Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Clio0 28/01/2024

Motivo de briga entre historiados e literatos através das eras, a Ilíada é igualmente considerada como um dos mais antigos documentos históricos e uma das obras fundadoras da literatura universal.

Quer tenha sido criada por um único aedo ou por vários, são mais de quinze mil versos descrevendo uma pequena parte da Guerra de Troia, o período em que devido a um dissabor entre Agamenon e Aquiles, esse se recusa a continuar lutando.

A história se abre então com um concílio entre os deuses que disputam junto com os mortais a glória desse combate. São versos extensos remomorando mitos, expondo confabulações e exaltando figuras heroicas que até hoje os pesquisadores não chegaram a um consenso se são seres puramente mitológicos ou representações fabulosas de personalidades da época.

Não há economia nas palavras para tais. Mesmo os elmos usado pelos gregos são descritos aos seus mínimos detalhes, e uma égide pode ocupar páginas e mais páginas. É uma obra épica no sentido amplo do termo: tamanho, estilo, qualidade.

Minha frustração é que nunca vou conseguir entender essa obra no original. Se a tradução já é espetacular, só posso imaginar o que seria ouví-la declamada.

Recomendo.
Rena_tooh 29/01/2024minha estante
Já estava na minha lista, e sei que a Odisséia se passa depois da Ilíada. Gosto bastante da Grécia e conheço essas histórias porém ainda não li, mas sei que são clássicos ocidentais imperdível. Já li sobre a história da criação de Atenas, heróis e lendas, e essa junção de realidade ou lendas traz um aspecto que te faz pensar bastante.

Kemuel.Joo 05/10/2021

Um dos primeiros textos escritos na humanidade, A Ilíada narra alguns acontecimentos da parte final da guerra de Tróia. Essa guerra teve início após Páris, príncipe de Tróia, sequestrar Helena, a mulher de seu seu albergueiro. ⁣

Apesar de a guerra ser o pano de fundo do texto, Homero escolhe um acontecimento específico do conflito para desenvolver na narrativa, A CÓLERA DE AQUILES. Em determinado momento da guerra, Aquiles, O melhor guerreiro dos Aqueus, discute com Agamêmnon, principal Comandante do exército grego, e decide se retirar da batalha com todas as suas tropas.⁣

O poema foi escrito na forma de versos tradicionais da literatura épica grega, o hexâmetro dactílico. No entanto, na edição da penguin, o tradutor optou pelos versos livres, tendo por finalidade apresentar um texto mais fluido para leitores iniciantes de Homero.⁣

A Ilíada é sem dúvidas um dos textos essenciais da humanidade. O estilo homérico, o uso de digressões para retomar outros momentos da guerra ou deixar subentendido acontecimentos pós-ilíada, além do uso da mitologia grega são pontos que tornam a experiência de leitura única. Eu tive o primeiro contato com essa história através do filme Troy, apesar de conhecer parte do enredo, achei a leitura do livro indispensável.⁣

No entanto, nem tudo no texto me agradou. A parcialidade do Homero em prol dos gregos é compreensível, visto que é um livro grego, mas em alguns momentos me incomodou, porque parecia que ele os troianos estavam sempre se dando mal. Além disso, algumas das intermináveis cenas de guerras por vezes eram cansativas, mas eu entendo que tudo isso faz parte do estilo homérico.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CUdiJRdLmTp/

Regis 05/10/2023

A tragicidade da existência humana
Os gregos acreditavam que a Ilíada e a Odisseia haviam sido escritas por um único poeta, a quem chamavam de Homero, oriundo da região da Jônia, no Egeu oriental. A Ilíada é a primeira obra da literatura ocidental, um poema épico de 15 mil versos composto por volta de 700 a.C., assim intitulado por relatar um incidente ocorrido durante o cerco dos gregos a Ílion, uma cidadezinha na região de Troia (no noroeste da atual Turquia).

Nos primeiros cantos o poema se concentra na desavença entre Agamêmnon e Aquiles, no duelo entre Menelau e Paris e no motivo do cerco grego, para depois o épico se concentrar cada vez mais em Aquiles, à medida que sua tragédia pessoal se desdobra.
A ira desordenada e a cólera de herói são as grandes causadoras do desfecho trágico dos eventos em torno dele durante a Guerra de Tróia.

