Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

JoannaM. 09/05/2021

A Prova de Fogo
Esse segundo livro da saga tem muitos problemas. Começa com uma narrativa lenta e permanece assim por muito tempo, e tem um final corrido demais.
Nada demais acontece em grande parte do livro, e quando começa a acontecer é muito caótico, por vezes me perdia durante a leitura, sem entender os acontecimentos e o que tava rolando com os personagens.
Estou pensando se vale a pena continuar a leitura.

lia. 17/12/2022

Li o livro achando que tava sabendo o que tava lendo, mas tipo ??? é muito diferente do filme em várias partes. Pensei que minhas dúvidas iriam ser respondidas, mas a cada capítulo que passava eu ganhava mais delas.

O fato do livro ter 63 capítulos me faz ser uma pessoa precária viu, sei que tem mtos plots, mas James Dashner?!?!?!? vai caçar algo pra vc fazer né.

E outra, JAMES VC NÃO TEM PIEDADE DOS SEUS PERSONAGENS NÃO?????????? a cada sofrência que o Thomas passava minha vontade era chorar de ódio, juro mds, o dia em que James Dashner ter empatia com os seus personagens o mundo acaba.

Só isso mesmo, aé, lembre-se CRUEL (não) é bom!

Lalalala 09/12/2021

Plot intenso
A verdade é que a única coisa que me fez ter vontade de continuar lendo a saga foi o plot. Eu confesso que achei inesperado e fiquei de boca aberta quando li sobre ele. Tirando isso, o livro não tem nada de mais, além do newt perfeito ?

Larissa 02/12/2020

Emocionante
Primeiro e melhor livro da saga! É aquele típico livro que te prende do início ao fim. Gostei bastante
Itana.Romano 02/12/2020minha estante
Nossa, que legal! Eu gosto bastante dos filmes, os livros devem ser incríveis!!

maria.cici 19/12/2021

esperava mais...
Em comparação ao primeiro livro, eu acho que nesse faltou ação, acho que esse livro ficou muito parado e também que no final a cena que envolve a Teresa e o Aris, é muito "????"
Mas enfim, eles passam por outras dificuldades, e obviamente dificuldades trazem outros desafios para enfrentar.
Acho que eu fui com mais calma nesse livro, pois eu já sabia mais ou menos a história, e da mesma maneira eu recomendo.

Sara 20/03/2023

A ideia é boa, mas a execução deixou a desejar
Esse livro sofre da mesma maldição de tantos outros que são os do meio de uma série: ele é o pior.

Toda a ideia de passar pelo Deserto, de conhecer o Grupo B e os Cranks melhor é boa. Porém, o livro tem muitas falhas técnicas que dificultam a leitura.

A escrita é maçante, nenhum dos personagens (tirando a Teresa) acrescenta muito à história, e as coisas acontecem ou muito rápido ou muito devagar.

Um ponto relativamente positivo foi, finalmente, a presença feminina. Sinceramente, não foi nenhuma surpresa saber que o Grupo B se saiu melhor que os meninos. E por mais que eu não seja a maior fã da Brenda e ache muitas cenas dela completamente desnecessárias, foi bom ler sobre outra mulher que não a Teresa.

E vamos combinar, a Teresa é a maior vaca traidora existente, mas ela carregou o livro (ou pelo menos o Thomas).

Outra coisa que não gostei, mas aí é só uma questão de apego minha, foi a pouca presença do Newt. Saudades do melhor personagem.

MarcosMoreno 14/04/2022

Meio sem sentido
Apesar de ser um livro com uma história fictícia, os acontecimentos mais marcantes, do início ao fim, são acontecimentos sem nexo nem sentido. O livro dá um rodeio em muitas partes, mais acontece muitas coisas que não faz muito sentido. Não, o sentido de não entender, e sim, o sentido de "aconteceu mesmo isso? Dessa forma?". Eu senti que li o livro empurrando a leitura. Já que não me prendeu.

Bizzy 11/05/2021

CRUEL é bom
Esse livro pode ser definido em apenas uma palavra "Raiva", eu nunca senti tanta raiva ao longo de um livro como senti com esse, a todo momento você sente ódio pela CRUEL e por não deixar esses meninos em paz, sente ódio por uma galera ser burra, sente ódio com alguns personagens chatos e tbm sente ódio pelos sentimentos do Thomas, pq Thomas está quase insuportável nesse livro, moleque chato, a história totalmente arrastada, o começo é muito empolgante, mas depois fica numa mesmisse que a vontade de largar o livro é enorme, não prende muito, o primeiro é cheio de emoções a todo capítulo já esse é uma montanha russa meio tediosa.

Ps. Se Teresa disser mais uma vez que CRUEL é bom eu mato ela.

