Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Carla Reverbel 08/01/2013

Tradução do Haroldo de Campos 2 volumes
Este é um dos livros com o qual mais me envolvi durante toda a minha experiência literária.
Sou doente por mitologia grega desde a infância e me realizei lendo esta obra.
Evidentemente que há estranhamento, ás vezes, pelas imensas diferenças culturais da época, os costumes diversos, a própria ideia de heroísmo, mas nada que nos afaste da leitura, ao contrário, parece que nos envolve mais ainda.
Só para constar, meu favorito é Heitor.
Bianca.Sampaio 09/07/2017minha estante
Heitor é o meu favorito tbm.

Carol 12/08/2020

Sou suspeita em falar de mitologia grega, pra quem gosta vale muito a pena ler e conhecer um pouco mais da história.

Caetanocgr 03/08/2020

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Essa foi minha primeira epopeia lida, e não podia ter sido outra. Claro que no início foi um pouco complicado de entender, até acostumar com esse estilo de leitura. Mas em pouco tempo pude compreender e passar a apreciar Ilíada, com tudo que ela tem para oferecer.

Há partes em que o detalhamento é muito monótono, como no Canto II, onde é mostrado de onde vêm todos os guerreiros Aquivos e Troianos. Em outros casos é possível que não haja tantos detalhes.

O desenvolvimento dos personagens diferem de um para outro. Seja de Aquiles e sua cólera, até mesmo para os guerreiros que são citados momentos antes de sua morte. TODOS tem características próprias e marcantes. Isso enriquece muito na leitura.

Como toda obra, essa também tem seus altos e baixos. Ilíada, em específico, é uma obra dos Deuses. Não é à toa que ela continua viva após tantos milênios.

Marcio 22/03/2024

O pai de todos os épicos
Grandioso épico na excelente tradução de Francisco Lourenço que consegue ser inteligível mas ao mesmo tempo sem perder todo o ar de reverência que envolve a narração desse embate.

Jose 15/07/2020

Simples comentário
Sabe aquele livro que tem um final agridoce e deixa a gente órfã? É esse livro. A segunda melhor leitura do ano depois de Paraíso Perdido.

Ninguém é santinho nessa história, mas de todos os personagens, eu escolhi odiar Aquiles. É isso.
(Já pensando numa segunda leitura, porque esses grandes clássicos a gente nunca relê).
Marina 15/07/2020minha estante
Eu tbm escolhi odiar Aquiles! Deve ser porque sempre simpatizo com o lado perdedor rsrsrsrsr

Jose 15/07/2020minha estante
Kkkkkkk, pois é. Não precisava tanta crueldade por parte dele, até porque acho que ele foi o culpado da morte do amigo, ficou de birrinha lá no barquinho por causa da mocinha.
Eu preciso pesquisar a origem dessa treta dos gregos e troianos e dos deuses, porque de defenderem uns e prejudicar outros. Tem alguma indicação?

Marina 16/07/2020minha estante
A origem, de forma bem resumida, foi que rolou um casamento entre os deus e a deusa da discórdia, Éris, não foi convidada. Com raiva, ela criou o pomo da discórdia, tipo uma maçã dourada e mandou entregar na festa, com a inscrição: "para a mais bela/justa". O problema é que Afrodite, Hera e Atena queriam o pomo e Zeus, que não é besta, mandou Páris (que não tinha nada a ver com isso e era um pastor de ovelhas, eu acho) escolher uma e ele escolheu Afrodite, porque ela prometeu que ele teria o amor da mulher mais bela. Por isso Atena e Hera odiavam os troianos e Afrodite apoiava eles. Como Helena era linda, Paris a raptou e aí começou tudo. Dizem que o filme com Brad Pitt é muito bom, eu pretendo assistir.

Marina 16/07/2020minha estante
E sim, se a gente parar pra pensar, Aquiles é muito birrento hahahahahahha

Jose 16/07/2020minha estante
Hum, então é isso. Que bando de deuses malucos, já não chega os humanos...
Sei lá, depois da Eneida desde o começo eu estava torcendo por Tróia.

