Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Ricardo.Estevez 02/12/2023

Fui ler sem saber muito o que esperar além de uma biografia em meio a guerra, mas não estava preparado pra tanta tragédia, a capacidade dela de transmitir a perda é incrível e faz voce se sentir ali só querendo dar um abraço.

Jussara 08/06/2022

Da pra chamar uma leitura que possui um contexto histórico tão atroz de "leitura leve"?

Marjane sofreu demais, tendo que largar o seu país e sua família, e tudo que acabou tendo que encarar longe deles, sem coragem de pedir ajuda.

Ao passo que crescia, teve algumas atitudes bem questionáveis, como qualquer ser humano, mas sempre acabou aprendendo rapidamente com esses erros.

Apesar do contexto histórico de conflitos e privação de liberdade e as dificuldades pelas quais a Marji passou, o modo como toda a história é contada, provavelmente reforçada pelo formato em quadrinhos, torna a leitura muito fluída, de certa forma leve, que não dá para ser explicada.

Recomendo demais a leitura, é uma fonte de aprendizado, dá pra entender a história dos conflitos do Irã e conhecer um pouco sobre a cultura de seus residentes.

Culturas diferentes das nossas e falta de conhecimento não justificam a desumanização das pessoas "do outro lado" (oriente), afinal, são tão pessoas quanto nós.

Babi159 24/11/2020

"Quero ser justiça, amor e a ira de Deus ao mesmo tempo."
Assisti a versão fílmica há uns 4, 5 anos. Embora minha memória do filme não seja tão nítida, pude rememorar diversos acontecimentos da película através da obra original, bem como amplificar meu conhecimento prévio sobre o Irã, as incontáveis revoluções que ocorreram lá e como esses acontecimentos influenciaram a vida das mulheres iranianas.

Curiosamente, senti identificação com a personagem central em diversas fases de sua vida – isso não ocorreu quando vi o filme –, principalmente na adolescência, mas creio que qualquer mulher, independente de sua nacionalidade, irá sentir até empatia pela personagem central se tiver a oportunidade de ler Persépolis.

Não tenho o costume de ler HQs, mas confesso que a leitura foi prazerosa, elucidativa e, curiosamente, divertida em alguns momentos. Embora o livro tenha uma aura comunista-feminista de “cair os butiás do bolso” e Marjane tenha uma visão ocidentalizada, eu gostei do conteúdo. Recomendável, principalmente para quem gosta de graphic novels.

brunadlm 26/09/2023

Preciso ser sincera: que livro estéril. Sei que muito provavelmente essa resenha será uma das exceções, no entanto, eu não poderia deixar de ser realista ao determinar uma nota para um livro cujo valor foi ofuscado por discursos generalizados. Muito embora tenha tido um início interessante, no qual a história do país é retratada, o desenvolvimento e final são repletos de construções em prol de uma ideia separatista que exalta algumas questões em detrimento de outras, a meu ver, tão importantes quanto as primeiras.
A princípio o que chamou minha atenção foi o contexto histórico, político e social, mas agora vejo que não valeu a pena ter lido o livro todo apenas devido ao início, pensando que algo de melhor poderia vir. Afinal, trata-se de uma autobiografia em que há predominância de ideias subjetivas. Inclusive, a perspectiva de alguém repleto de privilégios poderia ter sido menos negligente. Em paralelo aos conflitos caóticos e situações que nenhum ser humano deveria vivenciar, descreve-se um discurso muitas vezes seletivo. Pergunto-me o motivo da especificidade, e concluo minhas dúvidas ao pensar na mais velha ideia de contraposição e narrativas em busca de validação. Por fim, sobre a arte, essa eu achei levemente bem feita, porém não há nada especial que a faça diferente. ?
Gatinho da Bruba 26/09/2023minha estante
Belas e profundas palavras sobre páginas que carecem dessas mesmas características. Não foi uma leitura em nada desatenta, ou sem procurar entendê-la ou compreender aquilo que estava sendo transmitido (mesmo quando isso custava a ser feito). Ainda assim, há insuficiências no conteúdo apresentado; e consequentes pontos a serem questionados. Ouso dizer que sua atenção e cuidado com a obra (ao tentar entendê-la) foram maiores que o da própria escritora no desenvolver de temas que precisariam de uma exploração bem mais rebuscada.

Paulinha 19/07/2022

Persépolis
Adoro histórias em quadrinho, amava os gibis da turma da Mônica, estava muito empolgada para ler essa história, primeiro por ser em quadrinho e segundo por contar a história de uma mulher iraniana que presenciou a guerra em seu país.
Amei a história e os traços do desenho.
Quero ler mais livros dela.

Laura.Novelli 23/01/2022

Que enxurrada de história! Fiquei encantada logo de início com a introdução, uma ambientação da história da região, desde a época da Pérsia até a transformação no atual Irã.

Acompanhamos toda a trajetória de Marjane, convicta de seus ideais desde menina, mesmo diante do extremismo de um novo regime que assume o governo de seu país.

