Helter Skelter

Helter Skelter Vincent Bugliosi...

Resenhas - Helter Skelter

Carol 28/08/2022

O melhor livro de true crime que já li
Quando penso nesse caso, as palavras bizarro e cruel me vêm na cabeça. Difícil entender como uma música dos Beatles sobre uma montanha russa é interpretada por um cara extremamente persuasivo de um jeito completamente tirado do cy, levando as pessoas a acreditarem que uma guerra racial iria acontecer e que ele era o único que saberia como proteger um grupo seleto de pessoas de serem mortas nessa guerra. Pior ainda é a conclusão de que pra incitar essa guerra, seja necessário entrar em casas e matar todas as pessoas que estiverem ali, de uma maneira extremamente sangrenta, com direito a inúmeras facadas na barriga de uma mulher grávida de 8 meses.

O autor do livro foi o promotor do caso e faz um trabalho incrível levando o leitor a entender como e porquê tudo isso aconteceu, nos mostrando quem são esses assassinos, a filosofia do Manson e o que é exatamente o Helter Skelter. Ele trabalhou por muitos meses fazendo até o trabalho que a polícia não fez, antecipando as ações da defesa e se preparando pra todas as possibilidades possíveis, pra que os jurados do caso acompanhassem o raciocínio e pudessem compreender algo que ele próprio entende que seria considerado completamente fora da realidade. É claro que estamos lendo a história da perspectiva dele, mas inúmeras vezes achei a defesa extremamente burra.

Foram aproximadamente 8 meses dedicados a essa leitura (por conta de leituras paralelas, pós graduação e trabalho) e por diversas vezes durante a leitura senti uma energia extremamente pesada no ar. Quando eu leio a noite, eu costumo deixar o livro do meu lado na cama, mas com esse eu nem cogitei essa possibilidade. Várias vezes eu inclusive deixei o livro na sala pra poder dormir tranquila com ele fora do quarto (igual ao Joey de Friends colocando o livro no freezer quando ele fica com medo hahaha). Mas apesar do medo e da energia ruim, essa leitura me marcou muito. Dois dos meus marca textos acabaram, meus post its também acabaram no meio da leitura, de tanto que eu grifei, marquei, escrevi nesse livro.

Vai ser muito difícil algum outro livro de true crime superar esse.

Que o Manson (que morreu em 2017) esteja queimando nos quintos dos infernos! Também fui atrás de saber como estão os outros assassinos hoje. Susan, que confessou ser a assassina de Sharon e que não teve o mínimo de misericórdia pela atriz ou pelo seu bebê, se tornou cristã e morreu em 2009. Tex também se tornou cristão, hoje sendo inclusive pastor (bem Guilherme de Pádua) e continua preso, assim como Patrícia e Leslie. Mesmo sendo presos considerados exemplares, acredito que dificilmente vão algum dia ter o pedido de condicional concedido.

Descansem em paz Sharon Tate (e bebê), Jay Sebring, Abigail Folger, Voytek Frykowski, Steven Parent, Leno LaBianca e Rosemary LaBianca. Que nunca sejam esquecidos.

Zeka.Sixx 22/05/2016

Essencial
Tirando o fato de que o Bugliosi puxa demais o próprio saco, um livro essencial e imprescindível para aqueles que tem curiosidade sobre um dos crimes mais bizarramente motivados já registrados. Um mergulho no pensamento brilhante e doentio do psicopata Charles Manson! Recomendadíssimo!
Grace Ribeiro 27/11/2018minha estante
Não existe esse livro em português?

Zeka.Sixx 05/12/2018minha estante
Oi, Grace, desculpa a demora em responder! Olha, acredito que nunca foi lançado aqui no Brasil... Talvez exista alguma versão em português de Portugal!

Shai | Leitora Lunática 10/05/2019minha estante
Comecei a leitura e concordo com tudo, Bugliosi se tem em alta conta, mas o livro compensa demais. Encontrei uma edição brasileira de 1974, aqui batizado "Manson - Retrato de um Crime Repugnante", mas só encontro em sebo online por uma pequena fortuna. Uma pena, deveria ser relançado!

Brenda 12/03/2021

Helter Skelter, it's coming down fast
Estou surpresa. Este livro foi uma inegável viagem no tempo, que embora não tenha relatado muito sobre a comunidade hippie, fez um incrível trabalho documental ? e esta era a real proposta. Cumpre com o que promete!

Foi incrível observar a investigação toda de perto, porque me senti o próprio Bugliosi, como se eu estivesse fazendo vistas grossas diante de toda a situação narrada e das descobertas que iam sendo feitas. Como uma amante do rock e, claro, dos Beatles, ler toda a narrativa do Charles Manson só me fez pensar: esse diabinho é genial.

