Amistad

Amistad Alexs Pate

Resenhas - Amistad

Bruno Malini 28/05/2022

Inspirado pelo filme do Steven Spielberg, um relato sobre o período da escravidão. Bom mas não supera o poder do filme.

Nathan 09/01/2010

Amistad
O livro sempre trazendo ótimos detalhes. Amistad é um navio que sai da África, passa por Cuba e depois se atraca nos EUA para o julgamento dos negros. Durante as páginas, o livro mostrará a dificuldades dos negros - tanto no navio, quanto na captura. Essa muitas vezes sem motivo inteligente, somente servindo de trabalho escravo para a maioria opressora e preconceituosa. O que nos fazem melhores do que os outros? Creio eu que nada. Por tras de uma pele há um coração, sentimentos, um SER HUMANO. Esse livro é muito emocionante, e ao mesmo tempo revoltador, pois nele há descrições de pessoas que são tratadas, que foram tratadas como animais. Atualmente o tratamento não é mais físico, contudo a mente está cada veze sendo mais afetada, o psicológico, a moral.

Érika dos Anjos 07/03/2009

A segunda vez foi bem melhor
Há uns 5 anos, tentei ler este livro. Mas, não sei porque cargas d'água, não consegui e deixei-o de lado. No início deste ano, 2009, resolvi tentar mais uma vez. E, para minha surpresa, fiquei encantada com a história, que me marcou profundamente pelas injustiça e pela coragem de alguns indivíduos.

Mesmo este livro tendo feito o caminho inverso da maioria (o romance foi feito a partir do roteiro do filme), o resultado foi o mesmo: a obra escrita é bem melhor que a película, que mesmo sendo muito bem filmada, ainda deixa a desejar devido à magica que Alexs Pate pôs nos personagens, transformando Cinque em um herói abnegado, John Quincy Adams no estereótipo de ex-presidente-americano-salvador-do-mundo e ainda conseguiu que as histórias segundárias tivessem vida própria e amarrassem o leitor do mesmo jeito.

Dentre essas histórias paralelas, um grande destaque é o negro que acompanhava Cinque no navio (agora esqueci o nome dele) se converteu rapidamente ao catolicismo depois de uma lavagem cerebral em poucos dias na cadeia. A forma como ele cita a bíblia e, por alto, a história de Jesus sob a perspectiva de alguém que nunca havia sequer ouvido falar no filho de Deus. Esta parte é genial!

Um livro recomendadíssimo para quem gosta do tema!

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Pesado!
"Amistad: A História de um Levante nos Navios Negreiros" é um romance escrito por Alexs D. Pate, baseado no filme "Amistad" dirigido por Steven Spielberg. O filme foi lançado em 1997 e é uma adaptação cinematográfica da história real do levante dos escravos africanos a bordo do navio negreiro La Amistad em 1839.

A trama se concentra no julgamento subsequente dos rebeldes africanos, que foram acusados de assassinato e outros crimes após assumirem o controle do navio. A história aborda questões de escravidão, justiça e liberdade, bem como os esforços de um advogado para provar que os rebeldes agiram em legítima defesa.

O romance de Alexs D. Pate baseado no filme "Amistad" aprofunda a história e os personagens, proporcionando uma visão mais detalhada e emocional do que o filme pode oferecer. É uma leitura recomendada para aqueles interessados na história da escravidão e na busca pela liberdade e justiça.