Se Você Me Visse Agora

Se Você Me Visse Agora Cecelia Ahern

Resenhas - Se você me visse agora

gvazzz 15/09/2020

Cecelia Ahern é uma das minhas escritoras favoritas da vida e sempre quis muito ler esse livro... O começo não me prendeu muito, mas depois se tornou uma leitura difícil de largar. Como torci para que Elizabeth pudesse querer ser feliz primeiramente e dar mais atenção, amor e afeto a Luke.

FabyTedrus 21/06/2013

Se você me visse agora - Cecelia Ahern
É muito complicado falar do livro quando se gosta dele, quando se adora e ainda está com um sorriso bobo no rosto e lágrimas nos olhos aí complica mais ainda!
O livro é demais de fofo, é um daqueles livros que faz você voltar a acreditar em magia, em contos de fadas, em amigos insisíveis e acima de tudo, querer ter um.
Eu ri muito, eu adorei cada idéia, super criativa, da autora, me emocionei, chorei! E qdo tudo isso acontece é que o livro é muito bom!
Só tenho elogios e recomendo demais! Leiam e matem a saudade daquele lado criança que continua dentro da gente!

PS Amo Leitura 08/12/2016

Mágico!
"Elizabeth é uma mulher de 34 anos, trabalha com projetos de decoração. É completamente perfeccionista e concentrada em tudo que faz. Sua mãe a abandonou quando ainda era pequena e ficou apenas com a responsabilidade de sua irmã, Saoirse.

Saoirse tem sérios problemas com bebida. Tem um filho, Luke, um garotinho de apenas 6 anos, mas decidi ir atrás de uma aventura pelo mundo e o deixa com sua irmã. Elizabeth se vê novamente na situação de antes: cuidando de uma criança.

Luke conhece Ivan. Ivan para todos nós, adultos, é invisível, mas ele entrou na vida de Luke por um propósito: seu trabalho é tentar restaurar as falhas existentes em uma família e mostrar novas possibilidades, trazer alegria.

Geralmente a única pessoa que consegue vê-lo, são as crianças que mais precisam de ajuda, mas após um certo tempo brigando com seu sobrinho sobre essa ilusão de amigo imaginário, ela passa a vê-lo, porém ela não acredita que ele é invisível pois parece tão real...

Acreditando nessa realidade, Elizabeth começa a se apaixonar por Ivan e ele começa também a desenvolver um grande sentimento por ela. Mas claro que isso é impossível! Como as pessoas olhariam para a Elizabeth conversando sozinha, rindo sozinha e apresentando Ivan como se todos pudessem vê-lo?

O livro é narrado em terceira pessoa separando capítulos entre pontos de vista de Elizabeth e Ivan, o que você começa a perceber a aproximação entre eles e a mudança de cada um com o decorrer da narrativa.

É possível perceber o motivo da aparição de Ivan na vida de Luke e Elizabeth. Era algo que ambos estavam precisando em suas vidas e precisavam de um pequeno "empurrãozinho" para torná-la ainda melhor e criar um vínculo familiar melhor.

Não sei que outra palavra eu poderia descrever esse livro a não ser: mágico. Cecelia criou algo completamente diferente e que nunca havia lido. Um mundo repleto de imaginação e magia que te faz acreditar sempre em algo diferente, algo que pode ser invisível aos olhos dos outros, mas possível aos seus."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura. Acesse e confira as quotes e fotos postadas (https://psamoleitura.blogspot.com.br/)

site: https://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/12/resenha-se-voce-me-visse-agora.html

Maristela Sales 08/05/2013

Lindo!
Esse livro agora é um dos meus favoritos!

Tribo do Livro 03/04/2013

Resenha por Ver Sobreira

Da metade da primeira infância até mais ou menos o fim da segunda é muito comum as crianças terem amigos imaginários. Mas quando um adulto passa a tê-lo e ele até acha que é possível...e não é só isso, esse amigo não é uma criança e sim um adulto. Como explicar tudo isso? Será
que a solidão, o desapego, e até a saudade daquilo que não se fez pode gerar tal situação? Essa e mais algumas histórias, compõe a narrativa de "Se Você Me Visse Agora", de Cecelia Ahern.

