Miss Brontë

Miss Brontë Juliet Gael

Resenhas - Miss Brontë

Fe Sartori 01/07/2012

Agradável surpresa
Confesso que não tinha intenção de ler Miss Bronte de pronto.
Apenas passei a cogitar essa ideia depois de ler Jane Eyre que se tornou um dos meus livros favoritos.

Que agradável surpresa!! Me interessei demais pela vida das irmãs Bronte, e confesso que durante a leitura fui em busca de mais informações (que já acrescento que o livro é bem fiel a muita das coisas que descobri sobre elas).Acho que fui picada pelo bichinho das irmãs Bronte pois amei a leitura! E me apaixonei ainda mais por Charlotte Bronte e sua coragem e determinação! O mais engraçado é que mesmo falando de uma família que viveu a séculos atrás, consegui me identificar em muitas dúvidas, em muitos sentimentos.
É claro que estamos falando pessoas que existiram mesmo e muitas passagens foram bem tristes, mas ainda assim foi uma leitura gostosa, e muito prazerosa.

Fiquei com muita vontade de ler Anne Bronte (o que farei em breve) e dar uma nova chance a Emily e seu famoso O morro dos Ventos Uivantes (porque confesso que não cai de amores por ele na primeira vez).
Recomendo principalmente a aqueles que assim como eu tem em seus favoritos algum livro das irmãs Bronte, pois é gratificante ter o conhecimento de como as irmãs escreveram o seu sucesso.

Pra mim, favorito com certeza!
Luciana Mara 02/07/2012minha estante
Fer, acho que vou ter que incluí-lo na minha listinha depois dessa resenha *.*

Lu 02/07/2012minha estante
Que ótima resenha, Fer! Fiquei com ainda mais vontade de ler Miss Bronte! *___*

Léia Viana 02/07/2012minha estante
Um dos meus livros favoritos é: "O Morro dos Ventos Uivantes", gostei tanto que uma de minhas amigas me deu o filme de presente. Quero muito ler Jane Eyre e este, pois gostei muito de sua resenha.

Gizalyanne 07/09/2021minha estante
A Anne Brönte é minha preferida , depois a Charlotte. O morro dos ventos uivantes não li , comecei e abandonei, não engoli de jeito nenhum.

Já leu os diários de Charlotte Brönte?

Mari.Vasconcelos 26/04/2023

Apaixonante
É um romance biográfico e com isso já diz tudo.
Juliet Gael é uma admiradora das irmãs Brontë, em especial de Charlotte. Apesar das inúmeras pesquisas e estudos, ela deixa claro que alguns fatos foram omitidos, alguns detalhes "romantizados" mas que em suma, há verdades incontestáveis no livro.
Eu fiquei muito curiosa sobre a obra das irmãs, até porquê até então só li O Morro dos Ventos Uivantes(único livro publicado de Emilly Brontë) e fiquei apavorada e apaixonada ao mesmo tempo.
Fiquei imensamente fascinada com a história dessa família, sua genialidade e seus infortúnios
Além dos romances das irmãs, a autora sugere que seus leitores também leiam outros livros que servem como documentários.

Aqui já está anotado as sugestões e meu espírito de fofoqueira está curiosíssimo.

"Quando crianças, sonhávamos em ser autoras e, se fizemos algo importante na vida, foi isso:escrevemos. Se os outros sonhos fracassaram, não tem importância; se nunca nos casarmos, não será uma grande decepção para nenhuma de nós, mas não quero me arrepender por ter tido essa chance um dia e tê-la perdido."

