O Sol da Liberdade

O Sol da Liberdade Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - O Sol da Liberdade

karolinekelly 16/02/2024

Achei interessante a forma como traz fatos antigos e atuais, é algo que eu ainda não havia visto em outros livros, gostei desse diferencial. Pretendo relê-lo para tentar absorver mais os fatos relatados.

justjuli 08/11/2023

O Sol Da Liberdade
Eu li por conta da escola, tenho prova sobre daqui a dois dias? talvez pela pressa de ler eu não tenha parado pra apreciar tanto a construção do mundo da história que foi meio cansativo de acompanhar no início mas depois eu fui pegando. Muito interessante o que a autora fez de ir trocando as gerações e mostrando com mais detalhes o que a sociedade gosta de esconder. Os desenhos em cada capítulo também adicionaram um charme a mais.

Gabriel2436 13/07/2023

Sobre o livro O Sol da Liberdade
Gostei do livro, a autora conta através do livro, conta como era o Brasil (já independente), fala sobre o racismo, o ódio contra os africanos e tem algumas ilustrações, gostei de verdade! E tenho que admitir, Ajahi é um homem muito forte, determinado e sábio, ele já pensava quando estava no navio negreiro em como ia fugir. Mais uma vez, gostei e aprovo!

Ariane244 18/02/2023

Sensacional
Este livro é incrível! Em poucas páginas consegue nos mostrar um pouco de cada parte da nossa história brasileira. Me surpreendi, pois achei que seria falado apenas de como foi a época da escravidão em nosso país, e dizer os reflexos dela até 1905. Mas foi muito mais além do que isso! Claramente contou um pouco de tudo. Recomendo muito, uma leitura que exige atenção e um olhar realmente voltado para o povo que sempre foi considerado ?inferior? na sociedade. Por mais que poucas páginas já foram suficientes para eu me deleitar nesta história, gostaria que tivesse mais páginas. Contudo, como é voltado para o público juvenil, está excelente! Falar sobre o Brasil é necessário e significativo. Ao longo do livro, a história vai se dividindo em situações ocorridas em uma faixa de tempos, na qual quando se chega na última, é visível o quão profundo e complementar elas são. Ótimo livro!

Editora QQ 13/01/2023

O sol da liberdade - 2023
É quase um JoJo, segue a linhagem do rei iorubá, mas como é no Brasil então é só tristeza. Segue a história de cada descendente e todas são desconfortáveis, é a histórias pura do Brasil, desde a escravidão até o fim da ditadura, tudo com muito detalhe.

Audra 05/11/2021

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ????

grazy 08/07/2021

recomendo MUITO
um livro incrivel.
achei q seria chato, ja q foi um livro que tive q ler por causa da escola, e também mesmo q seja um assunto importante eu ja tava "cansada" de ouvir coisas sobre.
porém, esse livro não se resume SÓ a escravidão e racismo, é muito mais.
conta sobre os envolvimentos políticos, econômicos e sociais do brasil, ditadura e outras coisas.
é um livro pra se refletir demais.
acredito que com ele dá pra reparar que mesmo tendo o início la em +/- 1825, mesmo tendo passando quase um milênio, nada mudou.
a sociedade continua preconceituosa, continua sem empatia ao próximo.
tudo bem que houveram avanços, ppr exemplo, agora na pandemia as vacinas, mesmo o Brasil estar zoadasso, mas ne.
enfim, a população tem memória curta e isso não é contraditório, como que hoje em dia, pleno século 21, pleno 2021, as pessoas pensam que o melhor seria voltar a DITADURA?????? ou não acham que é válido respeitar o próximo, ngm está pedindo para os idolatrar ou beijar até seus pés, só pedem respeito que é o MÍNIMO.

mesmo em livros explicando com detalhes como a época da escravidão foi, acredito que não e o suficiente, se dá pra imaginar, entretanto, MUITAS vidas foram destruídas em decorrência da ganância, até quando o dinheiro vai valer mais que uma vida?
a violência nunca vai ser a resposta, muito menos repressão, todos têm direito a fala, porém se deve pensar e rever seus posicionamentos antes de entrar em um debate.

portanto, leia. é revoltante, mas é importante.

Fabiana 22/09/2014

Se você quer conhecer melhor nossa História, leia este livro
Leitura interessantíssima! Este foi um daqueles livros que 'escolhe o leitor', 'piscando pra mim' da mesa onde estava posto, na 12ª Edição do Sebo Solidário... e não me arrependi, absolutamente, de sua aquisição. Tenho uma quedinha invariável por História, principalmente pelas entrelinhas dela, por todos os relatos e fatos que não constam nos didáticos... e Giselda Laporta Nicolelis tece um texto excelente acerca da contribuição dos negros no processo de constituição da sociedade brasileira, apontando temas transversais ao da escravidão e seus desdobramentos. Ela conta a saga de uma família, de origem nobre na então Guiné, África (hoje, Nigéria), no decorrer de 160 anos, passando por oito gerações. É um relato envolvente, que incita à reflexão pessoal acerca das próprias concepções e posições em relação à questão de raça/racismo,preconceito/diversidade, miscigenação, justiça e lutas sociais...
Parabéns à autora, por sua pesquisa e competência e desenvolver um texto leve e intrigante... trazendo para tão perto de nós fatos de nossa Verdadeira História.