Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

F. Pierantoni 23/05/2012

Maze Runner: Prova de Fogo
A espera foi angustiante, mas acabou. Maze Runner: Prova de Fogo (V&R Editora) está aqui. Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil survivor, James Dashner enfrentava uma tarefa quase tão árdua quanto escapar do Labirinto: escrever um livro tão bom quanto Correr ou Morrer. Para isso, apostou num novo Experimento.

O Labirinto terminou. O perigo, longe disso. Nessa nova etapa dos planos do CRUEL, Thomas e os Clareanos precisam cruzar o Deserto. Calor, frio, tempestades, fome e sede. Como se não bastasse tudo isso, os garotos ainda terão de lidar com um enxame de Cranks, humanos lunáticos, transformados em bestas selvagens por uma doença voraz. E, é claro, não podemos nos esquecer do Grupo B...

Prova de Fogo segue a fórmula de Correr ou Morrer. E isso é ótimo. O suspense continua poderoso, as reviravoltas constantes. A violência? Ainda maior. Tudo isso já seria o bastante para garantir o sucesso do livro, mas o autor fez questão de evoluir e trabalhar um pouco mais com emoções e sentimentos. Algumas situações ficaram forçadas, outras constatações um tanto repetitivas, mas é positivo ver um autor consagrado se mobilizar a sair de sua zona de conforto.

Tão instigante quanto o livro um, é triste que o segundo volume tenha sido lançado com uma série de problemas de revisão. São erros de digitação, palavras trocadas, espaços duplos, itálicos faltando e até frases sem nenhum sentido. Equívocos tolos, tão fáceis de serem notados que não sei como não foram corrigidos. Talvez tenha sido a pressa de lançar a obra antes da Bienal 2011. Quem sabe essa pressa também tenha prejudicado a tradução do livro. O mesmo tradutor que bolou nomes tão divertidos quanto trolho e tão inquietantes quanto verdugo preferiu não arriscar dessa vez. Deprimia-me cada vez que lia a palavra Crank além de bobo, o fictício termo estrangeiro não instiga qualquer associação ou imaginação em nossos cérebros brasileiros. Além disso, por que trocaram o nome da doença Fulgor por Fúria? Outra bola fora.

Apesar desses danos externos, a série continua arrebatadora. James Dashner usa e abusa de seus ganchos e capítulos curtos, tornando o ato de fechar o livro uma tortura. James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Lean Braga 12/09/2011minha estante
Cara, vc resenha mt bem. Só aumentou minha expectativa pelo 2º livro. Pena que tenha esse erros na diagramação do livro.

Letícia 14/09/2011minha estante
"Cruel é bom" HAHA (Y). Concordo, você resenha muito bem... preciso ler esse livro!

Andréa Campos 20/09/2011minha estante
Uauuuu, adorei a resenha!
CRUEL é bom.
Isso me causa arrepios.
rsrsrsrsrsr

Esdras Castiliano 17/10/2011minha estante
haha, adorei a resenha :D

Teri 15/03/2012minha estante
"James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom." haaahahhahh muito espertinho..

Ana 14/05/2012minha estante
Mal vejo a hora de ler, peguei emprestado e quem me emprestou já falou que é o máximo :) A única coisa que me desanima é os erros que você citou. Mas, fazer o que né. HAHA e gostei do final da resenha *-*

Jackie Sabino 30/10/2012minha estante
De fato, suas resenhas são ótimas! Concordo em muito com vc... os erros de português e concordância são desanimadores.... certamente tem toda cara de que foi na pressa de lançar o livro. Fúria perdeu o sentido e Crank fez perder o medo, como o aconteceu com Verdugo.

Eu dei 3 estrelas porque achei que o livro perdeu além do ritmo o fator novidade. Achei a narrativa lenta demais, sem muita empolgação.... mas deixou ainda as dúvidas que todos nós queremos saber, que é o que continua instigando a narrativa. Afinal, cruel é bom? Você está afirmando que é? hahahaha....

Ju 14/03/2013minha estante
Concordo plenamente! esses erros de revisão poderiam ter sido evitados, mas o livro não deixou de ser incrível por isso. Terminei Prova de Fogo mais confusa do que o primeiro, com certeza! É tipo, como assim????? PRECISO DO PRÓXIMO VOLUME!

