Se Você Me Visse Agora

Se Você Me Visse Agora Cecelia Ahern

Resenhas - Se você me visse agora

Addilað» 09/06/2021

Boa historia
O livro está bem escrito, com riqueza de detalhes. Mas, quanto a história achei muito comum... E o final deixou a desejar...

Maria Anthonia 14/02/2022

Esperava muito mais
A sinopse me cativou, porém a leitura foi arrastada, estava a todo momento esperando que algo diferente acontecesse, criei mil teorias e nenhuma realmente se solidificou. Achei o personagem do Ivan um chato e intrometido, que enquanto ele estava com o Luke era uma amizade super legal, mas com a Elizabeth parecia que ele queria controlar a vida dela. Também, por mais que se trata de uma fantasia, não significa que as coisas não ter que fazer sentido, tipo eles são invisíveis mas comem mesmo assim? Entre outras coisas que me deixou decepcionada em relação a ?empresa de amigos?, jurava que a chefe teria uma relação com a irmã ou a mãe da Elizabeth já que elas conseguiam ver o Ivan, porém não ?. Inclusive, acerca do trama da família dela, fiquei a todo momento ter alguma bomba, mas só foram histórias inacabados. Terminei o livro pela expectativa de algo acontecer. Bem leite morno

skuser02844 15/05/2023

Esperava um romance bobo, terminei refletindo sobre minha vida inteira
O livro conta a história de Elizabeth, uma mulher que, desde a primeira vez que li a sinopse, me identifiquei. E isso não foi lá muito bom. Elizabeth tenta controlar tudo a sua volta, e, com isso, deixa de viver plenamente muitas coisas. Ela carrega traumas, alguns tão profundos que foram soterrados por falsas memórias da infância. E todo esse controle vem do medo, de ser como a mãe, de não agradar, de decepcionar os outros. Com isso, ela permitiu que todos ao seu redor controlassem os rumos de sua vida. Ela nunca coloca suas vontades em primeiro lugar. E ainda nutre um rancor pelo lugar onde vive, e usa diversas justificativas para isso, sem investigar as origens desse ódio.
O outro pilar dessa história é Ivan, um homem, ou entidade, um ser, humano, que não envelhece, e que vaga entre as pessoas sem ser visto, até encontrar alguém que precise de sua ajuda e que o enxergue. O que costumamos chamar de amigo imaginário.
Ele se aproxima de Luke, sobrinho de Elizabeth, e, aos poucos percebe que é Elizabeth quem precisa de sua ajuda. Ivan não é humano, e talvez por isso seja um personagem, não perfeito, mas muito interessante, ele sabe ser leve, talvez por lidar tanto com crianças, e ao mesmo tempo sabe fazer as perguntas certas para fazer com que as pessoas peguem uma pá e comecem a cavar seus mais profundos traumas. Definitivamente um personagem apaixonante, que por vezes parece imaturo, e outras, muito maduro.

Sinceramente, eu esperava um romance doce, com um final feliz, mas esse livro não é sobre isso. Este não é um daqueles livros em que todos os problemas se resolvem com soluções simples. Ele é um livro sobre como lidamos com nossos traumas e sobre como lidamos com as pessoas em nossa vida. Ele fala sobre egoísmo e empatia, fala sobre precisarmos nos doar, mas não esquecer de nós mesmos para agradar aos outros. Fala da importância da amizade e do amor, mas também das diversas formas em que os encontramos e de como devemos respeitar o caminho dos outros. E principalmente, fala que ninguém é perfeito, e que devemos aproveitar o tempo que passamos com aqueles que amamos. E acima de tudo, devemos encarar o medo de viver de frente, conscientes das feridas e dos prazeres que virão com isso.
O livro é incrível e leve ao mesmo tempo em que aborda assuntos muito pesados. Como disse, ele não mostra que problemas complexos serão solucionados num piscar de olhos com algumas frases motivacionais, ele apresenta reflexões, cabe a nós trabalhar nelas. Assim como para Elizabeth que aprende nessa jornada não a mudar os outros, mas a decidir o que tem prioridade para ela, que ela não é responsável por todos a sua volta e, principalmente, que ela não precisa manter o controle sobre tudo sempre.