Sueli 16/11/2012

O Resgate de Uma Vida

Ao contrário da grande maioria de minhas amigas leitoras, eu sei muito pouco a respeitos dos livros que escolho para ler. Estes são sempre selecionados por autores, títulos e confesso que em alguns casos, pela capa, e a capa e o título de Miss Brontë, foram decisivos na minha escolha apesar de ser uma biografia! Romanceada, mas mesmo assim uma biografia. E, apesar de não gostar muito de biografias, sou apaixonada por Charlotte Brontë e por fotografias.
François Forestier diz que para ser um bom biógrafo é preciso má índole, mas Juliet Gael foi generosa e resgatou para todos nós que amamos Charlotte Brontë, um pouco da felicidade que desejamos para nossos escritores preferidos.
Se o importante para o escritor é contar uma boa história, acredito que Charlotte Brontë e Juliet Gael contaram as melhores. E, indo contra a crença que para ser um grande escritor é preciso ser um grande mentiroso, temos Jane Eyre que nada mais é que as lembranças de uma vida, misturadas com o desejo de encontrar um grande amor e realizá-lo. Mas, apesar de ser uma mulher intelectualmente brilhante, Charlotte Brontë não conseguiu superar seus preconceitos e ver que sua felicidade morava ao lado.
Eu gostaria de entender o motivo pelo qual quanto mais nos encantamos com um livro maior é a dificuldade em se fazer a resenha. Porque é exatamente assim que me encontro... Sem contar que eu gostaria de dizer coisas que fizessem com que você saísse imediatamente à procura desse livro incrível, e cuja autora teve a coragem de contradizer uma biografia realizada por Elizabeth Gaskell, e que por muitos anos serviu como fonte de pesquisa para todos os amantes das irmãs Brontë.
Mesmo adorando, foi uma leitura muito sofrida, assim como foi a vida da família Brontë. Não é um romance fácil, mas é um dos romances mais lindos que já li! E, o melhor de tudo, é que foi tudo verdade!
E, nenhum dos personagens masculinos de ficção que li até hoje, chegam aos pés de Arthur Bell Nicholls! Esse sim um homem tudo de bom, do jeitinho que Charlote merecia e desejava, mas que com toda a sua erudição e preconceito foi incapaz de enxergar, até que estivesse completamente sem esperanças de encontrar o tão famoso “amor perfeito”....
Nunca uma declaração de amor foi mais apaixonada e sem esperança, e nenhuma mais emocionante. Chorei, aliás, penso que é impossível ler esse livro e não ficar um pouco desidratada.
A descoberta de Arthur por Charlote me lembrou muito o filme “O Despertar de Uma Paixão”, com Edward Norton e Naomi Watts. Foi preciso que Charlote fosse à Irlanda, que saísse de sua zona de conforto, para compreender o homem com quem havia se casado.
Um livro onde os fracos não terão vez infelizmente, pois estarão perdendo a chance de conhecer uma das escritoras mais incríveis e revolucionárias de seu tempo!
Thomas Campbell disse: “Viver nos corações que ficam, não é morrer.”
Portanto, leitor, ninguém mais presente em minha vida que Charlote Brontë.
Uma edição caprichadíssima, com papel de excelente qualidade e revisão idem. Um livro imperdível!
Walkiria 14/12/2012minha estante
Que linda a sua resenha! Com certeza irei ler esse livro. Obrigada!!

Sueli 14/12/2012minha estante
Obrigada Walkiria, mas a resenha nem chega aos pés desse livro maravilhoso.
Não perca a oportunidade de conhecer um pouquinho mais de uma de minha autoras favoritas e de Juliet Gael.
Volte sempre, para mim, é um enorme prazer.
Bjks e Feliz Natal!