Aleeh 22/09/2013minha estante
Gostei muito de a Prova De Fogo . Leiam vocês vão Ama

Nanda 01/07/2014minha estante
Sabe se suas resenhas são assim tão instigantes e impressionantes a ponto de deixar nós simples leitores curiosos e ansiosos pelos próximos livros eu fico me perguntando, como seria se você escrevesse livros. Eu com certeza correria para compra-los e lê-los.

Júlia 05/07/2014minha estante
Senti a mesma coisa em relação a tradução, achei erros de ortografia, palavras repetidas e frases sem sentido, que dá pra perceber que foram traduzidas ao "pé da letra". São coisas tão fáceis de resolver, corrigir. Parece até que não deram muito importância para o livro, o que é muito triste..

Arii 24/07/2014minha estante
Comprei o box com todos os livros e achei a tradução ótima! Não tiraram o nome "Crank" mas a doença continua sendo "fulgor" e não encontrei nenhum erro de português que me incomodasse. (Na verdade não encontrei nenhum).

Eduardo 25/08/2014minha estante
Arii, como pode ver o post da resenha, ele é de 2012, acho que ainda não tinha o box e bem provavel uma das 1ª edição senão a própria. Comprei o box com 5 livros e agora lendo o segundo livro da saga, percebo estar tudo em ordem (fulgor, crank, etc...), to alucinando nessa saga, terminei o 1º livro em três dias de leitura, não vai ser diferente com o segundo titulo.

como disse o autor da resenha; "James Dashner, você é cruel." põe cruel ai, mais CRUEL é bom.

Caio 23/10/2014minha estante
Realmente, a resenha é antiga porém excelente.
Terminei o primeiro livro em 4 dias, achei sensacional, estou lendo o segundo. Estou na metade, leitura fácil e intrigante!

David 11/11/2014minha estante
Excelente resenha, só uma pequena atualização: comprei o livro em novembro de 2014, a editora já voltou o nome da doença para Fulgor, mas os erros bestas de que você falou continuam presentes.

Pam 31/12/2014minha estante
Só eu odiei o livro? Nem se compara ao primeiro, achei brochante.

Bia 12/02/2015minha estante
Meu Deus!!! Já estou com coceira nos dedos esperando meu livro chegar!!!
Sou tradutora e tem livros que me dão arrepios com erros e afins. Tem que haver uma boa revisão e a tradução, de preferência, deve ser feita sem pressa.
Não curti a troca de Fulgor por Fúria como vc mencionou :(
Mas, se a aventura e o suspense continuam, dá pra "passar por cima" ;)

Excelente resenha!

Michele F. 17/08/2020minha estante
ahhhhh ameii
Já estou vendo tu colocar esse na minha listinha do ano que vem

Daniel Miguel 17/08/2020minha estante
Bem provável hahaha ^-^

Agnes 14/12/2012

De tirar o fôlego.
Ao terminar Prova de Fogo, eu entrei meio que num estado de depressão e insanidade. Eu taquei o livro na parede, mas depois me arrependi, porque corri até ele pra pedir desculpas e dizer que estava tudo bem. E depois me irritei com ele de novo.

Oh, James Dashner, por que tão cruel?

Prova de Fogo é a continuação de Correr ou Morrer (clique pra ver a resenha), um thriller eletrizante, repleto de suspense, mistério, amizade e descobertas a cada página. Uma mistura perfeita para fãs de terror, ficção científica, aventura, suspense, mistério e até uma pitada de romance.

Se você ainda não conhece a série Maze Runner, não sei o que está esperando. É uma das melhores séries que acompanho.

Depois de finalmente escaparem do Labirinto, Thomas e os outros Clareanos acham que estão finalmente livres do domínio do CRUEL. Mas não é bem assim. Novas provas estão a espera deles, e ainda muito mais crueis.

Logo no começo do livro, Teresa é separada do Thomas e some de vista. Quase tenho um treco com isso, e, no meio das provas, Thomas tenta procurar por ela. Quando a reencontra Deus pai amado. A cena é inesquecível. Na verdade, toda vez que ela aparece é inesquecível, porque bem, não só por razões boas, infelizmente.

