Poemas escolhidos

Poemas escolhidos Emily Dickinson

Resenhas - Emily Dickinson

arthur966 23/04/2021

one need not to be a chamber to be haunted
one need not be a house
the brain has corridors surpasing
material place

purestxheroine 26/04/2021

senti um funeral em meu cérebro
a poesia da emily é crua, rústica e até bruta. e nem assim deixa de ser delicada. tão paradoxal quanto a própria escrita da poeta. perfeita.

Samuel Campos 01/07/2023

A vida dos poetas
Não tenho inveja da vida de Emily Dickinson. Em uma época onde ser mulher era ainda mais difícil, ela poderia ser uma das escritoras mais populares da época se não fossem os maus conselhos de Thomas Higginson. Sim, a biografia da autora me chama mais atenção que a obra, a qual só pode ser totalmente desfrutada no idioma original. Com minha prática de inglês um tanto limitada, era inevitável que alterasse entre o original e o traduzido para sentir a sonoridade e entender o sentido. Se não dei mais estrelas, foi pela minha própria limitação.
Quanto ao título da resenha, tentei apenas ser poético. Mas, de certo modo, não é sobre isso? Os poemas de Emily Dickinson eram bastante melancólicos, e com frequentes referências à natureza. Sabemos que ela tinha depressão profunda, encaixando as peças só podemos imaginar como era sua vida. No fim, é sobre suas próprias vidas que os poetas escrevem.

It's Gi (Taylor's version) 08/12/2023

Tradução péssima
Que tradução péssima!!! O tradutor não teve preocupação com nada nos poemas, nem com as rimas, nem com a métrica, figuras de linguagem ou até mesmo o sentido que muitas vezes se perdeu completamente.
O pior é que relançaram essa tradução horrível esse ano e com um prefácio igualmente péssimo com informações que nem ao menos se confirmam ou passaram perto de ser verdade.
As estrelas aqui são só pela Emily Dickinson que tem todo o meu coração sempre!

iasminnaara 21/02/2024

Uma ótima primeira experiência com poesia
Eu amei ler esse livro! Acho que tem uns dois meses (ou três?) que estou lendo, já que são pequenos poemas e não faria sentido ler tudo de uma vez só.

Fui diluindo um pouquinho a cada dia e amei a experiência! A Emily Dickinson certamente tem um jeito com palavras - e eu me identifico com o fluxo meio (muito) depressivo de pensamentos dela.

Aqui vai um dos meus preferidos:
One need not be a chamber—to be haunted—
One need not be a House—
The Brain—has Corridors surpassing

He bolts the Door,
O’erlooking a Superior Spectre
More near—

Adriana Scarpin 27/08/2017

Os poemas de Dickinson estão entre os mais tristes que já li, as imagens líricas que ela forma de maneira simples e minimalistas são carregadas de uma melancolia sem fim, dentre os melhores traduzidos desta edição felizmente bilingue está este:

"Para as assombrações, desnecessária é a alcova,
Desnecessária, a casa -
O cérebro tem corredores que superam
Os espaços materiais.

Mais seguro é encontrar à meia-noite
Um fantasma,
Que enfrentar, internamente,
Aquele hóspede pálido.

Mais seguro é galopar cruzando um cemitério
Por pedras tumulares ameaçado,
Que, ausente a lua, encontrar-se a si mesmo
Em desolado espaço.

O "eu", por trás de nós oculto,
É muito assustador,
E um assassino escondido em nosso quarto,
Dentre os horrores, é o menor.

O homem prudente leva consigo uma arma
E cerra os ferrolhos da porta,
Sem perceber um outro espectro,
Mais íntimo e maior."

whosengler 12/09/2023

Poemas escolhidos - E.D ??
Eu particularmente não gostei da tradução. Com meu leigo inglês compreendi melhor a versão original do que a traduzida. Foge muito da estrutura em si, então não gostei muito. A Emily é gigante, mas a tradução deixou MUITO a desejar.

Gabriela4209 23/11/2023

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei bastante. também foi o primeiro livro de poesia clássica que eu leio, e ainda assim consegui me conectar. marquei várias coisas
gostei de como ela fala sobre a natureza

Ricardo 12/04/2014

A fodona.
O mesmo que aconteceu comigo em relação ao Dos Anjos:gamei na hora nos poemas dessa mulher, que também descrevem bem muitas das coisas que sinto.Juntou beleza, leveza e desespero de uma forma que eu nunca havia lido antes em forma de poesia. O pior foi saber que em vida não teve reconhecimento algum, como tantos outros poetas/escritores. Bem,às vezes(mas só às vezes mesmo)a passagem do tempo faz alguma coisa semelhante à justiça.

burguês safado 05/09/2023

Lembrei do Alberto Caeiro, só que sem o empreendimento fenomenológico que caracteriza, de modo geral, os escritos de Pessoa, que muitas vezes tendem a se situar nesse intervalo do 'se ver olhando', digamos.

Dickinson, tal como nosso querido poeta português, também se cerca da natureza, mas o faz não para criar um estudo dos fenômenos, senão para dar forma ao arrebatamento dos sentidos, baralhando cores e sons numa espécie de erótica sinestésica da escrita.

Enfim, amei cada um dos poemas. Mulher gigantesca!

pietra bagatini 04/11/2023

A sensibilidade da poetisa.
Um dos livros mais lindos de poesia que eu ja li, a emily dickinson parece ter sido uma pessoa mto sensivel e isso aparece mto em todos os poemas dela, tudo é tão melodico, tao calmo, e isso em todos os assuntos que ela se propoe a tocar, a morte, a felicidade, a tristeza e amor.
Com certeza quero ler mais obras dela depois dessa leitura.