Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Tatiane 10/04/2024

Maze Runner: prova de fogo
Ainda não li o terceiro livro, mas como eu já sei o que me aguarda :(( eu digo que esse é o melhor livro da saga, apesar de ser MUITO diferente do filme eu tive sensações parecidas de quando assistir algumas vezes ao filme como muita raiva, ódio, desespero e agonia, confusão, quando acabou parecia que eu tava dentro da cabeça do Thomas várias perguntas na mente que claramente não foram esclarecidas para deixar o leitor pensar e essa agora?.

Obs: CRUEL é o crl*
Outra obs: lembrei o quanto a Brenda é boazuda.

Joziana1 06/04/2024

Prova de fogo
Sempre ouvi tudo sobre a saga de maze runner, mas nunca coloquei muito expectativa em todo esse universo, até eu ver os filmes. Os filmes são realmente incríveis e foi por causa deles que quis ler os livros, principalmente pelo fato dos livros serem bem diferentes dos filmes.

Pulei o primeiro livro pois è basicamente tudo o que está nos filmes. A prova de fogo è bem surpreende, tem sim alguns pontos iguais aos filmes, mas são bem poucos.

Adorei o fato desse livro entrar tão afundo na fantasia, adorei ainda mais a reviravolta no final. Mas fiquei surpresa da Teresa ser a mesma, e talvez pior, como vilã. De qualquer forma, a prova de fogo foi uma experiência incrível.

Nota: 4,5 estrelinhas ??

Geovanna 05/04/2024

MAZE RUNNER: PROVA DE FOGO
"Maze Runner: Prova de Fogo" é uma continuação eletrizante. A narrativa continua cheia de ação e reviravoltas, e aprofunda ainda mais sobre o mistério por trás do labirinto e do cruel. O senso de humor do minho é muito engraçado, o mundo se acabando e ele pleno. Neste livro, tem novos cenários, repletos de desafios e ameaças. Os enigmas se multiplicam e a tensão não dá trégua. Thomas é o verdadeiro líder. O que enriqueceu muito mais o livro foram os novos personagens. Recomendo pra quem busca uma leitura envolvente, pois "Maze Runner: Prova de Fogo" não irá decepcionar.
"Não tenha medo do labirinto."

Lucas1429 31/03/2024

Terminei o livro com mais dúvidas do que quando comecei...
Achei a luta final meio bosta, mas ok.
As reviravoltas são confusas porque é impossível saber em quem confiar, mas aí que ta a graça desse livro: não da pra entender nada de verdade.

Priii Reis 31/03/2024

CRUEL É BOM??!
Esse é o segundo livro de quatro.

É um livro viciante,tem muito mais ação que o primeiro.
Explica como esse mundo distopico está atualmente,e duramente crítica, como o sistema trata aqueles que não pode mais ajudar. (ou não querem)

Thomas é o verdadeiro líder.
E o perigo para os planos de CRUEL,quando ele percebe que não pode mais aguentar a situação começa a querer entender quem é CRUEL,e como puderam ser tão malignos sacrificando tantos.

"Aconteceu muito tempo atrás.
Os clarões do sol foram completamente inesperados e imprevisíveis,e na época os cientistas tentaram advertir a população,mas era tarde demais.
Eliminaram metade do planeta,secaram tudo ao redor das regiões equatoriais. Mudaram o clima em todos os lugares.
Os sobreviventes se reuniram,alguns governos se reuniram. Não demorou para descobrirem que um vírus nojento tinha se disseminado de um centro de controle de doenças e chamaram o de Fulgor."

Uma doença diferente de todas as outras aniquilou a humanidade.
Pela primeira vez os governos de todos os países se uniram para criar o CRUEL,um grupo destinado a lutar contra os novos problemas deste mundo. A doença se chama Fulgor destrói o cérebro,levando a pessoa a loucura e privando a de sentir emoções humanas como compaixão e a empatia. Reduzindo a pessoa a um ser animalesco.

CRUEL sequestrou crianças e jovens especiais com o objetivo de criar a cura a todo custo,mesmo que poucas vidas restem disso.
Só o resultado interessa e urgente.

Assim que conseguiram achar a saída do labirinto,foi preciso inserir eles em outro experimento o de vida real,e dizer que precisavam chegar até o fim para obter a cura da doença e que "infectaram" eles. O plano era, escolher os fortes
que sobrevivesse todo o caminho até o refúgio.

Os ricos têm acesso a Bênção um entorpecente que deixa a pessoa com torpor estilo embriaguez. Mantém a doença acuada,porque o vírus se desenvolve no cérebro.
Se não houver muita atividade,o vírus enfraquece.

A cura precisa ser encontrada a qualquer custo,não importa quantos o fim justificará os meios.

******RESUMO COM SPOILER A PARTIR DAQUI******* _________________________
Depois de escaparem do labirinto e receberem "ajuda",parecia que a vida dos garotos e Teresa poderia mudar. A realidade foi outra no dia seguinte ela tinha sumido,e eles foram despertados por pessoas desfiguradas pedindo para serem mortas subindo pelas grades do lado de fora desse local. Os garotos acharam um outro que estava no quarto de Teresa,e ele também possuia telepatia,além de ter a mesma história de labirinto mas com garotas e ele ser o único garoto e pertencer ao grupo B que estava tatuado como propriedade do CRUEL,os outros também tinham as tatuagens mas eram do grupo A e alguns títulos como Parceiro,Lider,Grude,A ser morto pelo grupo B.
Ainda era uma caixa menor,presos e com sirenes de avisos corpos sumindo.