Elizabeth é uma designer de interiores, muito competente que leva a vida em total controle. Tudo ao seu redor tem que funcionar com precisão. Ela cuida de seu sobrinho Luke, um menino muito inteligente, filho de sua irmã caçula Saoirse, quem Elizabeth teve que praticamente criar, após o abandono da mãe. Saiorse é alcoólatra e sem
responsabilidade. Quando Luke começa a conversa com Ivan, Elizabeth quer imediatamente acaba com isso, porém ela mesma começa a achar que também está ouvindo o amigo imaginário de Luke e mais, depois de um desenho Luke faz, ela começa a perceber que Ivan é um adulto e não a criança que ela pensou à princípio.
Bem, a narrativa de Cecelia Ahern é interessante sob o ponto de vista de vida. Luke vê Ivan, é uma criança; Elizabeth tem trinta e quatro anos e começa a se sentir observada ; Saiorse, sua irmã tem vinte e dois e um dia, entra intempestivamente no escritório de Elizabeth e vê Ivan, o que o deixa extremamente confuso. Enfim, tudo isso está acontecendo em um período muito difícil da vida de Elizabeth, ela está se isolado cada vez mais em seu próprio mundo, se afastado das pessoas, o que dificulta um pouco a vida de Luke, apesar dela amá-lo profundamente.

Ao meu ver Ivan aparecesse como um resgate, uma luz no fim do túnel para que ela reveja sua vida e repense suas escolhas. Tudo na vida de Elizabeth foi gerando em torno do abandono da mãe, por isso ela tornou-se uma pessoa controladora. É difícil para ela demonstrar seus verdadeiros sentimentos , pois tem medo de sofrer.

(...) Elizabeth abraçou os joelhos e chorou sem parar, como uma garotinha que havia caído e machucado o joelho.Queria que a mãe surgisse e a erguesse, que a carregasse a sentasse sobre a bancada da cozinha enquanto aplicava um curativo no corte. E depois, como sempre fazia, a carregaria pela sala, dançando e cantando até que Elizabeth esquecesse a dor e as lágrimas secassem.(...)

A narrativa é sensível, cheias de altos e baixos, o que torna a leitura um pouco lenta, porém a história é interessante. Narrado em terceira pessoa, e por vezes sob a perspectiva de Ivan. Vida, família, amizade, pessoas queridas, perdas, danos e reencontros. Estes são os ingredientes de Cecelia Ahern. O final é inusitado, e nem um pouco óbvio. Confira. Como disse no posto sobre Cecelia Ahern, a Disney comprou os direitos deste livro para produção do filme e parece que o personagem Ivan, será interpretado por Hugh Jackman.

Me, My Shelf An 09/02/2012

Resenhas do Me, My Shelf And My Books
Visite o blog: http://memyshelfandmybooks.blogspot.com/

Minha maratona de leitura do ano começou com este livro que, confesso, me chamou a atenção por dois motivos: o primeiro foi a capa que simplesmente achei curiosíssima! Um cara de pernas pro ar no meio do mato é no mínimo algo pra se olhar duas vezes... Agora, imaginem o meu queixo caído quando li a sinopse e descobri que um dos protagonistas é um amigo imaginário!!! Nem preciso dizer que saí da livraria abraçada com o livro...

Quem me conhece sabe que amo tudo que tem a ver com sobrenatural e embora Cecelia Ahern não pertença ao clube desse gênero, gosto da maneira como ela sempre insere um tipo de conexão “fora do comum” no meio de suas estórias.

O livro retrata a vida monótona, metódica, rotineira e sem graça de Elizabeth Egan, uma designer de interiores que despreza cores fortes, projetos criativos e lúdicos, objetos de decoração divertidos... enfim, tudo que foge ao preto, branco, marrom e bege! Na verdade, Elizabeth odeia tudo o que remeta a sonhos, fantasias e faz de conta. O motivo? Bem, digamos que a soma de mãe criativamente irresponsável + pai omisso que finge que está tudo bem + irmã aventureira inconseqüente não resultou em um “felizes para sempre”. Forçada a amadurecer cedo demais e assumir responsabilidades que iam além da capacidade de uma menina, Elizabeth cresceu focada na missão de ser a “normal” da família. A responsável por tudo e todos. A cidadã exemplar. A profissional de sucesso. A exigente, sóbria, chata e incapaz de demonstrar afeto sem achar que é falta de ética...

