O Diário de Milena Liebe

O Diário de Milena Liebe Denir P. M. Junior

Resenhas - O Diário de Milena Liebe

Mi Pieroni 26/11/2011

O livro é uma continuação de O Diário de Milena Liebe #1, Sekvens resenhado aqui no blog já há um tempinho. Quando terminei de ler o primeiro volume da saga, sabia que haveria continuações, porém não imaginava o que poderia acontecer com eles no segundo livro. Um conflito? Uma guerra? O governo descobriria o segredo dos Sekvens? Nada disso. A continuação do livro é mais uma demonstração de amor e também um alerta para nós em relação ao nosso planeta. O que acontecerá com o nosso planeta se continuarmos com guerras, poluindo, brigando com as pessoas, desejando o mal a elas? O que será de nós, humanos, no futuro? São questões que pipocam na nossa mente na leitura da metade do livro até o final.

Milena é a líder de uma nova espécie, os Sekvens. Nessa nova "sociedade", vemos bastante afeto, carinho, amor, o desejo do bem infinito ao próximo e o bem-estar de todos. Mas o que acontecerá se alguém descobrir o segredo deles? O que acontecerá se o governo, ou outras pessoas que não tivessem um coração puro, apenas com sentimentos bons, descobrissem o seu segredo e o utilizassem para o mal? É então que eles recebem uma comunicação que será a "resolução" de seus problemas.E também é quando os Sekvens começam a descobrir habilidades que não possuíam antes, habilidades que mudam totalmente o jeito de viver. Assim como as novas habilidades, vem também necessidades, como a necessidade de viverem todos no mesmo ambiente. Como são muito ligados, sentem muito a falta do próximo e isso é prejudicial a eles.

Na leitura do segundo volume da saga, confesso que fiquei com uma invejinha - boa, ok? hahaha - de todos os Sekvens. Eles vivem, como disse lá em cima, na base do amor. Não na parte financeira, mas sim no estado de espírito. Todos lá querem o bem de todos, não só pessoas de sua família, mas também de pessoas que nunca viram na vida, que em um momento de agonia, de desespero, os Sekvens estavam lá para ajudar. Seria tão bom se nós vivessemos em uma sociedade assim, se tivéssemos uma maior preocupação com o próximo e com o nosso planeta como um todo. O Diário de Milena Liebe - Antéia, assim como o primeiro volume da saga, fala sobre o amor e o carinho e é um livro para ser lido com o coração pois a mensagem que o autor quer nos passar é muito bonita e também urgente. É preciso ficar bem atento ao livro para que se possa entender a verdadeira mensagem dele. Contrariamente ao primeiro volume, para mim, o segundo deixa um gostinho de "quero mais". O autor fecha o livro com uma bela mensagem, porém a vontade de saber o que aconteceu com os Sekvens é irresistível.

A saga ainda terá mais livros. O próximo livro, O Diário de Milena Liebe #3, Os Filhos de Antéia, está em fase de produção.

Um comentário pessoal: Amei a capa do segundo livro! Como o fundo do livro é preto, realça ainda mais livro. Adorei! Também gostei da capa do primeiro, porém a do segundo me conquistou. Simples, porém encantadora e misteriosa. Só a capa nos deixa com um gostinho de "preciso ler!".

Paul Law 08/11/2012

Mudamos, muda-se o mundo
No segundo livro da trilogia “O Diário de Milena Liebe”, denominada de “Antéia”, o autor Denir P. M. Junior continua a narrar a vida de sua protagonista depois dos acontecimentos surpreendentes do primeiro livro. A resenha deste livro pode ser lida aqui.

Como no primeiro livro, acho que é característico do autor, um evento inesperado determina uma mudança drástica na vida da personagem. Dessa vez, Milena Liebe que ainda está se habituando a nova vida e possibilidades, acaba recebendo uma mensagem de alguém misterioso.

A medida que os contatos se tornam frequentes todos os Sekvens (denominação de Milena e os outros que vivem com ela) acabam descobrindo que o estranho sabe muito sobre eles. Um encontro se faz necessário e a partir dele a vida de Milena e os demais Sekvens nunca mais será a mesma. Até mesmo o mundo que conhecem como mundo será ampliado numa trama surpreendente e cheia de conceitos filosóficos e morais.

Seguindo nos moldes do primeiro livro, Denir nos mostra como a sociedade seria se pequenos detalhes mudassem. Não se trata de uma mudança genética, apesar de acontecer de fato, mas de uma mudança de ideia, de atitude, de pensamento. Embasado num comportamento ideal, o autor tece seu texto expondo ao leitor seus conceitos sobre bem. Sim, só sobre bem. O inverso é tratado aqui como algo que já existe e o autor nem se dá ao trabalho de explorá-lo. Sua intenção, ao que me pareceu, foi dar ênfase à atitudes pautadas na ajuda mútua sem objetivos financeiros. No mundo do autor isso funciona bem.

Há crítica ao comportamento atual das pessoas. Essa crítica se apresenta de forma sutil, mas que não pode ser vista como menos impactante. A ideia de que os diferentes são descriminados e de que um mundo novo se faz necessários chegam a ser diretas demais. Acredito que isso tenha sido intencional, assim como a opinião do autor sobre o rumo atual da humanidade.

Finalizando, Antéia é um livro que vai além de uma continuação. Ele introduz pensamento crítico de forma mais madura do que seu antecessor. Milena está mais consciente agora e nos aguarda para o terceiro e último livro de sua saga, o esperado “Filhos de Antéia”.

Fica a dica e a resenha.