Um homem surge do nada e diz que eles devem lutar e sobreviver,que isso os farão subir para planos melhores. E que o CRUEL não é uma ameaça,mas um lugar que luta para as mudanças do mundo externo.

"Tudo aquilo fez parte dos Experimentos,entenderam?
Da primeira Fase,para ser mais exato. Mais o artigo de que necessitamos ainda está perigosamente em falta.
Portanto, tivemos de aumentar as apostas,e este é o momento da Segunda fase. É hora das coisas ficarem realmente difíceis."

Eles descobrem que tem o vírus,e que de acordo com ele o fulgor demora a se desenvolver e manifestar os sintomas.
A missão era atravesse um portal e ande 160 km no deserto,se conseguir chegar ao refúgio eles seriam curados,se não conseguisse morreriam.

Assim que eles saíram começou a redução dos mais fracos,por meio de bolas que cortavam a cabeça dos garotos os matando instantaneamente.
Ao sair para o deserto onde acreditavam ser mais seguro não contavam que o sol queimava suas peles e o calor era além do que estavam acostumados na Clareira. Levaram mais de um dia para achar a cidade,e faltando pouco foram surpreendidos por uma tempestade de raios. Foi tão severa que dizimou metade deles, outros saíram feridos e muito assustados.
Chegando na cidade encontraram um prédio abrigado por Cranks, muito diferentes do que tinham ensinado para eles e agora a verdade tinha que ser dita.

Thomas tenta recrutar algumas pessoas para os ajudarem a obter a cura,mas só dois topam.

Dois Cranks um tanto desesperados pela cura, Jorge era o líder do bando no prédio mas pensava mais em Brenda uma jovem que ele protege,tentaram sair discretamente para alimentar os garotos e depois ir atrás do refúgio mas foram atacados pelos outros Cranks. E pela atitude ousada e estranha dela, já estava avançada na doença e acabou sozinha com Thomas em alguns momentos tentando que fugissem assim mesmo.

O que Thomas ainda não sabe?

A temperatura começou a baixar,mas vai demorar uma eternidade para que aconteça o mesmo com o nível do mar.
Faz tempo que os clarões começaram,muita gente morreu.
Quem sobreviveu se estabilizou e se organizou rapidamente,se não fosse o Fulgor o mundo teria voltado ao normal com o tempo.
Muitas terras se tornaram estéreis tornando os Desertos mortais.

Thomas entra numa vibe de achar errado gostar de Brenda,e ao mesmo tempo gostar muito de Teresa;e no instante que ele diz que não tinha namorada,ela surge no meio do deserto com mais 20 garotas armadas.
Teresa atacou Tom como se não o conhecesse,nem os outros meninos. Além de os ameaçar de morte,e o levou embora.
Cruel mandou que o matassem por algo terrível que fez a ela,em nenhum momento falou o que era mas as outras meninas estavam determinadas a entender o porquê e Thomas as convenceu de que não era o certo e nem fazia sentido.
Teresa convenceu Thomas a seguir ela com Aris,esclareceu que já se conheciam trabalhando para o CRUEL e que eram namorados e que ou era a vida de Tom ou a deles. Então o jogaram num poço secreto a força. Enquanto é anestesiado lembra que realmente que os três foram amigos,e aceitaram a todo custo colocar o plano antes de si mesmos,mas não aceitaria mais,não depois de tudo que passou e viu os outros passando.

A própria Teresa o tira do poço e diz que avisaram que o matariam se não fizesse exatamente o que foi feito com ele,mas Tom não sabe mais o que pensar.
Ela e Aris não tinham nada de íntimos além da telepatia e até o beijo foi planejado,mas quando ela beijou Thomas quem não sentiu nada foi ele.

"Traição significava que não podia mais confiar nela,e seu coração lhe dizia que não havia como perdoa-la"

Mais testes,mais mortes.
Eles foram resgatados.
Disseram que eles iam ficar bem e que agora tudo ia mudar,Tom escuta Brenda em seus pensamentos e ela diz que tudo vai mudar pra pior.
Ele está preso em um quarto separado,Teresa mostra de novo sua verdadeira face e declara CRUEL É BOM.

Wynny 20/03/2024

Teresa, eu te odeio
Queria já começar com isso pra deixar registrado mesmo.
Esse livro é um eita atrás eita, vish atrás de vish, tá doido!
Gosto muito do senso de humor do Minho, nada abala ele, no meio do caos e ele pleno ahhaha é um dos meus preferidos, assim como Newt e o próprio Tom.
Os bichinhos já sofreram demais, não tem pausa nisso não? Que loucura!
Quero muito dar continuidade nos livros, mas não aguento mais sofrer kkkk e agora?

Gaby 13/03/2024

Eu gostei muito desse segundo livro, foi completamente diferente do que eu imaginava, até porque o filme é bem diferente. Ele é cheio de reviravoltas e se você não prestar atenção em certas cenas fica confuso, mas é ótimo. Ainda tenho muitas perguntas e me sinto mais perdida que o Thomas.

Gostei de várias cenas: a tempestade no deserto, os Cranks em busca de narizes pra comer e toda a cena que a Brenda aparecia era um acontecimento. Foi uma surpresa esse final e mal posso esperar para começar o próximo.

Manu.Teodoro 04/03/2024

Cracklândia kkkkkkkkkkkkkk
De novo estou aqui, para falar, leia e você não se arrependerá. É uma obra prima, plot atrás de plot.
Cada situação desse livro, me deixa de um dessas três reações : 1° ?, 2° ? e 3° ?. Simplesmente, muito bom, leiam.