Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Júlia Fortuna 15/02/2024

"EXPERIMENTOS NO DESERTO, Grupo A e B"
Há muitos anos as explosões solares não puderam ser previstas. Explosões solares são normais, mas aquelas foram sem precedentes, imensas, tornando-se cada vez mais intensas? e, quando perceberam, foi apenas alguns minutos antes que o seu calor se abatesse sobre a Terra. Primeiro os satélites se queimaram, e milhares de pessoas morreram instantaneamente, milhões em alguns dias, incontáveis quilômetros de terra tornando-se terras devastadas. Então veio a doença. Quando o ecossistema foi destruído, tornou-se impossível controlar a doença. As selvas desapareceram, mas os insetos não. As pessoas agora chamam a doença de Fulgor. Depois que o Fulgor se espalhou como uma praga, uniram forças, tecnologias, recursos, tudo o que puderam para montar o CRUEL (sigla para "Agência de Experimentos Mentais e Biológicos").

O CRUEL é apresentado inicialmente como uma organização que realiza experimentos complexos envolvendo adolescentes com a memória de sua vida anterior apagada, colocando-os em situações extremas com o propósito de julgar e analisar a reação desses jovens sujeitos, buscando entender e encontrar uma cura para uma misteriosa doença chamada Fulgor.

Prova de Fogo, o segundo livro da saga Maze Runner, parte exatamente de onde o primeiro livro parou mas, traz um novo e desafiador cenário à história. Depois de sobreviverem ao Labirinto, Thomas e os demais Clareanos acreditam estar a salvo sob a aparente proteção de um grupo desconhecido. Porém, tudo não passa de mais um experimento, a Primeira Fase já passou, agora é o momento da Segunda Fase. A hora que as coisas realmente ficam difíceis.

Enquanto eles se recuperam de toda a tensão do Labirinto, acabam descobrindo a existência de um segundo grupo (Grupo B), constituído por diversas meninas e apenas um menino, chamado Aris. A calmaria, porém, dura pouco e eles estão prestes a descobrir que esse descanso é apenas uma preparação para um novo e arriscado teste que colocará à prova a resistência e a confiança dos garotos.

Essa Segunda Fase, coloca Thomas, Newt, Minho, e todos os outros Clareanos que sobreviveram até aqui, em busca do lugar indicado pelo CRUEL no qual supostamente encontrarão a cura para o Fulgor, para isso eles terão de enfrentar a hostilidade de um deserto repleto de perigos para chegar até o lugar desejado. Eles deverão sobreviver nesse ambiente devastado, superando as adversidades do clima que também terão grande impacto na travessia dos meninos.

A simples tarefa de conseguir comida, água e abrigo irá se tornar um dos maiores desafios dessa arriscada missão. Os garotos terão que aprender a lidar com a pressão física e emocional e com o fato de estarem cercados e constantemente ameaçados pela presença dos Cranks, pessoas em estágio avançado do fulgor que acabaram se transformando em criaturas violentas e famintas. Também há novos personagens como Brenda e Jorge, que tornam a narrativa ainda mais emocionante.

Em meio a todas as adversidades desse segundo volume da vida dos Clareanos, eles acabaram descobrindo que as coisas não são o que aparentam e que sua jornada está cercada de manipulações, mentiras e traições. Com a narração em terceira pessoa, a partir da perspectiva de Thomas, ficamos angustiados do início ao fim. Uma das melhores coisas na escrita e narrativa do James é que nós nunca sabemos o próximo passo, o que vai acontecer, em quem devemos confiar. Isso nos mantém no escuro e isso é maravilhoso

A recomendação é não esperar muitas respostas, Prova de Fogo na verdade traz ainda mais dúvidas ao leitor, porém a trama envolvente e todo o suspense que o deserto traz para a história prende do começo ao fim. As reviravoltas nesse segundo livro são ainda mais intensas, algo que contribui para deixar o leitor ainda mais intrigado.

Desde o primeiro livro, fica claro que Thomas tem algo de especial que se alastra ainda mais nesse livro. A história gira em torno dele, destacando sua jornada e os desafios enfrentados. Se você pensa que a sua vida está terrível coberta de mentiras, traições e enganações, lembre-se de que a do Thomas está ainda pior.