Marina 16/07/2020minha estante
Hahahahahaha os deuses gregos são até mais interessantes que os humanos. Ainda não li a Eneida, espero fazer isso este ano

Jose 16/07/2020minha estante
E eu vou ler novamente ainda esse ano também.
Os deuses são muito engraçados, a parte que uma delas enche outra de tapas eu tive que rir.

erika 25/07/2020minha estante
Estou pra começar esse livro e já estou ansiosa com os textos de apoio que li pra "aquecer os motores"... E, detalhe: já não estou simpatizando com Aquiles antes de começar...

Jose 25/07/2020minha estante
Eita kkkkkkk, calma, vai que gosta dele. Vai ler nessa edição?

erika 25/07/2020minha estante
Sim, essa edição! Eu já vi o filme e já conheço a história, mas vou, sim, dar uma chance a Aquiles, prometo!

Jose 25/07/2020minha estante
Eu nunca vi o filme e como gostei do livro não vou ver. Pode dar uma chance, mas sei não, bichinho é birrento demais.

erika 27/07/2020minha estante
Olha, não achei o filme essas coisas todas, não... E como você já leu o livro, talvez nem valha a pena mesmo...

Jose 27/07/2020minha estante
Salvo raras excessões, eu tenho um sistema (não acho a palavra) de não assistir as adaptações dos livros que gosto demais, até porque a paciência pra filme e série é zero.

erika 27/07/2020minha estante
Ah, compreendo, viu... Isso também acontece comigo. Tem adaptações que até hoje eu não vi.

Cybele 22/08/2020minha estante
Jose, você leu nessa edição? Gostou da tradução?

evemm 13/04/2023

Ilíada
Perfeito.
no início não peguei muito bem a escrita, depois fui me acostumando e gostando muito, recomendo muitooo pra quem gosta de mitologia, amei, amei.
considerado o primeiro livro da literatura europeia, o mais antigo dos épicos homéricos.
Thalia58 26/04/2023minha estante
Talvez ainda leia esse livro esse ano. ?

evemm 26/04/2023minha estante
incrível, leia.?

DTK 08/10/2021

Para falar bem a verdade: eu ADOREI a obra. E isso foi MUITO inesperado. Comecei a ler só para acompanhar o namorado no clube de leitura, enquanto ele desanimou e parou nas primeiras páginas, eu segui pleníssima.

Já começo elevando meus agradecimentos à editora Penguin e ao tradutor Frederico Lourenço por terem criado uma tradução tão acessível ao mesmo tempo que agradável de ler e acrescida de introduções e prefácios tão bons, que apenas acrescentam à leitura.

Para os leigos, como eu, sugiro ao início assitir alguns vídeos de especialistas e comentários sobre a obra através dos séculos porque abre muito a mente, fez a minha leitura ainda melhor.

Tratando-se da obra em si: Ilíada tem uma abordagem engraçada a meu ver, é uma história sem início e fim de fato, é necessário descobrir como cada um deles se dá através das páginas, ou seja, pelo meio mesmo (isso se você já não tiver tomado os spoilers clássicos). Acho que o livro vale MUITO a pena ler, as referências são incríveis e ver por si mesmo vale cada momento.
Mas, por favor, não desanima nos pedaços em que fulaninho divino fica matando fulanos iguais de Ares ou então quando as Musas descrevem quem foi para a guerra e quantas nau levou, se o cansaço bater só passa o olho e foca nas partes com mais sustância, elas valem a pena.
Thiago275 05/11/2021minha estante
"Fulaninho divino fica matando iguais de Ares". Gargalhei pois é realmente assim! Estou na metade do livro e amando!

Otto 22/09/2021

Canta-me a Cólera - ó deusa! - funesta de Aquiles Pelida...
Este é um livro que dispensa apresentações, então não as farei, há gente mais inteligente e capacitada que eu para fazê-lo de modo muito mais interessante.

Partindo ao que interessa, impressões sobre a obra...fantástica! E eu explico pq: apesar de ser em verso, e da tradução que tenta simular os hexâmetros gregos antigos de Carlos Alberto Nunes, o traço de oralidade é forte e quando se capta o ritmo de cada verso a estética sintática e semântica do texto acabam por dar um ar quase místico na leitura.

