O Milagre

O Milagre Nicholas Sparks

Resenhas - O Milagre

Jaqueline 18/01/2011

O Milagre foi minha primeira leitura de Nicholas Sparks. Apesar de haver assistido a quase todos os filmes que foram adaptados a partir de suas obras e de ter A Última Música e Querido John há meses em minha estante, escolhi a mais recente publicação da editora Agir como minha companheira de viagem.

O livro conta a história do nova-iorquino Jeremy Marsh, jornalista bonitão que trabalha como colunista para a revista de ciências Scientific American. Atuando como um verdadeiro mith buster (um caçador de mitos, como no programa homônimo do Discovery Channel), ele decifra salafrários, supostos videntes, sensitivos farsantes e diversos mistérios envolvendo o sobrenatural. Para ele, a vida segue um caminho lógico, racionalmente demonstrável, onde tudo possui uma justificativa. Após o estrondoso sucesso na tevê pela ocasião de desmitificar um falso médium, Jeremy parte para mais uma missão: investigar a aparição de luzes fantasmagóricas no cemitério da pequena cidade sulista de Boone Creek, lugar perto de onde Judas Perdeu as Botas e depois de Onde o Vento Faz a Curva.

Milagre mesmo foi ter persistido na leitura, porque sinceramente nada acontece na história. Trata-se resumidamente de um garoto encontra garota em uma cidade pequena. Após três dias juntos, já existem juras de amor e Jeremy já se imagina velhinho ao lado de Lexie Darnell. Amor eterno a jato, é esse resumo do livro. Para um personagem apresentado como um homem decididamente cético, Jeremy apresenta alguns probleminhas.

Na verdade, este não chega a ser o problema central do livro, mas sim a forma como Nicholas Sparks desenvolve a paixão entre o casal protagonista. A bibliotecária Lexie tem medo de se apaixonar, ser abandonada e acabarem seus dias sozinha. Abandonada por dois ex-namorados que nem ao menos se deram ao trabalho de correr atrás dela tentando reatar o romance, ela tem o coração ferido e não quer se envolver com um homem que tem data marcada para retornar à cidade grande. Mesmo assim, tã dã, ela se envolve com Jeremy e depois cai na infantil estratégia de dar um gelo no homem. Muito maduro para uma mulher com mais de 30 anos. Já Jeremy esconde um divórcio amargo e se sente romanticamente inferior a qualquer mulher que cruze seu caminho. Mesmo assim, ele cai de amores pela nossa protagonista interiorana: ela é bonita, ela é misteriosa, ela é intrigante e o faz rir. Por que não abandonar a vida na cidade em troca de um grande amor? Junte dois com dois e você terá quatro: é a história de amor impossível mais óbvia do ano, e talvez a mais rapidamente solucionada (meia página).

Outro detalhe que chamou minha atenção é que a capa brasileira do livro não possui relação com a história: Lexie é descrita como tendo cabelos castanhos que batiam levemente nos ombros, além de ter a pele morena, com um leve toque de oliva. Alguém me explica a loira platinada da capa?

De qualquer modo, o livro melhora consideravelmente quando aborda os personagens secundários da trama, em uma divertida e bastante convincente descrição dos tipos mais comuns em cidades pequenas norte-americanas, como a garçonete um tanto oferecida (Rachel), o policial mal encarado que no fundo é uma manteiga derretida (Rodney), o tipo caladão (Jed) e o prefeito puxa-saco (Gherkin). A avó de Lexie, Doris, exerce um papel fundamental na história e é o grande motor do livro. Ela é o perfeito arquétipo da vovó boazinha e é impossível não cair de amores por ela. O final, que não possui absolutamente nada a ver com o mistério das luzes do cemitério da cidade, é doce e bastante encantador. O verdadeiro milagre de O Milagre passou despercebido por mim ao longo do livro, mas conseguiu cativar um sorriso quando encerrei a leitura e finalmente fechei o livro.
G Melo 28/01/2013minha estante
Estou no 4 capitulo do livro e também me perguntei o porque da loira na capa???? hahahah mas tudo bem se vc disse que conseguiu encontrar o milagre do livro, vou terminar de ler...