Leticia.Justo 26/12/2022

Ivan, por favor, preciso de você!
"Pela primeira vez, eu não sentia que estava vivendo em um mundo diferente de todo mundo, mas que, na verdade, uma pessoa de quem eu gostava e que eu respeitava, que tinha um pedaço do meu coração, que se sentia da mesma forma."

Elizabeth é uma mulher organizada: sua vida e suas emoções estão tão arrumadas que sobra pouco espaço para espontaneidade. É como ela reage ao caos de sua família — a mãe que a abandonou quando ela era criança, um pai emocionalmente distante e uma irmã rebelde que parece estar seguindo os passos da matriarca, deixando o filho de 6 anos, Luke, aos cuidados de Elizabeth sempre que pode. Quando Ivan, o misterioso amigo adulto de Luke aparece na vida deles, Elizabeth não sabe bem o que fazer. Sempre em busca de uma aventura e revirando a vida dos dois por completo, Ivan abre os olhos de Elizabeth para uma nova forma de viver. Mas seria Ivan bom demais para ser verdade? E se Elizabeth abriu seu coração apenas para arriscar que se magoe novamente? Se você me visse agora é uma história recheada de amor — e um toque de mágica.

Cris.Costa 09/07/2021

Que livro maravilhoso. A história é extremamente envolvente e nos leva a refletir sobre vários aspectos da nossa vida. Terminei o livro com um sorriso no rosto ?

Nathaliacostad 24/07/2022

Se Você Me Visse Agora
Se você me visse agora proporcionou muitas opiniões diferentes ao longo da leitura.

O livro parece um completo conto de fadas, não somente na história em si, mas nas palavras utilizadas que a compõem. Os diálogos são quase todos irreais e eu me senti lendo um livro feito para uma criança de 8 anos.

O Ivan é um amigo imaginários que, apesar da idade adulta, é extremamente infantil e isso é compreensível devido ao "emprego" dele. Porém, o estranho é Elizabeth achar normal certos comportamentos.

O Ivan também é extremamente irresponsável ao interagir em público com uma mulher já adulta, sabendo que todos ao redor a achariam esquisita por falar sozinha ou agir como se estivesse com alguém.

Para finalizar, a relação da Elizabeth com sua irmã é complicada ao ponto que beira o abuso. Saiorse faz a irmã de gato e sapato e essa relação não é trabalhada em nenhum momento do livro.

Por algum motivo eu decidi não abandonar a leitura e, mesmo não gostando da composição final, alguns momentos são fofos e cheguei a me emocionar em dois momentos diferentes.

Evelyn.Sued 08/01/2022

Que livro mágico
Eu recomendo demais esse livro pra vocês, ele e incrível, ver o desenvolvimento dos personagens e algo surreal, ver como o passado da Elizabeth foi difícil, ver ela superando os seus medos. O Ivan fez um grande papel na vida de Elizabeth, mostrou um outro lado da vida para ela. Leiam, eu super recomendo.

Jorge 18/01/2022

Ah... Sugestão.... De leitura para...
Todos os adultos... E simplesmente incrível esse livro... Entendi como uma alerta para os adultos em relação as atitudes das crianças... Super recomendo ?

Tati 25/09/2022

Amigos imaginários libertam
Leitura leve e rápida. No início imaginei que se tratava de uma história infantil, mas depois fui percebendo que se tratava mesmo de reflexão adulta.
Nos faz pensar sobre a importância que damos a pessoas, trabalho e a nós mesmos...
O amor próprio tem que existir, e vc passa a perceber que ele não vive dentro de vc quando passa mais tempo no trabalho, vivendo os problemas dos outros e resolvendo a vida de outras pessoas esquecendo da sua própria vida...
Saber que traumas de infância são levados pela vida adulta e que nós os aumentamos cada vez mais qdo fingimos que ele não existe.
Neste livro vi um contexto muito bonito acontecer, através de um amigo imaginário, Elisabeth consegue se libertar das prisões da sua alma, do medo, de suas frustrações e reconhece que tem sim problemas e que resolvê-los coloca um ponto final neles. E assim pode recomeçar e viver uma nova história sendo ela mesma.

