Sidarta

Sidarta Hermann Hesse

Resenhas - Sidarta

Carina143 02/11/2023

Tinha curiosidade em ler este livro depois de muito ver e ouvir dizer sobre como ele tinha passagens belas e importantes. E bom, ele de fato tem essas passagens.
Achei o livro mais esotérico e religioso do que eu consigo lidar, mas entendo alguns pontos.
A história tem alguns momentos e textos lindos e de profunda reflexão. Mas por outro lado pode ser um pouquinho massante às vezes.
É uma leitura válida, e que pode de fato ser uma experiência pra algumas pessoas. Não foi pra mim, mas certamente carregarei algumas mensagens dele para a vida.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Muito bom, muda nossa forma de ver a vida. Todo mundo deveria ler.

Jefter0 29/10/2023

Reflexivo e tranquilo de se ler
O livro Sidarta foi um dos livros mais lindos que já li, é um livro tranquilo, leve, confortável de se ler. É muito reflexivo que te faz levar a vários pensamentos e o modo de com você vê as coisas ao seu redor, a comparar a realidade com o livro e levando ao um bom aprendizado.

gstvmts 26/10/2023

Minha primeira leitura de Hesse
Fantástico romance de formação que nos guia através da jornada de Sidarta, que abandona tudo e todos em busca de sua Iluminação, o almejável Nirvana.

Diferentemente de Sidarta Gautama, o Buda, o Sidarta de Hesse não acredita na eficácia de doutrinas, em seu lugar, vê possibilidade em alcançar seu objetivo último, pelo qual toda sua vida se resume em atingir, através de suas experiências individuais e somente através delas.

A obra, por último, é um convite a refletirmos sobre a tal Busca de Sentido que muitos de nós, apreciadores de literatura existencialista, objetivamos. Como bem dito por Sidarta de Hesse: "Só, talvez, procuras demais, que de tanta busca não tens tempo para encontrar coisa alguma.".

tatsu 25/10/2023

(Escrito no dia 13/10/2020)
Foi uma vibe muito parecida com a de "O Alquimista", sobre tudo ser uma coisa só e nós encontrarmos no que acreditamos por nós mesmos (??) Algo meio assim. Sobre renascimentos espirituais e busca por sentido. Adorei o livro, por mais que tenha levado um tempo meio desnecessário pra ler. Por coincidência, conheci a música "All Apologies" do Nirvana nesse período, e ela fala um pouco sobre nada se diferenciar de nada. Todos nós seguimos o mesmo curso, como num rio.
Também relacionei muito a história com "O Alquimista" no sentido de estabelecer uma barreira entre "os conhecedores" e "os medíocres". E meu espírito egoísta só falou ainda mais alto por causa disso KKKK. Não sei como melhorar nisso. Eu sou parte de um todo. E eu sempre existi assim como todo o resto do mundo. Não tem como eu ser "especial". Isso é meio assustador.
Enfim, foi muito bom Lucas (meu irmão) ter me falado sobre o livro e recomendado. Adorei e recomendo. Gosto da linguagem e toda a subjetividade do livro :) Seu valor e significado; sua mensagem.

Gustavo.Morsch 24/10/2023

(Re)conectando-se
Não me canso de ler este livro. A busca pelo sentido da vida é um caminho tortuoso... passear com as experiências do Sidarta, conseguindo (com alguma facilidade) aquilo que muitos chamariam de essencia da vida é muito interessante. Não se trata de abandonar tudo ou ter tudo, mas sobre saber escutar e se conectar.

Akira 15/10/2023

Uma viagem no autoconhecimento
Depois de ter vislumbrado o talento de Herman em Demian, finalmente concluí a leitura de Sidarta e posso afirmar que este sem dúvida é meu livro favorito de todas as suas obras. Um livro com uma leitura simples e ai mesmo tempo complexa mas com mensagens profundas e metáforas para parar, refletir e repensar até mesmo a sua vida e a maneira de vê-la. Um livro que me fez embarcar em uma viagem de autoconhecimento, reflexão e que com certeza me marcou para sempre. Esse é uma daquelas obras que merecem ser lidas uma vez por ano. O auge de Herman Hesse e todo o seu talento para escrita pode ser visto de forma mais crua nesta magnífica obra.

Roger Ruiz 10/10/2023

Na busca de respostas, esqueci de viver
O livro traz uma profunda reflexão sobre "o que é a vida", questionamento pertinente feito por Antônio Abujamra em suas provocações. Saímos por aí, buscando respostas, conselhos, palavras de um sábio, a vida passa, esquecemos de experimentar, viver a vida, contemplar a simplicidade do que nos é dado.
Fazendo um crontraponto: Sidarta experimentou a vida, se envolveu com as coisas mundanas da vida, bebidas, jogatina. Vale uma reflexão neste ponto pois, se errarmos a dose, talvez não haja segunda chance.

Renatav 03/10/2023

Uma lição!
Segundo livro que leio do autor. O primeiro foi Demian, que faz muito tempo que li. Porém, acho que gostei bem mais desse. Queria ler há alguns anos, mas sempre ficava pra depois, mas agora me parece que li na hora certa. Gostei muito, o livro é lindo, uma lição!

Patrick.Ramos 01/10/2023

Gostei bastante dessa leitura. Fiquei envolvido com a história e seus personagens. O livro apresenta diversos pontos de reflexão, o que deixa a leitura muito agradável e gera certa reflexão no leitor.

Apesar de ser um livro curto, ele apresenta um enredo fantástico. Não é um livro sobre o verdadeiro Buda, mas ele aparece na história.

É o tipo de leitura que indicaria para alguém que está meio que perdido, tanto na vida como em seus pensamentos, procurando um caminho.

Alguns trechos que gostei abaixo:

...

"Só, talvez, que procuras demais, que de tanta busca não tens tempo para encontrar coisa alguma."

...

"E com isso te comunico uma doutrina que te fará rir, ó Govinda: tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim me interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência."

...

"Não é nos seus discursos e nas suas ideias que se me depara a sua grandeza, senão unicamente nos seus atos e na sua vida. "