A Filosofia na Idade Média

A Filosofia na Idade Média Étienne Gilson

Resenhas - A Filosofia na Idade Média

Claire Scorzi 07/03/2009

Exaustivo e Apaixonante
Uma obra que dá conta de toda a filosofia - até onde pude verificar, toda mesmo - da Idade Média. E não só dela: Gilson faz um útil preâmbulo nos oferecendo também a filosofia do período da Patrística (séculos II a VI, mais ou menos). O estudo é exaustivo, pormenorizado, acurado, fascinante, de uma erudição ímpar. Gilson, já falecido, era um erudito com "E" maíusculo. Será que ainda há estudiosos desse porte?
Obra que recomendo para quem quer estudar a filosofia dos séculos II a XV com profundeza. Há nomes, bibliografia de cada pensador, e estudo atento de um por um. Apaixonante!
Amanda 12/04/2017minha estante
Claire esse livro está na minha lista de leitura, gostaria de saber se houve alguma dificuldade durante a leitura do livro, já que é muito extenso e trata de um período histórico muito rico. Agradeço desde já ?

Claire Scorzi 13/04/2017minha estante
Oi, Amanda! Eu lembro que senti um pouco de dificuldade sim, em algumas passagens, mas nada frustrante, que prejudicasse o estudo. Por vezes Gilson usa conceitos filosóficos que precisam de maior atenção para entendermos, mas, que eu lembre, é apenas isso: maior atenção.

Luzineide 23/10/2023

Etienne Gilson nesta obra magnífica, faz uma cronologia da filosofia em todos os tempos.
E isso demonstra como as eras sempre tiveram a necesdidade desta, que é um das áreas do conhecimento mais importante para a humanidade. Gilson apresenta um panorama abrangente da filosofia medieval, que abrange desde os primórdios do período patristico até o final da escolastica e examina a relação entre filosofia e teologia, mostrando como os pensadores medievais buscaram conciliar a fé cristã com a razão filosófica.
Em cada época, a filosofia teve um papel preponderante, especialmente na idade média.
Obra magnífica.

Filino 15/01/2018

Indispensável para estudantes e interessados pelo tema
Étienne Gilson é um nome incontornável para qualquer um que se interesse sobre filosofia medieval. "A filosofia na Idade Média" é uma obra que deve constar na estante de estudantes e demais interessados; trata-se de um livro que agradará àqueles que se iniciam no tema, bem como aos que já possuem familiaridade. Para os primeiros, funciona porque o autor apresenta um panorama de todo o período, iniciando no período de Justino e desemboca em Petrarca e sua herança. Para os que já conhecem a matéria, é uma ótima fonte de consulta e até de indicações bibliográficas (ressaltando, contudo, que as obras indicadas por Gilson são em sua maior parte da primeira metade do século XX).

O autor é bastante didático em sua explanação. O tema, obviamente, sugere que o leitor tenha um mínimo de conhecimento de filosofia - se assim o for, aproveitará e muito essas (numerosas) páginas. O volume da obra não deve intimidar: Gilson escreve de maneira clara e, em algumas passagens, chega a escrever uns comentários irônicos e até bem humorados. Há diversas citações em latim, mas ainda que se ignore por completo esse idioma, a leitura não será prejudicada.

Vale a pena. No decorrer da leitura nós nos surpreendemos acerca do quanto desconhecemos (por ignorância ou por preconceito) a Idade Média e quando constatamos a presença, já nessa época, de modos de pensar e de atitudes que posteriormente seriam classificadas, normalmente, como tipicamente modernas. Uma boa sacolejada nas nossas ideias pré-formadas.