Por que todo mundo traí Thomas? Tudo acaba mal para ele e sempre algo dá errado Quando você pensa que está tudo ok BOM! Algo acontece e você se desfaz tipo manteiga na chapa.

James Dashner foi perfeito nesse livro. Às vezes acho que o autor deveria sentir mais pena de Teresa e fazer o Thomas parar de odiar ela e tal. Mas tudo bem, continuo só de elogios ao autor. As ideias dele são criativas e a cada capítulo você é surpreendido. Só nos primeiros dez eu devo ter tido uns sete aftershocks de tanta coisa que descobria.

Em Prova de Fogo, acabamos entendendo muito mais do mundo distópico e pós-apocalíptico onde Thomas vive, o propósito do CRUEL e o que realmente é o Fulgor. Finalmente conhecemos pessoas que já foram contaminadas com esse vírus, além de muitas outras descobertas.

Por que, afinal, o que era o Grupo B que era citado no final de Correr ou Morrer? Descobrimos várias dessas perguntas na Prova de Fogo.

O livro amarra várias pontas soltas, mas ainda deixa diversos mistérios para serem desvendados apenas no último livro. Devo admitir que essa série é tão boa quanto Jogos Vorazes, e fãs dessa outra trilogia irão amar essa nova. O livro, apesar de cruel e depressivo em algumas cenas, é eletrizante e de prender o fôlego. A cada final do capítulo você se vê pensando no que irá acontecer.

Não dá para parar de ler.

Tavares 25/09/2011

Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal.
Sabe aquele livro que rasga, tritura e queima sua mente e vira seus sentimentos de cabeça para baixo? Não? Então: bem-vindo ao segundo livro de Maze Runner - Prova de Fogo.

Confesso que fiquei 12 horas seguidas lendo a obra de James Dashner. Sem parar. E digo mais: o Labirinto não foi nada. Preparem-se para um Mundo onde um pequeno olhar esconde segredos que você preferiria não saber. Segredos ditos que fazem você odiar um personagem. Que fazem você ficar encantado por ele. Que fazem você querer ser ele. E segredos que te elouquecem.

Ira. Compaixão. Coragem. Alegria. Frieza. Covardia. Fracasso. Manipulação. Sufoco. Traição. Morte. Felicidade. Vida. Humor. Superação. Sinceridade. Mentira. Sarcasmo.

Sim. James Dashner consegue incluir tudo isso em 400 páginas. E muito mais. Ele faz com que você viva ao lado de Thomas, Tereza, Minho, Newt, Caçarola e os outros Clareanos. Todos estão mais maduros. Outros personagens surgem: um Grupo B, Cranks, criaturas nojentas e Homens de Branco. Novos desafios são propostos. Piores que o Labirinto. Entretanto, tudo é justificado em nome de uma coisa: a Humanidade.

O defeito da obra está em apenas um lugar: a edição. Palavras erradas. Falta do itálico em certas frases. Mudança do tipo de papel. Mudança de termos. Aba muito grande, atrapalhando o início e término da leitura. Porém, são erros que não atrapalham em nada. Insignificantes comparados à excelência do conteúdo.

Se em Maze Runner - Correr ou morrer - você era aconselhado a correr, correr e muito. Em Prova de Fogo você é aconselhado a mentir, mentir e muito.

No fim das contas:
CRUEL é bom?
Eu não teria tanta certeza disso.

Contudo, CRUEL será esperar pelo 3° livro.
Stella 19/11/2011minha estante
Muito legal a sua resenha,deixa o leitor com uma vontade louca de ler o livro mas sem contar nada do enredo que possa acaba com as surpresas.
:DDDD

Tavares 27/12/2011minha estante
Muito obrigado! O livro é incrível e as surpresas são sensacionais! Seria um pecado revelá-las, estragaria quase tudo, né? :D

Ander 30/03/2012minha estante
Incrível sua resenha, estou terminando e pqp amandando demais esse volume *-*
QUERO O 3° LOGO!!!

