Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Lara.Bia 22/04/2020

Impossível não se empatizar, principalmente se vc for mulher
Foi uma leitura excepcional e repleta de elementos atrativos, adoro artes gráficas. Foi uma verdadeira aula de história com uma visão realista e crítica da sociedade.
Agora que terminei de ler, vou correndo assistir o filme
Diego Piu 23/04/2020minha estante
Sou louco pra ler, desde que vi a animação!

Lara.Bia 23/04/2020minha estante
Super recomendo, é muito bom

Vinicius 23/04/2020minha estante
Eu quero muito ler esse, mas como assim tem filme e animação?? Kkkkk não sabia real

Diego Piu 23/04/2020minha estante
A anulação foi feita em 2008, concorreu inclusive ao Oscar!

Luh 21/01/2021minha estante
Eu amei muito esse livro, me prendeu muito!

Eduardo 08/09/2021minha estante
Gostei muito da hq. Só não gostei quando ela, pra se safar, acusa um cara q nem conhecia de ter dito coisas indecentes pra ela. Vai saber o que fizeram com ele.

Ariane244 17/01/2022minha estante
Livro MUITO bomm eu simplesmente achei incrível, super recomendo.

Nenê 21/02/2022minha estante
não vi a animação, mas gostei das partes em q a personagem questiona os comportamentos fundamentalistas em relação as mulheres no Iran e a relação com a familia

Anna 26/11/2022minha estante
Li esse livro há muitos anos atrás, na época da escola, um achado da biblioteca sem muitos títulos novos.

É uma história de força, superação, com fundo histórico, com grandes doses de realismo chocante e umas goras de humor.

O traço me chamou muito a atenção (na época com 13/14 anos, o recomendo a partir dessa idade), sua leitura é fluída e rápida mas sempre deixa espaço pra reflexão.

Embora eu nunca mais tenha relido a obra, é difícil esquecê-la.

Regis 30/05/2023

As trevas de um país descritas com leveza e bom humor...
A autora Marjane Satrapi usa do bom humor e criatividade para contar a história do seu crescimento durante a revolução iraniana de 1979, que levou o país às Trevas do regime Xiita.

A autora conta todos os acontecimentos de sua infância no Irã, adolescência em Viena e a vida adulta já de volta ao Irã de forma bem humorada, mas sem nunca romantizar os acontecimentos que marcaram essa fase de transição tanto dela como do país.
Apesar do tom de leveza que a autora emprega, os aspectos importantes da história são sempre tratados com cuidado, sem ocultar toda sua combatividade e pensamento crítico.

Nessa HQ, assim como em Grama (HQ coreana que trata sobre as Casas de Conforto japonesas durante a Segunda Guerra Mundial) e Maus ( HQ que faz um comovente relato sobre Auschwitz), vemos os acontecimentos que transformaram o país e sua população sob o ponto de vista de alguém que vivenciou a história acontecendo e que sentiu o impacto de tudo isso moldar sua personalidade e aspectos da sua vida para sempre.

Persépolis é um livro autobiografico vívido, que mostra através dos olhos de Marji uma sociedade em guerra constante, relatos de morte, de injustiças e a luta das mulheres para sobreviver em um regime religioso e ditatorial opressor.
A autora mostra situações alegres e tristes; assim como não tem receio de mostrar suas imperfeições e seus erros ao longo dessa jornada nos tornando mais próximos dela, nos fazendo compreender melhor seu lado rebelde, político e sua constante busca por justiça.

A escrita de Marjane é fluída e bem humorada tornando rápida a leituras das mais de 350 páginas, mas o humor empregado na escrita não consegue amenizar o impacto causado por essa leitura; apesar da realidade iraniana ser muito diferente da nossa é impossível ler sobre o choque que a ditadura religiosa causou com seus atos tirânicos e principalmente com a repressão direcionada às mulheres sem se sensibilizar e sentir algum tipo de incômodo ou até mesmo indignação.

Marjane é uma pessoa interessante, inteligente, direta, verdadeira e cheia de defeitos (como todos nós), que busca sobreviver da melhor maneira que pode em um país dominado pela religião, com leis estúpidas e invasivas. Ela luta com as armas que possui; mostrar um pouco dos cabelos, se maquiar e ir a festas clandestinas eram pequenos atos de rebeldia que ajudavam a manter acesa a chama do inconformismo, da impassividade.
As pessoas viviam duas vidas no Irã, o comportamento público e o privado eram antípodas, mas é o que se faz para conseguir manter a sanidade em uma sociedade tão doente a ponto de uma mulher correr na rua para alcançar o ônibus ser tratado como crime ("por seu trazeiro fazer movimentos impudicos capazes de atrair o olhar masculino").

