Exodus Julie Bertagna

Resenhas - Exodus

Viktorya Zalewski 16/01/2013

Bom!
O assunto é muito, muito interessante, mas o livro demorou pra me prender. Apesar da incrível trama, a narração da autora é um pouco cansativa.

dragonrider 14/09/2021

Exodus
O livro foi um tédio. A história não desenvolve direito ate os últimos 5 capítulos e enquanto isso você é obrigado a aturar a principal.
A ideia tinha tudo para ser maravilhosa, mas a execução foi ruim.

Swan 11/08/2011

“A ganância e o desperdício estão matando o planeta aos poucos. A Terra arde em febre. As geleiras derretem. A desordem climática é sentida em todos cantos do mundo.”
O aquecimento global fez as calotas polares derreterem. O nível do mar sobe cada vez mais e causa grandes inundações que fazem desaparecer cidades inteiras. O mundo está se afogando.
Em 2100, na ilha Wing, uma das poucas que têm resistido aos desastres, a situação chega ao ponto crítico. Tain, o homem mais velho e sábio da ilha, conta a Mara sobre a existência de um Mundo Novo, grandes cidades construídas sobre o mar e projetadas para resistirem as terríveis tempestades.
Mara então convence os moradores de Wing a partirem em busca de um lugar seguro para viverem. Depois de dias numa árdua viagem, eles finalmente encontram o Mundo Novo, mas as portas estão fechadas e os refugiados não são aceitos.
Os sentimentos de perda e culpa se apoderam de Mara e então, tomada pela angústia e desespero da situação, ela resolver encontrar uma maneira de acertar as coisas. Parece impossível, ela terá que fazer escolhas muito difíceis, mas Mara está determinada a salvar aquelas pessoas. Ou morrer tentando...

Beatriz 08/09/2011

Exodus
Mara tem visto sua ilha (Wing) sendo devastada pelas fortes tempestades, em breve Wing não existirá mais. Mara, pensando no futuro dos moradores, começa uma busca incansável pelo ciberespaço - uma antiga rede de computadores - em busca de um lugar seguro para todos da ilha viverem.
Após dias navegando pela Weave, Mara encontra uma pista sobre cidades erguidas acima do nível do mar, ela fica muito animada com a descoberta e conta a Tain (o morador mais velho da ilha). Tain escuta toda a história de Mara e diz que também acredita que existe outras cidades fora aquela ilha que eles se trancaram por tantos anos, e que passou da hora de procurarem um lugar seguro para viverem.
Mara com a ajuda de Tain convoca uma reunião no ponto mais alto da ilha para contar o que descobriu, muitos moradores duvidaram de Mara e se recusavam a sair de Wing. Tain como o mais velho da ilha era muito respeitado e acabou convencendo os moradores a se mudarem.
Os moradores rapidamente juntaram toda a comida e água que tinham e foram se dividindo em vários barcos pequenos de pesca, quando a hora de partir chegou Tain (e mais laguns moradores mais velhos) comunica a todos que não vai abandonar Wing, diz que a salvação é para os mais novos. Mesmo contrariada Mara parte rumo ao desconhecido deixando Wing para trás.
Poucos dias após a partida, a comida e a água foram se esgotando, deixando todos angustiados, se não bastasse ficar sem comida e água, estavam contando apenas com um mapa e a esperança de Mara.
Após enfrentarem tempestades, a fome e a sede, os barcos que sobreviveram a viajem, avistam o Novo Mundo, muito acima do nível do mar em total segurança. Todos ficam felizes e cheios de esperança mais quando chegaram perto da cidade encontraram uma cena desesperadora: milhares de barcos estavam ancorados sem ter para onde ir, um cheiro pobre enchia o ar e corpos lançados ao mar. Em meio a essa confusão e multidão de pessoas, Mara tenta encontrar sua família, será que sobreviveram a viajem? Mara fica desesperada em busca de notícias da família, mais ninguém sabe de nada. E agora, o que vai acontecer se não conseguirem entrar na cidade? E se entrarem, o que vão enfrentar pela frente?
Você só vai descobrir essa e muitas outras coisas lendo Exodus.
Thales Moreira 11/06/2012minha estante
Boa resenha, mas um grande problema com pontuação.

Laiara Dias 24/09/2011

^^
Pra quem não conhece o livro, ele tem uma pegada infanto-juvenil, aliás esse é mais o público alvo, e apesar de eu ser uma fã inveterada de livros mais adultos, não tem como não gostar de Exodus.
A história se passa no ano de 2100, numa época em que a Terra já resolveu se vingar da humanidade. Os oceanos já subiram de tal maneira que praticamente nada restou do mundo que conhecemos, continentes inteiros estão submersos, a geografia mundial se reduziu a simples divisão dos oceanos, com algumas raras ilhas remanescentes que já estão próximas do seu último suspiro.