Ander 13/04/2012minha estante
Realmente! Terminei o livro e não sei nem como fazer uma resenha, como fazer uma resenha sobre algo tão bom e incrível? kkkkk Vai ficar uma bagunça, vc conseguiu fazer certinho, parabéns hehe'

Bruna 17/05/2020

Prova de Fogo NÃO Decepciona
Começo essa resenha com esse título auto explicativo mesmo, por que nesse caso minha opinião é bem clara.

Após terminar o primeiro volume, Correr ou Morrer, apaixonadíssima pela história, obviamente as minhas expectativas para o segundo volume eram gigantescas.
Bom, para a minha surpresa o livro não só me entregou o que eu já esperava, como superou tudo o que eu imaginava.

Maze Runner é definitivamente uma narrativa difícil de se prever, o que é apaixonante.

Aqui nos deparamos com cenas de ação que nos fazem parar a leitura pra respirar fundo, suspenses que nos fazem roer as unhas e plot twists que literalmente me fizeram soltar um "AH MEU DEUS", bem alto, no meio da minha sala.

Ainda mais apaixonada pela história e extremamente curiosa pelos plot twists e novos rumos que a história está para seguir, parto para o terceiro volume ansiosa e coberta de expectativas.

Ander 13/04/2012

Como escrever sobre uma coisa tão incrível!?
Não sei nem por onde começar essa resenha, não sei pq mas eu consigo fazer tão rápido uma resenha sobre um livro que tem muitos defeitos, parece que tudo flui bem, mas ai quando me deparo com um livro impecável como este, fico muito perdido, sem saber oq fazer.
Queria fazer uma resenha perfeita, demonstrando cada coisa que eu senti ao ler esse livro, mas isso não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais para uma pessoa como eu, que não tem o hábito de fazer resenhas de todos livros que lê.

Mas como não escrever algo sobre uma coisa tão boa? Como não querer contar para todo mundo o quando um livro apenas pode mexer contigo em todos os sentidos, pode te deixar agoniado, surpreso, animado, curioso, louco de arrancar os cabelos pra descobrir toda essa mitologia criada pelo James D. Não tem como negar que a cabeça desse autor é genial, com uma inteligência bem notável, parece que antes dele escrever os livros de Maze Runner, tudo já estava planejado, tudo estava nos eixos sem nenhum defeito, quero dizer, deixando só um defeito no ar: A vontade de NÃO parar de ler, a vontade de querer descobrir tudo ao mesmo tempo, mas não podemos negar que James D. sabe prender seu leitor até o fim, e nos matar a cada final do livro, com mais de mil perguntas no ar!(Sim isso não parece uma resenha, está mais para um “desabafo” só meu: confuso e doido.)

Mas voltando ao 2° volume de Maze Runner!
Prova de Fogo, nos mostra a continuação de Thomas, Teresa e os ‘clareanos’, depois de conseguirem finalmente sair do terrível labirinto!Quando pensamos que nada pode ficar pior do que já está, sempre nos enganamos, e é ai que James D. te coloca em outro “mundo” mais louco que o do Labirinto. Outros mistérios surgem, muitas perguntas, algumas traições, será que é realmente uma traição? Hehe.

É como se não tivesse mais motivos para acreditar em mais nada daqui pra frente, nem no nosso querido protagonista, quem arrisca que ele ainda pode nos surpreender no próximo volume? Eu não duvido mais de nada referente à criatividade e doideira do autor. *-*

O ritmo do livro é alucinante, uma coisa imbatível e sensacional! Não dava para acreditar que as coisas só pioravam, e do meio pro final, com alguns outros personagens envolvidos na história só tinha como melhorar ainda mais!

Teresa foi a grande surpresa, eu ainda estou com uma pulga atrás da orelha sobre ela, não sei se acredito em tudo que ela contou, às vezes penso que ela está falando a verdade, mas como escrevi antes, não tem como acreditar em mais nada agora, só lendo o próximo para saber.E o que dizer sobre o ‘romance’ de Teresa e Thomas, poxa é tão bom, eles tem uma ligação tão clara, e quando acontece aquelas coisas tudo fica tão real hehe, é incrível como tudo se completa e tem sentido nesse livro.