A Ilíada é uma obra belíssima que trata de uma batalha de vida e morte em nome do orgulho de homens e deuses, com uma guerra que ceifou a vida de grandes guerreiros muito amados pelos seus, e isso torna impossível fazer a leitura sem verter lágrimas abundantes diante do sofrimento de Aquiles durante as exéquias de Pátroclo e ao ouvir as palavras que o fantasma desse dirige ao seu amado companheiro enlutado... mais impossível ainda é, novamente, não chorar com as palavras de Príamo ao implorar para Aquiles que lhe restitua o corpo de seu amado filho, Heitor.

Esse grande poema de Homero mostra a loucura dos desejos humanos, a infelicidade e insatisfação que atingem até mesmo os deuses do Olimpo... fala de uma felicidade buscada sem que nunca seja alcançada em meio a irracionalidade das paixões humanas.
Durante a Guerra de Tróia vemos os homens colocando o inatingível como único objetivo capaz de lhes proporcionar a felicidade, e em meio a tudo isso vidas são ceifadas, enquanto outras são vividas até o limite mostrando a tragicidade da existência humana e deixando claro que os autores dessa grande tragédia são eles mesmos.

Esse foi um livro emocionante do início ao fim, cheio de demonstrações de companheirismo, orgulho desmedido, vaidade, dor e morte. Em momento nenhum as intrigas dos deuses e a guerra dos homens se tornam maçantes, muito pelo contrário, toda a narrativa é estimulante da primeira até à última palavra.

Fiz essa leitura durante o ensino médio e voltar a ela agora com mais maturidade para absolver todas as nuances desse épico foi primoroso. Adorei reler esse clássico e o indico para todos.
Fabio 06/10/2023minha estante
Nossa!!! Que resenha!!!
impecável!???

Léo 06/10/2023minha estante
A resenha está perfeita, Régis. ??

Regis 06/10/2023minha estante
Agradeço muito, Fábio! ?

Regis 06/10/2023minha estante
Obrigada, Léo! ?

Fabio.Nunes 09/10/2023minha estante
Agora me deu vontade de ler!

mpettrus 09/10/2023minha estante
Resenha magnífica!!! ?Ilíada? é um marco da literatura ocidental e da história da humanidade.

Assim que nem você, também li-o nos tempos do Ensino Médio, numa ?oficina de literatura greco-romana?. Porém, de lá para cá, nunca mais reli. Mas tenho guardado na memória algumas cenas inesquecíveis desse épico.

Apesar de ser escrito em poemas, é uma leitura que todo mundo deveria fazê-lo. Parabéns pela resenha!!!

?? ?????????

Regis 09/10/2023minha estante
Obrigada, mpettrus.
Também foram os momentos inesquecíveis desse épico que me fizeram reler e apreciar ainda mais essa história maravilhosa. ?

Regis 09/10/2023minha estante
Leia, Fábio Nunes, é uma leitura ótima e não vai se arrepender. ?

HenryClerval 11/10/2023minha estante
Sua resenha está realmente perfeita, Régis. Parabéns! ????

Regis 11/10/2023minha estante
Ah, Leandro, obrigada! ??

Ogaiht 22/04/2021

A Obra Fundadora da Literatura Ocidental
Para aqueles que não sabem, A Ilíada não conta toda a história da Guerra de Tróia. Na verdade, ela foca em um acontecimento muito específico do último ano dessa guerra. A leitura desta versão é bem fluida, já que o tradutor não se preocupou em seguir a mesma métrica do poema do idioma original. A estória, diferente das várias versões contadas em filmes, não é moralista e nem maniqueísta. Não há personagens bons ou maus no enredo. Apenas seres humanos comuns com suas virtudes e defeitos, mas que muitas vezes são manipulados pelos deuses. A Ilíada é, sem dúvida, leitura obrigatória para aqueles que querem se iniciar nos clássicos da literatura universal.

Victoria 01/02/2022

Livro que eu levaria pra uma ilha, com certeza!
Podemos dizer que Homero inaugurou uma espécie de genealogia grandiosa, sendo seus herdeiros diretos poetas como Virgílio, Dante e Camões, só para citar alguns. Lembro-me de quando li a Divina Comédia, e Homero aparece em um dos primeiros cantos. Ele está junto a outros poetas da Antiguidade segurando uma espada, que simboliza não somente o caráter épico de suas obras mais famosas, mas também a sua primazia perante todos os outros. Isso acabou sendo algo metalinguístico na minha vida, percebi isso na prática, já que li a Divina Comédia primeiro, e depois que a li, percebi que para entende-la melhor deveria ler os épicos que vieram antes dela. Claro que Homero era o primeiro. Na época ainda tinha a visão que acredito muitos terem, de que poemas épicos, ainda mais antigos, são herméticos, difíceis e inalcançáveis.

