Os Barcos de Papel

José Maviel monteiro

Resenhas - Os Barcos de Papel

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 05/04/2023

José Maviel Monteiro foi um ótimo escritor de livros infanto-juvenis que infelizmente não carrega toda a fama que merecia. Como muitos livros da década de oitenta, Os Barcos de Papel apresenta uma história que tem como intuito apresentar a criatividade didática.

A trama fornece o arcabouço: o perigo de explorar uma caverna abandonada. Essa atividade que por si só é interessante, recebe a intervenção necessária para desestimular qualquer leitor mais empedernido... os criminosos, que se escondem na região, atacam os meninos e simulam um sequestro. Toda a ação gira em torno de como os meninos poderiam se livrar dessa situação.

É uma escrita simples, com rítmo razoável e uma leve dose de terror - algo que viria a ser repetido por Monteiro em outra obra da mesma coleção: O Outro Lado da Ilha.

Recomendo.

William LGZ 29/07/2023

Legal demais
Depois de ler Tonico e Carniça achei que seriam poucos os livros que poderiam me impressionar nessa coleção mas fui bem positivamente surpreendido por esse aqui, logo o segundo que li, e gostei demais da trama e do seu ritmo.

Ele entrega tudo: ação, suspense, mistério e até uma pitada de terror, e gostaria de ter lido quando era mais novo porque iria gostar ainda mais. Mesmo depois de vários meses ele ainda tá bem fresco na minha memória e sem dúvidas o sugiro para quem é da faixa etária ou se interesse por belas aventuras.

Mariana 07/11/2022

Os barcos de papel
Um livro que eu gostei muito, foi a leitura obrigatória que eu mais me diverti lendo.
Quatro garotos, com realidades totalmente diferentes não ligando para nada além de se divertirem, uma amizade para poucos.
Aquele livro para ler em uma tardezinha, eu muito provavelmente irei ler novamente em algum momento mais sosegado, maravilhoso

Lady Addams 29/10/2023

Aventura infantil
Livro pra agradar a molecada , uma bela aventura de garotos que querem explorar novos locais, mas se metem em encrenca sem querer, por ironia do destino.
Legal , bem feito e o padrão de qualidade Vaga-lume!!!

Larissa 30/12/2012

Como toda criança, os meninos são curiosos, Quito, Miguel, André e Josoé, se deparam com uma caverna e decidem explorá-la. Os garotos se perdem nos labirintos e no meio de tantas aventuras a esperança está em pequenos barcos de papel.

dudyls 24/02/2022

"Os barcos de papel"
Um livro bom com poucas páginas. Leitura leve com bastante mistério e aventura. Recomendo esse livro para leitores que se encontram na ressaca literária, pois ele apresenta uma leitura simples porém muito emocionante. Além de conter poucas páginas e sem enrolação.

LS0 07/03/2022

Muito legal.
Gosto muito dos livros da saga Vaga-lume, são histórias bem divertidas de aventura, mistério e outros, para todas as idades.
A história desse livro é uma história bem divertida, tem bastante aventura, gostei bastante.

Lilo Dias 26/11/2021

Entendo que li o livro no momento errado, um pouquinho mais novo, minha opinião sobre o livro seria diferente. A obra é para quem está entrando na vida literária, a ideia da coleção Vaga-lume. O livro não deixa de ser bom, a Coleção é maravilhosa. Viva a Ática e a Vaga-lume!

Carol Alvim 01/04/2021

Li esse livro na época da escola e me apaixonei pela história. Fiquei com um certo receio de reler o livro e acabar com o encanto, mas tomei coragem e segui os meninos pelo labirinto das grandes pedras, entre os arbustos e mato alto, até a grande aventura de suas vidas.

Sarah Verissimo 16/06/2022

A narrativa até parece "histórias de vovô", quatro crianças de diferentes classes sociais, mas com uma sede semelhante por diversão e aventura se metem em uma terrível enrascada, mas encontram uma forma peculiar e um tanto criativa para se livrarem do perigo.

Morgana Brunner 10/07/2019

Os barcos de papel - José Maviael Monteiro
Oiii, gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que estava entre os acumulados na estante. Para quem acompanha o blog e o instagram deve perceber a minha paixão pelas obras da Editora Ática clássicas, cheias de séries e ilustrações que nos remetem a infância e este não foi outra coisa, quando vi logo me apaixonei e desde então comecei a leitura o quanto antes.