Com as adaptações cinematográficas dirigidas por Wes Ball e estreladas por Dylan O?Brien, a série de filmes apresenta uma abordagem diferente dos livros. Embora não seja necessariamente ruim, até porque eu sou uma grande fã dos filmes, algumas pessoas podem sentir falta da fidelidade à obra original, mas aqueles que apenas assistiram aos filmes, sem ter lido os livros, provavelmente vão gostar bastante.
pietrarebeca 15/02/2024minha estante
suas resenhas são as melhores!!! adorei ?

Júlia Fortuna 15/02/2024minha estante
Obrigada amiga! ?

Cecih 23/05/2021

Nesse livro que eu realmente percebi que o labirinto era só o começo e tem muita coisa para acontecer ainda.
Thomas não tem 1 minuto de paz, coitado.
Jubs 23/05/2021minha estante
pois é, tadinho do menino, mas isso é só o começo. As coisas q acontece no cura mortal mds, inclusive até agora acho o melhor livro da saga

Cecih 23/05/2021minha estante
aaa mds tô muito ansiosa p ler

Rosa 14/01/2017

Minho, casa comigo?
Geeente. Que livro. Uuui. Socorro.
De todos os livros dá série Maze runner esse é o meu preferido.
E eu amo tudo nesse livro.
Os personagens são de mais. Você se apaixona por eles cada vez mais a cada página que você vira.
E eu tenho que ressaltar uma coisa: Eu amo o Minhoooooo. E quero ele pra mim?
E eu shippo muito "Tominho" Tô nem aí kkkkk
Joao.Neto 29/01/2017minha estante
kkkk tominho

eliveltonbs 23/07/2017minha estante
Também shippo Tominho e o Minho é a melhor coisa do livro

abóbra 06/11/2023

Não foi tão bom quanto o primeiro, confesso, mas ainda assim não ficou tão por baixo assim.
me impressionei muito como a escrita é fluída
Leo Ferreira 06/11/2023minha estante
Sempre quis ler, mas nunca soube a sequência correta.

abóbra 06/11/2023minha estante
1 correr ou morrer, 2 prova de fogo, 3 a cura mortal, 4 ordem de extermínio, 5 o código da febre

Andre.Clemente 29/07/2023

Maze Runner: Prova de Fogo - James Dashner
Comecei esse segundo livro confuso, com várias questões, sem entender muito e finalizei ele ficando igual como comecei.

Longe de ser um livro ruim, pelo contrário, James Dashner tem uma escrita incrível, e assim como no primeiro, é fluída e te deixa curioso a cada capítulo, mas, ele joga mais informação, mais dúvidas, que acaba nem respondendo, ao menos, 50% das dúvidas que tínhamos no primeiro livro.

Aqui tivemos mais perdas, mas também amadurecimento de alguns personagens, além de conhecer um pouco melhor esse Grupo B das meninas. Tivemos testes tensos, o pior, para mim, foi o final, definitivamente, mas finalizamos naquela incógnita mais ainda sobre CRUEL e esses testes. Agora vamos ver se o terceiro livro traz um pouco de luz.

PS: O filme está longe de ser fiel, fiquei surpreso com isso, depois do primeiro ser excelente.
maryfeh 30/07/2023minha estante
vc achou melhor o filme ou o livro amigo?

Andre.Clemente 30/07/2023minha estante
No momento, o livro está melhor, vou rever melhor os filmes depois

Neto 25/04/2016

Cruel não é bom @#$% nenhuma
Li na sequência após terminar o livro 1 e digo q foi uma experiência ótima. Novamente vou comparar ao filme, o qual vi primeiro - PQP o que foi que fizeram? Pegaram os personagens (só os nomes) e fizeram outra coisa. Infinitamente melhor do que filme e continuando com a qualidade do primeiro livro. Mais ação, mais mistério, ótimas reviravoltas e partes grotescas, sem muito mais a dizer essa saga já tá no meu coração.
A parte negativa, q é bem pouca, q até pensei em tirar uma estrela mas o livro se sobrepõe a esses defeitos, é q... tem uns capítulos q só o nome "Teresa" fica insuportável, o Thomas não pára de falar dela e fica um mala, pelo menos isso passa rápido. E, sobrevivem muitos clareanos tanto do grupo A quanto B e tipo os avulsos vão morrendo e são tratados como descartáveis mesmo, o principal e nem outra pessoa tem alguma ligação com eles, tanto q numa passagem mais ou menos é assim "tanto faz, morreram, ainda bem q n eram próximos" pow é uma frieza do autor que foi estranha demais.
Altamente recomendado!
Luvanor N. Alves 25/04/2016minha estante
o que achou, Neto? Comecei a ler, mas parei antes mesmo deles saírem da sala