Lela Tiemi 25/11/2011

"Parecia que o próprio sonho se realizara como sempre se realizam, a seu tempo e de maneira inesperada". (p. 359)

Amor, fracasso e sucesso, perdas, laços e conflitos familiares. Todos os elementos que compõem a vida de Charlotte Brontë estão presentes neste livro. A autora de "Miss Brontë" se ateve ao máximo na história biográfica para compor esta obra que nos permite permear na intimadade da família Brontë.
Para mim, que tenho um enorme apreço pelas clássicas obras das irmãs Brontë, foi simplesmente delicioso me sentir tão próxima das autoras. Quase que o livro todo me pareceu verossímil, em muitos momentos mesmo aquelas partes em que são claramente imaginadas pela autora me pareciam próximas de serem verdadeiras. Com exceção das últimas cem páginas em que, na minha opinião, foram tão romanceadas que aparentaram claramente falsas, e ocorreram algumas mudanças que me pareceram bruscas no comportamento de alguns personagens. Também não posso deixar de comentar que o excesso de informação - que eram, para mim, muitas vezes interessantes - em alguns momentos deixa a leitura um pouco cansativa. Percebe-se que a autora tentou incluir o máximo de informações possíveis na história, mas ainda assim boa parte da vida da autora não é mencionada no livro que inicia sua trama com Charlotte já adulta.
Contudo, admito que me emocionei ao me perder nas páginas de "Miss Brontë", e que Charlotte me surpreendeu por ter sido uma pessoa tão forte e ter enfrentado tanta tristeza e dificuldade.
Adorei reconhecer as autoras e suas histórias no romances que escreveram, e lamento ainda não ter lido outras obras de Charlotte, além de "Jane Eyre" que eu amo tanto. Espero que "Villette" e "Shirley" sejam publicadas aqui no Brasil. Mas enquanto isto, vou à caça por estas obras em sebos ou por edições estrangeiras.
Enfim, eu gostei bastante e recomendo!
Mérolen 29/08/2014minha estante
Daniela, adorei sua resenha, tudo bem próximo do que eu achei do livro, especialmente das últimas páginas.
Não sei se vc já viu, mas Villette foi lançado esse ano pela Pedra Azul Editora, eu comprei o meu... e Shirley tem previsão de lançamento para o próximo ano.

Ehkew 18/04/2022

Foi uma experiência linda
Embora eu soubesse que era uma "biografia" eu li como se fosse um romance e foi lindo. A história de toda a família é Interessante. E na minha opinião todos deveriam ler esse ou alguma obra das Irmas Bronte pois é incrível e tem pra todos os gostos.

Dri 30/06/2023

Espetacular
Após ler, com alguma dificuldade, a biografia de Charlotte Brontë escrita por Elizabeth Gaskell e estudar alguns artigos acadêmicos sobre a vida da família Brontë, me deparei com essa preciosidade: uma ficção biográfica. De forma romanceada, com diálogos que parecem saídos de Jane Eyre e competente pesquisa histórica, a autora descreve a vida da família de forma brilhante. Na falta de publicações brasileiras da pesquisadora Juliet Barker, esse livro supre com dignidade essa lacuna. Mesmo tendo passagens e alguns personagens ficcionais, a parte biográfica domina a grande maioria da narrativa. Acompanhei com emoção o desenrolar da trama, as dolorosas perdas de Charlotte Bronte, sua luta com sua saúde física e mental até o breve casamento feliz. Acho que Charlotte viveu sempre num limbo: entre sua dura realidade de filha de um pároco pobre e orgulhoso e o desejo de viver de sua escrita, viajar, ser amada. Quando estudou em Bruxelas e conviveu com a nata da sociedade literária de Londres ela teve vislumbres de seus desejos se tornando realidade. Com relutância e coragem conseguiu sair do mundo de suas fantasias literárias e aceitar o amor de um homem real: Arthur Nicolls. Um dos melhores livros que já li. Um presente para os admiradores brasileiros das irmãs Brontë.

Thalia 26/09/2012

Cativante e absolutamente intenso!
SINOPSE:
Charlotte Brontë passou a infância em pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usou a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre. Mas, apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma. O romance é uma história envolvente e reveladora, que mostra outro lado da família Brontë.