Essa foi uma leitura intensa e cheia de contexto histórico, que mostra a revolução iraniana através da vida de alguém que teve que crescer nesse período conturbado, sendo vítima de um governo ditatorial e opressor, de uma política retrógrada e dominadora a ponto da maioria da população ter que esquecer da consciência política em busca de uma nuvem de felicidade.

Um colega do Skoob, o Cosmonauta, me indicou esse livro no ano passado e agora eu o recomendo para todos.
Mike27 30/05/2023minha estante
Uau... Um dia eu escrevo uma resenha a altura das suas.???

Bruno Oliveira 30/05/2023minha estante
Ótima resenha, amiga Régis! Como sempre. Se puder, e quiser, leia também o Bordados dessa mesma autora, Acho que você também o apreciará. ;)

mpettrus 30/05/2023minha estante
?????? perfeição em forma de texto ??????

@tigloko 30/05/2023minha estante
Excelente resenha ???. Parece que é a HQ perfeita pra quem gostou de Maus e Grama, meu caso ?.

Agradeço, Mike27. ?

Obrigada, amigo Bruno!
Não conhecia esse outro livro da autora, Agradeço muito sua dica. ??

Regis 31/05/2023minha estante
Vindo de você é muito importante, mpettrus. Obrigada, mesmo. ??

Aline MSS 31/05/2023minha estante
Suas resenhas são impecáveis. Eu ainda não li as HQs q vc citou, mas li Persépolis e amei. Parabéns por descrever tão bem essa obra lindíssima. ????

mpettrus 31/05/2023minha estante
Inclusive, Aline, achei perfeito quando a Régis citou ?Grama? e ?Maus?, muito bem avaliados pelo Bookstan de maneira geral, e na minha cabeça esse dois livros funcionam como uma Trindade das HQ?s junto com Persépolis ???? sei q os três não se interligam e nem nada, mas a Régis escreveu tão bem a resenha que eu simplesmente criei essa Trindade na minha cabeça ???

mpettrus 31/05/2023minha estante
Juntando meus trocados para comprar os três livros porque a curiosidade em ler os três aumentou em 300% depois de ler a resenha da Régis!!! ?????

Regis 31/05/2023minha estante
Agradeço, Tiago. Com certeza é perfeita para que gostou de Maus e Grama. ??

Regis 31/05/2023minha estante
Obrigada, Aline. Fica a dica das outras duas. ??

Regis 31/05/2023minha estante
Acho que não vai se arrepender, mpettrus, são todas HQs muito boas que abordam assuntos importantes. Espero que goste. ?

HenryClerval 09/06/2023minha estante
Você sempre escreve maravilhosamente bem e instiga o desejo de ler com suas resenhas, Régis. Perfeita, é a palavra que te define.

Regis 09/06/2023minha estante
Ohh, Leandro... obrigada. ??

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Persépolis, Marjane Satrapi – Nota 9,5/10
A autora iraniana resolveu escrever sua autobiografia em forma de quadrinhos para contar os fatos que marcaram a sua – nada comum – infância e juventude. A intenção de Marjane foi escrever um relato apenas para seus amigos, mas a recepção foi tão positiva que a autora logo tornou a sua obra uma ferramenta para disseminar uma história de opressão religiosa, choques de cultura e saúde mental.

Nascida em um Irã ainda liberal, e criada por uma família pouco religiosa, Marjane vivenciou uma mudança radical ainda quando criança: seu país passou por uma revolução que colocou no poder um governo autoritário e fundamentalista, liderado por um chefe religioso. Com 10 anos, a menina passa a ser obrigada a usar o véu, a estudar em uma escola apenas para garotas e a mudar detalhes do seu dia a dia.

No entanto, a garota não conseguia aceitar as mudanças radicais e, com medo das consequências que seu comportamento rebelde poderia trazer, os pais de Marjane decidem enviá-la para a Europa. Diante disso, e com apenas 14 anos, a protagonista aterrissa sozinha na Áustria. Os choques culturais já são percebidos logo de início e, ainda que tenha encontrado um país liberal, Marjane se sente deslocada. Ela logo percebe como a criação em uma sociedade extremista pode impactar na formação do indivíduo. Marjane é muito diferente dos jovens da sua idade e, por isso, passa a fazer de tudo para disfarçar as barreiras culturais que a tornavam “esquisita”. Essa luta para tentar se adaptar a um mundo tão diferente traz sérias consequências para a protagonista. Apesar de não ter que lutar mais contra a opressão do governo, Marjane precisar combater uma forte depressão e conviver com a solidão de uma vida longe da família.