Gomes 24/06/2013minha estante
Eu li e me perguntava porque o milagre. Cade? Depois que na ultima pagina fui entender o titulo, acho que não tinha como inventar o nome bom para o livro, pela história que tem, na verdade seria difícil. Mas o final é previsível, é aquele bom e velho cliché de norte-americano em que o louco apaixonado interrompe o casório no meio do "sim". Nota 3

Jeannie 14/11/2013minha estante
Que resenha perfeita! Estou começando hoje a leitura e espero não me decepcionar, pois os filmes adaptados eu amei, mas livro, é o primeiro que leio dele.

Milla 11/12/2013minha estante
Também me tirou um sorriso quando fechei o livro .

Milla Ribeiro 05/01/2014minha estante
Nicholas perdeu muito tempo com esse assunto do mistério das luzes. Se ele tivesse abordado a relação do casal sem essa parte das luzes o livro teria tudo pra ser ÓTIMO. O livro que li foi emprestado, ainda bem que ñ gastei meu dinheiro, de bom só o final.

Camila Soares 21/03/2014minha estante
Ainda não li o livro, mas estou lendo "A primeira vista" que também é do Sparks. Achei a descrição muito parecida.

Michelle 15/05/2014minha estante
Camila, A primeira vista é a continuação de O Milagre :)

Larissa 07/06/2014minha estante
Esse também foi o primeiro livro que eu li do Nicholas. Eu me apaixonei pelo livro, pela história e pelo autor. Depois disso só comprei livros dele. Gosto é particular e por isso talvez você não tenha gostado. Já A Primeira Vista que é continuação dele eu achei bem chatinho, to enrolando pra ler... Mas O Milagre é lindo!

Juliana Erceu 11/12/2014minha estante
Já li vários do Nicholas, e confesso que O Milagre eu estava quase desistindo.. Tava achando mega chato.. Agora ta melhorando, tomara que eu goste do final. :)

Je 30/01/2015minha estante
Pensei que só eu não tivesse engolido o amor miojo (pronto em 3 minutos) dos dois, parabéns! Vejo que em mais gente sã no mundo! rs

Sobre os personagens secundários ficou super hiper forçado também, nos Estados Unidos existe uma rixa besta entre Norte x Sul, e Nicholas caprichou bastante descrevendo personagens do sul como chatos, ou tagarelas, isso eu detestei também, ficou bem "preconceituoso" da parte dele, e banalizou.

Sobre o milagre tava na cara depois que eles tiveram a noite de puro amor rs.

Sobre a capa: PQ* eu detestei, não consegui de jeito nenhum imaginar os personagens por causa dessa maldita capa, tinha cenas que eu via Lexie loira outras morena, isso tava me deixando doida já, pode parecer bobagem mas eu detesto capas assim, pois o gostoso é você imaginar o personagem exatamente como ele é descrito, sem um rosto pre determinado, isso me embaraçou um pouco, mas em fim, já foi.

Gilles Vieira 30/01/2015minha estante
Este também foi o 1º livro do Nicholas Sparks que li e simplesmente adorei, foi um grande impulso para comprar outros do mesmo autor e não parar mais. Achei o final surpreendente. Preferia não ter lido sua continuação, "À Primeira Vista", além do final ser triste, a história torna-se um pouco repetitiva, perdendo um pouco seu encanto.

Nah 11/07/2020

Um dos piores livros que já li. Sou fã dos romances de Sparks, mas esse realmente foi cansativo e com uma narrativa arrastada. Não consegui me prender a leitura, e por diversas vezes me obriguei a ler para que concluísse logo. Acreditei que em algum momento algo me surpreenderia, mas foi só decepção.
Cauê Book's 11/07/2020minha estante
Eu tbm tive a mesma visão sobre o livro que você.
Tenho muitos romances do Sparks mas esse de longe foi o pior.