Ler a Ilíada para mim foi uma quebra de expectativa gigantesca, pois personagens que recebem muito destaque em adaptações cinematográficas e para tv quase não aparecem (Helena de Tróia) e episódios famosos não estão aqui (o cavalo de Tróia). Além disso, não sei o porquê, mas esperava encontrar uma certa artificialidade na história e personagens. Talvez pelo fato fato de se tratar de um épico... erro crasso meu! (acredito que em parte isso se deva aos filmes também). A despeito da maioria dos seus personagens se tratarem de heróis e deuses, percebi grande humanização em todos: seja quando os personagens se lamentam por alguma morte, seja quando os deuses do Olimpo fazem algo engraçado (outra quebra de expectativa) eu senti e senti, essa é a força que a Ilíada tem depois de 2.800 anos!

Outro ponto que me saltou aos olhos foi a sensação de que ao mesmo tempo que tudo era diferente do que esperava, tudo parecia tão familiar... E mais uma vez isso se deve ao cinema, mas também à literatura. Sabe quando você assiste um filme de aventura e tem cenas de batalha, na qual a câmera te dá aquela perspectiva de que existem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo? Isso veio daqui. Aliás, se fosse falar de tudo que eu percebi nesse quesito essa resenha seria infinita! Desde coisas ínfimas, como a expressão "fio da navalha", até às mais cotidianas e conhecidas expressões, como "calcanhar de Aquiles", "não é possível agradar gregos e troianos"...

A forma narrativa é um ponto interessante também, já que a Ilíada não narra toda a guerra de Tróia, mas apenas um período de 50 dias em que o tema central será a irá do herói Aquiles. Assim, quando o poema começa a guerra já ocorre há muitos anos, e quando acaba a guerra ainda não acabou. Mas você terá a percepção de ter sentido o que foi toda a guerra! Creio que isso se deva ao fato de que ela é uma epopeia com ares de tragédia. Embora seu episódio central se passe durante uma guerra, o arrebatamento causado e o sofrimento vivenciado pelos seus inúmeros personagens é uma espécie de prelúdio às tragédias gregas que vieram posteriormente. Sófocles, Eurípides e Ésquilo criaram várias de suas histórias a partir da Ilíada, com personagens e acontecimentos que são mencionados nela.

Por fim, digo e repito: nenhuma adaptação textual, cinematográfica ou para tv poderá fazer jus a este poema. Tenha a experiência de ler ele um dia, não o tema! existem livros modernos infinitamente mais difíceis. Pois como disse o poeta Charles Peguy: "Nesta manhã Homero ainda é novo, e nada pode ser mais velho que o jornal de hoje."
Joao 01/02/2022minha estante
Com certeza é o material base para toda a narrativa heróica, juntamente com A Odisseia. Nunca nem tentei ler nenhuma das duas rsrsrs. Mas a importância eu acredito que é desse nível. Tudo até hoje, tem algo dessa obra.
E parabéns pela leitura, Victoria! Deve ser a do tipo que marca a vida.

Victoria 02/02/2022minha estante
Obrigado João, espero que um dia você dê uma chance pra ela!

Joao 02/02/2022minha estante
Eu vou começar por algo grego mais suave hahaha. Mas com certeza darei uma chance a essa obra :D

erika 05/02/2022minha estante
Concordo plenamente, Victoria. Assim como você, eu não imaginava que o texto fosse tão acessível e que eu gostaria tanto dessa história. Homero consegue manter o leitor fiel, ainda quando o que acontece não o agrada. A personificação dos deuses é fantástica e, a meu ver, Heitor é o grande ideal da figura do herói, a despeito de tudo o que se possa dizer de Aquiles. A gentileza de Pátroclo, no entanto, revelada no decorrer das história, foi pra mim uma grata surpresa. Da mesma maneira, fiquei cativada pela personalidade de Diomedes e pela esperteza de Ulisses. A Ilíada é a prova de que é possível fazer magia com as palavras. Vale, sim, muitas releituras e reverberações. Não pretendo esperar muito para começar a Odisseia!

Victoria 05/02/2022minha estante
Concordo com tudo, Erika. Heitor é meu personagem favorito, então sou suspeita pra falar... O que Homero fez é algo sublime, difícil de se alcançar, não é a toa que a Ilíada continua sendo reverenciada milhares de anos após sua criação!

Carolina.Gomes 06/02/2022minha estante
Tudo imita Homero? há Ilíada e Odisseia em toda literatura. Preciso pegar p ler?