Uma dessas ilhas é a ilha Wing, onde Mara vive, que acredita-se ser uma das últimas ilhas, senão a única que ainda resta um espaço de terra pra os habitantes continuarem vivendo. No entanto o clima já está tão descontrolado, que se reduziu a meses de tempestade constante intercalado por alguns dias de bom tempo.

Mara já está acostumada a viver escassamente, sempre presa em casa durante os meses de tempestade, mas a situação de agrava a tal ponto que os habitantes da ilha Wing são obrigados a procurar outro lugar para viver, ou melhor para sobreviver, já que a inundação completa da ilha bate a porta.

Vasculhando na antiga rede de computadores do mundo pré-inundação (a Weave) Mara encontra informações que podem salvar toda a população da sua ilha, são as cidades do Mundo Novo. São as cidades celestes, que ela conhece através de uma ciber-raposa que encontra em um lugar desconhecido da Weave, que lhe fala de sua cidade: Munno, um lugar livre de todo o perigo causado pelo aumento do nível dos oceanos.

Mara então pesquisa, e vê em Munno a solução para salvar a todos que conhece, tem que levá-los até Munno, eles precisam ir para uma cidade celeste, cidades verticais, com fundações no solo debaixo do oceano, cidades dos sonhos, onde o medo das tempestades não assola a todos.

A partir daí começam as verdadeiras emoções, que eu não vou contar porque seria um baita spoiler.
Nesse momento da história eu parei e pensei, tá vai ser uma aventurazinha pra Mara guiar seu povo até o Mundo Novo.. Engano meu, muitas reviravoltas acontecem, inimagináveis.
Confesso que alguns detalhes da história ficaram perdidos na narrativa, ao passo que outros foram desnecessários.
Outra crítica são os neologismos, que são vário e com alguns deles não temos realidade para compreendê-los, e seria ótimo se houvesse mais descrição.

Quanto ao enredo, realmente me surpreendeu...
Foi bem desenvolvido.. Quando pensei: 'não tem mais história pra preencher as páginas' sempre vinha algo novo.
O final eu achei um pouco corrido, poderia ter sido mais explorado de forma que o leitor "curta" mais esse momento.

No geral foi um livro muito bom, e distopias me encantam...
Eu recomendo, principalmente para os que gostam do gênero! Não podem perder!
E tem continuação, aliás duas...

MWeirich 11/09/2021

Este livro trás um assunto realmente muito interessante e que poderá vir a se tornar realidade.

A autora trás para nós uma história de sobrevivência e adaptação, afinal com o derretimento das calotas polares o nível do mar cresceu amplamente... Engolindo a maior parte da terra.

O livro trás personagens muito interessantes, bem como uma história promissora. Entretanto a escrita da autora é cansativa e há certos saltos temporais que fazem o leitor as vezes se atrapalhar um pouco.

Concluindo: é um bom livro, com uma leitura um pouco arrastada, mas que trás ótimas mensagens e aprendizados.

Bruno.Martins 04/04/2020

Recomeço
Esse livro marcou meu recomeço com a leitura e reacendeu em mim a vontade de alimenta-lá. Demorou um pouco pra me prender mas valeu muito a pena não desistir.