naniedias 07/12/2010

O Milagre, de Nicholas Sparks
Jeremy Marsh é um jornalista investigativo. Seu principal trabalho é desvendar aparentes mistérios, desmistificando-os e mostrando a explicação científica apropriada.
"Cético por natureza, era dotado da rara capacidade de explicar conceitos científicos difíceis de uma forma que o leitor mediano conseguisse entender, e seus artigos haviam sido publicados por centenas de revistas e jornais ao redor do mundo. A desmistificação científica, para ele, era tão nobre quanto importante."
Logo após desmascarar um impostor que se dizia vidente em rede nacional, na sua primeira aparição na TV, ele vai para a cidade de Boone Creek - descobrir qual é a verdadeira natureza das luzes que aparecem no antigo cemitério da cidade. Como cético que é, Jeremy já vai acreditando que existe, como sempre, uma explicação lógica para o aparecimento das luzes.
O que ele não esperava, era se apaixonar pela linda bibliotecária da cidade - Lexie. Uma mulher adorável, de temperamento forte, que consegue, sem esforço, roubar o coração de Jeremy.
"Ele estava aqui para escrever um artigo, mas, com uma súbita sensação de desânimo, percebeu que preferiria passar as próximas horas com Lexie. Gostaria de passear com ela pela cidade de Boone Creek ou, melhor ainda, jantar com ela em um restaurante romântico, longe dali, onde os dois pudessem ficar sozinhos e se conhecer. Ela era misteriosa, e ele gostava de mistérios. Mistérios sempre levavam a surpresas, e enquanto a seguia em direção à sala de livros raros, não pôde deixar de pensar que sua viagem para o Sul do país tinha começado a ficar muito mais interessante."

O que eu achei do livro:
Agora já posso começar a me considerar uma grande fã de Nicholas Sparks. Esse é o terceiro livro que li do autor (já havia lido A Última Música e Querido John) e a história pela qual mais me apaixonei até agora!
Os livros de Nicholas Sparks são famosos por serem muito tocantes, sentimentais e profundos. E com O Milagre, as coisas não são diferentes, embora eu não tenha chorado nesse livro. A história é cativante, os personagens são muito bem construídos! Eu me vi desejando poder passar uma semana em Boone Creek... de verdade...
E como não se apaixonar por Jeremy e Lexie?? Não dá... eles são simplesmente um casal maravilhoso! E engraçado também!
"- Agora, se me der licença, sr. Marsh, eu realmente preciso ir. E lembre-se de que, apesar de a biblioteca ficar aberta até às sete, a sala dos livros raros fecha às cinco.
- Até para os amigos?
- Aí, não. Eu os deixo ficar o tempo que quiserem.
- Então eu a vejo às sete?
- Não, sr. Marsh. Eu o vejo às cinco."
Agora estou com mais vontade ainda de poder ler "Diários de Uma Paixão" e "Noites de Tormenta", os outros dois livros de Sparks já publicados no Brasil.
A edição que eu li é a nova edição da editora Agir, que tem um casal na capa. A edição está super bem trabalhada, mas ainda assim tenho que admitir que eu preferiria que o livro tivesse mantido a capa com um farol. Depois de ler a história, descobre-se que ela tinha um significa especial para o livro e encaixava muito melhor com a história.
Esse livro é recomendado para todas as idades, para todos os gostos! É maravilhoso!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com
Cih 04/02/2011minha estante
Eu me decepcionei um pouco com "O Milagre", para ser sincera. Eu só gostei mesmo do livro do meio pro fim.
Diferente de "A Última Música" e "Querido John", que eu adorei e me apaixonei desde o início; com esse não senti a mesma conexão.
Claro que o livro é ótimo. Adorei o jeito da Lexie e fiquei com uma peninha do Jeremy... Mas como você mesma já comentou, às vezes nós vamos com tantas expectativas, que quando não superadas, nos deixam decepciandos.
Acho que na verdade eu estava esperando um pouquinho mais de drama. Os dois livros citados acima me emocionaram demais, mas esse não. Penso que foi isso.
Porém é um livro lindo. Bem ao estilo Nicholas Sparks.

naniedias 04/02/2011minha estante
Cih, eu acho que gostei mais desse livro justamente por não ser tão dramático... ser muito mais tangível >.< Não sei... heheh Eu também AMEI "Querido John" e "A Última Música", mas realmente me apaixonei mais por "O Milagre".

Márcia 12/04/2011

Péssimo começo

Com certeza esse é meu ano de “primeiras experiências”. Stephen King, Cassandra Clare, Carlos Zafón e agora, Nicholas Sparks. Infelizmente, com este último, o resultado não poderia ser mais insoso – única palavra que encontrei para definir esse romance, no qual o leitor se depara com aquela eterna história de novela – garoto da cidade encontra garota do interiorrr (com “r” bem marcado), apaixona-se e cai no grande dilema entre decidir adotar a vida da roça para si, largando família, amigos e casa para ficar com a moça ou viver um amor passageiro e marcante, tomar juízo e voltar para a civilização.
Com um enredo tão quebrado, passado e mal passado, não é de se adimirar que essa história não chegue a lugar nenhum, certo? Pois bem, errado.

O autor é tão famoso que, ao ler a sinopse do livro consegui me convencer da ideia de que um autor tão famoso, prestigiado e reconhecido pela sua sensibilidade ao escrever romances, daria um jeito de transformar meu desinteresse pelo seu livro numa surpresa agradável ao decorrer da leitura. Bela balela!

Os personagens são terrivelmente entediantes, comuns e desinteressantes. A história é furada; a tentativa de mistério no livro é tão frustrante e fracassada que beira o ridículo. Muitas vezes me peguei lendo e pensando no jantar, além de que, chegado o (tão esperado) fim, como cereja do pudim, pensei: “É mesmo só isso?”.

Não recomendo esse livro para ninguém que esteja a fim de conhecer o autor. Mais algum fracasso desse e Nicholas Sparks para mim não passará de um reles escritor de romances de banca. E dos ruins.
Lu 12/04/2011minha estante
Muito engraçada a sua resenha, Máah. Foi a mesma impressão que eu tive com o "Noites de Tormenta". Beeeem mais ou menos. Acho que vou riscar o Nicholas Sparks da minha lista e pronto. Tem muito autor melhor por aí.

Márcia 12/04/2011minha estante
Acontece que eu não posso fazer isso, amiga. hauhaush' Já tinha comprado o Querido John e o A Última Música só de fogo que me botaram ¬¬ Espero que sejam melhores né? :)

Luciana 01/05/2012minha estante
Esperava mais do livro. Me decepcionei um pouco. De forma que algumas vezes precisei me OBRIGAR a terminar logo de ler. Ou de me encontrar exatamente como você, pensando no jantar, enquanto lia. Foi um alívio quando cheguei ao fim. E o tal do "milagre" é muito óbvio de se adivinhar, se você presta atenção nos detalhes do livro. "Óbvio". Esta é a palavra para este livro.

Tali | @capitulo.final 03/08/2020

Jeremy Marsh é um jornalista investigativo especializado em desmentir fenômenos sobrenaturais. Quando ele estava indo trabalhar na TV, Jeremy recebe uma carta na qual uma senhora relada a ocorrência de misteriosas luzes que aparecem durante a noite no cemitério de Boone Creek. Logo Jeremy decide passar uma semana nessa cidade para saber o que de fato está acontecendo. La ele conhece Lexie Darnell, responsável pela biblioteca da cidade, e que não está confiando nem um pouco nas intenções de Jeremy.

A premissa do livro é bastante interessante, o que me fez gostar da história de início. Mas conforme fui avançando a leitura, algumas coisas foram ficaram cada vez mais previsíveis, incluindo o final, que eu percebi bem cedo o que iria acontecer. Mas apesar disso, eu ainda assim gostei da leitura. O grande problema para mim foi o desenvolvimento final, o livro foi todo escrito com bastante detalhes e informações, mas quando chegou no final foi tudo muito corrido, deixando várias lacunas em aberto. É certo que a história tem uma continuação, mas mesmo assim senti que falta algo nas últimas páginas para o livro poder concluir da mesma maneira que foi antes.

site: https://www.instagram.com/capitulo.final/?hl=pt-br

Lelly 22/05/2020

AÍ MEU DEUS (kkk)
então, esse livro... eu acho que li e reli umas 3 vezes o início dele, mas sempre achava parado e tão chato que nunca dava continuidade..
então dei mais uma tentativa e MEU DEUS, não me fez chorar igual todos os outros do senhor Nicholas Sparks, mas ainda assim me impactou muito, com coisinhas que eu até me encontrava em conflito comigo mesma.
amei cada momento (dessa vez), quero me mudar para Boone Creek agora mesmo

Aline 30/06/2020

Romance sem emoção
Honestamente, nem parece um livro escrito pelo Nicholas Sparks. Achei um romance tão sem sal, tão sem emoção...a história é boba e sem pé nem cabeça. Espero que a continuação seja melhor, pois esse eu quase creio que seja obra de um ghost-writer

Luan 25/07/2020

O homem, a mulher e o amor. Esse é Nicholas Sparks. E mais uma vez, em mais uma história os personagens são ótimos, principalmente a Lexie, gostei dela já no início

Evelyn Ruani 21/03/2012

Sem tragédia!
Nicholas Sparks nos traz nessa história um romance bonito e tranquilo, agradável de ler e para momentos em que você precisa relaxar de histórias muito pesadas, tristes ou reflexivas. É o tipo de leitura que flui e quando você vê já está nos capítulos finais.