Acserafim 30/10/2022

Ainda não sei se gostei ou não do livro?
Conta a história de uma mulher magoada com o peso da vida que precisa cuidar de um sobrinho de 6 anos e de repente começa a enxergar um amigo imaginário da criança. Aos poucos esse amigo imaginário entende que sua missão não é com a criança e sim com a mulher e ele a ensina a levar a vida mais leve.

Me, My Shelf An 09/02/2012

Resenhas do Me, My Shelf And My Books
Visite o blog: http://memyshelfandmybooks.blogspot.com/

Minha maratona de leitura do ano começou com este livro que, confesso, me chamou a atenção por dois motivos: o primeiro foi a capa que simplesmente achei curiosíssima! Um cara de pernas pro ar no meio do mato é no mínimo algo pra se olhar duas vezes... Agora, imaginem o meu queixo caído quando li a sinopse e descobri que um dos protagonistas é um amigo imaginário!!! Nem preciso dizer que saí da livraria abraçada com o livro...

Quem me conhece sabe que amo tudo que tem a ver com sobrenatural e embora Cecelia Ahern não pertença ao clube desse gênero, gosto da maneira como ela sempre insere um tipo de conexão “fora do comum” no meio de suas estórias.

O livro retrata a vida monótona, metódica, rotineira e sem graça de Elizabeth Egan, uma designer de interiores que despreza cores fortes, projetos criativos e lúdicos, objetos de decoração divertidos... enfim, tudo que foge ao preto, branco, marrom e bege! Na verdade, Elizabeth odeia tudo o que remeta a sonhos, fantasias e faz de conta. O motivo? Bem, digamos que a soma de mãe criativamente irresponsável + pai omisso que finge que está tudo bem + irmã aventureira inconseqüente não resultou em um “felizes para sempre”. Forçada a amadurecer cedo demais e assumir responsabilidades que iam além da capacidade de uma menina, Elizabeth cresceu focada na missão de ser a “normal” da família. A responsável por tudo e todos. A cidadã exemplar. A profissional de sucesso. A exigente, sóbria, chata e incapaz de demonstrar afeto sem achar que é falta de ética...

Até aí, você pode estar pensando “que personagem antipática! Por que eu leria isso?”. Ok, eu explico: Elizabeth abriu mão de muitas oportunidades na vida, inclusive do amor, pra dar um jeito de consertar as burradas da irmã Saoirse. Até mesmo assumir a criação de Luke, seu sobrinho de cinco anos de idade, que Saoirse mal se deu ao trabalho de colocar no mundo. E é Luke, um garotinho esperto e solitário, que atrai Ivan para a vida dos dois. Ivan, o amigo que super não entende por que todo mundo se refere a ele como “imaginário”ou “invisível”, é um personagem cativante. Bem humorado, compreensivo, capaz de te fazer esquecer os problemas e ser feliz. Pura e simplesmente feliz. E o melhor de tudo? Ele aparece sempre quando você mais precisa!

O trabalho de Ivan (sim, por que ser amigo imaginário é um trabalho) a princípio era o pequeno Luke. Mas logo, a cética Elizabeth, consegue perceber sua presença e o confunde com um homem real. E é aí que começa uma trama deliciosa, repleta de imaginação, confusão, romance, drama e lições que nos fazem parar e refletir sobre nós mesmos. O quanto as vezes deixamos passar coisas simples e boas da vida, o quanto esquecemos que simplesmente sorrir e respirar já é meio caminho andado pra resolver tudo...

Na minha opinião o texto da autora flui de maneira fascinante: hora no presente, hora no passado; no ponto de vista de um personagem, depois de outro; o mundo de Elizabeth e o mundo de Ivan. Tudo separado e junto ao mesmo tempo. E Ivan, bem, ele me fez ver os “amigos imaginários” com outros olhos... sim, por que antes desse livro se alguém falasse com um amigo invisível, pra mim, das duas uma: esquizofrenia ou mediunidade... kkkkkkkk
Então, obrigada Cecelia Ahern por me apresentar um outro quadro.
Posso falar? É de rir, de chorar, de torcer. Vale a pena dar uma chance!