Não posso negar que há momentos onde a narrativa se torna enfadonha e cansativa, vide Canto II com a contagem das Naus...é morte lenta, desculpe-me os estudiosos. Mas a quantidade de momentos nos quais a narrativa brilha em áurea ardente, como Aquiles desejoso de vingar Pátroclo, são muito superiores. É possível sentir o gosto do drama que é a vida personagens como Heitor, Priamo, Andrômaca, Aquiles, Helena e os demais.

Homero é tão especial que nomeia cada guerreiro, não importando se sua primeira e única aparição seja frente a lança de Eneias, a flecha de Teucro ou a espada de Ajax; eu nunca tinha visto isso em qualquer outra narrativa...é incrível!

Aos afobados: não há cavalo de madeira aqui...o que não é um ponto negativo visto que o 24° e último canto é tão lindo que suplanta totalmente a descrição da queda de Troia(que se não me engano vai ser narrada na Odisséia).

No mais, leiam a Iliada. Mas leiam de cabeça livre e peito aberto para ser arrebatado pela magnanimidade desta obra de quase 3 mil anos, ela não sobreviveu a toa, há muita beleza nessas palavras!!

Thiago Gadelha 01/10/2021

Clássico
Achei um dos textos mais difíceis de acompanhar, mas nem por isso torna o livro chato. Pelo contrário, esse livro é pré-requisito pra quem gosta de história antiga, tem que ler por que vale a pena.

Sarita 18/04/2021

Iliada- Homero
De fato foi uma experiência muito interessante ler um dos maiores clássicos da literatura ocidental. Eu gosto muito de acreditar que Homero foi realmente um único aedo que teve a brilhante ideia de passar para a forma escrita um clássico que já vinha sido repetido diversas vezes de forma oral, porém entendo que existe algumas incoerências na história que vá contra essa hipótese.
Quanto a história, teve poucas coisas que me surpreenderam, visto que eu já vinha estudando o épico a algum tempo. Entretanto, foi uma surpresa muito positiva ver a relação entre os deuses e a forma que eles se xingavam. Acho muito incrível essa construção de personagem em volta dos deuses, muito mais interessante do que dizer que a divindade é perfeita e ponto.
Cristhian.Gomes 18/04/2021minha estante
Só não vá sair xingando todo mundo no rpg

minguel 20/04/2021

Nas palavras de Tolstói
"Por mais distante que Homero esteja de nós, podemos, sem o menor esforço, transportar-nos para a vida que ele descreve, porque ele acredita seriamente no que diz e, assim, nunca exagera, e o senso de medida jamais o abandona. Esta é a razão pela qual toda a Ilíada e ainda mais a Odisséia parecem tão humanamente próximas, que sentimos como se nós mesmos estivéssemos vivendo entre seus deuses e heróis"

? Liev Tolstói

mfru 19/03/2022

Resumindo a guerra: Toda essa quizumba, picuinha, matança, egos feridos e birras por causa de uma mulher. Cara, uma mulher! rsrsrs.
Clara.Brogliato 22/03/2022minha estante
Melhor resenha que eu encontrei até agora KKKKKK tô em quase 300 pg e nada do conflito do Heitor com o Aquiles

mfru 23/03/2022minha estante
Rsrsrs. Nem te conto. Rsrs...

Aryana 25/03/2022minha estante
Hahahahahhaha

Balbino.Farias 21/08/2023

Clássico indiscutível da literatura ocidental.

Por mais que conheçamos o relato, acompanhar a história nas palavras de Homero soa a princípio um pouco estranho por conta da linguagem, mas assume dimensões homéricas (daí o uso do termo) quando se acostuma com a narrativa e a forma oral como esta é feita.

Vale comentar também que a tradução ajudou muito no processo de descobrimento e deslumbramento do qual o leitor se apropria durante a leitura.

EvaíOliveira 17/06/2021

Antes de ler, eu achava que a parte do Pomo da Discórdia se encontrava na Ilíada, assim como a parte do Cavalo de Troia.
O poema se encerra com o funeral de Heitor.