A Shadow In Summer

A Shadow In Summer Daniel Abraham

Resenhas - A Shadow in Summer

Karla 22/11/2012

Uma viagem.
Foi meu primeiro livro do Daniel Abraham. E não posso mentir, só resolvi ler por causa da relação dele com o George R.R. Martin. Mas apesar de BFFs, a amizade entre os dois termina aí,não pensem que Daniel Abraham é um aprendiz do Martin, sua literatura é complexa e original.
No início eu estava desmotivada com o lento desenrolar da narrativa e encantada com o mundo de Abraham. Esse livro é o primeiro de uma série de quatro livros chamada " The Quartet Price".
A narrativa se passa nas cidades do Khaiem. Cada cidade possuí um rei e governo autônomo,que se submete de certa forma ao Dai-Kvo. O Dai-Kvo é o responsável pelo treinamento dos "Poets", esses são os responsáveis por "capturar" e "dar forma" à ideias- espíritos chamados Andats.
Os espíritos desempenham papéis importantes em cada cidade, em A Shadow In Summer conhecemos Seedless, um Andat, que como seu próprio nome diz, "retida as sementes", papel importante no comércio de algodão na cidade de Saraykeht. Mas esse espírito é extremamente inteligente, e pra mim o personagem que proporcionou os melhores diálogos do livro.
Outro ponto que me surpreendeu nos costumes do universo do livro foi a linguagem corporal. Os habitantes de Khaiem falam com palavras, mas fazem gestos característicos para denotar sentimentos, agradecimentos e etc. Além disso, não usam bolsos, mas qualquer coisa é guardado nas mangas das roupas.
Todos esses pequenos detalhes fazem com que a leitura seja bem original e que a cada página uma nova descoberta tome vida.
Os personagens principais vão criando nuances e até o final da narrativa é impossível não sentir um carinho por cada um deles.
Escrever uma resenha sobre esse livro é querer dar spoilers, contar toda a estória, descrever as características de cada personagem. Mas isso é papel do leitor. E acho que todo amante de fantasia deveria dar uma olhada no trabalho de Daniel Abraham.

Conversa em Maati, o aprendiz de Poet, e Seedless, o Andat:

Maati said, rising.
" I'm going to sleep. Tomorrow can't be worse than today was."

"Possibility is a wide field, dear. Can't is a word for small imaginations" Seedless said from behind him, but Maati didn't turn back.
Danzoc 09/12/2012minha estante
Parei de ler pois sumiu o Kindle da minha irmã, mas em breve retomarei a leitura! Estava gostando muito do livro e sua resenha me remotivou!