Se Você Me Visse Agora

Se Você Me Visse Agora Cecelia Ahern

Resenhas - Se você me visse agora

Carla 18/09/2011

Gostaria muito de um Ivan na minha vida...
Belíssima história, emocionante e uma pequena lição de vida, Cecelia Ahern mais uma vez consegue me surpreender com uma história real com uma pitada de imaginário que, no final do livro, podemos nos perguntar: será que os amigos invisíveis existem?
Acho que todo mundo gostaria de, em algum determinado monento de sua vida, ter um amigo invisível para nos aconselhar ou simplesmente colocar um sorriso em nosso lábio. Porque amigos não servem para chegarem e puf! resolver nossos probelmas, na verdade, eles estão lá para ficarem do nosso lado e nos ajudar a superar esta fase ruim, sejam eles reais ou invisíveis.
Recomendadíssimo!!!!!!

“Quando você deixa um copo ou um prato cair no chão, provoca um ruído alto de coisa quebrando. Quando uma janela se estilhaça, um pé de mesa se quebra ou um quadro cai da parede, tudo isso faz barulho. Mas quando se trata do coração, quando ele se parte, é completamente silencioso. Seria de se pensar que, sendo ele tão importante, provocaria o ruído mais alto do mundo, ou mesmo alguma espécie de som cerimonial, com o soar de um címbalo ou o badalar de um sino. Mas o coração é silencioso e você quase deseja que haja algum som que o distraia da dor.” p 239.
Douglas 18/09/2011minha estante
Eu quero ler!!

Mari | Triplo Books 12/01/2013minha estante
Carla, o video que fiz dessa vez é sobre ele ^^
Claro que não entrei nas questões mais profudas do livro pra nao fazer spoiller.

CarolSeco Revisora 03/08/2018

Uau!
Comprei esse livro porque estava barato e a sinopse me pareceu legal.
Nada demais, apenas uma história simples e leve.
Já no começo percebi que estava enganada. Era uma história linda sobre amizade, sobre escolhas, sobre as influências do que vivemos no passado em nossa personalidade hoje.
Porém esse livro vai além, muito além. Quem leu O meu pé de laranja lima, e lembra da amizade com o Portuga, certamente entenderá o que eu quis dizer com "muito além".
É uma história perfeita e o livro, meu mais recente favorito, denso, inspirador e nos faz desenvolver um carinho pelos personagens que é como se fôssemos amigos deles também.
Panda 23/08/2019minha estante
Resenha fiel.

araujonei 23/01/2019

Se Você Me Visse Agora
“(…) não é estranho o quanto as pessoas se tornam diferentes quando de fato as olhamos nos olhos? De repente, parecem outra pessoa. Se vocês me perguntarem, é verdade o que dizem sobre os olhos serem as janelas da alma.”

Elizabeth é uma mulher organizada e controladora. Odeia que algo fuja ao seu controle e cria o sobrinho, Luke, com rédeas curtas. Sua irmã, Saoirse, é uma mulher que vive para o mundo, esquecendo que tem filho. A mãe desapareceu quando Elizabeth ainda era criança e o pai dela parece ter se perdido dentro de si.
Sua vida se torna um pouco mais complicada quando Ivan aparece na vida de Luke. Ivan é um amigo e ele leva esse trabalho muito a sério. Não é um amigo imaginário (por mais que Elizabeth queira acreditar nisso), mas um amigo, e Elizabeth deve lidar com isso da forma mais madura possível.
“Se Você me Visse Agora” parece um livro bobo. Amigos imaginários fazem parte da vida de qualquer criança e parece um tema muito raso. Mas aqui Cecelia conseguiu criar uma história tão forte quanto doce, que me deixou feliz do início ao fim.
Ivan representa nada além daquela parte dentro de nós que acredita ainda na felicidade. Que criança não sente esperanças? Não se sente feliz com as coisas mais simples? Que vive uma vida colorida mesmo que os dias não estejam assim tão alegres?
“Se Você me Visse Agora” traz lições muito fortes para nós adultos, com uma carga emocional muito forte e um dos finais mais sinceros e reais que li em muito tempo.
Panda 23/08/2019minha estante
Livro maravilhoso! Amei.