Victor Moreira 14/05/2021

As vezes menos, é muito mais.
Se eu pudesse descrever esse livro em poucas palavras, e diria: "Me deixem viver em paz". Chega a ser revoltante, cansativo e até cômico; o fato do Thomas e Cia, não terem uma hora de paz. É intriga, momentos letais de quase morte, dramas e muito dedo no cy e gritaria. Só deixem eles em paz!

Achei que faltou mais contextualização do que aconteceu nesse fim de mundo. Temos uma conversa aqui, um comentário ali, mas nada realmente relevante para essa grande distopia em que eles vivem.

O livro todo só fica botando cada vez mais pilha no grande pq de tudo estar acontecendo, mas se recusa a tentar ajudar ao leitor a chegar nessa resposta. No primeiro livro, boa parte das questões que são apresentadas, se desenrolam durante todo o livro e ainda deixa algumas para os próximos livros. Agora nesse, temos uma grande cena que simplesmente acontece do nada (pq não houve nenhum indício de que aquilo em si, iria acontecer. Pq as pistas são para as cenas do deserto) e que 10 paginas depois se é resolvido e explicado. E tudo isso nos 80% do livro, o que me faz entender que algumas pessoas acharem o final corrido.

Em compensação, oq não falta nesse livro é fluidez e ação. Acontece tanta coisa, que vc já espera qualquer coisa. Vc sabe que vai acontecer algo, mas não oq. Eu só queria que as coisas fossem realmente mortais. Me botam um monte de figurante pra morrer e no final feijoada? O primeiro se supera nisso.

E os dramas foram um saco as vezes. Eu vejo isso mais como um problema meu. Mas uma das coisas que mais me desmotivaram, foi a Brenda. Ela tinha tudo pra ser uma personagem foda e incrível (diferente da Teresa que é muito sem sal e sem açúcar no primeiro livro. Nesse aqui, ela ganhou uma certa personalidade mas no final, kgaram tudo) e no final, caiu nos clichês para trazer algo pro personagem principal. ???

Num geral, é um livro bem divertido e interessante, mas exaustivo que satura. Já me preparando pra bomba que vai ser o final dessa trilogia e espero respostas decentes, já que gostam de fazer tanto mistério.

Rebekah 05/09/2020

Adorei. A escrita de James é bem tranquila você nem sente as páginas passarem

Nclrmbz 17/04/2022

A criatividade do autor com o desenvolvimento desse universo me impressiona toda vez que lembro, como a maioria das pessoas fui ler o livro depois de ter assistido o filme (no minimo umas 15 vezes) e em nenhum momento eu senti que era a mesma história, não consegui fazer a comparação de sempre "essa cena não teve no filme/isso foi diferente..." mas independente disso não deixa de ser um livro muito bom.
A construção dos acontecimentos foi feita de maneira objetiva mas ao mesmo tempo fica confusa caso não se leia com 100% de foco por serem muito elaboradas.
Nunca tinha lido nenhum livro parecido com esse, gostei muito

Luellen 29/01/2021

MARAVILHOSO
digo que esse é o melhor livro até agora, demorei pra ler, mas quando peguei o pique nem vi o tempo passar

Rmello 18/07/2021

I NEED ANSWERS!!
Antes de mais nada queria dizer que, se vc ja assistiu os filmes, esse livro vai te deixar de queixo caído. É uma história completamente diferente e que me supreendeu de inúmeras maneiras.

Você começa desde o primeiro livro com muitas perguntas, termina ele com outras, daí você pensa "veio aí as respostas". ERRADO, terminei mais confuso do que nunca, fiquei preso na história do início ao fim em buscas de respostas, até consegui algumas mas ainda tem muita coisa por vir e não vejo a hora de terminar essa saga.

Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti os filmes e achava que tinha uma base do que vinha por aí, mas as histórias são tão diferentes que foi uma surpresa desde o começo. Por um lado isso pode ser ruim, definitivamente eu acharia a adaptação uma grande merda se tivesse lido os livros antes, mas ambos são extremamente bons e vale super a pena ler os livros e ver os filmes.

Lá pelos capítulos 10-15, aquele "cara de rato" fala que: "Se posso lhes contar alguma coisa hoje, é que nunca, em momento algum, devem acreditar em seus olhos. Alías, nem na sua mente...". E cara, prestem atenção nessa frase, a história conta com muitos plot-twists que me deixaram completamente CHOCADOS, é uma revira volta atrás da outra.

Esse é até então o meu favorito da saga, desde o minuto que comecei a ler eu não quis mais parar (tanto que até sonhei com a história kkkkkk). Então, só me resta uma coisa para lhes dizer... CRUEL é bom.