Neto 25/04/2016minha estante
Rapaz n abandona n. Talvez no dia vc n estava no clima. Mas vale muito a pena a leitura é bem ágil e os capítulos pequenos flui numa boa. Só tem uma parte q enrolam e é um pouco depois do meio do livro. Vale muita a pena é uma aventura muito foda mesmo e tô me segurando pra n ler o próximo logo. Fica com a cabeça tranquila e segue q vc n vai se arrepender.

Thamis 03/10/2023

E a saga continua
Em prova de fogo nós temos uma visão muito maior sobre o que está por trás do CRUEL, como está o mundo fora e a doença que levou a isso tudo
Achei bem mais doidão que o primeiro mas gostei
Quero terminar a trilogia
gab 09/10/2023minha estante
mas não é uma trilogia, tem 6 livros, amg

Thamis 09/10/2023minha estante
A saga principal é uma trilogia
Os outros livros são spin off

amanda 28/03/2021

superou todas as expectativas
esse livro me surpreendeu mto! eu esperava que ele fosse ser o mais chatinho da trilogia, ele é sim mais lento se comparado ao primeiro, mas ele revela tanta coisa em relação ao CRUEL, ele é um livro mais como uma ponte para o ultimo livro, não tem tanta ação mas compensa nas revelações.
estou mto chocada c o final, valeu cada minuto q gastei lendo esse livro ?? favoritei. leiam!
Suzy 28/03/2021minha estante
Livro muito bom mesmo. O final é diferente do filme. Prefiro a do livro. Eu li a trilogia toda a uns 4 anos atras. Fui relê e só deu o primeiro, muito chatooo

Larissa 02/12/2020

Emocionante
Primeiro e melhor livro da saga! É aquele típico livro que te prende do início ao fim. Gostei bastante
Itana.Romano 02/12/2020minha estante
Nossa, que legal! Eu gosto bastante dos filmes, os livros devem ser incríveis!!

Mi 19/02/2017

"A vida de Thomas parecia um buraco negro. Ele não fazia ideia de como reuniria forças para continuar pela manhã."
O Grupo sobrevivente , que saiu da Clareira, esperavam um embate com os Criadores, a verdade e o motivo de terem ido parar na Clareira.
O que eles não esperavam, que a razão de tudo, o labirinto, era uma questão de "necessidade ". Foram mandados para lá, com a intenção dos melhores, os bravos, ajudarem a população a vencer o Fulgor ( uma doença, que destrói a humanidade da pessoa. Transforma os infectados em loucos sanguinários. )

Depois de tudo que passaram Thomas e os outros Clareanos achavam que estavam a salvo, agora que não havia nenhum Verdugo para os perseguirem.
Mas as "férias " que esperavam, chegaram ao seu fim, quando no meio da noite foram despertados por gritos lancinantes de aterrorizantes criaturas disformes - os Cranks - que ameaçam devorá-los vivos.

Durante a busca de um lugar seguro, o grupo de Clareanos encontra, no quarto o qual a Teresa deveria está hospedada, um Jovem chamado Aris.
Ele como Teresa, tinha sido o último a chegar numa outra Clareira, a qual era habitada só por garotas.
Ele também possuía uma ligação telepática, com a penúltima Novata.
A situação, é a mesma que Thomas e Teresa passaram, so que com uma única diferença.
A amiga de Aris, foi morta.

Tatuagens estranhas aparecem em cada um dos Clareanos, os nomeando , porém de um deles, não há uma nomeação, e sim a frase:
"A ser morto pelo o Grupo W."

Coisas cada vez mais estranhas vem acontecendo, no lugar o qual os garotos estão alojados.
Coisas aparecem e desaparecem.
E o mais importante de tudo.
Cadê Teresa?
Os Clareanos se sentem,como se estivessem pela a segunda vez na Clareira, no Labirinto. Não sabendo pelo o que esperar.