A leitura realmente surpreende pela profundidade e acaba por derrubar aquela ideia de que histórias em quadrinhos são para crianças e adolescentes. Se você também pensa assim, dê uma chance para “Persépolis” e tenho certeza de que você terminará a leitura impactado(a) com a história de uma mulher que enfrenta inúmeras dificuldades para conseguir garantir o seus mínimos direitos a uma vida livre e sem discriminações.

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Vênus_Alice 02/11/2022

Liberdade, uma questão
É o livro que conta de uma criança iraniana, Marje, que vive inumeras mudanças desde 1979, onde costumes tradicionalistas e religiosos vão se instaurando, uma guerra.
Nisso ela se vê com inúmeros conflitos pessoais, filosóficos e sua liberdade e intelecto são incentivados pelos seus pais, que são manisfestantes da esquerda.
Aqui acompanhamos a angustia de uma criança num regime opressor, uma adolescente que vê amigos e pessoas queridas morrendo e torturados pela guerra, sua trajetória em outro país e a chegada da vida adulta.
Os impactos da identidade, caráter e autoestima são perfeitamente ilustrados.

É um livro de grande estima na estante, simplesmente maravilhoso!
Bia 02/11/2022minha estante
Fiquei bastante curiosa!!!! Vou adicionar na lista de leitura!!!!! ?

Vênus_Alice 02/11/2022minha estante
acho que vai adorar!!! ??

Otávio - @vendavaldelivros 21/12/2020

“Quando temos medo perdemos o senso de análise e de reflexão. O terror nos paralisa. Aliás, o medo sempre foi o motor da repressão em todas as ditaduras.”

Qual sua primeira lembrança quando alguém cita o Irã? Minha primeira lembrança é Mahmoud Ahmadinejad, que foi presidente do país entre 2005 e 2013 e que, dentre outras coisas, era antissemita e focado no fortalecimento do Irã em relação à posse de armas nucleares (além, é claro, dos constantes ataques ideológicos aos EUA). Outra figura que me lembra o Irã é o Aitaolá Khomeini, líder respeitado no país até hoje, que foi um dos responsáveis pela queda do Xá Reza e pela instauração de uma república islâmica em 1979.

É a partir desse momento histórico que Marjane Satrapi começa a contar sua história de vida. Em formato de HQ, Persépolis é seu registro autobiográfico e uma janela para enxergarmos não só a sua vida e de sua família, mas também as mudanças sociais ocorridas no Irã após a Revolução que derrubou o Xá e instaurou a República Islâmica.

De uma hora para outra, Marjane, que estudava em um colégio de elite e tinha contato com a cultura ocidental, passou a ser obrigada a usar o véu fora de casa, estudar apenas com outras meninas e conviver com a guerra. Vemos, então, toda a evolução dela enquanto pessoa, no Irã fundamentalista e na Europa, vivendo como imigrante.

Marjane não esconde seus erros, desvios e falhas nesse trabalho, nos apresentando como a menina do começo, que tinha em Deus um grande amigo e Marx uma inspiração, conseguiu crescer e amadurecer mesmo com grandes dificuldades. Algo, porém, me chama atenção em Persépolis: Marjane pertencia a uma família relativamente rica no Irã, o que a permitiu ter escolhas. Penso em quantos iranianos pobres, mortos na guerra contra o Iraque, perderam a chance de mudar sua realidade e o mundo que viviam.

Persépolis é um trabaho primoroso, feito para desvendar preconceitos sobre a história dos iranianos e para que Marjane defendesse sua história com orgulho e verdade. Uma prova viva de como regimes totalitários podem esmagar sonhos e a cultura rica das nações que os aceitam.

site: https://www.instagram.com/p/CJEtgxijKJe/

Roberta 11/01/2022

Apesar da guerra?
Mesmo com ódio por parte de alguns, podemos observar que o amor sempre surge. Parece planta que brota no asfalto, contra todas as evidências. Preferi prestar atenção na melhor parte.
Achei que fosse gostar mais do quadrinho. Porém, valeu ter lido.
Pedro 11/01/2022minha estante
Amor omnia vincit.

Roberta 11/01/2022minha estante
Não entendi ?

Pedro 11/01/2022minha estante
O amor tudo vence. É esse o significado. É uma expressão antiga em latim. É que a sua postagem me lembrou essa expressão.

Roberta 11/01/2022minha estante
??????????