Clara.Brogliato 22/03/2022minha estante
Eu também levaria pra uma ilha, só que deixaria lá kkkkkk (minha opinião)

Dávila 23/09/2020

Homero sempre necessário.
O que dizer da Ilíada?
Palavras não servem para descrever, ou não caberiam nesse modesto resumo.
Em prosa ou verso a obra de Homero é perfeita, claro que devemos salientar o machismo, o patriarcalismo, o tratamento indigno dado às mulheres.
Sim, nesses tempos que vivemos é fundamental colocar isso em pauta.
Escute a música "Mulheres de Atenas" do Chico Buarque para você ter uma ideia.
Penso que o título poderia ser "Mulheres de Atenas e Troia".
Mas voltando a Homero, tirante o lamentável já observado, escolha você mesmo o seu momento favorito:
O catálogo das naus e a descrição dos chefes gregos?
O encontro entre Aquiles e o rei Príamo?
As trapaças dos deuses que são até piores que os humanos?
São inúmeros os grandes momentos.
A tradução que tenho em mãos em prosa foi realizada por um grande especialista em estudos homéricos Octávio Mendes Cajado que escreveu também a soberba introdução.
Além disso essa edição tem ilustrações econômicas e bonitas que realçam o texto original.
Não se ressinta se não encontrar essa edição de 1982 editada pelo Círculo do Livro, afinal existem outras lindas e muito bem traduzidas por aí tanto em prosa quanto em verso.
Ah, uma observação: o texto é integral e está tudo aqui, se você prefere em versos aproveite para comparar as versões.
Pegue o seu e boa viagem.
Polly.Lopes 16/01/2021minha estante
Meu momento favorito é p diálogo entre Afrodite e Helena. Acho a fala da Deusa avassaladora.

Dávila 17/01/2021minha estante
Que lindo...!! Obrigado por comentar!

pl.tai 23/07/2022

O nascimento da literatura ocidental.
Como uma história de aproximadamente 800 a.C. pode ser tão incrível até hoje?

Nunca tinha me interessado por mitologia grega, mas ao ler Homero, a fonte, fiquei fascinada. Logo será a vez da "Odisseia", e que Ulisses se mostre tão interessante quanto Aquiles.

O antropomorfismo dos deuses é uma das coisas que mais chamaram a minha atenção. A disputa entre eles, o caráter duvidoso e a obstinação são marcas fortes dos imortais. Aliás, acho que mais do que a ira de Aquiles ou qualquer outro aspecto, a epopeia trata sobre a influência dos deuses no destino dos mortais, visto que os homens são meros fantoches das vontades divinas.

O termo "homérico" agora faz muito mais sentido para mim, pois encontrei na "Ilíada" uma grandiosidade épica singular, com passagens realmente viscerais, reflexivas e pungentes.

Luccrazy 21/01/2023

Inspiração Divina
Olha, eu demorei décadas a criar coragem para me aventurar em Homero e foi cativante, intrigante, avassalador em conhecimento.
E o melhor?!? Prazeroso. A leitura fluiu e engrenou a ponto de ficar triste com o final. É um compêndio de cultura e mitologia universal. Somente hoje entendo o porque de tal obra atravessar milênios sendo tão presente.
Super Recomendo!
Kytto 21/01/2023minha estante
Inda vou conseguir esse feito. Tou a décadas querendo ler esse livro.

Heloyne 23/01/2023

Aaaaaaaaa de fato foi uma aventura histórica, como foi emocionante acompanhar esta jornada épica de Homero , me sinto muito orgulhosa de mim, por ter lido um livro tão bom como é iliada .

jay 21/05/2023

É bom.
O livro conta a história da guerra de Tróia.
Como sempre na mitologia grega, inúmeros problemas poderiam ser evitados se não houvesse intervenção dos deuses, mas aí não seria mitologia grega. É um bom livro pra ler, bem interessante, (principalmente pra quem gosta de mitologia) e bem curtinho.