Os barcos de papel é uma aventura em que prende o leitor do início ao final, pode-se perceber que é uma história até triste que nos ensina sobre as diferenças que as classes podem trazer em questão das crianças, que esse poder de quem tem mais dinheiro, não existe para uma verdadeira amizade se iniciar.

Miguel, André e Josué, eram amigos a bastante tempo, como vizinhos. Faziam tudo junto, iam passear e se divertir, a brincadeira que mais gostavam era de levar seus barcos e navios a água para boiarem e assim competir de quem conseguiria ir mais longe, quem ganharia tal aposta, era a única diversão que tinham e até certo ponto conheciam. Mas, estranhamente alguém estava os observar e tentar entender o porquê de estarem fazendo isso.

Era Quito, um menino, que tinha seus brinquedos feitos por si, que não ligava para brinquedos caros, pois assim acreditava que não tinham o devido valor. Já os outros meninos não acreditaram quando viram seu barco de madeira e achavam que logo não iria aguentar a água e assim afundar, mas tiveram uma grande surpresa e desde assim criaram uma nova amizade e novos encontros estavam a serem marcados para novas brincadeiras.

Diante disso, resolveram que iriam se encontrar no lago perto da casa de Quito e navegar com seus barquinhos, Quito com seus simples e os outros meninos com o que ganharam de seus pais. Estavam ansiosos para a chegada do grande dia e assim todos estavam querendo que o amanhã chegasse logo. Quando foram se encontrar, estavam empolgados e ansiosos para conhecer o tal lago onde a mãe de Quito lavara suas roupas, chegaram e se encantar com a beleza, como era grande o lugar, resolveram investigar e conhecê-lo melhor. Todos assim estavam tranquilos, até que algo mistério aconteceu, cada um foi sumindo aos poucos trazendo um alvoroço visível na face dos meninos, será que conseguiriam sair de onde se meteram? Ou seria apenas umas aventura qualquer? Eis que nem eles sabiam o que acontecera, mas precisariam de ajuda de todos que estavam ao dispor. Um grande mistério e aventura se inicia...

Os Barcos de Papel foi um livro rapidinho que tive a oportunidade de ler, realmente muito cativante cada palavra escrita pelo autor, cheia de mistérios e aventuras que ninguém ao certo pudera imaginar, nos vicia e nos faz sentir pena de cada cena que estava para acontecer durante a leitura.

A edição que tenho é bem usadinha, tem as marcas de mãos que muitas pessoas pegaram e assim não cuidaram muito bem, pois a capa está solta. Além do mais, as folhas são amareladas e as letras são grandes, com diversas ilustrações trazendo as principais cenas a serem lidas.

A maneira em que o autor escreve é cativante e nos leva a conhecer outro mundo, claro que além daquela mensagem que expliquei no primeiro parágrafo falando sobre, não possui palavras difíceis, sendo de fácil compreensão.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/2019/02/os-barcos-de-papel-jose-manuel-monteiro.html

Jessica 01/08/2021

Barcos de papel
Esse livro é infanto-juvenil eu gostei acho que ele é bom para crianças e pré adolescentes. Conta a história de 4 meninos dois irmãos Miguel e André de uma classe social alta, Josué que é amigo do Miguel e André que também é de uma classe social alta e eles conhecem o Quito que pertence a uma classe social mais baixa que a deles. Os irmãos ganham barcos a motor e vão brincar com ele no lago o Josué tem um caminhão e o Quito tem um barco a vela que ele mesmo fez de tamanco e a vela é um tecido, ele sempre faz seus brinquedos. Eu recomendo a leitura gostei muito do livro.

Gi Santos 16/09/2021

Outro que li na época do colégio. Amei a narrativa, cheia de aventura e criatividade. Foi um livro que me prendeu fácil.

Cardoso47 27/01/2022

É um livro bem simples de ler. Você acaba ele rapidamente por ser pequeno e principalmente bem gostoso de acompanhar... a história se passa dentro de 2 dias e é basicamente um episódio da vida dos meninos. Você fica querendo saber o final pq pensa que isso poderia MT ter acontecido com vc quando tbm era uma criança. Gostei de ler, acho a série vaga-lume incrível pra crianças, adolescentes e pessoas que só querem ler uma coisa rapidinha antes de dormir.

1 | 2 | 3 | 4