Bruna Carolina 14/02/2012

Depois de tantas decepções que a vida lhe impôs, Elizabeth Egan decide não sonhar nunca mais para que assim não se iluda e se machuque. Só que as coisas começam a mudar depois que Elizabeth conhece Ivan, um cara super legal, que está com ela sempre que ela precisa.
Só que o que ela não consegue entender é que não é todo mundo que vê Ivan, porque ele é o que os humanos chamam de “amigo imaginário”.
Com o passar dos dias os dois acabam se apaixonando, só que diante de tal realidade eles jamais poderiam ficar juntos, pois assim que Elizabeth não precisasse mais de Ivan, ela deixaria de velo e ele teria de seguir sua jornada de amigo, ajudando a todos que dele precisassem.

Thaís Averaldo 04/03/2012

Um livro falando de amigos imaginários? Sim um livro sobre amigos imaginários com uma sutileza que emociona do começo ao fim.

Elizabeth Egan tem trinta e quatro anos e passa por poucas e boas, teve que criar a irmã 12 anos mais nova quando a mãe foi embora de casa e cria o sobrinho de seis anos que a irmã teve quando adolescente. Se tudo não bastasse a irmã só da dor de cabeça e seu relacionamento com o pai é péssimo.

Elizabeth não acredita em contos de fada, não consegue se sentir ligada ao sobrinho e agora ainda por cima o garoto aparece com um amigo imaginário. E é com Ivan, o amigo imaginário de Luke que as coisas começam a mudar para ela.

Nunca li um livro que gostei e fiquei com pena de ver seu fim, não queria conhecer o fim porque imaginei um fim bem como foi mesmo, chorei lagrimas de felicidade, agonia e tristeza. Com Elizabeth, por Luke por não despertar amor na mãe e ser criado por uma tia que é tão traumatizada que não consegue demonstrar amor por ele.

Chegamos ao fim com uma singela lição para Elizabeth e serve para todos nós! Apaixonei-me pela escrita de Cecelia Ahern quando li “Ps: Eu te Amo” e tinha certeza que não me arrependeria de comprar “Se Você Me Visse Agora”. Cecelia tem uma escrita tão delicada e comovente, faz com que acreditemos em amigos imaginários e em Zaf Ed Atnoc (tente ler de trás para frente!). Essa é uma das autoras que, sem dúvidas, está na minha seleta lista de “Autores Preferidos”!

Nana 06/08/2011

Não era o que eu esperava!
Como não gosto de livros de fantasia, tipo conto de fadas, para mim foi difícil me envolver com a estória. Não acho que ela seja ruim, apenas não me despertou interesse. Cheguei a ler até a última página e acho que, para quem gosta do estilo, até tem uma lição no final das contas, só é preciso usar a imaginação e entrar no clima da fantasia.
Li outros três livros da Cecelia Ahern e este, na minha opinião, é com certeza o mais fraquinho deles.

Rafaela 24/02/2017

Elizabeth não teve uma vida fácil. Depois do abandono da mãe, precisou criar a irmã mais nova, e agora tem também a responsabilidade de cuidar do sobrinho de 6 anos, Luke. Mas a vida de ambos está prestes a mudar com a chegada de Ivan, um amigo imaginário!

Cecelia Ahern constrói aos poucos um drama singelo e com uma belíssima mensagem através de Ivan, alguém que é apenas imaginário. De início ele é visto apenas por Luke, mas aos poucos Elizabeth também começa a perceber sua presença, acreditando que ele é, na verdade, uma pessoa real.

Com o desenrolar de muitas conversas com Elizabeth, Ivan começa a perceber que sua missão é diferente dessa vez, pois não é uma criança que precisa de sua ajuda, e sim uma mulher com um passado difícil a ser enfrentado.

