O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Desi Gusson 26/10/2011

Divertidíssimo
Eu sou uma fã inoxidável do Rick Riordan. Realmente gostaria que ele acompanhasse com sua escrita o meu ritmo de leitura, mas, como não dá, me contento em ficar ruminando as suas obras. Hoje me peguei pensando cheirodequeimado por que eu gostava tanto dos livros dele, quero dizer, o cara não criou nada de novo! Todos os temas que ele usou já tinham sido dissecados antes, já faziam parte do nosso conceito de clássicos. Não me refiro só a mitologia, mas aos sim, garoto, você não é um mero mortal, os agora vá, e salve o mundo, ou alguém aqui vai me dizer que Senhor dos Anéis não é um clássico? Que Harry Potter não abalou estruturas? Que nunca quis ir para Nárnia?? Heim? Heim? Foi o que pensei.
A genialidade do cara veio justamente disso, ele pegou coisas velhas (refiro-me às mitologias, por favor) e outras referenciais, tirou o pó, passou um Veja Multiuso, arrumou de outro jeito e voilá! Fez o referencial dar vida nova a coisas que só interessavam a nerdões ou professores de história (pleonasmo) ! As crianças que hoje acham que o smartphone nasceu colado nelas ou que e-mail é coisa de velho se interessam por Zeus, Ísis e toda a patota! Pesquisam sobre política na antiguidade, descobrem que filosofia não é chata mentira e principalmente, prestam atenção na aula de história! Well, eu estou quase começando um discurso sobre entender o passado para mudar o futuro e blá blá blá, então melhor parar por aqui a ruminação.
Ah, só mais uma coisa. Tanto as Crônicas dos Kane quanto Os Olimpianos são completamente confiáveis nas suas informações sobre os deuses e culturas mostradas. Palavra de aficionada em mitologias, só Deus e a Irmã Tereza sabem quanto tempo em me enfurnei naquela biblioteca lendo e relendo tudo o que tinha a ver com Grécia, Roma, Egito e os Nórdicos. (Hum Andhy, sua nerdona) Sou mesmo! E você também, que leu até aqui!!
Agora vamos aO Trono de Fogo (Aviso mais uma vez, spoilers fortes de A Pirâmide Vermelha)
O livro começa com os irmãos Kane invadindo o Museu do Brooklyn. Eles precisam descobrir que pista uma estátua guarda sobre o Livro de Rá e para isso contam com a ajuda de dois novos amigos, Jaz e Walt. Ambos foram os primeiros a responder o chamado de Carter e Sadie, e a tornarem-se aprendizes da Casa da Vida do Brooklyn.
Digamos que Walt, gosto de pensar nele como um Tyrese Gibson adolescente, mexeu um pouco com a Sadie. Contanto ela não esqueceu Anúbis (que eu carinhosamente penso como Josh Harnett), da mesma forma que Carter não esqueceu Zia, na verdade ele anda meio obcecado:
-Carter, não quero ser indelicada eu disse mas nos últimos dias você tem visto mensagens sobre Zia em todos os lugares. Há duas semanas você pensou que ela tivesse mandado um pedido de socorro em seu purê de batatas.
-Era um Z! Desenhado bem nas batatas!
Quando Sadie pega o pergaminho que fazia parte do Livro de Rá, desencadeia, pra variar, uma boa armadilha egípcia! Espíritos do caos os atacam por todos os lados e os meninos tem que improvisar para se defenderem. Só que então um desses espíritos se dirige a Carter lhe diz onde Zia está e avisa, se ele não deixar sua missão de lado, ela morrerá.
A partir daí tudo se desenrola bem freneticamente, acontece tão rápido que você não consegue se obrigar a parar a leitura pra fazer qualquer outra coisa! Os Kane, além de terem de se virar para acordar e reentronar um faraó e salvar o mundo em cinco dias, vão ter de fugir dos deuses irados com a reforma e de assassinos das outras Casas da Vida, que ainda não engoliram o trato feito com Set.
Sinceramente senti falta de mais romance. (Eu sei que é um juvenil) Qualé? Eu realmente adoro romance! Mas com certeza esse é o livro mais divertido e bem humorado do ano. A Mimo até saiu do lugar de honra dela, meu colo, enquanto eu lia porque as risadas deviam estar atrapalhando. Os novos aprendizes são incríveis, tem até uma menina do Brasil!
Enfim, recomendo não só porque faz bem ler continuações, mas por ser um livro muito bom!

