Os Barcos de Papel

José Maviel monteiro

Resenhas - Os Barcos de Papel

1 | 2 | 3 | 4

Ana Eliza 06/02/2024

Um livro bem levinho, com uma história curiosa, diferente e curta !
Muito bem escrito, a coleção vagalume é realmente um tesouro.

Giovanna.Savoia 28/01/2024

Barcos de papel
A leitura me surpreendeu, de início o enredo estava muito parado e eu procurava a aventura misteriosa que a capa do livro sugeria, devo assumir que até a metade do livro eu me senti um pouco decepcionada por não ver nenhuma ação.
Mas com o decorrer da história os plots foram vindo e eu amei, realmente não era o que eu esperava, mas esse é o ponto bom, pois fui surpreendida.

Lady Addams 29/10/2023

Aventura infantil
Livro pra agradar a molecada , uma bela aventura de garotos que querem explorar novos locais, mas se metem em encrenca sem querer, por ironia do destino.
Legal , bem feito e o padrão de qualidade Vaga-lume!!!

Rosana.Montenegro 09/10/2023

Barcos de Papel
Coleção Vaga-Lume!!! Boas lembranças...
A história do livro trata de quatro meninos aventureiros que entraram em uma caverna e não conseguiram mais sair. Lá moravam dois ladrões que descobriram que os quatro meninos estavam lá e resolveram chantagear seus pais para ganhar dinheiro. Enquanto os três riquinhos, de boa condição econômica, se apavoram com a situação, Quito tem uma brilhante idéia, que encanta a todos e nos mostra que o aprendizado imposto pelas dificuldades da vida, muitas vezes, vale muito mais do que todo o material que o dinheiro pode comprar

William LGZ 29/07/2023

Legal demais
Depois de ler Tonico e Carniça achei que seriam poucos os livros que poderiam me impressionar nessa coleção mas fui bem positivamente surpreendido por esse aqui, logo o segundo que li, e gostei demais da trama e do seu ritmo.

Ele entrega tudo: ação, suspense, mistério e até uma pitada de terror, e gostaria de ter lido quando era mais novo porque iria gostar ainda mais. Mesmo depois de vários meses ele ainda tá bem fresco na minha memória e sem dúvidas o sugiro para quem é da faixa etária ou se interesse por belas aventuras.

Marcel.Trocado 18/07/2023

MAIS PARA O FINAL DA HISTÓRIA ENTENDE-SE O TÍTULO DO LIVRO

Capitão André, Comandante Miguel, Cientista Josué e o Inventor Quito formam um quarteto de garotos que resolvem brincar num lago com seus barcos de brinquedo, próximo ao lago e afastados dos olhos de seus pais o grupo decide explorar uma grande e pouca conhecida caverna. A partir dessa decisão o grupo se perde na escuridão e até são visitados inesperadamente por uma dupla de sequestradores. Durante a aventura não programada os garotos irão passar por um drama que não parece terminar em um final feliz.

Esse enredo é uma das obras de José Maviael Monteiro, que na coleção Vaga-Lume conta com as ilustrações de Aranildo Alves. A história destaca-se o personagem Quito, dos quatro o único menino pobre que, na ausência de brinquedos caros e sofisticados dos amigos, desenvolveu a criatividade necessária para fabricar seus próprios brinquedos e, devido a experiência em promover soluções práticas para suas criações, cria uma forma única para escapar das mãos dos sequestradores e ainda salvar a todos do labirinto de rochas.

Jose.Irinel 29/06/2023

Continua uma aventura legal!
Li esse conto a uns 10 anos atrás, quando era adolescente e achei que a história continua bem legal

Essa história conta a história de 4 jovens que descobriram uma caverna e, curiosos, acabaram perdidos nela.
Depois de um dia presos, e das tentanltivas frustradas de achar a saída, dois caras os encontram, mas eram bandidos que estava escondidos ali e se aproveitam para orquestrar um sequestro.
Mas, graças de genialidade de Quito, conseguiram se comunicar com o exterior e serem salvos.

Leandra9 17/04/2023

Lendo pela primeira vez essa obra da série Vagalume. Mais uma história curta, lida em menos de uma hora. Amei, muito bem escrito e com um enredo incrível!

Stephanie125 07/04/2023

Sem o que comentar..
Não tenho o que falar, eu simplesmente sou apaixonada na série da vagalume. Essa coleção me mostrou o mundo da leitura e estou relendo por nostalgia. O livro é de facil leitura em 1 dia se termina facil.

Clio0 05/04/2023

José Maviel Monteiro foi um ótimo escritor de livros infanto-juvenis que infelizmente não carrega toda a fama que merecia. Como muitos livros da década de oitenta, Os Barcos de Papel apresenta uma história que tem como intuito apresentar a criatividade didática.

A trama fornece o arcabouço: o perigo de explorar uma caverna abandonada. Essa atividade que por si só é interessante, recebe a intervenção necessária para desestimular qualquer leitor mais empedernido... os criminosos, que se escondem na região, atacam os meninos e simulam um sequestro. Toda a ação gira em torno de como os meninos poderiam se livrar dessa situação.

É uma escrita simples, com rítmo razoável e uma leve dose de terror - algo que viria a ser repetido por Monteiro em outra obra da mesma coleção: O Outro Lado da Ilha.

Recomendo.

lucas 11/01/2023

Os Barcos de Papel
li esse livro por obrigação da escola, pois tinha uma prova cujo deveria ler e saber assuntos do livro.
me diverti um pouco pois acho legal mistérios (esse livro é um mistério meio ruim, mas dá para o gasto).

gostei um pouco, é legal sua leitura.

Cíntia Costa 28/12/2022

Livro para ler em um dia
Li em algumas horas. Meu marido achou muito infantil. Eu não achei tanto assim, leitura para adolescentes.
Muita aventura, com crianças perdidas na mata, um pouquinho de suspense, achei bem legal.

santos 21 29/11/2022

os barcos de papel ?
esse livro é (bótimo) pra sair da ressaca literária (me ajudou mto).
quatro amigos de realidades totalmente distintas, que aprenderam a conviver de modo distante do normal, dentro de uma caverna que a cada hora tinha uma surpresa diferente.
todos os livros da série vaga-lume são perfeitos ?

Mariana 07/11/2022

Os barcos de papel
Um livro que eu gostei muito, foi a leitura obrigatória que eu mais me diverti lendo.
Quatro garotos, com realidades totalmente diferentes não ligando para nada além de se divertirem, uma amizade para poucos.
Aquele livro para ler em uma tardezinha, eu muito provavelmente irei ler novamente em algum momento mais sosegado, maravilhoso

1 | 2 | 3 | 4