Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

F. Pierantoni 23/05/2012

Maze Runner: Prova de Fogo
A espera foi angustiante, mas acabou. Maze Runner: Prova de Fogo (V&R Editora) está aqui. Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil survivor, James Dashner enfrentava uma tarefa quase tão árdua quanto escapar do Labirinto: escrever um livro tão bom quanto Correr ou Morrer. Para isso, apostou num novo Experimento.

O Labirinto terminou. O perigo, longe disso. Nessa nova etapa dos planos do CRUEL, Thomas e os Clareanos precisam cruzar o Deserto. Calor, frio, tempestades, fome e sede. Como se não bastasse tudo isso, os garotos ainda terão de lidar com um enxame de Cranks, humanos lunáticos, transformados em bestas selvagens por uma doença voraz. E, é claro, não podemos nos esquecer do Grupo B...

Prova de Fogo segue a fórmula de Correr ou Morrer. E isso é ótimo. O suspense continua poderoso, as reviravoltas constantes. A violência? Ainda maior. Tudo isso já seria o bastante para garantir o sucesso do livro, mas o autor fez questão de evoluir e trabalhar um pouco mais com emoções e sentimentos. Algumas situações ficaram forçadas, outras constatações um tanto repetitivas, mas é positivo ver um autor consagrado se mobilizar a sair de sua zona de conforto.

Tão instigante quanto o livro um, é triste que o segundo volume tenha sido lançado com uma série de problemas de revisão. São erros de digitação, palavras trocadas, espaços duplos, itálicos faltando e até frases sem nenhum sentido. Equívocos tolos, tão fáceis de serem notados que não sei como não foram corrigidos. Talvez tenha sido a pressa de lançar a obra antes da Bienal 2011. Quem sabe essa pressa também tenha prejudicado a tradução do livro. O mesmo tradutor que bolou nomes tão divertidos quanto trolho e tão inquietantes quanto verdugo preferiu não arriscar dessa vez. Deprimia-me cada vez que lia a palavra Crank além de bobo, o fictício termo estrangeiro não instiga qualquer associação ou imaginação em nossos cérebros brasileiros. Além disso, por que trocaram o nome da doença Fulgor por Fúria? Outra bola fora.

Apesar desses danos externos, a série continua arrebatadora. James Dashner usa e abusa de seus ganchos e capítulos curtos, tornando o ato de fechar o livro uma tortura. James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Lean Braga 12/09/2011minha estante
Cara, vc resenha mt bem. Só aumentou minha expectativa pelo 2º livro. Pena que tenha esse erros na diagramação do livro.

Letícia 14/09/2011minha estante
"Cruel é bom" HAHA (Y). Concordo, você resenha muito bem... preciso ler esse livro!

Andréa Campos 20/09/2011minha estante
Uauuuu, adorei a resenha!
CRUEL é bom.
Isso me causa arrepios.
rsrsrsrsrsr

Esdras Castiliano 17/10/2011minha estante
haha, adorei a resenha :D

Teri 15/03/2012minha estante
"James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom." haaahahhahh muito espertinho..

Ana 14/05/2012minha estante
Mal vejo a hora de ler, peguei emprestado e quem me emprestou já falou que é o máximo :) A única coisa que me desanima é os erros que você citou. Mas, fazer o que né. HAHA e gostei do final da resenha *-*

Jackie Sabino 30/10/2012minha estante
De fato, suas resenhas são ótimas! Concordo em muito com vc... os erros de português e concordância são desanimadores.... certamente tem toda cara de que foi na pressa de lançar o livro. Fúria perdeu o sentido e Crank fez perder o medo, como o aconteceu com Verdugo.

Eu dei 3 estrelas porque achei que o livro perdeu além do ritmo o fator novidade. Achei a narrativa lenta demais, sem muita empolgação.... mas deixou ainda as dúvidas que todos nós queremos saber, que é o que continua instigando a narrativa. Afinal, cruel é bom? Você está afirmando que é? hahahaha....