O que eu achei do livro:
No início foi uma leitura difícil pra mim, que não estava familiarizada com o tipo de linguagem usada pela autora, porém é um livro cativante, quase como se ele implorasse para ser lido, para ser descoberto. Um romance comovente, que deixa o leitor aflito, se sentindo impotente, com um desejo enorme de consolar e sussurrar um "eu estou aqui" ao personagem tão golpeado que mesmo assim se mostra firme, Miss Brontë não é uma narrativa em que você fica ávido por mais páginas, mas que faz você sentir o peso da história cada vez que as vira, uma após a outra.
A história retrata a risca o conceito de lealdade e fidelidade, respeito e os princípios mais dignos, mostra também como a vida assume contornos aos quais nunca fizemos esboços, nos permite conhecer o íntimo da interessante e dolorosa vida de Charlotte Brontë, e como suas características eram marcantes, e deixando claro que por sorte, estas ficaram impressas em suas várias obras.
Felizmente Juliet Gael não só possibilita um caminho até a intimidade de uma das escritoras mais cobiçadas pelo mundo, mas nos permite visualizar como era difícil e mal visto, naquela época, uma mulher de alto intelecto expressar suas opiniões, e como a obediência e submissão e o total comprometimento com os afazares domésticos eram superestimados e exaltados na educação de uma dama - por azar ou por sorte, Charlottë não abrigava totalmente tais conceitos em seu pequeno ser, contudo, foi respeitosa e leal a família e posteriormente ao marido até o fim de seus dias.
400 páginas capazes de deixar o leitor num estado emotivo e reflexivo por algum tempo.

(É a primeira resenha que fiz, por isso não sei se consegui transmitir o que li, mas com certeza recomendo o livro!)
Gabi 26/09/2012minha estante
gostei T. ;)

Thalia 26/09/2012minha estante
Ebaaa \o/ *--*

eveaguiar 02/05/2023

Um história de romance sobre a vida das irmãs Brontë, com um pouco de invenção mas a maior parte da história baseada em acontecimentos reais. Amei!

a_adri 24/06/2023

Ficção biográfica das Brontë
Tendo como foco na Charlotte, o livro conta desde o início da história de quando as três irmãs escreviam poemas e romances em casa e seguindo de seus livros publicados com pseudónimos, e claro, todo o drama em suas vidas sendo simples filhas de um reverendo e com um irmão alcoólatra e problemático.
O livro te transporta para todo o contexto histórico, é maravilhoso saber mais a fundo sobre a família Brontë, como e em que circunstâncias os livros de Charlotte, Emily e Anne foram escritos. Até então só li "O morro dos ventos uivantes" e estou completamente inclinada a ler todos os livros das irmãs.

Maisa 17/04/2022

O poder da leitura e da Escrita
Uma família com talentos incontestáveis. Fiquei impressionada com a desenvoltura e o fato de que três irmãs conseguiram se tornar célebres escritoras, cada uma a seu modo, com suas característica individuais e de maneira impactante.
Uma biografia romanceada: portanto nos deparamos aqui com fatos e não fatos das vidas dos irmãos brontë para além das linhas de suas obras, Charlotte( autora de Jane Eyre entre outras obras ) Emily ( O morro dos ventos uivantes ) e Anne Brontë (Agnes Grey e outros ) e Branwell que teve um papel não literário mais influenciou de certa forma as irmãs, essa biografia nos aproxima e cativa a querer saber ainda mais o porquê fizeram tanta diferença na literatura, principalmente em uma época em que as mulheres não tinham voz nem vez.
A seguir um trecho do livro que me causou vontade de bater Palmas:
" Retrato as mulheres como as vejo, e para mim são honestas e reais. Se o público se recusa a reconhecer essa realidade, posso deixar de lado minha pena, e não voltar a incomodá-los. Da obscuridade vim; à obscuridade posso retornar" ( discurso de Charlotte Brontë aos críticos- por Juliet Gael)
Pelo bem da literatura e para a multidão de leitores que conquistou, as irmãs Brontë não retornaram à obscuridade, mas trouxeram luz e abriram caminho para que outras escritoras pudessem também ter voz e vez, fizeram história sem sombra de dúvida.
Recomendo a leitura!