Mônica 09/09/2011

Exodus de Julie Bertagna
Mara Bell é apenas mais uma das poucas sobreviventes da ilha de Wing. Todo o planeta terra foi inundado graças ao aquecimento global, todos os sobrevivente de Wing acham que são os últimos seres humanos em toda a terra. Mas tudo muda quando Mara com seu “meia lua” onde ela viaja pela na Weave(antigo espaço virtual), cai e encontra uma raposa. Assim como um dos mais antigo da ilha Tain lhe dissera que quando era jovem viu pela TV a construção de Munno, um Mundo Novo, sobre as aguas foram feitas enormes construções pelos céus. A raposa se assusta ao saber que ha mais pessoas no mundo, e confirma a Mara que tudo que Tai lhe disse é realmente verdade! Então ela conta para todos sobre Munno, de inicio eles ficam receosos, mas partem para o norte a procura de Mundo Novo.
- Lá – grita Gail com uma voz ressecada. Tremendo, agarra o braço de Mara e aponta
Uma estrutura colossal se ergue do oceano, envolta na névoa.
Mara engole seco. Não consegue achar a voz, parece que a garganta está cheia de pedras.
Vastas torres desabrocham na névoa da aurora. São tão grossas e altas que é difícil acreditar que sejam verdadeiras. À medida que o barco se aproxima, a fina névoa revela uma impressionante geometria de túneis no céu que conectam as torres – diversas ramificações de conexões cintilantes. O sol nasce, derretido, e espalha seu fogo pelo céu. Ao atingir a cidade como uma explosão silenciosa, seu brilho amarelo faz o coração pular. O sol que conhecem parece pálido diante daquele tão radiante.
Chegando lá Mara vê que nem tudo é o que parece, e tudo se torna um pesadelo. Ninguém pode entrar em Mundo Novo, por isso milhares de barcos se amontoam em volta das torres, um lugar podre, onde não tem comida, água, nada só um cheiro de podridão. Mas Mara não descansa e descobre que ah uma maneira d entra em Munno. Com a ajuda de um pivete, ela entra dentro das altas torres que sustentam Mundo Novo. Lá ela conhece os Treenesters, que acreditam que Mara é a mulher da pedra, uma antiga estatua que diz ocorrer uma antiga profecia, onde ela (Mara) salvaria todos os Teenesters da inundação da terra.E é ai que a história começa a se desenrolar.
Exodus foi um livro surpresa para mim, porque não esperava recebe-ló e nem o conhecia muito bem, até o dia que o correio chegou aqui em casa com ele. De inicio fiquei assustada, mas depois gostei pois a sinopse me chamou a atenção. O livro trata de um assunto que estamos sempre ouvindo falar o Aquecimento Global, e diz a respeito do super aquecimento que faz as geleiras derretem e com isso inunda todo e qualquer pedaço de terra ( uma coisa que acho provável acontecer se não fizermos nada para mudar isso). Confesso que fiquei um pouco receosa, porque não gosto muito de vê e ouvir falar coisas sobre “fim do mundo”. Mas esse livro e um alerta a oque já está acontecendo, mas o povo fingi não ver.
Mara é uma menina normal, que não tem nada daquela frescura de se achar a feia, ela é assim pois como vivia em uma ilha teve que se acostumar a viver com que o mar trazia, suas roupas eram velhas, resumindo, ela era uma pessoa na qual sempre pensa nos outros e em um modo de salvar aqueles que ama.
Outras pessoas que chama a atenção são os Treenesters, que vivem dentro das torres e tem um amor total pelas ultimas(literalmente) arvores. Eles também tem um modo de viver um pouco primitivo, mas e espetacular todo o amor que tem um pelo outro.Mas um comentário quando a Mara descobre quem é a tal raposa que encontra na Weave, eu fiquei de cara! Nunca acharia que era tal pessoa.
Claro que não é só de desastre que esse livro fala bem no final temos um pouco de romance. Enfim eu indico esse livro a todos, pois ele e muito bom, e quero muito a continuação, porque ele teve um daqueles finais que deixam com vontade de quero mais.
E mais um quoite só para vocês pensarem:
- Podemos trair alguém com uma palavra ou uma atitude. Também é possível trair alguém com o silencio ou a omissão. E, ao trair uma pessoa, você pode trair o mundo inteiro.
BJus

Jay 15/09/2011

Exodus – Julie Bertagna
Sinopse:

Opinião:
Recebi esse livro de parceria com a editora DCL, logo de cara achei a capa maravilhosa e me encantei com a sinopse, fiquei muito curiosa e comecei a ler o livro imediatamente.
A história tem o foco no mundo real (aquecimento global, derretimento de geleiras, etc..) mas também é totalmente ficcional. A ilha em que Mara vive, Wing, está ficando inundada e ela busca desesperadamente um novo lugar, um novo mundo onde ela e os outros habitantes de sua ilha, possam viver.
Mas ao rumarem para Munno, o Mundo Novo, se deparam com uma situação infernal, alguns adoeçem outros morrem e Mara se desespera.

“Ao pular no oceano imundo, Mara não sabe se deseja viver ou morrer. Mesmo assim, se atira...”

Gostei do tema, e em alguns pontos a história é bem excitante o que me incitou a continuar mas, infelizmente, a história flui lentamente e a escrita da autora é cansativa, o que acaba deixando-a chata, há também muita repetição de palavras.
Surge o personagem “Raposo” que é uma incógnita na história, mas que atrai Mara, ela o conheceu em um mundo virtual e não sabe como encontrá-lo no mundo em que vive.

“A noite é da raposa. E em algum lugar na eternidade do ciberespaço, é sempre noite”

Quando se encontram no mundo real, surge nos dois, um sentimento de que se conheciam há muito tempo, uma confiança inabalável. Juntos eles encontram um meio de ajudar a todos que precisam deles.

