Pimpinela Escarlate

Pimpinela Escarlate Baronesa Orczy

Resenhas - Pimpinela Escarlate

Ingrid664 03/09/2023

Escrito por uma nobre
Somos apresentados a um conceito de herói que tira nobres da França, por não serem a favor da revolução, seriam mandados para guilhotina, os plebeus são demonstrados como sujos e sem educação. Sem a propaganda política que o livro carrega, gostei bastante, pois são personagens carismáticos, somos envolvidos pela dúvida da identidade de Pimpinela Escarlate, sendo o principal mistério do livro, focado em Margeurite e seu marido Percy, podendo perceber o distanciamento do casal, porém quando é revelado a verdadeira identidade do herói ela não tem escolha, acaba se envolvendo para salvar o herói e seu irmão .

Claire Scorzi 08/03/2009

Delicioso!
Um capa & espada de primeira linha. Intrigas, mistério - afinal, quem é o Pimpinela Escarlate, no qual toda a polícia francesa está atrás? - amor, equívocos, aventuras... A parte romântica consegue comover em uma ou duas cenas, a heroína é esperta e forte, e o herói - bem, leia pra saber!
É para reler. Vale a pena.
Cris Paiva 03/01/2023minha estante
Estou fazendo campanha pela publicação pela Pedrazul. Será que vem aí?

Claire Scorzi 03/01/2023minha estante
Esperemos. Desejemos. Procuremos. ?

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão deste clássico...
Um dos clássicos da minha pré-adolescência, "Pimpinela Escarlate", contém leitura elegante, nobre e agradável. Recomendo!

Fabricia82 25/06/2023

Uma aventura de capa e espada que tem como pano de fundo a Revolução Francesa no ano de 1792. O governo francês está à caça de um astuto inglês que cria os maiores estratagemas para salvar nobres franceses da guilhotina. Quem será o misterioso Pimpinela Escarlate? É o que Margarida Blackeney, a esposa francesa do fidalgo inglês Percy Blackeney, deverá descobrir se quiser salvar a vida de seu irmão Armando, que será acusado de traição à França.

Coruja 24/02/2015

Até um certo período da minha vida, eu nunca ouvira falar em Pimpinela Escarlate. Aí a Valéria, do Shoujo Café falou um pouco da série, deixou-me curiosa e coincidentemente umas duas semanas depois eu ganhei o livro. Curioso como isso às vezes acontece, não?

Demorei um pouco para tirá-lo da estante enfiado entre Dumas e Verne e foi justamente na ressaca de Dumas e seus Os Três Mosqueteiros que acabei por começá-lo. Foi uma excelente escolha: Pimpinela Escarlate tem todos os grandes lances de um folhetim ao estilo de Dumas, mas não enrola infinitamente com reviravoltas cada vez mais mirabolantes – talvez porque esse que li seja apenas um primeiro volume, mas a história se basta nele mesmo.

A ação se passa no auge da Revolução Francesa, quando as cabeças coroadas estão todas rolando pela guilhotina. O herói disfarçado que utiliza o nome da flor (pimpinela) como epíteto e dá título ao romance, é um inglês misterioso que atravessa a Mancha para resgatar aristocratas franceses em fugas espetaculares e espetaculosas, tão arriscadas quanto audaciosas.

Nesse contexto temos nossa protagonista, Lady Marguerite, uma francesa casada com um dos mais ricos nobres ingleses, Sir Percy Blakeney de inteligência duvidosa, mas com um fabuloso senso de moda. Marguerite despreza Sir Percy e admira o Pimpinela, embora tenha culpa na morte de alguns aristocratas (falou demais quando não devia) e não seja muito particularmente benquista pelos grupos que são resgatados.

Marguerite tem um irmão, que permaneceu na França e que acaba sendo descoberto pelo grande vilão da história, o radical agente francês Chauvelin, como parte dos conspiradores que ajudam o Pimpinela. Assim, chantageada para resguardar o irmão, Marguerite precisa descobrir a verdadeira identidade do herói para entregá-lo para sua morte... e acaba tendo algumas grandes surpresas pelo caminho.

Originalmente uma peça de teatro, o texto conserva o vigor da linguagem dramática - posso muito bem imaginar o livro no palco e terminei de ler morrendo de vontade de assistir alguma das adaptações para a TV. Pimpinela Escarlate não é nada de complexo ou extraordinário, mas é divertido, irreverente e cheio de reviravoltas, uma fantástica pedida para os fãs de um bom folhetim.

É uma pena que seja difícil encontrá-lo em português - há duas edições do livro, mas são edições bem antigas, do tipo que só se vê se você estiver disposto a escarafunchar as prateleiras do sebo. Mas se você lê em inglês, o texto está em domínio público e é fácil achá-lo para ler online.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/02/para-ler-pimpinela-escarlate.html

Carvalhoaingrid 06/08/2021

Emocionante
Que livro apaixonante,romance de época com toque de revolução. Muito amor em meio a guerra e vários conflitos de tirar o fôlego

Sueli.Cristina 26/04/2023

Excelente capa e espada
Um capa e espada cheio de emoção, o relacionamento de Percy e Margarite é muito bom, porque apesar da base de amor, ela se desenvolve na admiração e na confiança reconquistada.
As intrigas, planos e o pano de fundo da revolução francesa são bem explorados. Leitura fluída e divertida, vale a pena.