Mais resenhas:
desigusson.wordpress.com
Hannah 29/10/2011minha estante
Adorei a resenha e como também sou uma grande fã dele , e também leio rapido de mais os livros fico lendo mil vezes os mesmos livros. como ja disse ótima resenha!

Taty 10/11/2011minha estante
Oi... Adorei sua resenha, e como também sou muito fã do Rick, é claro que O Trono de Fogo já está na minha estante esperando... agora a ansiedade pra caomeçar a leitura aumentou uns 500%, talvez um pouco mais...
Mais uma vez parabéns pela resenha, muito bem humorada... Há! Eu também sou nerd...kkkk

Nai 24/11/2011minha estante
incrivel como você descreveu o que rick riordan fez. parabens.
adorei a parte do limpara a poeira e passar o veja multiuso kkkk

Nelson 26/11/2011minha estante
Sensacional sua resenha: disse tudo!!!
Adorei!
Hilário o comentário sobre as risadas incomodarem a gata: já passei por isto também...

Everton 07/12/2011minha estante
São resenhas como a sua que me deixam com mais vontade de lê-lo DD:

Ah, parabéns ;D

heyelio 19/12/2011minha estante
Parabéns, suas resenhas são demais e suas críticas são realmente confiáveis.
Os livros de Riordan são realmente ótimos, ele recriou a mitologia grega, não alterou nada, mas fez com que o que era chato para a maioria das pessoas, ficasse legal e levasse mais atenção.

Lu 26/08/2012minha estante
Excelente resenha, amiga! De certa forma, Riordan me lembra um pouco a Meg Cabot. Não há nada de extraordinário nas suas histórias. Muito daquelo já foi visto várias vezes. Mas tudo é a forma como aquilo é reapresentado e, se tem uma coisa que Rick e Meg sabem fazer é cativar o leitor.

Ruth Aparecida 13/09/2012minha estante
Ótima resenha! Quero esse livro urgentemente!

Vi 04/10/2012minha estante
Eu não gostei do livro A Pirâmide Vermelha eu achei muitíssimo parecido com Percy tanto que chegou a ser chato, mais eu li o trono de fogo e uau me apaixonei pela série, pelos personagens e pela leitura do Rick de novo!

Dayse 15/10/2012minha estante
Gostei demais de sua resenha :)
Concordo com você em diversas partes, primeiro eu também queria ir até Nárnia, acho que o livro tem que ter um pouco mais de romance, também não consigo parar de ler quando começo (ate já deixei de fazer atividades da escola para poder terminar de ler) e adorei o fato de ter uma personagem brasileira.

Maicon 10/11/2012minha estante
demais essa resenha. pelo menos ate onde eu li. parei quando ia começa o spoiler

Mauro 08/01/2013minha estante
Que resenha ótima! pelo menos até onde eu li, porque parei quando ia começar os spoilers, rs.

Fernandes34 28/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha ;)

Jean Noleto 27/02/2014minha estante
Resenha muito boa, parabéns...

Rafa 22/12/2014minha estante
Disse tudo e um pouco mais, adorei a Cleo (e o fato de ela ser uma nerd) e chorei de rir quando Set disse que apostava no Brasil pra campeão da Copa do Mundo (7x1 me matou de rir).
Adoro mitologia de qualquer tipo, e estou sempre procurando a respeito, porque o anseio para saber mais está sempre aumentando.
Ah, só mais uma coisinha, la na página 85 o Tio Rick dá umas pistas de que ACK se passam no mesmo universo de PJO \ (???) /, assim como em A Pirâmide Vermelha. Será que pode vir uma série futura onde os deuses se misturam??

TAnia.Marcilei 07/04/2021minha estante
Adorei sua avaliação! ??

Ryanansy_ 16/05/2022minha estante
Não posso dizer que sinto falta do romance (detesto), mas gostei da sua resenha e estou amando o livro!!