“Mara não faz ideia do que esteja fazendo, mas ele segura na mão dela, aperta com força e sua voz rouca fica sem fôlego de tanta excitação.
- Sinto como se estivesse esperado por esse momento a vida toda.”
É um bom livros, agradeço a DCL por me dar a oportunidade de lê-lo.

Gostou da resenha? Não Gostou?
Comente no meu blog :little-things-for-you.blogspot.com

Bárbara Gomes 20/09/2011

Exodus - Julie Bertagna [ Resenha ]
A ilha de Wing é uma das últimas partes do mundo que não está encoberta de água, mas isso logo irá mudar. Estamos em 2100, e o mundo que conhecemos foi destruído por catástrofes ambientais. Mara, nossa protagonista, se vê obrigada a procurar uma solução para salvar seus parentes e amigos de morrerem afogados em suas próprias casas.
Passeando pelo que sobrou do ciberespaço da Wave (uma espécie de internet do futuro, mas já não utilizada), Mara conhece uma Raposa e descobre pistas sobre a existência de cidades construídas acima do mar, e convence seu povo de navegar até lá.
Após dias de viagens turbulentas, a esperança retorna quando avistam Munno (Mundo Novo). Mas o que encontram é totalmente diferente do que imaginavam, e Mara sente-se culpada. Ao invés de uma recepção preocupada, dão de cara com uma gigante muralha que impede a entrada na cidade, e centenas de outros barcos com tripulantes na mesma situação.
Mas ela não desiste, e percebe meninos abandonados que transitam entre a muralha e uma entrada estranha. Os garotos não falam, comunicam-se apenas com gestos, e oferecendo um bem antigo a um deles, Mara consegue passar pelos tiros dos policiais e adentrar em um mundo totalmente desconhecido, um mundo submerso, abaixo de Munno.
Lá encontra os Treenesters, um povo que não conhece a luz do dia mas que passa pela apreensão pela qual ela já passou, a de não ter mais onde morar. Logo os Treenesters reconhece-a como a garota que irá trazer de volta a paz para suas vidas, de acordo com uma antiga profecia.
Então ela decide que chegar a grande cidade e conseguir ajuda agora é mais que essencial, após uma busca de rotina, uma policial morre sem que seus colegas percebam e disfarçada, Mara chega a Munno.

Caledon sorri educadamente e eles o seguem para dentro do gabinete.
Ao lançar olhares de relance ao velho, Mara fica impressionada
com o fato de Candleriggs ser muito mais retorcida e aparentar mais idade do que ele.
Mas, claro, Calendon não viveu os últimos sessenta anos pendurado numa árvore agitada pelas tempestades em um mundo afogado.

E... eu só vou contar até aqui, seria spoiler de mais. Não posso dizer que não gostei do livro, mas faltou algo na história. Algumas partes são muito intensas sem precisão, e outras curtas de mais. Certas vezes me pegava pensando "Isso aconteceu mesmo ou ela está sonhando?". Uma reclamação que eu vi antes de ler e que não pude deixar de reparar enquanto lia é a grande quantidade de vezes que o nome 'Mara' é escrito, um homem no Skoob contou mais de quarenta vezes (socorro! haha), eu não me dei a esse trabalho, mas sei que foram muitas e muitas vezes.

- As pessoas vivem em função do nascer e do pôr do sol - insiste Gorbal. - Agora,
um porco-espinho ou um esquilo poderiam contar a vida deles em anos porque dormem no
inverno e acordam no verão, mas nós dormimos ao pôr do sol e nos levantamos
quando ele nasce. Por isso somos parte da história do dia.

Glau 03/09/2011

Exodus
Mara é uma menina moradora de Wing, uma ilha que sofre com o aumento do nível do mar, tempestades e outros "castigos" da natureza.

A população da ilha cresce e a ilha diminui, cada vez mais as famílias tem que subir para o alto da ilha e não tem espaço para todos, graças ao mal trato do homem á natureza.

Mara quer mudar está estória, quer dar um futuro a população e graças a weave, durante algumas buscas, encontra uma raposa, moradora de Munno, o novo mundo. (Weave é uma internet mais evoluída, já que a estória se passa em 2100)

A partir desta descoberta, Mara tenta convencer as pessoas que há uma saída, que eles podem buscar outro lugar para viver. Não resta muitas opções a população e então resolvem arriscar suas vidas numa viajem a barco no meio do oceano sem saberem se realmente encontrarão terra firme.

Munno é encontrado, mas nem tudo é como Mara espera. Muitas pessoas estão do lado de fora e só alguns são escolhidos para entrar neste mundo, o que não é fácil e mesmo se conseguir entrar a vida lá dentro não é fácil...

