Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

elevyncruz 13/03/2024

Tão bom ler essa biografia e conhecer o que aconteceu naquele período no oriente através da perspectiva de alguém que viveu tudo aquilo

Persépolis nos ensina a aprender. A narrativa ressalta como é importante sermos conscientes do meio em que vivemos

understars 11/03/2024

Com tudo que ta acontecendo no mundo, a única coisa que nos resta fazer é nos informar.
como a marji disse nesse livro, o mínimo que a gente precisa fazer é aprender. aprender a história é essencial, eu só sei que quero ler mais sobre o oriente médio.
no mais, esse livro me divertiu e me horrorizou na mesma quantidade, que relato honesto.
nunca demorei tanto pra ler uma hq, me deixou até ruim do estômago e cheia de crises existenciais porque o mundo não ta muito melhor hoje em dia não. o melhor pra uns, nunca é o melhor pra todo mundo.

beatriz 10/03/2024

Gostei demais. O fato de os quadrinhos retratarem aspectos mais privados da autora tornou o livro ainda mais pessoal, os temas são abordados com leveza. É o tipo de livro que nós faz pensar bastante, pra além da ?história? puramente, pois a autora passou por tantas experiências em tão pouco tempo de vida, espero que agora tudo esteja nos eixos, na medida do possível.

Maíra Marques | @literamai 10/03/2024

? COMO É VIVER EM MEIO A GUERRA?
? "Persépolis" é um quadrinho autobiográfico de Marjane Sartrapi, relatando sua vida durante e após a "Revolução Islâmica". Uma descoberta recente é que este livro ganhou uma animação, com os desenhos da autora mesmo, e está dublado e completo no youtube. Diria que é um excelente complemento a quem tem curiosidade sobre o Irã!
O livro começa ainda na infância de Marjane, durante a Revolução Islâmica. Ela viu seu país regredindo de forma brusca numa onda de conservadorismo e repressão. Isso refletiu nela, uma garotinha de apenas dez anos, com uma mudança de escola apenas para garotas, uso obrigatório do véu, roupas mais discretas possíveis, correndo o risco de ser presa caso desobedecesse as regras.
Tudo o que passou na infância reflete demais nas suas decisões na fase já adulta. Muitos podem interpretar Marjani como "mal agradecida", alguém que "não soube aproveitar as oportunidades da vida", no entanto, ela é apenas uma jovem que teve que se afastar de sua família e seu país abruptamente em busca de sobrevivência. Faríamos diferente em seu lugar?
As ilustrações são em preto e branco e bem expressivas. Somos capazes de sentir o que a autora quis transmitir mesmo quando não há nada escrito.
Outro quadrinho da autora que li, "Bordados", complementa os momentos em família em "Persépolis", mostrando que- mesmo em meio ao caos da guerra- o bom humor e amor entre eles permanecia intenso. A família de Marjani é mais liberal, perderam muitos parentes e amigos durante a guerra com o Iraque, no entanto, nunca perderam sua essência.
Um lugar onde os direitos humanos ainda não alcançou, o que nos faz questionar essa ausência aos cidadãos em serem seres pensantes. Perseguição, prisões políticas e imposição de sistema ditatorial misturado ao sonho comunista, cigarro e um bom rock! Persépolis!

Enzolda 08/03/2024

E não é que o Pop se misturou com o Épico?
Semana passada terminei esse livro pela segunda vez, e posso dizer com certeza que ele é perfeito. Não só porque Marjane tem a capacidade de contar uma história com vários temas pesados por meio de uma narrativa relativamente leve, mas também Persépolis é um daqueles livros que, se você ler com idades e mentalidades diferentes, vai interpretar a história de um jeito diferente também. Enfim, recomendo a leitura para qualquer pessoa, especialmente para aquela que procura uma história que fale de identidade e pertencimento.

Bárbara 07/03/2024

Uma história com temas sérios mas que fez dar risadas
Eu adoro uma boa história em quadrinhos e essa foi simplesmente uma ótima escolha. Fiquei muito apaixonada pela história da Marjane, ela fala de temas super sérios como a guerra, a relação da situação da mulher no Irã, de como é difícil a situação dos imigrantes e também como foi o amadurecimento dela, saindo da infância para adulta sozinha. Ela conta de uma maneira super leve que me tirou muitas risadas honestas e me fez aprender um bocado sobre o tema.
Amei demais

Animal Noturno 07/03/2024

Uma história sensível e atemporal
A história narrada nesse quadrinho é muito tocante. Trata-se de uma história autobiográfica que vai nos levar ao testemunho de uma guerra, de muitas situações de violência e de muita opressão, tudo isso perpassando pelas fases da vida de Marjane Satrapi (a autora). Tem um estilo parecido com Maus (de Art Spiegelman) e Palestina ( de Joe Sacco) onde o cotidiano conta muito na construção do fio condutor da leitura. A história vai trazer uma excelente reflexão de como o extremismo (aqui no caso o extremismo religioso) é extremamente prejudicial a uma sociedade e principalmente com as mulheres, uma vez que a autora conta a transição da sociedade liberal em que vivia antes da "Revolução" Islâmica, viu seu estilo de vida, de vestimenta e até seus hábitos de diversão se tornarem CRIMES. Leitura é fácil e fluída, recomendo!

Marfisa 06/03/2024

História legal e com muito conteúdo. Mas muitooooo longa. Foi me indicada como paradidático e lembra muito malala.

Hannah.Guedes 06/03/2024

Não é muito meu estilo, mas fiquei feliz por ter dado a chance para esse livro.
Foi muito importante conhecer essa parte da história tão distante da minha realidade pela visão de alguém que acompanhou todas as mudanças.

Indico demais!

Tay 29/02/2024

Deprimente
Muito triste a história da Marjane, assim como a de milhares de mulheres que passaram pela mesma situação.
Ler a história dela nos entristece e deixa com raiva ao mesmo tempo. Da nojo de ver como as mulheres eram/são tratadas, e nojo maior de ver muitas mulheres compactuando com atitudes machistas e misóginas. Mas, se até aqui no Ocidente, conseguimos nos deparar como pessoas assim, que dirá lá né?
Enfim, é um livro que causa repúdio por conta da história que conta, mas é uma ótima HQ, a autora conseguiu contar a história dela de maneira leve e muita das vezes, bem humorada. Gostei.

Rebeca1042 28/02/2024

Desenhos lindos, cheio de simbologias, história triste e bonita aaaaaaAAAAAAAAA

toma essa análise

Livia V 28/02/2024

Lindo, lindo, lindo! Uma história forte e cheia de infelicidades e coisas da vida, me senti extremamente triste e também feliz, uma obra que conforta.

SystemNK 27/02/2024

Foda
Simplesmente foda, o fato de como ela se colocou em rebeldia a um estado tradicionalíssimo. É a perspectiva ao mesmo tempo do desenvolvimento de uma jovem adulta e de uma cidadã do Ira.

Daiane 26/02/2024

Autobiografia com valor histórico e jornalístico incrível
Essa HQ é uma aula de história e você for mulher, vai sentir ainda mais empatia com tudo que a Marjane vivenciou. São vários níveis de complexidade que só mesmo a autora pra conseguir colocar no papel de uma forma tão magnífica. Todos deveriam ler!
Este quadrinho foi adaptado em uma animação que está disponível no YouTube e é uma obra igualmente grandiosa, assistam!