MaSantana 19/04/2021

Que bom que só falta mais um.
É inegável que a escrita do Riordan parece ter evoluído, mas infelizmente não é o suficiente para suprir a queda na qualidade da história em si. O segundo livro dos Kane tem uma ideia geral boa, mas ideias secundárias que atrapalha demais. Eu esperava que Riordan trabalhasse mais o relacionamento entre irmãos de forma a evoluir, mas isso acontece de maneira pontual e espaçada ao invés de gradativa. O fato de Sadie ter 13 anos e gostar de um cara de 16 e outro de sei lá quantos mil anos me parece problemático ainda mais porque eles retribuem. Esse drama de "quem eu gosto de verdade?" É lembrado de forma completamente aleatória no livro e parece mais cômico do de qualquer outra coisa. Sadie não tem desenvolvimento com nenhum dos dois pra ter existência de um romance o que só piora tudo. Além disso, senti falta de protagonismo pro Carter. Apesar de narrar, ele tem um arco de desenvolvimento fraco e toda vez que faz algo que poderia grandioso é superado pela irmã. Logo, ele parece mais um personagem secundário. O romance dele, que podia ser muito melhor desenvolvido, principalmente porque ele é mais velho é completamente sem sentido. O livro não é ruim, a ideia geral é boa. A leitura foi cansativa demais principalmente por causa das narrações da Sadie. Acho que a história poderia ser muito melhor se Riordan focasse no problema maior em si e no relaciomento dos protagonistas. Talvez um único dos dois tendo um romance já fosse suficiente ,e desse espaço pra trabalhar, melhor ou talvez mais livros. Espero que o terceiro e último seja melhor.

Mari 06/11/2022

Novos problemas, novos deuses
O segundo livro já começa na ação, Carter e Sadie do mesmo jeito implicando um com o outro, a escola deles crescendo, novos personagens em desenvolvimento e o crescimento dos dois irmãos evidente. Se preparem para a continuação dessa grande aventura, é hora de impedir o Caos e o tempo é curto para isso. Novos deuses aparecerão, alguns para ajudar, outros para atrapalhar.

Ellen 07/06/2021

O que achei
Quando comecei a ler esse livro pensei ?mas parece que tá terminado, será que o terceiro vai ser só enrolação??, estava errada o livro é ótimo na medida riordanverse, ou seja, coisas tristes, sem dar spoiler (sou bem ruim nisso) e pra não dar spoiler vou parar de falar/digitar por aqui...
Iamnathi 07/06/2021minha estante
Amo, sou cadelinha do rick

Juu 07/06/2021minha estante
Eu quero muito ler essa trilogia

João Paulo 07/06/2021minha estante
Eu desisti no segundo! Mas estou pensando em voltar.

Levi.Sabino 01/10/2021

"E é na mistura do Brasil com o Egito..."
Ok, senhor Rick Riordan... tem como fazer o favor de me mandar pra esse seu universo não??? Tá bom, eu sei que é adrenalina a cada segundo, sem tempo pra respirar ou descansar, tudo ligado no 220w, mas faz esse favor...
A magia dessa cultura e a riqueza explorada pelo tio Rick nesse segundo livro é incrível, sem falar na carga dramática que esse aqui tem em comparação com o primeiro da saga. Você sente na pele cada revelação, reviravolta ou perda (e não isso não é um spoiler... talvez).
Só sei que aqui não existe perda de tempo: é terminando um e emendando no outro hahaha!

LuDosLivros12 21/05/2023

Adorei!
Eu enrolei um pouco no começo mas da metade até o final eu devorei o livro. O Trono de Fogo trouxe várias coisas incríveis desse universo: mitologia, narração em 1ª pessoa, viagens por um mundo mágico sombrio (nesse caso, o Duat) e uma luta tensa entre o bem e o mal. Já tinha visto essas coisas em outros livros do Rick, mas As Crônicas dos Kane fazem isso do seu próprio jeito, na sua própria história. O segundo livro de CDK realmente não decepcionou.
Juvi E. Anne 21/05/2023minha estante
Essa é minha série favorita do tio Rick!

arilopes 03/01/2024minha estante
desjardins achei esse nome incríveel

Aline Michele 24/07/2023

Bes
Ler os livros do Rick Riordan é sempre um prazer para mim.