Ju 14/03/2013minha estante
Concordo plenamente! esses erros de revisão poderiam ter sido evitados, mas o livro não deixou de ser incrível por isso. Terminei Prova de Fogo mais confusa do que o primeiro, com certeza! É tipo, como assim????? PRECISO DO PRÓXIMO VOLUME!

Aleeh 22/09/2013minha estante
Gostei muito de a Prova De Fogo . Leiam vocês vão Ama

Nanda 01/07/2014minha estante
Sabe se suas resenhas são assim tão instigantes e impressionantes a ponto de deixar nós simples leitores curiosos e ansiosos pelos próximos livros eu fico me perguntando, como seria se você escrevesse livros. Eu com certeza correria para compra-los e lê-los.

Júlia 05/07/2014minha estante
Senti a mesma coisa em relação a tradução, achei erros de ortografia, palavras repetidas e frases sem sentido, que dá pra perceber que foram traduzidas ao "pé da letra". São coisas tão fáceis de resolver, corrigir. Parece até que não deram muito importância para o livro, o que é muito triste..

Arii 24/07/2014minha estante
Comprei o box com todos os livros e achei a tradução ótima! Não tiraram o nome "Crank" mas a doença continua sendo "fulgor" e não encontrei nenhum erro de português que me incomodasse. (Na verdade não encontrei nenhum).

Eduardo 25/08/2014minha estante
Arii, como pode ver o post da resenha, ele é de 2012, acho que ainda não tinha o box e bem provavel uma das 1ª edição senão a própria. Comprei o box com 5 livros e agora lendo o segundo livro da saga, percebo estar tudo em ordem (fulgor, crank, etc...), to alucinando nessa saga, terminei o 1º livro em três dias de leitura, não vai ser diferente com o segundo titulo.

como disse o autor da resenha; "James Dashner, você é cruel." põe cruel ai, mais CRUEL é bom.

Caio 23/10/2014minha estante
Realmente, a resenha é antiga porém excelente.
Terminei o primeiro livro em 4 dias, achei sensacional, estou lendo o segundo. Estou na metade, leitura fácil e intrigante!

David 11/11/2014minha estante
Excelente resenha, só uma pequena atualização: comprei o livro em novembro de 2014, a editora já voltou o nome da doença para Fulgor, mas os erros bestas de que você falou continuam presentes.

Pam 31/12/2014minha estante
Só eu odiei o livro? Nem se compara ao primeiro, achei brochante.

Bia 12/02/2015minha estante
Meu Deus!!! Já estou com coceira nos dedos esperando meu livro chegar!!!
Sou tradutora e tem livros que me dão arrepios com erros e afins. Tem que haver uma boa revisão e a tradução, de preferência, deve ser feita sem pressa.
Não curti a troca de Fulgor por Fúria como vc mencionou :(
Mas, se a aventura e o suspense continuam, dá pra "passar por cima" ;)

Excelente resenha!

bibia 10/01/2021

muito melhor que o filme
ok eu assumo que só comecei a ler por causa do newt, mas pouco a pouco eu fui me apegando demais aos outros personagens e principalmente a história, que falando nela, é totalmente diferente do filme!! tipo uma coisa surreal de diferente mesmo parece até que eu peguei outro livro pra ler, e isso é no sentindo bom tá gente? é mil vezes melhor que o filme, e eu dei altas risadas com as falas dos personagens
eu não gostei muito da personagem da brenda no livro, para mim ela deveria ser tipo "girl power" mas ela é super "thomas eu preciso de você"???
eu amo de paixão o primeiro livro e queria até vivenciar ele, o segundo deus me livre entrar aqui mas tem muito mais emoção doque o primeiro

oz. 21/06/2023

Não irei descrever muitos detalhes. Foi um livro que começou bem, mas se perdeu entre os acontecimentos e acabou entregando um reciclado de eventos já vistos no primeiro livro, os quais foram enfeitados para parecerem novos. Mesmo assim, ainda planejo continuar a saga, ou ao menos, concluir a trilogia original.