Karin 01/03/2013

Minha opinião
Quando gostamos muito de um livro é até dificil colocar em palavras a nossa opinião sobre ele. É um livro, que pra mim, trouxe um turbilhão de emoções e reflexões. Uma leitura que super indico.
Jiullia 21/01/2015minha estante
Consigo compreender bem, pois comigo aconteceu o mesmo. Muito bem.

Clara T 08/07/2020

Uma Quase Biografia
Palavras da autora, este é um livro de ficção.
Um fato que sempre impressionou foi a capacidade de numa mesma família de mulheres solteiras, filhas de um vigário, que mal saíam de casa, três construírem romances sobre o amor.
Mas Charlotte sempre foi determinada a buscar a realização de algo que era importante para ela. Mesmo morando num povoado remoto, não desistiu de escrever para todas as editoras conhecidas de Londres até encontrar uma que aceitasse publicar os seus livros.
Charlotte também reconhece que Emily era a mais talentosa das 3, mas não conseguiu lidar com as críticas de seu primeiro romance publicado.
Este é mais um livro que reúne dois assuntos que me interessam: grandes autores e biografias. É uma pena que eu tenha lido apenas um livro de cada uma delas (O Morro dos Ventos Uivantes, Agnes Grey e Jane Eyre).
Dificilmente leria uma das outras biografias de Charlotte Brontë, então recomendo fortemente a leitura.

Miria80 16/02/2018

Amiga de Charlotte
O que dizer sobre estas 400 páginas sobre as quais fiquei debruçada por 30 dias? Confesso que em minha mente tem muito mais do que conseguiria escrever!
Trata-se de uma biografia sobre a vida inteira das irmãs Brontë, focando principalmente em Charlotte, mas não é uma biografia comum. Para mim, o que li foi um romance muito bem escrito.
A autora conseguiu me transportar totalmente a época e desde a primeira página me peguei totalmente imersa na vida pessoal das irmãs. Senti-me plenamente inserida em seus lares e intimidade e o melhor, sinto-me como uma amiga ou até mesmo parte da família Brontë. E esse sentimento só existe porque a autora conseguiu me levar a isso por meio de seus diálogos simples e sua retratação profunda da alma de Charlotte. Foram 30 dias em que não consegui ir muito longe do livro; fiquei presa a história e como já disse, imaginei-me vivendo-a e sendo parte dela, ou seja, o mundo de Charlotte foi o meu por 30 dias. Essa leitura já valeu meu ano!
Gostei muito de conhecer a vida de cada irmã: Charlotte, Emily e Anne e como nasceram seus livros. Sempre fui apaixonada pelo "O morro dos ventos uivantes" e tinha uma curiosidade enorme por Emily, sua autora. Anne, apesar de possuir menos destaque, também foi brilhante e especial a sua maneira.
A única coisa que me aborrece é o fato de saber que elas não viveram bem e intensamente em suas curtas vidas. O final da vida de cada uma delas foi algo que me abalou e eu desejei muito que Charlotte tivesse tido uma vida longa e feliz como verdadeiramente merecia, principalmente depois de ter se casado e encontrado alegria no matrimônio. Queria que tivesse tido filhos, escrito mais livros e viajado mais. Se eu pudesse, como consolo, escreveria um final diferente para ela!
O fato é que agora só me resta procurar ler tudo o que conseguir encontrar das/sobre as irmãs e continuar a conhecê-las e apreciar seus trabalhos.
Tom 22/07/2018minha estante
posso ler sem ter lido nenhum livro delas?

Miria80 25/07/2018minha estante
Pode sim, Tom! Essa é uma biografia, para conhecê-las e entender melhor como surgiram suas obras.

Raphaela 19/08/2020

Esse livro foi uma surpresa, comecei a ler pensando que não ia gostar, mas eu amei! Me surpreendo e muito