Ele consegue me entreter de uma forma que poucos autores conseguem, as histórias sempre fluem bem, e quando eu vejo já li várias páginas sem perceber.

Ele também tem o dom de criar personagens secundários que eu me apego, aqui foi o Bes. Engraçado, simpático e irreverente e que me conquistou de primeira. Espero vê-lo novamente.

A dupla de irmãos está ótima e a cada livro eu gosto mais da Sadie, e não sei se falei isso no livro anterior, mas não esperava gostar tanto dela assim.

A única coisa que eu acho estranho é que eles usam o termo varinha, aí não tem jeito e eu lembro de Harry Potter, mesmo sabendo que é outro universo e que a aqui estamos na mitologia egípcia e não na bruxaria, mas não tem jeito. Toda vez que falam: peguei a varinha, eu imagino um deles dizendo um feitiço como Accio ou Expelliarmus. Claro que aqui não tem, mas é sempre lembrar de HP.

Algo que adoro nos livros dele é o tom de aula que ele sempre dá, mesmo misturando ficção, parece que tudo é possível de ser verdade e eu sempre achei as histórias sobre o Egito Antigo superinteressantes. Agradeço os filmes da trilogia A Múmia por isso.

Com certeza lerei o terceiro livro que fecha a trilogia dos irmão Kane, me perguntando por que essa série tem apensas três livros e não cinco, como habitual.

Recomendo a leitura.

Lissa 24/05/2020

5/5
Finalmente, depois de esperar 6 anos, estou dando continuidade a essa estória, que faz com que a personalidade de cada personagem agregue a sua de uma maneira leve, ampliando seu conhecimento. Acho que o mais marcante desse livro é o quanto o mal pode nos corromper, além do que era esperado inicialmente. E que seguir esse caminho é bem mais fácil e cômodo do que se enfrentar diariamente, e junto com todos os empecilhos diários, não se perder. O que mais temos no mundo são pessoas perdidas, que não conseguem se encontrar. Cada amanhecer é uma nova chance de tentar... Muitos não estão dispostos. Mas eu como uma boa aventureira, apesar das perdas e renúncias, almejo continuar.

Xandy 29/05/2021

Desde que eu comecei a ler As Crônicas dos Kanes, eu simplesmente passei a amar os personagens e a narrativa. Ela é tão envolvente, bem desenvolvida e principalmente, intrigante. O Trono de Fogo é uma ótima adição a história e agora estou muito curioso para começar a ler o 3º e último livro, A Sombra da Serpente.

laura 16/12/2020

Walt ou Anúbis?
Ansiosa pelo fim da trilogia.
Eu amei os novos personagens introduzidos, queria que tivesse mais destaque pra Cleo (a brasileira), mas quem sabe no próximo...

kid4z 02/08/2023

Eu gosto mto dos irmãos kane, os personagens em geral são mto divertidos. Gosto de Bess, que foi uma introdução mto boa e a dinâmica dos alunos é legal.
A Sadie é incrível e sempre vai te arrancar uma risadinha.
Honestamente, em comparação ao primeiro, esse decaiu um pouco. Segue a mesma fórmula, mas, apesar de acontecer mto coisa, senti como se fosse uma introdução pra o último livro, que devo dizer acho q vai ser F0DA!!!!!
me arrastei um pouco, mas em geral é legal!!!

Lais.Mesquita 13/05/2021

Me conquistou aos poucos
4,5 estrelas
Demorei um pouco pra entrar no espírito do livro, mas quando entrei só conseguia pensar nele
Amei! Adoro o humor que o Rick coloca nos livros, sempre dou altas risadas. Inclusive ele faz tanta piada com deuses que se eles realmente existirem.... ele nunca vai pro paraíso, viu
Enfim, gostei bastante da história, me prendeu muito. Gosto muito do Carter, mas a Sadie
tem meu coração. O livro traz ação em todos os momentos e muito humor junto
Recomendo bastante
Amanhã começo o último dessa trilogia :)

Bru 12/05/2021

Chorei
Eu ainda tô chocada com esse livro. Muito legal, todos do Rick são perfeitos e esse não é uma exceção! Doida pra ler o Último