O livro é bom, mas achei um pouco confuso, várias vezes tive que voltar algumas páginas para entender o que estava acontecendo. A estória não é uma das melhores que lí, mas é boa.

Acredito que seja um livro indicado para quem gosta de aventura.

Ah! E uma coisa que gostei muito é o tema, com certeza muito presente nos nossos dias e porque não um alerta de como pode ser difícil nossas vidas se não nos atentarmos agora com a relação a "saúde" do nosso planeta.

www.startread.com.br

Marcos 25/01/2013

Assista a Resenha em vídeo deste livro em: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/01/resenha-falada-exodus-e-zenith-de-julie.html

Glaucia 25/02/2013

Exodus - Julie Bertagna
O livro é uma distopia, com toques de ficção e romance, e se passa no ano de 2100. Mara de apenas 15 anos, vê a Ilha Wing, a qual sempre morou, sendo destruída pouco a pouco pelas fortes tempestades e avanço do mar. Mesmo com a dura rotina dos moradores na reconstrução do povoado, a natureza não dá trégua, sendo essa a sua resposta ao desperdício e descaso para com o planeta, gerando assim, essa desordem climática.

Enquanto a população está em um circulo ao redor da fogueira, comemorando o ano novo, Tain - um velho sábio da ilha - alerta que somente um milagre poderá salva-los, e caso o milagre não aconteça, os jovens devem começar a planejar o futuro, lembrando que fora da ilha existe um mundo capaz de salvá-los.

Tentando compreender o conselho de Tain, Mara encontra no ciberespaço - antiga rede mundial de computadores - pistas sobre o Novo Mundo, onde cidades foram projetadas e construídas acima do nível do mar.

Com a ajuda de Tain, Mara convence os moradores a sair da ilha em vários barcos, em busca de locais mais seguros para sobreviverem. O que Mara não contava, era com problemas ao longo da viagem, como a falta de comida e água, o que consequentemente desespera a todos. Mesmo enfrentando tais dificuldades, enfim conseguem chegar ao destino.

Mas o que era para ser a felicidade de todos, mais uma vez, se torna desesperador. Isso porque se deparam com milhares de barcos, todos refugiados que não foram aceitos. Novamente, Mara se desespera, e se sente culpada por fazer seu povo sofrer tanto.

Será com a ajuda de pessoas que ela nem sequer contava, que Mara conseguirá entrar numa das torres do Novo Mundo, e buscar uma forma de salvar todos... inclusive ela.

O livro conta com um enredo envolvente, com reviravoltas a todo momento, o que nos instiga a ler mais e mais. Só pecando no excesso de repetições e nas folhas brancas (que incomodam ao longo da leitura). A capa também é muito bonita. Em breve terá sorteio do mesmo aqui no blog, fiquem ligados!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Bárbara 26/02/2013

Mara vive em Wing com sua família e, todo ano, eles lutam para sobreviver ao aumento do nível do mar, reconstruindo tudo o que foi levado pelo mar e tentando fugir de uma morte que, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. Levando em consideração a situação da ilha, Mara segue os conselhos de Tain, um ancião sábio da ilha, e convence a pequena população do lugar a irem em busca do Mundo Novo, Munno, uma cidade suspensa no meio do oceano.

A viagem não é fácil. Mara perde sua família em busca deste local e, ao chegarem, percebem que é bem complicado entrar. A cidade é fechada com altos muros. Há uma polícia no local, a quem eles chamam de Escolhedores, que passam o olho nas pessoas que estão do lado de fora, escolhendo os melhores para levar para dentro daqueles muros. Além disso, o cheiro do lugar é podre e Mara começa a perceber que a ideia da cidade era na realidade uma mentira e para ela não passou de uma ilusão: a cidade que foi feita para abrigar os sobreviventes, na verdade era fechada às pessoas que conseguiam chegar até ela.

O livro é denso, a escrita não é algo que vá te fazer não parar de ler. Na verdade, é necessário parar para tentar absorver tudo o que está acontecendo. O livro te faz pensar no que está acontecendo em 2100 e te faz imaginar se no futuro estaremos realmente cercados por tanta água, num momento tão complicado e lutando pela sobrevivência de cada um. Também temos a continuação de Exodus em outros dois livros: Zenith e Aurora, então ainda tem muita coisa para acontecer e muitas páginas para nos colocar para pensar.

Recomendo para aqueles que curtem uma distopia bacana e que te colocam para pensar nos acontecimentos do presente que podem desencadear um futuro não tão bom assim…