Gostei bastante de entender um pouco da história, mesmo que em certos pontos eu tenha passado muito raiva.
Arthur Abelha 23/05/2023minha estante
Adoro que a versão mais próxima da original das Íliadas tem 700+ páginas e não é em prosa, mas essa eu vou ler é nunca

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Ilíada, de Homero
“É terrível de um deus, sempre, a cólera.”
““Quando são dois, se um não vê, o outro logo percebe o caminho
mais vantajoso; sozinho qualquer indivíduo prudente
de inteligência mais tarda se torna e de ação menos pronta”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/02/2.html

Joao.Alessandre 31/07/2023

*****5*****
***** Grande satisfação em completar essa leitura. Projeto antigo, intimidador. Ao fim fui capturado por um sentimento próximo à doce sensação de trafegar por vias paradisíacas onde gerações diversas, pessoas de momentos históricos variados, grandes pensadores e curiosos medianos (como eu?) usufruíram ao longo dessas dúzias de cantos. Homero ou muitos Homeros gravaram na rocha do tempo uma história maravilhosa onde encontramos tudo. Momentos de sublimação e grandeza humanas. Passagens cruéis, avassaladoras. Mediocridade e defesa de uma causa. Tudo acontece. Aquiles irascível, orgulhoso, tolo, egoísta... dotado de força impossível de antagonizar. Heitor imenso, forte, bruto e disposto às mais torpes vilanias pra impor vitória aos Aqueus de "belas cnêmides". Deuses menores assumindo lado e interferindo em momentos capitais do conflito. Zeus decidindo o destino de todos. Personas "secundários" tocantes. Como não se emocionar com o sofrimento dos pais de Heitor ou com a devastação desencadeada pelo desenlace de Pátroclo?
Amigos que estão em dúvidas.... Homero entrega muito! VALE A PENA ler este clássico!!! *****
TaAs7 01/08/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. ??

Joao.Alessandre 01/08/2023minha estante
Obrigado Taís ????. Ler Ilíada foi uma das melhores experiências literárias desse ano.

Amanda 11/04/2021

Sempre fui obcecada por história então li quando era bem pequena e fiquei WHAT? Mas depois reli várias vezes e meu deus como AMO!!!! A história é incrível e cheia de emoções com muitos acontecimentos que não deixam você parar de ler. Contudo, tem alguns momentos que a narrativa fica muito descritiva o que pode prejudicar caso você já esteja meio cansado.
Eu amo e indico de paixão!
Se você está lendo e pensando em parar vá até o final, pois lembre do tanto que já leu e que não vale a pena parar kkkkk

ghost cookies 21/02/2023

O amor e Ilíada, a canção sobre a cólera funesta de Aquiles
"Sobre nós fez Zeus abater um destino doloroso, para que no futuro sejamos tema de canto para homens ainda por nascer." p. 245

Dentre os diversos temas que poderia abordar sobre essa grande obra, Ilíada, o que mais me chama atenção é o amor. Na minha tese, ele é o principal, o que guia cada acontecimento, de maior a menor escala.

A guerra, por exemplo, tem seu início com Menelau, apaixonado, tentando recuperar sua esposa, Helena, há anos raptada por Páris. Por um certo amor próprio Aquiles não aceita que Agamêmnon fira seu orgulho roubando sua mulher, e se afasta da guerra. Heitor e Andrômaca demonstram seu amor -- fadado a destruição -- um pelo outro, assim como pelo seu filho. Os deuses tentam ajudar seus mortais preferidos e Zeus auxilia Tétis, que nutre grande amor pelo seu filho querido Aquiles. Pátroclo se compadece de seus amigos e após observar tantas mortes de aliados, volta à guerra, para também ser morto. Aquiles, irado, retorna à guerra por causa de seu "companheiro amado", para vingá-lo. Por dias todos os aqueus são tomados por angústia devido a morte de Pátroclo, sempre adorado por sua infindável bondade. Foi também o amor que fez o velho rei Príamo ir sozinho suplicar pelo corpo do filho a Aquiles, beijando as mãos assassinas do homem que matou grande parte de sua família e pátria. E foi também em parte por amor ao seu velho pai Peleu e por enxergá-lo em Príamo, que Aquiles restitui o cadáver de Heitor ao rei e, em respeito, para a guerra para o funeral.

Parece enfadonho mas, ao meu ver, tudo volta para o amor de diversos modos em Ilíada. Essa leitura, que mesmo tão antiga, envolvendo drama, guerra, romance, comédia etc, nos revela como, intrinsecamente, somos os mesmos, apesar de tantos anos nos separando dessa história incrível. Os mesmos sofrimentos que nos afligem e os mesmos sentimentos, tão humanos, que compartilhamos, nos conectam.

Zeus uma vez disse em um dos versos que a guerra não era lugar para deusa do amor Afrodite e que ela não devia ter parte nesse conflito, e mesmo assim, creio eu, foi ela a deusa que mais agiu, mesmo silenciosamente.
Clay 21/02/2023minha estante
Achei a sua resenha encantadora, e reforçou o meu desejo em ler essa obra épica.

Regis 21/02/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha, Bruna. ????