Até aí, você pode estar pensando “que personagem antipática! Por que eu leria isso?”. Ok, eu explico: Elizabeth abriu mão de muitas oportunidades na vida, inclusive do amor, pra dar um jeito de consertar as burradas da irmã Saoirse. Até mesmo assumir a criação de Luke, seu sobrinho de cinco anos de idade, que Saoirse mal se deu ao trabalho de colocar no mundo. E é Luke, um garotinho esperto e solitário, que atrai Ivan para a vida dos dois. Ivan, o amigo que super não entende por que todo mundo se refere a ele como “imaginário”ou “invisível”, é um personagem cativante. Bem humorado, compreensivo, capaz de te fazer esquecer os problemas e ser feliz. Pura e simplesmente feliz. E o melhor de tudo? Ele aparece sempre quando você mais precisa!

O trabalho de Ivan (sim, por que ser amigo imaginário é um trabalho) a princípio era o pequeno Luke. Mas logo, a cética Elizabeth, consegue perceber sua presença e o confunde com um homem real. E é aí que começa uma trama deliciosa, repleta de imaginação, confusão, romance, drama e lições que nos fazem parar e refletir sobre nós mesmos. O quanto as vezes deixamos passar coisas simples e boas da vida, o quanto esquecemos que simplesmente sorrir e respirar já é meio caminho andado pra resolver tudo...

Na minha opinião o texto da autora flui de maneira fascinante: hora no presente, hora no passado; no ponto de vista de um personagem, depois de outro; o mundo de Elizabeth e o mundo de Ivan. Tudo separado e junto ao mesmo tempo. E Ivan, bem, ele me fez ver os “amigos imaginários” com outros olhos... sim, por que antes desse livro se alguém falasse com um amigo invisível, pra mim, das duas uma: esquizofrenia ou mediunidade... kkkkkkkk
Então, obrigada Cecelia Ahern por me apresentar um outro quadro.
Posso falar? É de rir, de chorar, de torcer. Vale a pena dar uma chance!

Paula Veloso

Bruna Carolina 14/02/2012

Depois de tantas decepções que a vida lhe impôs, Elizabeth Egan decide não sonhar nunca mais para que assim não se iluda e se machuque. Só que as coisas começam a mudar depois que Elizabeth conhece Ivan, um cara super legal, que está com ela sempre que ela precisa.
Só que o que ela não consegue entender é que não é todo mundo que vê Ivan, porque ele é o que os humanos chamam de “amigo imaginário”.
Com o passar dos dias os dois acabam se apaixonando, só que diante de tal realidade eles jamais poderiam ficar juntos, pois assim que Elizabeth não precisasse mais de Ivan, ela deixaria de velo e ele teria de seguir sua jornada de amigo, ajudando a todos que dele precisassem.

Mari 20/04/2024

Esquisito mas razoável
Achei um livro bem esquisito e que não foi uma das melhores leituras e apesar de ter muita coisa boa nele, não chegou a ser tocando pra mim. Apenas um livro razoável mas sem deixar muitas marcas.

Vanessa Sueroz 18/04/2012

Se você me visse agora
Elizabeth Egan é uma mulher forte e decidida que passa por muitas coisas e começa a desacreditar em sonhos, depois de tantas decepções que a vida lhe impôs, Elizabeth Egan decide não sonhar nunca mais para que assim não se iluda e se machuque.

Com seus trinta e quatro anos já sofreu muito, teve que criar a irmã 12 anos mais nova quando a mãe foi embora de casa e cria o sobrinho de seis anos que a irmã teve quando adolescente. Se tudo não bastasse a irmã só da dor de cabeça e seu relacionamento com o pai é péssimo, mas apesar de criar o sobrinho ela não tem nenhum laço afetivo com ele.

(...)

Kinha 24/01/2012

Estava com um pouco de receio com relação ao livro, receio pois não havia gostado do ultimo livro da Cecelia que havia lido, e receio devido a "condição" de Ivan, achei que a historia de alguma maneira ficaria infantil com mesclas de algo parecido a PS I love you. Mas fui surpreendida... por um Ivan e um Luke cativante, e uma Elizabeth que não demorei muito para entender e ser solidaria aos motivos que a tornarem do jeito que ela era.