Parecem que os testes não acabaram.
É o momento da Segunda Fase. É hora de as coisas realmente ficarem difíceis
Respostas sobre o Cruel, virão
Como por exemplo, o seu surgimento.
O que realmente eles são.
Como tudo começou.

Agora que venceram o Labirinto, terão que enfrentar a segunda parte do experimento. O Deserto.

". As regras são muito simples. Encontrem a saída para o exterior,
depois sigam direto para o norte por cento e sessenta quilômetros.
Cheguem ao Refúgio Seguro dentro do prazo de duas semanas e terão
completado a Segunda Fase"

Caso não cumpra essa missão no prazo indicado, simplesmente estarão condenados.
É chegar ou Morrer.
Um ardo caminho terão que enfrentar, não é só o calor que serão seus inimigos.
Ameaças nunca vistas, esperam por eles no deserto.
eliveltonbs 23/07/2017minha estante
Isso não é resenha, é a sinopse

Jackson 16/11/2016

O Cruel pode até ser bom, já esse livro está longe de ser
Durante a leitura deste livro eu gostava de chama - lo de Prova de Paciência ao invés de Prova de Fogo.
São quatrocentas páginas de uma série de acontecimentos sem sentido que em momento algum se justificam ou se explicam.
A minha teoria é que, durante a escrita deste livro, o autor James Dashner usou uma latinha com um monte de situações absurdas e enquanto escrevia o livro ia sorteando essas situações aleatoriamente sem ao menos pensar em uma história maior, que fosse consistente desde o começo.
É um livro que procura ser cheio de mistérios e suspense mas acaba se sabotando, as "revelações", "traições " e "armadilhas" acabam perdendo todo o impacto.
A história começa em nada e leva à lugar algum.
Quem sabe A Cura Mortal salve a série, torço pra isso.
Geane 20/11/2016minha estante
Teeminei agora e concordo com você. Temo que ele justifique tudo nos mostrando um Thomas com esquizofrenia

Karen | @encontradanoslivros 10/12/2020minha estante
Mal sabe tu o que te aguarda em A Cura Mortal

Carissinha 31/08/2013

Escrever qualquer coisa sobre qualquer livro da série Maze Runner (leia a resenha do primeiro livro da série)é muito difícil, então a resenha não vai ser muito explicativa. É uma série que o leitor está sempre perdido, sem saber realmente o que está acontecendo. E o mesmo acontece com o Thomas, o personagem principal. É um daqueles livros que constroem e desconstroem tudo, o tempo inteiro. Nada é o que parece e ninguém é o que parece. Da primeira até a última página não temos certeza de nada.

Depois dos acontecimentos surpreendentes e de tirar o fôlego no primeiro livro da série, imaginei algum tipo de explicação nesta sequência. Não poderia ter me enganado mais. Continuo confusa com tudo. A cada nova informação dada, uma série de perguntas novas é feita.

Mais uma vez os personagens se veem em meio ao caos, à falta de informação, e a mais um dos experimentos inexplicáveis do CRUEL (o que é CRUEL? Bem... Leia o livro para saber). O cenário é completamente novo, só que mais uma vez tudo acontece em meio à diversos mistérios.

Você que lê esta resenha deve estar notando como eu não estou dando muita informação. É assim que o protagonista se sente e acho que perde a graça saber muito sobre o que acontece na série Maze Runner. Saber de algo não vai adiantar, já disse que vão acabar com todas as suas suspeitas durante a leitura.

É um livro de tirar o fôlego, cheio de tensão, que deixa o leitor desesperado para terminar a leitura. E ao final... Eu senti tanta raiva que ri, porque a necessidade do terceiro livro é imensa. James Dashner faz com que o leitor necessite saber o que raios está acontecendo, e só lendo a série inteira para saber. Sem dúvida vale a leitura. Agora esteja preparado para ficar no escuro.

site: www.carissavieira.com
Lorran 28/10/2013minha estante
Acabei de ler e to perturbado até agora! Não vejo a hora de ler o terceiro livro e ter as minhas respostas, por enquanto, até eu comprar o terceiro, vou ser obrigado a viver nesse sufoco :(