Elizabeth tem uma personalidade dura em sentimentos, pois teve que lidar com a partida da mãe e a criação da irmã desde muito nova, o que a fez amadurecer muito ao longo dos anos, e ainda faz ela se sentir responsável e culpada pelas constantes atitudes impensadas da irmã. Para ela é difícil criar o sobrinho, pois sabe que a ausência de amor fraternal na sua infância faz com que não consiga passar o mesmo sentimento de conforto e amor à Luke.

Ainda sim, apesar de viver em uma casa cheia de regras e restrições, Luke é um garoto muito doce, calmo e compreensivo com a situação.

E é aí que o papel de mudança de Ivan se encaixa. Ele nos mostra que às vezes, carregamos fardos e decepções muito grandes nas costas, e tudo que precisamos é de alguém em quem possamos confiar e desabafar, deixando sair todo aquele medo e angústia que trazemos conosco. Necessitamos dessa faísca de mudança, que nos faça abrir os olhos, nos arriscarmos para aproveitar os simples mas bons momentos da vida, que irão trazer uma grande felicidade e leveza, mudando completamente quem costumávamos ser.

Sim, a mensagem chega de uma forma maravilhosa e recheada de drama pelo caminho, mas ainda que eu tenha gostado do propósito do livro, a leitura em si não me cativou tanto. Mas acredito que para quem é fã da autora, vai ter seu coração arrebatado por Se Você Me Visse Agora!

site: https://eterna-leitora.blogspot.com.br/2017/02/resenha-se-voce-me-visse-agora-cecelia.html

Maristela Sales 08/05/2013

Lindo!
Esse livro agora é um dos meus favoritos!

Aline Stechitti 23/11/2018

Inverossímil
Esse é o livro do tipo que você lê para passar o tempo, quando não quer nada para pensar e só vai passando os olhos nas palavras.
Achei o drama da família de Elisabeth muito bom, mas a parte do Ivan o "amigo imaginário" não desceu. Ele se apaixonar por ela, ele ter uma chefe e colegas de trabalho no "Faz de conta"... Sei lá... Apesar de gostar de fantasia, pra mim ficou inverossímil. Mesmo dentro de uma fantasia as coisas precisam fazer sentido.
Apesar de o livro ser fofo e de eu adorar as descrições das paisagens e dos lugares, a história começa e termina igual. Não acontece nada. Há cenas muito bonitinhas e tal, mas o livro não tem algo intrigante que te faz querer ler as próximas páginas. Você sabe como vai terminar. Me decepcionei um pouco por esperar algum humor também.
Um livro bem fraco, mas fofo. Dá pra passar o tempo.

Alessandra 02/02/2015

Simplesmente mágico
Bem,não sou uma fã fervorosa de Cecelia Ahern. Portanto,fui bastante resistente à essa leitura.
O que me fez iniciar foi uma passagem lida aqui no skoob,enfim...estou completamente apaixonada e de coração partido. Ivan é puro e quebra toda aquela rigidez de Elizabeth,é doce... Quem não ia querer um Ivan? Não sou de escrever resenhas ,mas esse eu precisei! Abaixo,um dos trechos mais bonitos:
"...A vida é feita de encontros e despedidas. Pessoas entram na nossa vida todos os dias, a gente dá bom dia ,dá boa noite,algumas permanecem por alguns minutos,algumas permanecem por alguns meses, algumas por um ano e outras por toda a vida. Não importa quem seja,a gente conhece e então,se despede..."

cris.leal.12 27/06/2017

Para ler com o coração aberto...
Resumidamente, em "Se Você Me Visse Agora", de Cecelia Ahern, a designer de interiores Elizabeth Egan cai de amores por Ivan, o amigo imaginário de seu sobrinho de seis anos.

Essa é a profissão de Ivan: amigo profissional imaginário. Ele tem chefe, colegas de trabalho, reuniões, relatórios e tudo mais.

A princípio, Ivan achou que seu trabalho seria apenas o de ajudar Luke, o sobrinho que Elizabeth tem a responsabilidade de criar, mas por quem não consegue expressar afeto. Mas, como Elizabeth também começa a vê-lo, Ivan resolve ajudá-la a superar seus problemas pessoais e melhorar sua vida.

