Sidarta Hermann Hesse

Resenhas - Sidarta

Letícia 03/07/2021

No ano passado, virei fã de Hermann Hesse. Depois de estrear com Demian, uma das leituras mais marcantes de 2020, decidi prosseguir a leitura da obra do Nobel de Literatura de 1946 com Sidarta. Publicado em 1922, o romance narra a jornada espiritual e de autodescoberta de um jovem brâmane na Índia do limiar do budismo.

O Sidarta do título não é o Buda histórico, Sidarta Gotama, que, segundo reza a lenda, alcançou a iluminação após renunciar ao mundo material. O Sidarta de Hesse também almeja o Nirvana, porém sua trajetória e seus métodos destoam dos empreendidos pelo Buda.

A princípio, tendo abandonado família e amigos para se tornar um asceta, Sidarta busca a plenitude por meio da superação do ego, mas, apesar de todos os esforços, não logra dissociar-se dos seus anseios e instintos. Mais tarde, ele percebe que não atingirá seu objetivo por meio de nenhuma doutrina, nem mesmo a do Buda, mas apenas pela experiência individual. A revelação, ele intui, não é conhecida pelo relato alheio, chega a cada um por vias inteiramente subjetivas.

Sidarta decide, então, se entregar à vida mundana, dominada pelos sentidos e pelos prazeres carnais. Também assim não obtém sucesso. Somente ao abandonar a luxúria e os vícios, outras formas de fuga do eu, e ganhar consciência da realidade, do aqui-agora, é que ele descobre o caminho para a redenção, aquilo que os escritos sagrados e os grandes sábios não puderam lhe ensinar.

Influenciado pela teoria da individuação junguiana, Hesse nos mostra que a sabedoria é construída no íntimo de nosso ser, por meio de nossas vivências, não podendo ser comunicada e repetida. Além disso, o autor traz um noção heideggeriana de tempo e revela o sofrimento causado pela separação ilusória entre passado, presente e futuro. Um dos principais aprendizados de Sidarta é ver a existência como fluxo contínuo, repleto de potencialidades.

Sidarta é um livro que convoca o leitor à vida, a fazer-se presente e assumir seu lugar no mundo, a enxergar a beleza que o rodeia e a abrir-se a todas as fontes de conhecimento. A felicidade pode vir dos lugares mais surpreendentes.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

Natalia 10/12/2023

Expectativa alta demais.
Eu amo ler sobre culturas e religiões diferentes, e esperava uma história incrível sobre budismo, até pelo autor ser Nobel em literatura minha expectativa estava ultrapassando o monte Everest.
Mas não rolou, a história é bem rasa, em vários momentos parecia um livro de auto ajuda com várias frases de efeito.
A leitura é valida como uma forma de conhecer a escrita do autor, mas não agrega conhecimento como imaginei que seria.

Aislan.Pivato 19/11/2023

Livro leve de ser ler e muito reflexivo.
É o meu primeiro livro, recebi a indicação de uma pessoa da academia em que eu treino.
A escrita é impecável, acredito que a cada vez que ler este livro, ele me trará ainda mais reflexões.
É realmente um livro para quem busca conhecimento e sabedoria.

Paulo Henrique 22/07/2021

Jejuar, esperar e pensar.
Um livro cheio de ensinamentos, com análises profundas sobre a existência humana. Em determinados pontos polêmico como na relação com o filho, mas que nos permite pensar em muitos outros pontos. Gostei e vou procurar outros desse autor para ler.

Danielle Gonzales 28/09/2021

Reflexões sobre os caminhos da vida
Um livro cheio de reflexões sobre como os caminhos da vida nos trazem muitos ensinamentos.
Achei incrível a forma como o autor escreve de maneira leve e simples de entender, reflexões que são tão profundas.
A descrição dos caminhos que Sidarta passou, as pessoas que ele encontrou, as realidades que viveu, e todos pensamentos que teve, levaram a uma finalização incrível do livro.

Suse.Passos 02/06/2024

Sidarta - Hermann Hesse
Em "Sidarta", Hermann Hesse nos convida a uma jornada de autodescoberta e espiritualidade profundamente inspiradora. O romance acompanha a vida de Sidarta, um jovem indiano em busca de iluminação, que se lança em uma viagem interna e externa, atravessando os caminhos do conhecimento e da experiência.

? Trama e Temas:

Sidarta, insatisfeito com os ensinamentos formais e a vida de conforto em sua vila, parte em busca de um sentido mais profundo para a existência, pois, ele acredita que a sabedoria não pode ser ensinada e sim adquirida por experiência própria. Sua jornada o leva a viver como um asceta, a aprender com um sábio balseiro e até a experimentar os prazeres e as dores da vida mundana. Através de encontros significativos e introspecções profundas, Hesse explora temas como a dualidade da vida, a natureza do ego, e a busca incessante pela paz interior.

???? Reflexões:

O que torna "Sidarta" uma leitura tão impactante é sua habilidade de mesclar filosofia oriental com a narrativa envolvente de Hesse. Cada capítulo é uma meditação sobre a vida, questionando as convenções e desafiando o leitor a refletir sobre sua própria jornada pessoal.

? Impacto Pessoal:

Ler "Sidarta" é uma experiência transformadora. É um livro que não apenas se lê, mas se vive. Ele nos lembra da importância de ouvir a voz interior e de buscar o equilíbrio e a harmonia em nossas vidas.