Os “Crank”(É isso mesmo ? kkk) foi um dos pontos altos na historia, foi mesmo de se agoniar, loucura total! Mas doideira mesmo foi aquela reta final: I N C R Í L V E L !!!

Ah e como não comentar sobre a grande dúvida de todos: ”A final CRUEL é bom ou não?”...Hmm eu realmente não tenho certeza de nada, não quero nem arriscar, mas não sei se o termo “O Fim justifica os meios” é algo que eu apóie totalmente rs(:

Não vou contar muito, tanto pq se eu contar vou acabar soltando coisas que podem estragar as surpresas das pessoas que vão ler. *-*

Enfim, a conclusão que tenho desse livro é que James Dashnr se tornou um dos meus autores favoritos e Maze Runner tem tudo pra fechar com um final PERFEITO! E não tenho medo de arriscar que vai ser assim, esse volume só confirmou o quando essa trilogia é incrível e me ganhou totalmente! \o/ \o/ \o/

Flavinha 23/02/2013minha estante
Meu to com o pé atras com a Tereza tb, não vejo a hora de ler a Cura. Não em dê spoilers rsrsrs

Ander 25/02/2013minha estante
HAHAHA! Pode deixar que não dou spoilers não, mas espero que você curta mais que eu. =X

TioBriel 23/04/2020

Mesma fórmula do segundo
Nessa sequência da série MAZE RUNNER continuamos a ver a trajetória de Thomas e seus amigos(kkkkk), que descobrem que o labirinto foi apenas o início dos experimentos do CRUEL e que uma jornada muito mais complicada pode estar a caminho.
A forma do livro é a mesma, para tanto que a leitura pode se tornar cansativa após um determinado número de capítulos. Todavia a história tem seu charme, e o mistério pode ser um atrativo muito bom para a maioria dos leitores. Para quem já leu muita distopia, melhor pular fora, mesma história mudando apenas a ambientação os personagens (as vezes nem isso) e o motivo da distopia.
No geral a narrativa é leve, de fácil entendimento, no qual permite uma leitura fluída, apesar dos furos e problemas do livro, não é uma grande obra ou um marco na ficção, mas tem sua beleza.

Bia 16/09/2020

Prova de fogo
Thomas não tem um minuto de paz, coitado! Livro muito bom, repleto de ação. Minho e Newt nunca decepcionam, reizinhos do meu coração. Valeu muito a pena, gostei bastante.

Edson.Gabriel 01/06/2020

Maze runner prova de fogo
Esse livro promete desde do início um grande acontimento que nunca vem, a história força um triângulo amoroso e pouquíssimo do livro realmente é relevante para o próximo livro, porém trás um pouco mais de conhecimento sobre esse universo.....

Luiza 22/05/2020

eh......
eu realmente acho que o filme de prova de fogo é muito superior ao livro. os eventos são muito confusos, e até hoje não entendi o que é o transportal pq o dashner NÃO EXPLICA DIREITO O QUE É nem em correr ou morrer nem em prova de fogo entao tipo fi vc quer que eu imagine esse negócio ai mas ce n explica como que eu vo faze ??????

Denilson Diniz 09/03/2020

Que mergulho profundo, sem comparação com a adaptação.
Que universo fantástico, fiquei extasiado com o enredo contato aqui. Ao lê-lo, bom... não tem nem como se comparar com a adaptação.
cada sequencia de capítulos é de tirar o fôlego, uma leitura agradável, divertida e eletrizante.

Rebekah 05/09/2020

Adorei. A escrita de James é bem tranquila você nem sente as páginas passarem

Ana 18/06/2020

Prova de Fogo
O livro conta as dificuldades de Thomas e os demais clareanos para atravessar o deserto é chegar ao "refúgio seguro".

Confesso que para mim a história do começou depois do meio do livro, antes disso era só enrolação.

Neste livro quase não têm a presença da Tereza e para mim esse é um ponto extremamente positivo?.

Apesar de todos os altos e baixos eu gostei do livro e acho que valeu a pena á leitura.

Miranda 21/02/2020

Ansiosa para o próximo livro
Arthur Peixoto 21/02/2020minha estante
Esse é o melhor na minha opinião