Priii Reis 31/03/2024

CRUEL É BOM??!
Esse é o segundo livro de quatro.

É um livro viciante,tem muito mais ação que o primeiro.
Explica como esse mundo distopico está atualmente,e duramente crítica, como o sistema trata aqueles que não pode mais ajudar. (ou não querem)

Thomas é o verdadeiro líder.
E o perigo para os planos de CRUEL,quando ele percebe que não pode mais aguentar a situação começa a querer entender quem é CRUEL,e como puderam ser tão malignos sacrificando tantos.

"Aconteceu muito tempo atrás.
Os clarões do sol foram completamente inesperados e imprevisíveis,e na época os cientistas tentaram advertir a população,mas era tarde demais.
Eliminaram metade do planeta,secaram tudo ao redor das regiões equatoriais. Mudaram o clima em todos os lugares.
Os sobreviventes se reuniram,alguns governos se reuniram. Não demorou para descobrirem que um vírus nojento tinha se disseminado de um centro de controle de doenças e chamaram o de Fulgor."

Uma doença diferente de todas as outras aniquilou a humanidade.
Pela primeira vez os governos de todos os países se uniram para criar o CRUEL,um grupo destinado a lutar contra os novos problemas deste mundo. A doença se chama Fulgor destrói o cérebro,levando a pessoa a loucura e privando a de sentir emoções humanas como compaixão e a empatia. Reduzindo a pessoa a um ser animalesco.

CRUEL sequestrou crianças e jovens especiais com o objetivo de criar a cura a todo custo,mesmo que poucas vidas restem disso.
Só o resultado interessa e urgente.

Assim que conseguiram achar a saída do labirinto,foi preciso inserir eles em outro experimento o de vida real,e dizer que precisavam chegar até o fim para obter a cura da doença e que "infectaram" eles. O plano era, escolher os fortes
que sobrevivesse todo o caminho até o refúgio.

Os ricos têm acesso a Bênção um entorpecente que deixa a pessoa com torpor estilo embriaguez. Mantém a doença acuada,porque o vírus se desenvolve no cérebro.
Se não houver muita atividade,o vírus enfraquece.

A cura precisa ser encontrada a qualquer custo,não importa quantos o fim justificará os meios.

******RESUMO COM SPOILER A PARTIR DAQUI******* _________________________
Depois de escaparem do labirinto e receberem "ajuda",parecia que a vida dos garotos e Teresa poderia mudar. A realidade foi outra no dia seguinte ela tinha sumido,e eles foram despertados por pessoas desfiguradas pedindo para serem mortas subindo pelas grades do lado de fora desse local. Os garotos acharam um outro que estava no quarto de Teresa,e ele também possuia telepatia,além de ter a mesma história de labirinto mas com garotas e ele ser o único garoto e pertencer ao grupo B que estava tatuado como propriedade do CRUEL,os outros também tinham as tatuagens mas eram do grupo A e alguns títulos como Parceiro,Lider,Grude,A ser morto pelo grupo B.
Ainda era uma caixa menor,presos e com sirenes de avisos corpos sumindo.

Um homem surge do nada e diz que eles devem lutar e sobreviver,que isso os farão subir para planos melhores. E que o CRUEL não é uma ameaça,mas um lugar que luta para as mudanças do mundo externo.

"Tudo aquilo fez parte dos Experimentos,entenderam?
Da primeira Fase,para ser mais exato. Mais o artigo de que necessitamos ainda está perigosamente em falta.
Portanto, tivemos de aumentar as apostas,e este é o momento da Segunda fase. É hora das coisas ficarem realmente difíceis."

