Natureza

Davi Araújo

Resenhas - Natureza

13marcioricardo 27/05/2023

Ensaio filosófico
Obra de Ralph Waldo Emerson que deu início ao movimento naturalista. Tem algumas reflexões interessantes. Estava à espera de algo diferente, não sei bem o quê, mas diferente. Não foi uma decepção, mas também não algo que fizesse a diferença, falando por mim.

Kamila156 05/11/2022

Livreto IMENSO! Épico.
~ Até coloquei uma música que me lembra de Sociedade dos Poetas Mortos para escrever sobre esse livro. UAU!!!!
O livro contém ensaios sobre diversos assuntos, e como todos eles estão interligados com a natureza, como o ser humano é uma extensão da natureza e vice-versa.
É um verdadeiro chamado para nos conectarmos com nossa essência, praticarmos a apreciação do momento presente e encontrarmos forças na natureza. (Me lembrou um pouco dos ensinamentos budistas)
O livro fala bastante sobre espiritualidade e Deus, mas não de uma maneira obcecada, muito pelo contrário, eu que não sou religiosa fiquei tocada com algumas citações em que o autor demonstra parecer enxergar o infinito e o divino na natureza.
Não sei se recomendaria para alguém que está buscando uma filosofia complexa, mas definitivamente recomendo para todos aqueles que querem fugir para as colinas quando se sentem exauridos por causa dessa modernidade líquida repleta de exigências sobre-humanas em que vivemos.

Maeterys Targaryen 17/10/2022

Leitura para momentos inspiradores
Um dos mais belos poemas que tive a oportunidade de observar, e absorver!
Nada melhor do que a companhia do novo olhar diante da natureza e suas novas e mais chegadas formas.

Verissimo 02/08/2022

Sua mente cria sua realidade.
Esta leitura me lembrou a abolição do homem, do Lewis, pelas suas complexidades. É um livro para ser lido lentamente, com cuidado e atenção aos detalhes, às palavras escolhidas pelo autor. Gosto das reflexões acerca do imaterialismo abordadas aqui. O forte desta edição (a edição que li) está nas notas de rodapé.

Eloi 24/09/2020

Já vou avisando que a leitura é densa, mas o livro é mara!
Neste livro Emerson aborda muito sobre o transcendentalismo.

Este movimento nada mais é do que incentivar as pessoas a encontra o seu Eu Interior.

Em outras palavras, este movimento orienta o ser humano a encontrar a sua paixão, vocação, aquilo que nasceu para fazer.

Já vou avisando que a leitura é densa.

mari 25/10/2015

Quando alguém está são, o ar é um licor de incríveis virtudes. Cruzando sobre a neve fresca um campo despovoado, sob um céu nublado e crepuscular, e sem que me venha à mente nenhum augúrio particularmente bom, senti uma satisfação perfeita. Estou contente à beira do temor. Na mata, um homem também se desprende de seus anos, como uma serpente de sua pele, e em qualquer etapa de sua vida é sempre um menino. Na mata, está a perpétua juventude. Nessas plantações de Deus reinam a santidade e o decoro, luzem as galas e atavios de um festival perene, e o visitante não vê como poderia se cansar de tudo aquilo nem em mil anos. Na mata, retornamos à razão e à fé. Ali sinto que nada haverá de acontecer-me na vida –nenhuma desgraça, nenhuma calamidade (que não danifique minha vista) – sem que a natureza o possa curar. De pé sobre a terra nua, banhada minha fronte pelo ar leve e erguido ao espaço infinito, todo mesquinho egoísmo se dilui. Me converto em um globo ocular transparente; nada sou: tudo vejo; as correntes do Ser Universal me circulam; sou uma porção de Deus. O nome do meu amigo mais íntimo me soa então estranho e acidental; o sermos irmãos, o sermos conhecidos, o ser amo ou ser servo é uma minúcia e uma moléstia. Sou o amante de uma beleza incontível e imortal. Nos lugares silvestres, encontro algo mais caro e próximo a mim do que nas ruas ou povoados. Na paisagem tranquila e, especialmente, na distante linha do horizonte, o homem contempla algo tão belo como sua própria natureza.

A razão pela qual o mundo carece de unidade, e de jazer em pedaços amontoados, é porque o homem está desunido consigo mesmo. Ele não pode ser um naturalista até que satisfaça todas as exigências do espírito. O amor é tanto sua exigência como a percepção.
Marcondes 14/07/2017minha estante
Motivado!