O difícil deste livro é você acreditar no romance entre Ivan e Elizabeth. Afinal como amigo imaginário de uma criança, ele também não deveria ser uma criança? Pois é... mas ele não é! E isso fez as coisas ficarem meio confusas (pelo menos para mim).

Além disso, Elizabeth é descrita como uma pessoa incapaz de lidar com suas emoções, metódica, controladora e workaholic. Então, é meio difícil entender como uma pessoa assim se entrega tão cegamente à fantasia.

Apesar dos meus questionamentos, o livro não é ruim. A interação entre eles é bem bonitinha. As observações e reações de Ivan a Elizabeth são bastante divertidas. E, o mais importante, o amor dos dois irá mudar a vida de todos à volta, mesmo que ninguém seja capaz de ver. A dica é ler com o coração aberto, sem preconceitos ou ceticismo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2015/07/eu-li-se-voce-me-visse-agora.html

Fabi | @psamoleitura 22/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Elizabeth é uma mulher de 34 anos, trabalha com projetos de decoração. É completamente perfeccionista e concentrada em tudo que faz. Sua mãe a abandonou quando ainda era pequena e ficou apenas com a responsabilidade de sua irmã, Saoirse.

Saoirse tem sérios problemas com bebida. Tem um filho, Luke, um garotinho de apenas 6 anos, mas decidi ir atrás de uma aventura pelo mundo e o deixa com sua irmã. Elizabeth se vê novamente na situação de antes: cuidando de uma criança.

Luke conhece Ivan. Ivan para todos nós, adultos, é invisível, mas ele entrou na vida de Luke por um propósito: seu trabalho é tentar restaurar as falhas existentes em uma família e mostrar novas possibilidades, trazer alegria.

Geralmente a única pessoa que consegue vê-lo, são as crianças que mais precisam de ajuda, mas após um certo tempo brigando com seu sobrinho sobre essa ilusão de amigo imaginário, ela passa a vê-lo, porém ela não acredita que ele é invisível pois parece tão real...

Acreditando nessa realidade, Elizabeth começa a se apaixonar por Ivan e ele começa também a desenvolver um grande sentimento por ela. Mas claro que isso é impossível! Como as pessoas olhariam para a Elizabeth conversando sozinha, rindo sozinha e apresentando Ivan como se todos pudessem vê-lo?

O livro é narrado em terceira pessoa separando capítulos entre pontos de vista de Elizabeth e Ivan, o que você começa a perceber a aproximação entre eles e a mudança de cada um com o decorrer da narrativa.

É possível perceber o motivo da aparição de Ivan na vida de Luke e Elizabeth. Era algo que ambos estavam precisando em suas vidas e precisavam de um pequeno "empurrãozinho" para torná-la ainda melhor e criar um vínculo familiar melhor.

Não sei que outra palavra eu poderia descrever esse livro a não ser: mágico. Cecelia criou algo completamente diferente e que nunca havia lido. Um mundo repleto de imaginação e magia que te faz acreditar sempre em algo diferente, algo que pode ser invisível aos olhos dos outros, mas possível aos seus.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/12/resenha-se-voce-me-visse-agora.html

Dai 16/06/2018

Primeiro livro que leio da Cecília e me apaixonei. Um livro doce e mágico que me encantou, mostrando como o amor pode mudar uma pessoa

Psychobooks 28/01/2012

Resenha tripla =)
Alba: Prepare seu medidor de glicose: esse livro contém alto teor de açúcar.
Cibele: Prepare seu medidor de glicose E sua imaginação.

Alba: Sabe aqueles dias em que você precisa ler algo pra te alegrar, te tirar da fossa, dar um up nas suas expectativas e fazer com que você enxergue tudo sob uma nova perspectiva. Então, “Se você me visse agora” é o livro que deve ser escolhido!
Cibele: Eu não me senti muito animada com o livro, me senti meio triste na verdade. Pode ser uma história de amor, ok, mas ela está namorando o amigo invisível de outra pessoa. Ela é uma pessoa boa, merecia namorar pelo menos um amigo imaginário que tivesse sido inventado pela mente dela.