Eles descobrem que tem o vírus,e que de acordo com ele o fulgor demora a se desenvolver e manifestar os sintomas.
A missão era atravesse um portal e ande 160 km no deserto,se conseguir chegar ao refúgio eles seriam curados,se não conseguisse morreriam.

Assim que eles saíram começou a redução dos mais fracos,por meio de bolas que cortavam a cabeça dos garotos os matando instantaneamente.
Ao sair para o deserto onde acreditavam ser mais seguro não contavam que o sol queimava suas peles e o calor era além do que estavam acostumados na Clareira. Levaram mais de um dia para achar a cidade,e faltando pouco foram surpreendidos por uma tempestade de raios. Foi tão severa que dizimou metade deles, outros saíram feridos e muito assustados.
Chegando na cidade encontraram um prédio abrigado por Cranks, muito diferentes do que tinham ensinado para eles e agora a verdade tinha que ser dita.

Thomas tenta recrutar algumas pessoas para os ajudarem a obter a cura,mas só dois topam.

Dois Cranks um tanto desesperados pela cura, Jorge era o líder do bando no prédio mas pensava mais em Brenda uma jovem que ele protege,tentaram sair discretamente para alimentar os garotos e depois ir atrás do refúgio mas foram atacados pelos outros Cranks. E pela atitude ousada e estranha dela, já estava avançada na doença e acabou sozinha com Thomas em alguns momentos tentando que fugissem assim mesmo.

O que Thomas ainda não sabe?

A temperatura começou a baixar,mas vai demorar uma eternidade para que aconteça o mesmo com o nível do mar.
Faz tempo que os clarões começaram,muita gente morreu.
Quem sobreviveu se estabilizou e se organizou rapidamente,se não fosse o Fulgor o mundo teria voltado ao normal com o tempo.
Muitas terras se tornaram estéreis tornando os Desertos mortais.

Thomas entra numa vibe de achar errado gostar de Brenda,e ao mesmo tempo gostar muito de Teresa;e no instante que ele diz que não tinha namorada,ela surge no meio do deserto com mais 20 garotas armadas.
Teresa atacou Tom como se não o conhecesse,nem os outros meninos. Além de os ameaçar de morte,e o levou embora.
Cruel mandou que o matassem por algo terrível que fez a ela,em nenhum momento falou o que era mas as outras meninas estavam determinadas a entender o porquê e Thomas as convenceu de que não era o certo e nem fazia sentido.
Teresa convenceu Thomas a seguir ela com Aris,esclareceu que já se conheciam trabalhando para o CRUEL e que eram namorados e que ou era a vida de Tom ou a deles. Então o jogaram num poço secreto a força. Enquanto é anestesiado lembra que realmente que os três foram amigos,e aceitaram a todo custo colocar o plano antes de si mesmos,mas não aceitaria mais,não depois de tudo que passou e viu os outros passando.

A própria Teresa o tira do poço e diz que avisaram que o matariam se não fizesse exatamente o que foi feito com ele,mas Tom não sabe mais o que pensar.
Ela e Aris não tinham nada de íntimos além da telepatia e até o beijo foi planejado,mas quando ela beijou Thomas quem não sentiu nada foi ele.

"Traição significava que não podia mais confiar nela,e seu coração lhe dizia que não havia como perdoa-la"

Mais testes,mais mortes.
Eles foram resgatados.
Disseram que eles iam ficar bem e que agora tudo ia mudar,Tom escuta Brenda em seus pensamentos e ela diz que tudo vai mudar pra pior.
Ele está preso em um quarto separado,Teresa mostra de novo sua verdadeira face e declara CRUEL É BOM.

Caio 16/11/2021

livro bom, mas sla
Primeiramente quero dizer q gostei do livro, tá longe de ser ruim, porém tem tanta coisa q me incomodou q foi impossível dar uma nota maior que 3.

Primeiro o fato de que NADA é explicado. Não sei oq rolou com o autor, mas ele simplesmente resolveu fazer essa saga mais sobre um mistério e agonia constante doq qualquer outra coisa. Sempre tem q ter algo q deixa todo mundo sem entender nada, cheio de dúvidas e etc.

