Goth Chic Gavin Baddeley

Resenhas - Goth Chic

Debora956 10/07/2021

Cultura gótica
Quando se fala em gótico logo as pessoas pensam em roupa preta e melancolia. Gotico é muito mais do que isso, e é se sobre isso que o livro aborda. O livro tem apenas dez capítulos, com prefácio e introdução, apesar de ser um livro com paginas razoável, o papel grosso e as letras pequenas, dá a impressão de ter o dobro de tamanho. A introdução, é sobre a origem do termo "gotico". O primeiro capítulo, fala da literatura gotica e os escritores do estilo, como Edgar Allan Poe e outros que eu desconhecia (minhas lista de livros desejados aumentou absurdamente!). O segundo capítulo, o autor fala o cinema e os filmes com temática de vampiros e outros monstros, antes da II Guerra. O capítulo três, é sobre os escritores modernos do estilo, como Anne rice e H.P. Lovecraft. No quarto capitulo é sobre os filmes de terror e suspense modernos (após segunda guerra). No quinto capítulo, o autor escreve sobre programas de rádios e de televisão macabros, tabus sexuais e outro assuntos, como a família monstro, família addams, arquivo X. O sexto. capítulo é abordado sobre histórias em quadrinhos sobre terror e morte, vampiros e mortos vivos, fantasmas e assassinos. O sétimo capítulo é o mais longo do livro e fala sobre os músicos e bandas góticas. Artistas antes da metade dos anos oitenta. O oitavo capítulo fala do estilo gótico na moda, influenciado por siouxsie sioux primeiramente e depois pela supermodelo Donna Ricci. No nono capítulo é sobre a influência do fetichismo, o vampirismo e o erotismo. Por fim, no último capítulo, novamente é sobre músicas e bandas góticas, só que desta vez é a partir do final dos anos oitenta até atualmente (o livro foi lançado em 2006). O livro é maravilho em termos de informação e edição, bem organizado, o autor faz pesquisas aprofundadas na cultura gotica. Senti falta sobre a arquitetura gotica e neogótico. Espero que a editora melhore o tamanho da letra e o tipo de papel numa próxima edição.

Isabela 04/01/2009

Goth Chic
E mto interessante, gostei bastante. Recomendo para qm curte o mundinho dark

Naty Fênix 19/08/2009minha estante
Pra quem não entende nada é bem legal agora pra quem já conhece Cena Alternativa falta muita coisa...

Naty Fênix 22/08/2009

Pra que não conhece...
Pra que não conhece nada de Cena Alternativa,Sub-Cultura Gótica,ou do Gótico em geral é uma boa, mais pra que já tá na por dentro falta muita coisa, tem um ponto de vista meio limitado.Muitos Góticos criticam a livro por que acham que ele passa um impressão de "agora que vc já leu é um Gótico de verdade" bem eu não tive essa impressão. Mas existe grande diferença na Cena Alternativa não só entre os paises mas entre as regiôes por isso fica meio limitado.

Ghuyer 04/09/2011minha estante
"Cena Alternativa"? Sério?

Cripta Da Leitura 31/01/2013

Assim como a Naty Fênix falou, tem gótico que critica este livro por achar que ele esta “ensinando a ser gótico”, eu não acho isso!
Uma pessoa que gosta de futebol não compra livro sobre a história do futebol? Uma pessoa que gosta de cinema não compra livro sobre a história do cinema? Por que uma pessoa que gosta no mundo dark e alternativo não pode comprar um livro sobre esse tema?
Eu achei super legal e interessante, tanto para quem é gótico, quanto para quem apenas deseja conhecer mais sobre o assunto. Eu mesma ADOREI!

Juliana.Martins 11/02/2016

Goth Chic
como eu sempre pensei, e como a própria resenha do livro diz, a cultura dark é mais do que estilo musical, comportamento de adolescente, modinha e etc. tem a ver com história, literatura, cinema, música... é um estilo de vida, eu diria. pra quem gostaria de aprofundar nesse mundo, o livro é maravilhoso :)

Adriana.Maria 07/03/2018

Gothic Chic, Um Guia para Cultura Dark, Autor Gaviria Baddeley, Editora Rococó, 2003
Todo Gótico (a) sendo Cristão ou não, góticos reais de Alma tem que ter esse livro, considero como uma Bíblia do Conhecimento da Cena Gótica geral para veteranos, iniciantes na Cena Gótica e até para xeretas curiosos kkkkk, uiiii