Biblioteca de Alexandria

Biblioteca de Alexandria Derek Adie Flower

Resenhas - Biblioteca de Alexandria

Antonio Luiz 15/03/2010

Civilização helenística para dummies
Em Biblioteca de Alexandria, o escritor britânico Derek Adie Flower faz um breve resumo da fascinante história da cidade em que foi criado, capital intelectual do mundo antigo por sete séculos da fundação da famosa biblioteca em 295 a.C., até o saque e destruição do que restava da mesma por fanáticos cristãos instigados pelo bispo Teófilo, em 391 d.C.

Aceitável como introdução para leigos, o livro deixa a desejar para quem busca profundidade e precisão. Sua maior virtude é abrir o apetite para abordagens mais eruditas e originais dessa brilhante civilização.

Ali trabalharam Eratóstenes, Arquimedes, Hierão, Hiparco, Ptolomeu e Galeno e nasceram a astronomia, a matemática, a física, a filologia, a gramática, a astrologia, a alquimia e o gnosticismo. Atenas e Jerusalém foram apresentadas uma à outra e as civilizações da Europa, Ásia e África puderam, pela primeira vez, trocar conhecimentos e sabedorias.

Há quem desdenhe sua cultura como decadente e amaneirada. Talvez. por isso, muitos historiadores lhe deram menos atenção que deviam. Mas essa matriz sincrética concebeu o iluminismo e o otimismo com os quais o Ocidente relativizou tanto o senso trágico da Grécia Clássica, para consternação de Nietzsche, quanto os dogmas bíblicos, para fúria dos fundamentalistas.

Andrielle Gomes 25/05/2020

Biblioteca de Alexandria
Alexandria era conhecida como o epicentro do saber no Egito antigo e durante quase novecentos anos esteve na soberania greco-romana. A junção de diversas personalidades, pensadores e filósofos tornaram a Biblioteca da cidade, um núcleo propagador da cultura e um centro de pesquisa internacional.

Confesso que iniciei essa leitura com altas expectativas e terminei um pouco decepcionada. Aparentemente, tudo que é narrado sobre a biblioteca não passa de suposições com base em indícios fracos e nenhum vestígio arqueológico.

Conflitos armados, intrigas de poder, incêndios e inundações acabaram por destruir completamente a biblioteca e hoje não se tem informações concretas nem de onde a mesma estava localizada no auge de sua existência.

Se você gosta de história e de acompanhar a trajetória de grandes nomes em diversas áreas do conhecimento, bem como suas descobertas, esse livro é para você. Muitas informações compartilhadas pelo autor são muito relevantes para se tomar conhecimento, mas sobre a soberana Biblioteca de Alexandria, pouco é dito.

Nessa leitura podemos constatar um fato que a muito já sabemos: conhecimento é poder. Também podemos perceber que o ser humano tem o poder de construir e a capacidade de destruir e que, infelizmente, muito foi perdido da história da humanidade em meio aos acervo da Biblioteca de Alexandria.

Lyeti 07/03/2009

Interessante
Comprei esse livro em um supermercado perto de casa, estava sem nada novo na minha biblioteca e como a Antiguidade e a biblioteca de Alexandria são assuntos que me fascinam, comprei. E de forma interessante, fui muito feliz, porque não fala apenas da arquitetura da bilioteca, mas de todos os segredos e mistérios que cercam essa biblioteca fascinante e infelizmente desaparecida.

Vitor 23/02/2015

Magnifica leitura
Com uma leitura um tanto refinada e bastante fidedigna ao meu ponto de vista da tradução, o autor Derek Adie Flower retrata desde os primórdios do nascimento da cidade estado Alexandria e o surgimento da biblioteca mais famoso do mundo. Ele descreve seu idealizadores e mantenedores durante os séculos com o passar do tempo.
Durante um tempo a leitura se torna um pouco monótona devido a descrição de vários protagonistas das filosofias e das teosofias que percorreram o tempo e que fizeram todos os acontecimentos de exaltação da biblioteca e declínio da mesma.
No meu ponto de ver é uma leitura indispensável para quem ama história antiga e pretende entender como surgiram as religiões que hoje temos como as principais do mundo e como surgiram os problemas e conflitos que ainda persistem até hoje.
Amei a leitura e principalmente porque foi de minha estima ler sobre certo filósofos e acontecimentos que marcaram a história sobre a religião cristã que foi esquecido por alguns no tempo.
A editora Nova Alexandria está de parabéns pelo livro e a diagramação que esta muito bem impressa e pela capa escolhida. No mais boa leitura para quem resolver se aventurar.

Wellington Ferreira 05/05/2014

Todo amante do livro deveria ler essa obra...
Olá pessoal!

Dando sequência ao desafio que eu me auto impus de ler 3 livros neste feriado, eis que acabo de terminar o segundo: "Biblioteca de Alexandria".

Adorei a leitura. Adorei poder saber e poder conhecer um pouco mais sobre a história dessa mítica biblioteca que tanto fez e contribuiu para o desenvolvimento e disseminação das ciências, culturas e filosofias; por meio de seus idealizadores, sábios e pensadores. Isso fez com que a Biblioteca de Alexandria ficasse conhecida como o "centro do conhecimento do mundo".

Nesta obra, bem ampla por sinal, o autor percorre quase 1000 anos de história, ele começa falando do período em que essa Biblioteca começou a ser idealizada, e finaliza falando da destruição da cidade de Alexandria. Isso, obviamente, falando de todos os homens das ciências, letras e filosofias que fizeram parte dessa história e que ajudaram a construir ao longo dos séculos a sua reputação.

Eu já tinha este livro aqui em casa há pelo menos 3 anos, e só agora tive o interesse despertado em lê-lo. Recomendo a todos que gostam de História e principalmente a quem exerce a função de bibliotecário (temos vários no Grupo), pois possibilitará a vocês conhecer, como surgiu e como funcionava a mais importante biblioteca de todos os tempos.

Fica a dica, espero que gostem.

Um abraço e boas leituras!

KADU-BASS 23/08/2017

Um bom livro
Desde menino sempre ouvia falar desta biblioteca , mas pouco sabia sua história . Quando adulto muito tempo tempo depois busquei saber sobre o que aconteceu . Não me arrependi . É um livro bem interessante o autor em alguns momentos sabe deixar a leitura agradavel , nao deixando tão densa , mas porém as vezes se torna confuso com muitos nomes , acaba atrapalhando um pouco a leitura . Sei que e importante , mas outros livros que retratam a historia conseguem ser mais didaticas .

Em si , e uma boa leitura . recomendo .