Os 8 Ps do Marketing Digital

Os 8 Ps do Marketing Digital Conrado Adolpho

Resenhas - Os 8 Ps do Marketing Digital

Ferreira 08/05/2022

Um guia prático
Um livro estratégico sobre Marketing Digital, indico, principalmente, para leigos no assunto porque ele é realmente completo. Mas também é muito útil para quem já tem experiência e conhecimento sólido sobre o assunto.

Não consigo descrever tudo e dar uma síntese resumida sobre este livro, só o fato de mencionar que ele tem 900 páginas, você já consegue imaginar que ele tem muito conhecimento.

Renato.Ferreira 22/01/2019

Completo porem desatualizado
O livro aborda muitos temas e trata com didática cada um deles mostrando diversos cases inspiradores. O livro é ótimo tanto para profissionais do marketing que estão se introduzindo no assunto quanto para empreendedores.
O problema é que o livro já está bastante desatualizado, mas isso não é um problema do livro, é apenas uma questão de que o marketing digital evolui e muda muito rápido. Li o livro em meados de 2016 e ele já estava bem desatualizado.
Jardel.Nascimento 18/02/2019minha estante
Bom dia, Renato
Sou empreendedor e tenho um site e quero vender mais na internet.
Qual livro voce indica?
Obrigado

Renato.Ferreira 16/03/2019minha estante
Desculpe pela demora em responder Jardel. Mas eu indicaria o "Marketing 4.0" do Kotler.

phmquintanilha 24/04/2012

Pense Marketing Digital com os 8Ps do Marketing Digital
Excelente!!

Este é um livro que precisa ser lido por todo profissional de marketing. Principalmente por aqueles que estão iniciando vejo os 8Ps como o início de uma longa jornada, o livro possuí um ótimo conteúdo bem extenso, mas não é nem um pouco chato. Repetições utilizadas pelo autor para que os conceitos fiquem fixados em nossa mente são ótimas e não tem aquela cara de que o autor está enchendo linguiça.

É um livro de 900 páginas, mas o seu conteúdo vai muito além disso ao final da maioria dos tópicos podemos ver material extra seja em vídeos como artigos que expandem ainda mais o conhecimento partilhado no livro.

Os 8Ps do marketing digital está dividido em 2 partes a primeira é conceitual onde podemos ter uma panorama do ambiente digital atual e de como o digital está mudando as relações de consumo, as interações sociais, na verdade todas as áreas da vida.

A segunda parte trata mais especificamente de cada P segue abaixo uma breve descrição de cada um dos 8Ps:

Pesquisa (1°P) - Determinar para onde direcionar os esforços com base no entendimento do comportamento online dos consumidores.

Planejamento (2°P) - Elaborar o planejamento de marketing digital para definir como o site da empresa se transformará em uma plataforma de negócios.

Produção (3°P) - Executar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades.

Publicação (4°P) - Escolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no site, de acordo com as diretrizes de SEO.

Promoção (5°P) - Produzir conteúdos relevantes e com viés viral para utilizar o grau de atividade do consumidor para gerar a sua propagação de forma natural.

Propagação (6°P) - Provocar a rede a compartilhar o conteúdo do site de consumidor a consumidor e assim acumular capital social.

Personalização (7°P) - Adotar uma comunicação personalizada por meio da segmentação do público-alvo com o objetivo de criar relacionamentos.

Precisão (8°P) - Mensurar os resultados das ações para saber o que deu certo e o que deu errado e assim alterar estratégias quando necessário.

É isso o livro é muito bom que precisa ser lido re-lido e utilizado para consulta.

Nem preciso dizer que recomendo.

Pense Marketing Digital.

Marcílio 07/10/2011

Item obrigatório na sua estante
Para você que deseja conhecer e entender melhor o mundo do Marketing Digital, o livro "Os 8 Ps do Marketing Digital", de Conrado Adolpho, é item obrigatório na sua estante!

Não lembro ao certo o por que resolvi ir ao lançamento deste livro, acho que vi algum comentário no Facebook ou Twitter. Sempre me interessei pelo Google, e como nas edições anteriores o título do livro era "Google Marketing", eu já tinha uma pequena ideia do que se tratava. Muito pequena a ideia que eu tinha!

O livro é dividido muito didaticamente de forma que o leitor é envolvido em todo este contexto da internet, com casos de sucesso, histórias da internet, dados importantes, tendências econômicas (economia dos Bits), entre outros assuntos.

Algo que me chamou muito a atenção foi o fato do autor tratar a internet de uma forma, podemos dizer, espirituosa. Isso mesmo, para quem leu "Marketing 3.0", de Philip Kotler entenderá do que estou falando. Ele diz uma frase que me marcou:
"A internet é feita de pessoas e não de computadores".

O livro Os 8 Ps do Marketing Digital não fala só de marketing digital, mas é uma aula completa de Marketing como um todo, relacionamento com o consumidor, vendas, planejamento e sustentabilidade.

Após a primeira parte do livro o Conrado Adolpho expõe sua metodologia, que por sinal é bem prática, segue uma ótima lógica e é totalmente didática. Ele explica que os "8Ps" são um siclo que deve se renovar ao final de cada etapa. Desta forma, as empresas não ficaram ultrapassadas com tantas novidades surgindo a cada momento.

Além de todo o conteúdo oferecido nesse livro, o autor dá muitas dicas de livros, blogs, sites, ferramentas, videos, etc. Muita coisa para tornar a leitura muito mais dinâmica.

Este livro me ajudou a conhecer e me apaixonar por este mercado incrível de relacionamentos interpessoais. Ele trouxe à minha mente o que realmente eu sei e gosto de fazer. A internet é um lugar incrível e não substitui a vida pelo contrário agrega, complementa e facilita. Quem diria que eu poderia me relacionar com meus amigos de Fortaleza ao mesmo tempo que conheço novas pessoas e trabalho em vários projetos? Pois é, a internet nos proporciona muitas facilidades.

Saiba mais: