Breakfast at Tiffany

Breakfast at Tiffany's / Petit déjeuner chez Tiffany Truman Capote

Resenhas - Breakfast at Tiffany's

Lari 31/01/2011

Breakfast at Tiffany's:
Gostei de ler o livro em inglês, pra mim poder praticar, apesar de alguns vocábulos antigões que eu nunca tinha visto! mas é sempre bom pra aprender!
Eu gostei da história, mas não achei nada fantástica como a mídia parece ostentar!A narração me prendeu e eu fiquei viciada pra saber o andamento da história! O mais cativante é o charme dissimulado da Holly, que consegue ser "danada", mas ingênua ao mesmo tempo!E eu realmente acho que o que o autor queria destacar era essa ingenuidade dela, de quem não sabia o que estava fazendo, não sabia seu rumo nem seu lugar no mundo.Ela dizia que ainda ia encontrar um lugar que ela sentisse que pertencia à ela e que ela pertencia àquele lugar, e eu penso, quem não tem esse desejo? O título é por esse motivo, eu acredito, por ela gostar tanto da Tiffany's, o lugar aonde ela sente que nada de ruim pode atingi-la, e querer encontrar um lar assim! Mas a história em si, não foca na Tiffany's, a protagonista apenas cita o lugar algumas vezes.
Ela se vestia super bem, elegantemente, mas as origens dela não eram assim, porém talvez ela sempre tenha tido esse "ar" elegante, sofisticado!por isso chamava a atenção das pessoas! Tinha um personagem que até dizia que ela era uma grande farsa, porém uma farsa verdadeira.
Ela tinha um grande trauma com o irmão dela pelo qual ela tinha tal carinho e sentia tanta falta, que chamava o novo amigo de "Fred"! e a gente até esquece o nome verdadeiro dele!heheh
O legal são as reflexões do "Fred"...ele tem uma atração pela Holly, mas parece dificil pra ele colocar isso em palavras diretas!
Eu adoro aquela teoria da Holly do "call the mean reds" é muito legal!

SPOILERS
-queria que eles ficassem juntos no final, mas é interessante o desfecho, que ela continua buscando um lugar "dela", que ela é assim, uma viajante!
-O Gato também não ficou com ela...achei muito triste essa parte, que ela meio que "manda" ele embora...mas a conclusão que ele pode ter achado um lar de verdade é importante.

Acredito que no filme eles criaram todo um clima diferente! tinha aquele glamour e nao achei isso no livro!
vários fatos importantissimos faltaram ao filme também, o final super diferente, por exemplo.Então acho que quiseram fazer um filme mais romântico e água com açucar, que não era a intenção do livro e do Truman Capote.

CONTOS-
*A HOUSE OF FLOWERS
Este 1º conto eu achei no geral, estranho!
No começo se passa num bordel meio quebrado, falando de uma moça que tinha muitos clientes que iam ali só por causa dela.Então de repente, ela conhece um rapaz numa festa e ele leva ela embora; o cenário muda totalmente, ele mora numa casa cheia de flores (tcha dan!) que na verdade pertence à vó dele, uma velhinha dos demônios!
Eles estão muito apaixonados, mas a velhinha não gosta da moça e sempre está a vigiá-la!De dar arrepios.
o que se sucede é ainda mais bizarro.A moça começa a receber "pragas" da vó dele.E ao perceber o que a velhinha está fazendo, ela é mais esperta.Manda as pragas de volta.Assim (SPOILERS) a velha acaba morrendo, com sua própria armação contra a moça.
Só que depois disso a moça ainda sente a presença da velhinha, vigiando ela! ai que medo!
Então o marido diz pra ela fazer uma auto-punição pra velha deixar ela em paz! Em que mundo o cara que ama a mulher ia deixar ela ficar o dia inteiro amarrada numa árvore???e o final eu fiquei tipo ahnn?!! qual foi a moral disso? pq ele chega e ela faz uma gracinha de humor negro!
ai ai ai

*DIAMOND GUITAR
Esse eu já gostei mais do que o anterior.É uma história mais bonita, mas ao mesmo tempo triste.Se passa na prisão.O narrador começa a descrever os presos e como eles estão alojados, que certos condenados tem condições melhores, como o protagonista, que até é amigo dos guardas, ninguém sabe o que ele fez, mas ele foi condenado a ficar ali pro resto da vida.Eis que chega um novo preso.Ele traz poucos pertences, incluindo uma guitarra de diamante! (que coragem dele, garanto que se fosse na realidade iam desmanchar a guitarra dele ou roubar...) Ele tenta fazer amizade com o protagonista, que é meio quietão. Na hora das refeições, se não me esqueço, no jantar, o novo preso tocava a guitarra para todos os condenados, que ficaram maravilhados com seu talento.
SPOILERS
Então a amizade dos protagonistas vai se desenvolvendo e eles dividem segredos, até uma relação amorosa!Eles decidem fugir...mas só o da guitarra consegue...no final o outro fica ali na prisão e se apega, começa a desvendar os objetos deixados pelo "amigo"!

*A CHRISTMAS MEMORY
Esse é meu preferido!lindo e tocante!
Truman Capote conta em 1ª pessoa, o que eu acredito serem suas próprias memórias natalinas!A amizade dele com uma garota mais velha(talvez bem mais velha) que morava com ele, como uma irmã.Eles viviam numa casa cheia de gente adulta, mas só os dois se conectavam!Ela chamava ele por um apelido que lembrava outra pessoa(assim como a Holly de BaT)...ela tinha um espiríto natalino muito vivo e apesar de terem pouco dinheiro eles sempre iam atrás dos ingredientes pra fazerem bolos de natal para as pessoas...o autor vai contando como era essa procura pelos ingredientes certos e aonde eles iam...o que me chamou bastante atenção foi quando eles foram atrás do conhaque(acho que era essa a bebida) pra botar dentro dos bolos...
Toda a narração é bastante nostalgica e cativante! o final é bem tristinho mas muito bonito do mesmo jeito!
Acho que da sua vivência o autor inseriu várias coisas peculiares no seu bestseller que chamaram atenção do público.