Confesso que fiquei o livro inteiro esperando qual seria a tragédia dessa história, pois Sparks é especialista em colocar um drama e um final surpreendente em seus livros, mas neste não teve. A trama segue um ritmo bom até o final, com algumas cenas bem bonitas.

A história gira em torno de Jeremy, um jornalista investigativo que escreve para uma revista famosa desvendando mistérios como casas mau-assombradas, médiuns fraudulentos e fantasmas. Recebe uma carta de uma cidadezinha no sul do país falando sobre um cemitério com luzes misterioas que aparecem a noite e decidi ir até lá para conferir. E é no cenário aconchegante de Boone Creek que Jeremy encontra Lexie, uma linda Bibliotecária (gostei muito dessa parte) que o ajuda nas pesquisas para desvendar o mistério das luzes.

Daí pra frente tudo é muito previsível, mas não por isso menos interessante. Sparks é uma leitura relaxante e gostosa e sempre nos traz um romance bonito com personagens cativantes.
Bruninha.Azevedo 31/08/2016minha estante
Concordo com você. As histórias do Nicholas trazem os personagens mais cativantes que um livro pode ter. É claro que tem umas histórias melhores que outras, mas até hoje, nunca ri um livro realmente ruim dele.

Debs 30/04/2014

Leitura chata
Depois de ler tantos livros bons do Nicholas, esse aqui foi uma grande decepção. A leitura é chata, a história demora a acontecer e não prende o leitor. A capa é sugestiva, leva a gente a crer que um romance daqueles de tirar o folego... mas não. Sem sal, sem graça. Não indico, e abandonei sem interesse algum de voltar a lê-lo.
G 29/08/2016minha estante
O mesmo aconteceu comigo. A diferença é que li até o final e, por incrível que pareça, gostei! Mas não recomendaria para ninguém, esperava mais, foi uma história decepcionante.

Luis 03/09/2011

O Milagre - Nicholas Sparks
O livro tem o toque certo de humor, o q foge do q somos acostumados a ver nos livros de Nicholas Sparks.

É difícil não se apaixonas pelo livros logo nas primeiras paginas.

O livro nos mostra o quão difícil pode ser se entregar a uma nova paixão quando ela só deixou cicatrizes profundas e, ao meus tempo, nos faz enxergar q não se pode evitar q ela ocorra.
julia 23/12/2013minha estante
gostei ainda mais desse livro por que não chorei horrores com ele.lindo.

Mell 26/02/2020

Igual a todos os outros, com uma diferença...
O livro é previsível como todos os livros dele. Mas o mais interessante é o quanto esse livro é ruim. Comecei lendo, abandonei, voltei a ler porque não gosto de abandonar leitura e foi meio que uma tortura, a história toda é chata, cansativa.

Ellen and book's 20/05/2020

O milagre
Quantidade de páginas : 328 Jeremy Mash é um jornalista de Nova York, que ganha a vida desmistificando o sobrenatural e circula entre a elite da mídia .
Lexie Darnell é uma bibliotecária órfã, que mora com sua avó. Cansada de decepções amorosas, decide que seu destino é viver pra sempre na cidade com sua avó . Jeremy Mash foi chamado para descobrir a vdd sobre o Cemitério assombrado de Boone Creek, na Carolina do Norte. Chegando na cidade, vê que é pequena e com poucos habitantes, Jeremy se encanta ao ver Lexie, que não se deixa abalar por seu jeito galanteador.
Jeremy e Lexie se apaixonam mas nenhum dos dois quer admitir o que realmente sentem. Só o destino poderá dizer, se permanecerão juntos , ou se Jeremy irá voltar para NY, e seguir sua carreira, a qual dedicou sua vida, e está a ponto de decolar. .

@ellen_and_book

Gi 05/04/2020

Neste livro há muito romance, drama e um pequeno suspense.