Todas as mortes foram extremamente cruéis, inclusive a dominação que ele exerceu sobre as pessoas da Família, jovens que se encontravam quebrados psicológico e emocionalmente. Mas a conjuntura entre eles foi, portanto, muito verossímil, por mais que tenha parecido ser insana. O discurso do Manson sobre ele ser resultado daquilo que a sociedade fez dele é muito real.

Enfim, a escrita do Bugliosi é maravilhosa, muito detalhista (e ele detalha o necessário), e ele tem um jogo de palavras muito bom e que despertam muito interesse e curiosidade. Gostei do julgamento dele, apesar de não concordar com a pena de morte. Em relação aos argumentos, sigo muito mais na linha do Keith.

Recomendo imensamente. Estou com uma dor no coração de me desapegar da história porque sempre fui fascinada pela história do Manson. E o livro descreve e aponta muito bem todos os eventos, como se você estivesse lá.

Thaisa 11/04/2023

Meu primeiro livro de true crime: enojante, mas fascinante?
Entre julho e agosto de 1969, crimes hediondos pararam não apenas os Estados Unidos, mas o mundo: em Los Angeles, nove pessoas foram brutalmente assassinadas, incluindo a atriz em ascensão Sharon Tate, de 26 anos, que estava grávida de 8 meses e meio do diretor Roman Polanski.
Os homicídios foram praticados pela chamada "Família Manson", um grupo de pessoas que viviam em comunidade e cultuavam seu líder, Charles Manson, um músico fracassado e preso com frequência desde a juventude. Segundo seus seguidores, Manson acreditava que a banda The Beatles falava com ele através de suas músicas, principalmente no disco "White Album", e que "Helter Skelter" (uma canção sobre escorregadores) previa uma guerra racial que o próprio Charles deveria começar; e seus fiéis amigos, crendo que ele era o próprio Jesus Cristo, iniciaram esse conflito assassinando milionários na Califórnia na tentativa de culpar pessoas pretas por esses terríveis crimes.
Nesse livro, o promotor do caso, Vincent Bugliosi, conta a sua perspectiva de tudo o que aconteceu: as mortes, as investigações, a história dos suspeitos, a procura por um motivo e os julgamentos, além de também incluir fotos, entrevistas e relatos.
Eu nunca havia lido um livro de true crime - e comecei justamente pelo maior bestseller do gênero. Ao embarcar nessa leitura, sabia que não seria fácil, tanto que levei mais de um ano para concluir a obra, já que, especialmente na primeira parte, em que as mortes brutais são narradas detalhadamente, eu me sentia nauseada constantemente.
Também tinha em mente que, por ser um livro escrito pelo advogado de acusação, a narrativa traria apenas o seu ponto de vista do ocorrido, então a parcialidade não me incomodou - aliás, o único motivo de "Helter Skelter" não ter sido um cinco estrelas pra mim foram algumas frases sensacionalistas, colocadas para fazer o leitor crer que talvez Manson realmente fosse um messias ou que tivesse dons sobrenaturais, saindo da parte criminal e jogando elementos místicos.
Mas mesmo essa obra sendo uma das mais pesadas que eu já li, gostei da condução narrativa, desde a ordem em que as partes e os capítulos apareceram, cronologicamente, até como Bugliosi criou e apresentou sua acusação e como ele deu uma aula de retórica fantástica durante o tribunal. Particularmente, eu também achei o livro bem informativo e descritivo, já que, mesmo não sabendo basicamente nada sobre as vítimas ou sobre a Família e Manson, terminei a obra me sentindo uma expert no caso...
Eu, que tanto amo ficções de terror, nunca me senti tão paranoica e assustada ao me deparar com o horror real; assim, esse livro me destruiu de diversas formas, mostrando a perversidade que existe no mundo e os extremos da crueldade humana.

Mariana 17/09/2021

Um livro impressionante com a riqueza de detalhes que traz!
Estou impressionada com a riqueza de detalhes que este autor trouxe, sobre simplesmente tudo de ambas as histórias (tanto dos Tate's quanto dos LaBianca's), te informando os horários de cada acontecimento, as dificuldades das investigações e a sua evolução, quem eram as vítimas (com seu histórico completo) e como cada uma foi assassinadas, quais eram as pessoas que as vitimas tiveram contatos, quem era cada pessoa, o que estava vivendo na época, etc., seguindo uma cronologia impressionante, que te faz entender direitinho sobre todo o contexto ao redor deste massacre.
Acredito que este seja o melhor livro de true crime que li até hoje!!