Segundo que tem muitos momentos desnecessários, que não iam acrescentar em nada e só foram pra encher linguiça (cof cof cena da festa).

Terceiro que COMO UM GOVERNO TÃO TECNOLÓGICO NÃO ACHA A CURA PRA UM VÍRUS. O povo cria bola flutuante que engole cabeça, transportais, naves gigantes e criaturas, mas não cria uma cura. Patético.

Quarto que achei muita coisa misturada. É um novo mundo, novo governo, vírus, povo meio zumbi, armadilhas, criaturas, experimento, tempestade, romance e os c4r4lh0 a 4. As vezes parecia que eu tava lendo uma distopia, as vezes uma fantasia, as vezes romance, as vezes um apocalipse zumbi. NÃO DA PRA ENTENDER!

Quinto: QUE FINAL FOI ESSE MEU PAI. James Dashner tem que se decidir, a cada capítulo ele inventa uma trama nova parece. Agora tudo mudou dnv e voltamos a estaca zero.

Tenho muito mais pra falar porém já estou cansado e isso aqui já tá muito longo.
Bia 16/11/2021minha estante
Queria começar maze runner, acha que vale a pena?

whotfsjuju 16/11/2021minha estante
amo maze runner mas acho a leitura cansativa

Caio 16/11/2021minha estante
amg não sei te dizer ainda, quero terminar o 3 livro e aí ter uma opinião bem formada, mas por enquanto eu não recomendo não

camila1326 16/04/2023

México versão deserto do Saara foi louco louco
Acho que um livro nunca me fez dividir tantas opiniões como esse kkkkkkkkkkkkk

A Prova de Fogo joga nossos heróis do labirinto em uma nova e cruel jornada pelas areias da cidade devastada em busca de uma cura pelo que parece impossível de combater. A todo momento as emoções dos personagens são colocadas em prova para testar suas capacidades de raciocínio que os guiam a uma solução totalmente lógica, como se apenas o limite de suas sanidades fosse o bastante no fim. Parte das cenas se arrastam nessa narrativa de construção dos sentimentos, acontecimentos que reiniciam tudo a um ciclo que nunca terminava? mas no fim percebi que esse foi o verdadeiro livro "ponte".

Boa parte do que acontece e é apresentado ao leitor é extremamente necessário, servindo quase como um divisor de águas para quem vamos continuar adorando ou odiando. Meu ódio por determinados personagens só pioraram então ponto para o autor kkkkkkkk triste é a verdade. Thomas se pos no limite tantas vezes, andou até o final da vida pra voltar apenas pelas tramoias de terceiros que só pensavam em se salvar que eu jamais julgaria se ele só saisse atirando em todos e seguisse sozinho. Os meninos continuaram entregando tudo como uma grande paleta de sentimentos desde a personificação da raiva até a melancólica de uma possível derrota, acho que isso sim me fez achar Prova de Fogo muito bom.

As meninas chegaram agora, já quero saber de vocês viu. E a Brenda, linda, pouco sei sobre você e sinto coisa ruim vindo, mas acho que vai entregar muito hein?

Ansiosa para continuar ?

Ps: A Teresa podia sla só enlouquecer com o Fulgor de vez ou ser vítima do raio lá? Tantas possibilidades?

Lelê 03/06/2022

Esse livro explodiu com o teto da minha expectativa (e era bem grande)
É extremamente cheio de mistérios e reviravoltas. Cada capítulo te deixa mais ansioso pelo próximo e o final simplesmente faz você querer ir direto pra Amazon comprar o próximo.
Vi os filmes primeiro e o segundo filme é muito diferente do segundo livro.
O livro, como é em quase todos os casos, é muito superior ao filme. Como já tinha visto o filme fiquei pensando que já saberia muito do que iria acontecer mas não foi assim que aconteceu.
Esse é o segundo livro de uma saga onde o futuro da humanidade depende desse experimento feito com vários jovens.
É bem angustiante ver tudo que eles passam.
É o tipo de história que te prende e por mais que você tente adivinhar o que vai acontecer, ela sempre te surpreende.