É impossível não refletirmos a cada episódio narrado por ela. Para reler em diversos momentos da vida!

Nayana 09/09/2021

Incrível!
Essa história em quadrinhos estava na minha lista há bastante tempo, sempre me chamou a atenção e eu sabia que era importante. Achei uma verdadeira aula de história, e cheia de ensinamentos pessoais também, principalmente reflexões sobre as oportunidades de cada pessoa.
Ela conta a história da iraniana Marjane, desde criança até a vida adulta, passando por um contexto histórico único e vivências particulares também, pois nasceu em um Irã liberal e passou por guerra e muitas mudanças radicais. É uma autobiografia, então também temos os fatos atrelados somente a percepção da sua vivência e opiniões, mas a autora não esconde seus erros e nos remete a enxergar muito bem sua história de vida com seus altos e baixos, em relação a orgulho, integridade, sonhos e cultura.
Marjane tem pais liberais e carinhosos, uma avó inteligente, uma história familiar de peso, o que os faz viver ainda com mais medo. Mas a história também fala muito da nada comum vida passando pela infância e adolescência, o quão diferente é viver com certas regras (a teoria e a prática), e até a escolha do medo em relação a solidão de não pertencer.
É uma história incrível e uma leitura surpreendente, achei maravilhosa!

Turano 09/10/2021

Eu terminei pensando "quero uma filha igual a Marjane" é incrível como ela conta cada detalhe da sua vida e com um senso crítico muito grande desde criança. Tem momentos no quadrinho que você se pergunta muitas coisas sobre a vida sabe? Eu aconselho a assistir a animação tem no YouTube que também é maravilhosa e fiel a história.

J^! 13/11/2021

Empatia
Esse é sem dúvida um daqueles livros que te transformam. Eu não sabia muito sobre o ambiente retratado e me desloquei de forma profunda pra caminhar ao lado dessa personagem.

Luna Souza 18/08/2022

Livro muito bom, retrata muito bem o Irã dos anos 80. Marjane sendo rebelde e escutando Iron Maiden KKAKKAKAKAKAKAKAK eu adorei isso. Ódio quando o tio dela morreu, adorava ele. A avó foi a melhor de todas.

Nath 17/05/2020

Um presente!!
Primeira vez que eu leio um livro HQ e Persépolis foi uma grata surpresa. Um presente. Ele marcou a minha vida!
Ter a experiência de conhecer um pouco do conflito entre o Irã e o Iraque pelos olhos de uma mulher é avassalador. Ver a chegada do regime que tirou todos os direitos daquelas mulheres e fizeram com que muitos absurdos se tornassem lugar comum é só um pouquinho da experiência de um leitor desse quadrinho.
Marjane nos conta sua história, uma menina nascida numa família progressista, mas que vê seus direitos ruírem. Seu aprendizado aos poucos vai sofrendo a interferência do regime intransigente e ler essa transição é muito interessante. É curioso saber que aqueles homens e mulheres que estão por traz das barbas enormes e capuzes muitas vezes não têm escolhas e fazem aquilo para preservar sua segurança e de seus familiares. Tudo que se fale é pouco para descrever o quanto esse leitura é magnífica. Deu vontade de estudar e aprender mais sobre a conjuntura política e religiosa do oriente médio.

Café 11/09/2021

Um grito de Marjane para o mundo inteiro
Nós temos tanto receio/preconceito com países islâmicos, que associamos o islamismo a coisas negativas, ao terrorismo, repressão... Temos dificuldade de entender essas pessoas como seres humanos que possuem exatamente as mesmas necessidades, angústias e vontades que todos nós.
O livro é um exercício de empatia, além de uma aula de história completa.

Thiago.Caetano 13/04/2020

Quebra de paradigma
Em formato de quadrinhos, esse livro surpreende pela didática incrível, profundidade e capacidade criar conexão com o leitor sem se tornar uma ficção de mero entreterimento. Possui toda uma base histórica mas não exige muito conhecimento pois nos coloca dentro do contexo sem ficar massante ou infantilizado. Recomendo muito!

Li em PDF em um tablet e foi tranquilo, no Kindle não fica legal por causa das caixas de diálogo.

Amy 14/02/2021

Pesado porém necessário
Uma HQ muito pesada, não recomendo a leitura dela de forma rápida, pois é algo que deve te fazer pensar.

A personagem principal da uns nervos, principalmente porque você vê nela os erros humanos nossos, e sabemos que o ser humano é hipócrita, confesso que senti raiva dela diversas vezes durante a leitura, mas depois eu pensava "como eu posso julgar alguém assim? quem sou eu para condenar essas atitudes?"

Por isso digo, leia com calma, é uma HQ excepcional, dolorida demais, aquela que machuca mesmo, mas te faz se tornar uma pessoa melhor.

Izamara Ferreira 24/07/2022

A autobiografia de Marjane..
Apesar de ser uma história triste, sinto Marjane com uma personagem forte e feliz, que erra e acerta e parece não ter medo de lutar pelo que acredita?