Alba: Cecelia criou um romance com toque de fantasia. Elizabeth tem 34 anos, sempre levou sua vida pautada no real. Sempre muito responsável, largou tudo para cuidar de seu sobrinho Luke, filho de sua irmã Saoirse, que é irresponsável e está constantemente bêbada e aprontando com ela.
Cibele: Gostaria que essa relação familiar tivesse sido um pouco mais explorada. Não queria que roubasse a cena, porque o foco é outro, mas queria saber um pouco além do que Cecelia nos permitiu saber.

Alba: Até que chega Ivan. Ivan trabalha com crianças, sua responsabilidade é fazer com que elas superem algo, dando apoio, brincando e ouvindo-as durante um período difícil. Ivan é um amigo imaginário.
Cibele: Felizmente a narrativa conseguiu me fazer sentir como se ele fosse uma pessoa de verdade que só é vista por crianças e não exatamente imaginário (mas ainda é estranho).

Alba: É preciso ter muita coragem para misturar ingredientes tão infantis em um romance adulto. Como criar um romance em que o mocinho não é visto por ninguém? Cecelia consegue e humaniza sua protagonista durante o processo.

Mari: Exatamente por causa dessa mistura de ingredientes, que a Alba comentou que gosto dos livros da Cecelia. Não é novidade que não gosto muito dos livros de chick-lit, mas os que a Cecelia escreve, tem sempre alguma coisa a mais para diferenciar dos outros livros desse gênero.
Cibele: Nessa temática de “amo alguém invisível” foi interessante variar do clássico “fantasma” para o esquecido “amigo imaginário”. Nunca li nada do tipo e foi sem dúvida uma novidade interessante. A protagonista conseguir evoluir com essa “convivência” foi uma das coisas mais atraentes no livro.
Alba: A narrativa é em terceira pessoa,(OBS: Sua linda, as partes do Ivan são em primeira pessoa) ora acompanhando a visão de Ivan, ora a de Elizabeth. Durante a narrativa de Elizabeth ela volta ao passado, o que nos dá uma visão completa de tudo o que ela passou e o porquê de ser tão metódica. Luke tem muita participação no início do enredo, mas quando Elizabeth se torna o foco de Ivan, ele perde espaço. Achei que a autora poderia ter dado mais ênfase à relação da tia e do sobrinho.

Mari: A construção dos personagens é fantástica, principalmente a Elizabeth, você consegue compreender o motivo de todo seu afastamento das pessoas e porquê ela gosta de estar no controle da situação, mesmo que seja apenas para dizer quem entra ou não na sua casa. A evolução da personagem é crível, aos poucos ela vai se entregando, mas não muda da água para o vinho num estalar de dedos. Ivan conquista qualquer um, sempre pronto para agradar as pessoas e ajudar, rende cenas lindas!
Cibele: Adorei a narração do Ivan em primeira pessoa e foi o que me fez vê-lo como uma pessoa real. Eu até gostava mais das partes dele que das de Elizabeth. Realmente, como eu disse acima, gostaria de ver mais sobre a relação familiar, especialmente com o Luke, porque eles convivem como mãe e filho, embora tenham um relacionamento meio frio, que me fez sentir mal pela criança.
Alba: Pontos positivos: O livro é leve, a leitura flui superbem e o toque de magia incorporado no enredo é de fazer suspirar.

Cibele: Concordo com tudo. Mas (não me julgue nem pergunte em que mundo vivo) consigo sentir mais “realidade” em um livro de fantasma que em um de amigo imaginário. Talvez seja porque já estou acostumada.
Alba: Pontos negativos: Por vezes me vi ansiosa para pular algumas partes, de tanto que Elizabeth divagava. A lição de moral por trás da história também fica evidente demais.
Cibele: Realmente personagens que passam páginas demais pensando me irritam, especialmente em uma narrativa em terceira pessoa que deveria focar mais nos fatos.
No outro livro da Cecelia que li, P.S. Eu te amo, a mensagem do livro também é bem evidente, mas não sei se é um traço comum a todos os livros dela.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2012/01/resenha-tripla-sorteio-se-voce-me-visse-agora.html