Paula Veloso

Priii Reis 23/10/2021

Simples, Leve e Apaixonante
Trechos:
*Quanto mais se pode ter além da vida, o que mais se pode pedir além da vida? Esse é o presente. A vida é tudo, e você só a vive direito quando acredita.*
*Nunca deixe de dar valor quando as pessoas olham nos seus olhos — você não faz ideia da sorte que tem.*
*As coisas que faríamos para voltar no tempo. As coisas que não fazemos da primeira vez.*

Resenha:

É a forma obssesiva que ela reage ao caos de sua família ― a mãe que a abandonou quando ela era criança, um pai emocionalmente distante e uma irmã rebelde que parece estar seguindo os passos da própria mãe perdida em sonhos e liberdade, deixando o filho de 6 anos, Luke, aos cuidados de Elizabeth que o adotou sem querer, mas sentia que se não fosse ela ele estaria perdido no mundo e sozinho.

Luke começa sua amizade com Ivan de forma tão natural,que sua Tia Elizabeth não consegue aceitar aquele comportamento. Logo Ela que não podia sequer ouvir o menino brincar fora do quarto de jogos,agora falava sozinho e pedia que colocasse outro prato a mesa para seu amigo Ivan.

Tudo estaria prestes a mudar nessa casa tão intacta e perfeita. Defesas seriam quebradas Elizabeth entenderia a duras quedas que a vida era muito mais que trabalhar, ter uma casa grande e cuidar de sua família. Ela mal poderia imaginar o bem que lhe seria feito o amor que sentia seria o mais puro e verdadeiro!

O livro não se trata de um conto infantil,ele não é para crianças.O começo pode parecer infantil mas ao longo da história percebe -se que,esse livro se trata de uma análise psicológica sobre as feridas causadas na infância,que são carregadas por toda a vida a adulta. Tornando esses cheios de cargas, culpa e sem esperança.

JESSICA PEREIRA 31/05/2022

É bastante assustador como determinadas pessoas aparecem em novas vidas e consegue derrubar todas as nossas barreiras criadas ao longo dos anos. De alguma forma me identifico bastante com Elizabeth, é bem interessante perceber como a nossa relação com a família influencia nas relações que criamos ou deixamos de criar com as outras pessoas.

Martha 08/08/2023

O faz de conta da vida adulta
Esse livro me trouxe um misto de emoções. Não entendi e fiquei perdida no inicio tentando entender o fio da meada... quando entendi fui transportada para um mundo de Magia e faz de conta e em como ele podia ser real no meio da vida adulta e dificil, com traumas e dores.
Eu ri, dei gargalhada, sorri com os olhos... e ai ele partiu meu coração!! De uma forma boa, se é que se tem uma forma boa para partir o coração de alguem.
Entender que mesmo não estando do lado do quem amamos, aquele tempo foi precioso e transformador lara a vida toda e que precisamos ver a vida com os olhos menos cinza e preto no branco. E não foi clichê ou motivacional. E não teve "final feliz" e eu fiquei em duvida do que sentia em relação a isso.. e percebi que o final feliz esta na jornada, no continuar evoluindo e vendo beleza nas pequenas coisas. Num dia enrolado, em po de fada e até na chuva que traz tristeza para o meu coração!
Mais um livro da Cecília Ahrem que me prende e me pega em lugares certo. Que não dá desfecho para tudo, pq não precisa. Que mostra uma fantasia no meio do caos da vida adulta cheia de problemas e traumas. E traz um fio de esperança e sorrisos!! Eu amei!
Ele passa de filme de sessão da tarde, para um filme da tela quente rsrsrs
Mas acho que não dei 5 estrelas pq ele me provoca um misto de emoções que não sei explicar. Rs Mas eu recomendo muito!!!