de ficar frustado e revoltado com as injustiças do mundo, você deveria se conformar. Quando nos conformamos com uma coisa, é como se um grande peso fosse retirado de nossas costas. Mas espere um momento...

O mundo é dos inconformados!!! Se todas as pessoas se conformassem com o mundo como ele é, nós não teríamos milhares de cientistas pesquisando a cura das doenças e inventando novas tecnologias para tornarem nosso mundo mais fácil!!

Dane-se para o que as pessoas pensam de você? Ops! Depende de quem são essas pessoas! Você não acha que deveria ter cuidado com o que o pessoal do seu trabalho pensa de você? Ou o seu chefe? Se é uma pessoa que você nunca viu, que não paga as suas contas... tudo bem. Mas na grande maioria dos casos, nós devemos sim nos preocupar com a imagem que as pessoas tem de nós.

E como assim dar um Dane-se para o nosso trabalho? Se você não esta satisfeito com a função que exerce ou a empresa que trabalha, lute... estude... se esforce para mudar essa realidade. Não chegue simplesmente na sala do seu chefe e dispare contra ele tudo que você pensa! O dinheiro pode não ser essencial, mas ainda é ele que paga as suas contas no final do mês.

Mas e se eu perdesse tudo do dia pra noite? Eu iria morrer? Eu estaria realmente "ferrada".
Não. Sempre é possível recomeçar, mas isso é conquistado através de esforço (pelo menos é o que eu acredito), e não porque você não estava preocupado com o dinheiro e tinha consciência que esse pedaço de papel na verdade é uma coisa supérflua.

Acredito sim, que as pessoas que forem ler este livro devem tirar a lição de não levar a vida tão à sério, mas no sentido de aproveitar as pequenas coisas da vida: passeios com a família; aquela tarde agradável em um parque ou na praia... mas ao ler este livro, reflita bem sobre o que o autor esta propondo.
Eu não concordo com o que ele prega, mas isso não quer dizer que esteja errado. Muitas pessoas conseguem viver "relaxadas", como ele propõe. Os hippies na década de 70 eram assim, não eram?

Então, leiam e tirem as suas próprias conclusões. Acho que esse livro funcionará para algumas pessoas super estressadas perceberem que precisam mudar, mas ele deve ser lido com cautela e com muita análise crítica.
Se quiserem saber mais sobre o método Dane-se, acessem: www.thefuckitway.com

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br