Me peguei apaixonada pelo Luke, em ver como a situação dele não afetava sua inocência, como ele sabia lhe dar melhor do que os adultos com a sua estrutura familiar...

Cecelia não deixou nada a desejar, foi maravilhoso ler o livro e ir se surpreendendo com sua criatividade, afinal "Zaf ed Atnoc" quem entendeu de primeira? Ah!!! minto deixou, continuo querendo saber qual foi o desejo da Elizabeth que chegou pelo Jinny Joes.

Tainá 02/02/2012

Como me vejo agora...
Experiência libertadora...

E se tivéssemos em todos os nossos momentos de aflição, angústia, solidão ou dúvida um amigo sempre presente... como se ele pressentisse que sua presença era essencial a nós?

"Se você me visse" agora trata um pouco disso.

Ivan conduz Elizabeth a redescobrir quão amplo é o mundo, quão amplas são nossas escolhas e o quanto incontroláveis são as consequências de nossos atos.

Elizabeth há muito se resigna de viver sua própria vida. Está sempre preocupada com sua família e tentando solucionar os desdobramentos dos atos que esta comete. Sente-se responsável por conduzir a todos e se responsabilizar por eles. E acaba por esquecer há muitos anos que devia ser feliz também.

Ivan surge num desses momentos de preocupação e apresenta a Elizabeth um mundo cheio de opções, que elas jamais sonhara escolher aquela altura de sua vida e de sua carreira. Ivan se torna um amigo tão essencial e perfeito que nem parece real.

O texto os leva a vivenciar a experiência junto com as personagens. A nos questionar junto com eles. Ao menos nos leva a refletir o quanto fechados ao mundo estamos e, desta forma, deixamos de crescer...

Thaís 04/03/2012

Um livro falando de amigos imaginários? Sim um livro sobre amigos imaginários com uma sutileza que emociona do começo ao fim.

Elizabeth Egan tem trinta e quatro anos e passa por poucas e boas, teve que criar a irmã 12 anos mais nova quando a mãe foi embora de casa e cria o sobrinho de seis anos que a irmã teve quando adolescente. Se tudo não bastasse a irmã só da dor de cabeça e seu relacionamento com o pai é péssimo.

Elizabeth não acredita em contos de fada, não consegue se sentir ligada ao sobrinho e agora ainda por cima o garoto aparece com um amigo imaginário. E é com Ivan, o amigo imaginário de Luke que as coisas começam a mudar para ela.

Nunca li um livro que gostei e fiquei com pena de ver seu fim, não queria conhecer o fim porque imaginei um fim bem como foi mesmo, chorei lagrimas de felicidade, agonia e tristeza. Com Elizabeth, por Luke por não despertar amor na mãe e ser criado por uma tia que é tão traumatizada que não consegue demonstrar amor por ele.

Chegamos ao fim com uma singela lição para Elizabeth e serve para todos nós! Apaixonei-me pela escrita de Cecelia Ahern quando li “Ps: Eu te Amo” e tinha certeza que não me arrependeria de comprar “Se Você Me Visse Agora”. Cecelia tem uma escrita tão delicada e comovente, faz com que acreditemos em amigos imaginários e em Zaf Ed Atnoc (tente ler de trás para frente!). Essa é uma das autoras que, sem dúvidas, está na minha seleta lista de “Autores Preferidos”!

Maria Carolina 22/04/2012

Simplesmente LINDO Demais!
O livro é Lindo, muito bem escrito, nunca tinha lido nada dessa Autora (tinha visto só o filme PS. EU TE AMO) e ela me conquistou, com o jeito simples e meigo de descrever as cenas, com a sensibilidade que te passa a cada página! A História e emocionante, chorei de soluçar em várias partes do livro, os personagens são cativantes que você se apaga a eles de uma tal maneira que você fica feliz e triste junto com eles! Agora fico aqui pensando, O Que falar de um Livro que me deixou depressiva só de saber que não vou mais "ver" o Ivan!? Acho que todo mundo queria ter uma amigo como o Ivan!