Aline MSS 14/05/2022

As ilustrações são simples e a história é cativante. ?
Gostei bastante dessa HQ. Como alguém q viveu longe dos pais em um estado diferente do que nasci, me vi na história dela em vários momentos.

A personagem é forte e inspiradora, msm vivendo em um ambiente de guerra e opressão religiosa. Mtas vzs me surpreendi com oq li aqui, a capa infantil não faz jus tristeza e angústia q as páginas descrevem.
Eu sempre tive a impressão de q ficaria boiando ao ler essa HQ por não saber mto detalhadamente a cultura árabe, mas acabou sendo algo tão intuitivo q conseguiu aproveitar bem sem ficar perdida.

Depois de assistir nos noticiários sobre a guerra na Ucrânia, fica mais fácil de visualizar mentalmente oq essa HQ se propõe a relatar (Na HQ, o país é no Irã). É bem triste e emancipador! Vale o preço q se encontra hj pra vender.???
Pedro 14/05/2022minha estante

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ana Cristina 17/03/2021

Leiam esse livro!
O melhor presente de aniversário. Obrigada Duda e Bia. Caraca que história incrível. Tão bem contextualizada. Um livro desses, assuntos pesados desse jeito pela visão de uma criança deixou esse livro incrível. Eu não costumo ler muitos quadrinhos, mas dos que eu já li esse é sem dúvidas meu preferido, e ele é quem abriu portas para eu ler mais quadrinhos e parecido com esse gênero.

Gessyka.Loyola 24/08/2023

A história do Irã.
Uma HQ bem interessante contada da perspectiva de uma cidadã do Irã.
Toda a sua trajetória desde a infância e consequentemente a história do país.

Cinara... 20/04/2021

"Naquele dia, aprendi uma coisa fundamental: só podemos ter dó de nós mesmos quando ainda é possível suportar a infelicidade...
... Quando ultrapassamos esse limite, o único jeito de suportar o insuportável é rir dele."

Minha nossa!!!! Uma montanha russa de emoções, poucas coisas me provocaram tantos sentimentos ao mesmo tempo, veio choro, raiva, risadas, revolta, tristeza, empatia, etc... etc... tudo de uma só vez.
Mesmo não vivendo em uma país em guerra é impossível não se identificar, é muito real, é muito humano todos os sentimentos que a Marjane descreve.
Amei!

Diego Piu 19/09/2021

Esperei vários anos pra finalmente ler essa autobiografia, conheci na época em que a animação concorreu ao Oscar e apaixonei pelo relato autobiográfico da autora.

Esse ano esse livro cai no meu colo como presente de aniversário, comecei de imediato (furando a fila de tanta coisa que tem por aqui). Foi interessante ler em um momento em que parece que o mundo nos dá grandes sinais de retrocesso e conservadorismo... isso me fez refletir ainda mais sobre valorizar e lutar pela minha liberdade.

Em dois pequenos momentos (sem spoilers) me decepcionei com atitudes da protagonista, mas achei sincero e tbm corajoso diante de uma autobiografia não esconder os próprios vacilos. Em tantos outros momentos, mesmo diante de muitas tragédias (em especial na infância da personagem) a autora me fez rir um bocado. Então é 5 estrelas mesmo!
cris.leal 23/09/2021minha estante
Ótima resenha! Fiquei com vontade de ler. ?

Debora 20/06/2021

Uma história rica e sensível
Ao explicar sua vida no Irã para seus amigos europeus, Marjane Satrapi nos faz conhecer um pouco da história recente do Irã e seu impacto sobre a vida dos cidadãos. Excelente!

eduardabuainain 25/08/2020

Aula de história e geopolítica
Desfez aquela pontinha de preconceito que eu tinha com quadrinhos e de quebra ainda me fez uma revisão de história e geopolítica. É uma autobiografia muito diferenciada. Ri em alguns momentos, tive vontade de chorar em outros, senti raiva da Marji jovem/adulta mas terminei com gostinho de quero mais. Vou indicar e emprestar esse livro pra todo mundo! Adorei!

Cami 10/10/2021

Uma história bastante sensível e emocionante sobre religião, revolução, política, guerra e as suas consequências na vida das pessoas.

Maravilhoso.
Achei os desenhos uma graça, muito bonitos.
A forma como a autora contou a história foi muito interessante, foi um aulão de história e política.
É uma autobiografia, então eu fiquei chocada com o senso crítico que a Marjane já tinha desde criança.
Fiquei muito comovida com o quadrinho, ele traz muitas reflexões a nossa sociedade.
É uma leitura necessária.