Michele F. 17/08/2020minha estante
ahhhhh ameii
Já estou vendo tu colocar esse na minha listinha do ano que vem

Daniel Miguel 17/08/2020minha estante
Bem provável hahaha ^-^

Lary 18/09/2022

Choro
Oh quebra cabeça viu! Quanso tu pensa que ta resolvendo os enigmas, achando as respostas, aparece mais perguntas sem respostas e você fica com mais dor de cabeça ainda.

AnaJu76 28/11/2021

"Lutar ou morrer"
Já percebi que eles não tem um minuto de paz, uma das coisas que eu mais amo nesse livro é a ironia e os capítulos curtos. Teresa te odeio e não há nada que possa mudar minha cabeça. Tô amando essa coleção até agora, tô doida pra ler os outros

Agnes 14/12/2012

De tirar o fôlego.
Ao terminar Prova de Fogo, eu entrei meio que num estado de depressão e insanidade. Eu taquei o livro na parede, mas depois me arrependi, porque corri até ele pra pedir desculpas e dizer que estava tudo bem. E depois me irritei com ele de novo.

Oh, James Dashner, por que tão cruel?

Prova de Fogo é a continuação de Correr ou Morrer (clique pra ver a resenha), um thriller eletrizante, repleto de suspense, mistério, amizade e descobertas a cada página. Uma mistura perfeita para fãs de terror, ficção científica, aventura, suspense, mistério e até uma pitada de romance.

Se você ainda não conhece a série Maze Runner, não sei o que está esperando. É uma das melhores séries que acompanho.

Depois de finalmente escaparem do Labirinto, Thomas e os outros Clareanos acham que estão finalmente livres do domínio do CRUEL. Mas não é bem assim. Novas provas estão a espera deles, e ainda muito mais crueis.

Logo no começo do livro, Teresa é separada do Thomas e some de vista. Quase tenho um treco com isso, e, no meio das provas, Thomas tenta procurar por ela. Quando a reencontra Deus pai amado. A cena é inesquecível. Na verdade, toda vez que ela aparece é inesquecível, porque bem, não só por razões boas, infelizmente.

Por que todo mundo traí Thomas? Tudo acaba mal para ele e sempre algo dá errado Quando você pensa que está tudo ok BOM! Algo acontece e você se desfaz tipo manteiga na chapa.

James Dashner foi perfeito nesse livro. Às vezes acho que o autor deveria sentir mais pena de Teresa e fazer o Thomas parar de odiar ela e tal. Mas tudo bem, continuo só de elogios ao autor. As ideias dele são criativas e a cada capítulo você é surpreendido. Só nos primeiros dez eu devo ter tido uns sete aftershocks de tanta coisa que descobria.

Em Prova de Fogo, acabamos entendendo muito mais do mundo distópico e pós-apocalíptico onde Thomas vive, o propósito do CRUEL e o que realmente é o Fulgor. Finalmente conhecemos pessoas que já foram contaminadas com esse vírus, além de muitas outras descobertas.

Por que, afinal, o que era o Grupo B que era citado no final de Correr ou Morrer? Descobrimos várias dessas perguntas na Prova de Fogo.

O livro amarra várias pontas soltas, mas ainda deixa diversos mistérios para serem desvendados apenas no último livro. Devo admitir que essa série é tão boa quanto Jogos Vorazes, e fãs dessa outra trilogia irão amar essa nova. O livro, apesar de cruel e depressivo em algumas cenas, é eletrizante e de prender o fôlego. A cada final do capítulo você se vê pensando no que irá acontecer.

Não dá para parar de ler.