O Quarto Azul e outros contos

O Quarto Azul e outros contos Rosamunde Pilcher

Resenhas - O Quarto Azul

Betinha 15/06/2013

Relata a simplicidade do cotidiano inglês
"O quarto azul e outros contos" reúne doze contos da escritora Rosamunde Pilcher, também autora de "Os catadores de conchas" e outros 31 livros, dez deles com o pseudônimo Jane Fraser.

A leitura desse livro foi iniciada sem grandes pretensões. O que poderia haver de mal em passar o tempo com alguns contos? Li poucas resenhas sobre a obra,a maior parte delas descrevendo-o como simplista demais e mesmo terrível. Até mesmo a capa do livro levou-me a pensar que pouco poderia esperar do livro.

A obra é recheada de histórias do cotidiano inglês, com variações dos mesmos temas - nascimento, morte, casamento, preconceito, envelhecimento, descobertas... - mas o seu encanto está justamente nessa simplicidade, longe de ser simplista. Cada conto navega pelo quadro que é a vida dos personagens e suas minúcias: como lidam com fatos tão comuns como um jantar, um dia de folga ou a morte de um animal de estimação.

O tom filosófico de algumas descobertas revela a profundidade da vida humana incutida no que é comum, até mesmo ordinário. É nesse ponto que a capa do livro faz todo o sentido: quem é que vive nesse quarto com uma parede azul, um jarro com flores frente a uma janela com vista para o jardim e para o mar?
Cleide 09/10/2014minha estante
O conto, na minha opinião , melhor desse livro é: Uma noite inesquecível. Leitor passa a ser amigo íntimo da personagem Alisson Stockman, junto a ela vamos sofrendo a angústia de uma visita que chega inesperadamente e junto a ela vamos acompanhando um jantar, parece que leitor senta à mesa junto com o casal e os convidados, por isso convido todos a ler esse conto do livro O Quarto Azul.

Ane 26/02/2023minha estante
Foi exatamente esse que gostei.

Danny 30/01/2024

Esse livro é uma conterrânea com vários contos do cotidiano familiar. São histórias leves e ao mesmo tempo com muito ensinamento. Recomendo muito.

Samara 14/01/2024

"O Quarto Azul", obra da renomada autora Rosamunde Pilcher, encanta os leitores com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Ambientado em cenários pitorescos, Pilcher tece uma trama intricada, explorando relações familiares e segredos guardados. A sutileza com que aborda temas como amor, perda e redescoberta da vida torna o livro uma experiência emocionalmente rica. Com uma prosa elegante, Pilcher conduz os leitores por um mundo onde os detalhes cotidianos ganham vida, e o Quarto Azul torna-se mais do que um simples local, mas um símbolo de transformação. Uma leitura que prende e emociona, deixando uma marca duradoura na memória literária.

Eduardo 26/09/2009

livro horrível.

Vih 05/03/2024

Para dia agitados
São contos curtos e tranquilos de ler, feitos para dar aquela fugida e distraída dos dias muito agitados ?

Giovana769 11/03/2024

Deliciosos contos
Livro com diversos contos sobre perda de alguém querido, nascimento de bebês, desafios de jovens casais... tudo isso com uma escrita delicada e encantadora. Minha primeira experiência com Rosamunde Pilcher e mal posso esperar para ler outro livro seu!