Ps: e que massacre! Muito triste tudo isso que aconteceu com essas pessoas, e a crueldade dessa seita do Charles Manson!
Fabio 17/09/2021minha estante
Queria tanto ele em português...

tessacarstairs 05/10/2021

Bastante detalhado; explica a parte técnica de uma forma fácil de ser compreendida e sem ser maçante. O autor tem razão em dizer, em diversos momentos, que esse caso parece totalmente irreal e que, se fosse um livro de ficção, ninguém leria por ser pouco crível. Por mais surreal que possa parecer, é verdadeiro.
Achei particularmente interessante a parte do julgamento, muito bom

larireads 02/07/2023

Uma pena que ainda não tenha a versão traduzida, pois é um dos melhores livros de true crime que já li.

Erica 05/09/2019

A macabra família Manson e seus instintos assassinos. Livro pesado!
Como fazer lavagem cerebral em um monte de jovens (acéfalos)? Simples! Você arranja uma mina louca, começa a levar uma vida hippie paz e amor com ela, vai agregando pessoas ao estilo de vida promiscua de vocês e quando você tiver um grupo notável, arraste todo mundo para viver feliz em um rancho no deserto, diga que é Jesus Cristo, invente uma baboseira de guerra racial e incite essas pessoas a saírem matando geral pra estimular o adiantamento da tal guerra em nome da paz. Isso faz algum sentido??? E olha que eu nem citei o Beatles na parada. Pois bem, sejam bem-vindo a família Manson.

Essa leitura é imprescindível pra qualquer um que tenha interesse em histórias de crimes reais e estudo psicológico de mentes psicóticas, sem dúvidas Charles Manson é um indivíduo que deveria ter sido estudado até pela Nasa, afinal como um cara esquisito como ele conseguiu comandar um dos crimes mais chocantes e bizarro da história americana sem enfiar a mão na massa? (Tipo “vai lá e faz por mim”) Depois que terminei a leitura, eu comecei a entender como ele conseguiu dominar tantas mentes, achei bem surreal.

Esse livro foi escrito pelo promotor do caso e a leitura já se inicia no fatídico dia do assassinato de Sharon Tate e amigos, seguido pelo dos LaBianca, o Bugliosi praticamente te coloca na cena do crime e nos conta um pouco da história de cada vítima e como elas morreram (tenso! O relato é bem gráfico), no desenrolar ainda vamos acompanhando os primeiros passos e divergências das investigações, entrevistas com testemunhas e tudo o que ocorreu desde então até a descoberta dos assassinos e o dia do julgamento.

Para os fãs de biografia, não espere ler detalhadamente sobre a difícil infância de Charles Manson, até porque a juventude dele se resumiu em cometer delitos e ser preso, ou seja, nada que indicasse que ele ia virar futuramente essa figura midiática e entrar pra história por ser o fundador de uma seita assassina, mas mesmo assim o autor oferece um ótimo resumo para o leitor e com base nessas informações já dá pra ter uma boa noção de onde as coisas começaram a dar errado.

O foco mesmo da narrativa é o famoso crime e a suas motivações, pra mim o depoimento da Susan Atkins em júri foi uma das partes mais estarrecedoras do livro, a reconstituição do caso Tate do ponto de vista dela é terrível! Te desafio a não ficar perplexo, essa mulher era qualquer coisa menos humana.

Ao longo das páginas é inevitável você não adentrar na mente insana de Manson e toda sua dinâmica com seus fiéis seguidores lunáticos, incluindo seus ensinamentos contraditórios, pois segundo ele não era errado matar humanos (???), mas era errado matar um animal ou planta (bem paz e amor né?).

Obviamente tudo é muito perturbador e o livro causa bastante mal-estar, principalmente quando através de declarações dele você percebe que de louco ele não tinha nada e sabia exatamente o que estava fazendo, tanto que pegou pena de morte convertido em prisão perpetua.

Como todo livro de “True crime” escrito por promotores, detetives e etc... o Bugliosi infla um pouco o próprio ego, mas nada que desmereça e tire a credibilidade da obra, a escrita é muito boa, o livro é excelente, leitura recomendadíssima e sem dúvida nenhuma um dos melhores do gênero!

iammoremylrds 10/09/2020

demorei meio mano pra terminar ele, não é um livro fácil, mas valeu a pena, é um livro perfeito!!

Teresa 17/01/2022

muito bom
mt diferente dos outros livros de true crime que ja li, extremamente interessante, li como se fosse ficção e as coisas ainda estivessem acontecendo sabe, nao parei nem pra dormir

Ana Terra 01/08/2020

Incrível!
Eu amei esse livro e foi muito mais completo do que eu já esperava. Conta detalhes do caso e possui também imagens que ajuda muito na compreensão destes casos. Melhor true crime que li até hoje. O único ponto negativo é que o Vicent fala muito dele mesmo (ok...ele era o promotor do caso) e isso as vezes irrita, mas nada que me fez tirar uma estrela do livro. Se você gosta de true crime, leia porquê vale muito a pena :)