? Quote Favorito: ?Quando alguém procura muito- explicou Sidarta- pode facilmente acontecer que seus olhos se concentrem exclusivamente no objeto procurado e que ele fique incapaz de achar o que quer que seja, tornando-se inacessível a tudo e a qualquer coisa porque sempre só pensa naquele objeto, e porque tem uma meta, que o obceca inteiramente. Procurar significa: ter uma meta. Mas achar significa: estar livre, abrir-se a tudo, não ter meta alguma. Pode ser que tu, ó venerável, sejas um buscador, já que, no afã de te aproximares da tua meta, não enxergas certas coisas que se encontram bem perto dos teus olhos.? (p.154)

Cris.Peixoto 21/06/2020

Sidarta
Excelente indicação de um amigo e professor, Sidarta é um livro profundo. A história de
Sidarta é um pouco a história da maioria de nós. O pensamento dialético bem comum no ocidente e contado numa história indiana torna o livro mais interessante e próximo de nós. Como se fosse mais fácil visualizar-mo-nos na de outro que nos parece distante tornando mais possível reconhecer-mo-nos num desconhecido distante que não nos julga, mas nos ensina por uma similaridade que não conseguimos explicar, mas que nos parece universal. É um livro filosófico.

Aécio de Paula 15/03/2021

Sidarta - Hermann Hesse
Gostei, bem interessante. É sobre um Brâmane indiano, chamado Sidarta, e com seu amigo, saem em peregrinação buscando sabedoria. Muitas reviravoltas acontecem. O livro é bom para fazermos uma análise do que buscamos em nossas vidas.

Marcelo.Alencar 05/01/2022

Que livraço
Há livros que transformam seus leitores. O Sidarta de Hess é mágico. É um ensino que vai além da filosofia. Uma obra para ler e melhorar!
Nota 10.

Felps 29/03/2022

O Nirvana é logo ali...
Meu primeiro livro do Hermann Hesse e, sem dúvida, não será o último. Uma leitura que me trouxe paz no coração do começo ao fim e que me fez chorar de emoção (coisa que uma leitura não me proporcionava havia algum tempo). Uma doçura nas palavras, uma serenidade nas ideias, paisagens tão singelas e com tanto significado. Melhor que muito livro de autoajuda por aí! Recomendo demais a leitura dessa história belíssima e cheia de reflexões.

Deghety 01/06/2023

Sidarta
Sidarta de Hermann Hesse é um Sidarta genérico do Sidarta Gautama, porém a ideia filosófica, mítica e de doutrina é quase idêntica.
O protagonista experimenta, praticamente, a glória e a degradação do ser humano em questões espirituais.
Essa ideia que mencionei acima se trata da conexão do HOMEM com o todo o universo e os polares a qual Sidarta foi submetido faz com ele entenda e reconheça a necessidade de ser o que se é e que tudo tem o seu propósito.
Esse é o terceiro livro de Hesse que leio, achei-o menos impactante que Demian e O Lobo da Estepe. Mas talvez seja esse o ponto, a simplicidade, mesmo com toda a complexidade do indivíduo e seu anseio pela elevação, indiferente ao caráter de sua meta.

Oguinho 18/08/2014

Iluminador
Nada se aprende com Sidarta, e nada mais precisamos aprender.
Desconcertante, apaziguante, iluminador.
Uma obra prima!

Taynan 27/03/2022

Reflexivo
Um livro reflexivo.
Fala sobre vida, sobre a busca constante de um propósito, sobre autoconhecimento, de uma perspectiva budista.
Não acontece nenhum plot.
Apenas acompanha a trajetória do personagem

Maria16577 21/05/2023

Definitivamente não estou no momento certo para apreciar essa leitura, ou talvez nem seja o público certo pro livro. Todas as reflexões, as grandes dúvidas de Sidarta eram completamente inacessíveis a mim, que não conseguia distinguir sua origem, o que despertava essa ânsia do personagem principal em primeiro lugar. Talvez (e com certeza), eu pessoalmente peque por um excesso de pragmatismo, mas realmente não consegui me conectar nem de longe com a jornada de Sidarta no livro. Me vi, por outro lado, incomodada com alguns grandes detalhes, como a ausência de Sidarta da vida de seu filho, ou com aquele senso de soberba do personagem, no início do livro, com todos que não compartilhassem de suas preocupações.
O ponto do livro é justamente esse, claro, da vida ser esses aprendizados ao tempo que, como em uma correnteza de um rio, na própria existência de algo coexiste sua própria negação, tudo existindo ao mesmo tempo. Mas no fim as conclusões não me soaram tão satisfatórias, e todas as reflexões de Sidarta me pareceram quase despropositadas. Novamente, óbvio, o livro não é pra mim.
A outra questão que posso comentar é que talvez algo que atrapalhou a minha conexão com o livro seja uma certa caracterização genérica dos personagens. Me pareciam arquétipos, personagens um tanto superficiais, pouco complexos. Provavelmente uma estratégia para tornar a história mais acessível, para fazer o leitor se pôr no lugar dos personagens, mas que acabou me fazendo me importar menos com o que seria deles.
Enfim, talvez uma leitura em um outro momento me seja mais proveitosa.

Pietra 17/03/2021

Linda jornada
Te faz transcender o pensamento e a buscar por novos significados, talvez essa busca seja eterna em vida, como muito aborda o livro.