A Hora da Estrela

3.86391 15130

Resenhas - A Hora da Estrela

Dani 21/09/2016

Resenha: A Hora Da Estrela, Clarice Lispector
Este é, acredito, o livro mais comentado dessa autora tão famosa nas redes sociais, principalmente. Eu havia estudado um pouco sobre a Clarice antes de ler, então quando abri o livro já estava ciente do que encontraria ali.
De fato, é como esperei mesmo, uma narrativa que pende mais para o lado do escritor desta história, o alter ego Rodrigo S.M., e não foca tanto na estória em si, em cada acontecimento, mas sim no que é passado durante cada frase.
Esse tal Rodrigo, atormentado, está escrevendo para tirar um grande peso de seus ombros, ainda que não fale de nada chocante. É uma pessoa que revela pouco e ao mesmo tempo muito de si ao leitor, que vai mostrando mais ao decorrer do livro.
Ele fala sobre Macabéa, uma mulher que não o conheceu, mas que ele conhece muito bem. Ela é nordestina e vive como, acredito, muitas outras pessoas. Não tem nenhum sonho, nenhuma ambição, nenhuma personalidade, apenas vive.
A Hora Da Estrela vai tecendo a vida de Macabéa, contando sobre seu trabalho, seu passado, seus relacionamentos. Sem nenhum conflito, nenhum suspense. Então, não é uma leitura que prende quem busca um livro com uma estória cheia de reviravoltas.
Mas acontece que o que me agradou foi justamente isso. Essa infinidade de sentimentos, reflexões e até mesmo críticas presentes em cada frase. Eu li uma vez que o que importava nos textos de Clarice Lispector era o desenvolvimento dos mesmos, não o final, e penso que é realmente uma ótima definição.
O final foi inesperado e repentino mas, levando em conta que no fim não era tão importante, não é um ponto negativo. Só achei que o livro poderia ter sido maior no desenrolar; no começo foi muito "conto ou não conto?" de Rodrigo para, depois, ele apenas seguir tempo demais contando sobre Macabéa, parecendo que cansou do jogo. Talvez seja o estilo da autora, preciso ler mais algumas obras dela.
Uma leitura que causou muito estranhamento para mim, mesmo que eu estivesse já preparada, mas que me agradou justamente por isso. A linguagem usada é fácil, não é um livro difícil de ler com este estilo "conversa com o leitor" e, por ser tão curtinho, dá para se ler rapidamente.

site: http://cookiescreamandmint.blogspot.com.br/2016/09/resenha-hora-da-estrela-clarice.html

Juliana 20/09/2016

Vi o filme primeiro
Assisti ao curta com mesmo título. Fiquei encantada com a história. Normalmente depois que a gente vê o filme, perde a vontade de ler o livro.Foi justamente o contrário. E dessa vez, o livro superou largamente o filme. Torcemos por uma reação da protagonista, diante das agruras da vida, mas sua passividade chega a ser bonita.Coisa que só Clarice consegue fazer.

Sereia Moderna 19/09/2016

A hora da estrela
Se passa no sertão, contando a história de uma menina, contando o seu desenvolvimento a partir de um certo ponto.
A Clarice Lispector, nos coloca para pensar muito, impõe várias filosofias diferentes, porém o mais interessante é que quando acabamos o livro que nos realmente mudamos nossa perspectiva de tudo que faziamos, muito bom mesmo!

Bagui 09/09/2016

Sendo generosa, dava pra poupar umas boas 35 páginas do tempo de cada um caso não tivesse havido aqui um disfarce no sentido de "tô tentando escrever um livro mas a história que tenho só dá pra conto", fazendo surgir dezenas de páginas de enrolação e os leitores que se virem com o tédio

Morgana.Driemeier 03/09/2016

A hora da estrela
É um ótimo livro, recomendável

Thainá 02/09/2016

Conheça a Clarice e deixe as suas histórias fazerem parte de você
Macabéa é uma nordestina que vive no Rio de Janeiro. Foi criada por sua tia, depois que seus pais faleceram quando ainda era muito pequena. Atualmente, com o falecimento da tia, Macabéa mora com mais quatro mulheres em um pequeno e pobre apartamento. Trabalha como datilógrafa ao lado de Glória, colega de trabalho, e ganha pouco, mas se orgulha de si própria por cada palavra que consegue colocar no papel. E os dias vão passando da mesma maneira, vai da casa para o trabalho e do trabalho para casa, sempre marcando a mesma hora no relógio. Iremos acompanhar o seu dia-a-dia.
Embora tenha dificuldades em se manter e alimentar com o pouco do salário que ganha, viva em um local pobre e não consiga entender a maioria das coisas que as pessoas falam, Macabéa se considera feliz. Talvez porque pense que é obrigada a sentir felicidade, independente da vida que leva, ou talvez porque nunca sentiu a real felicidade e imagine que a vida seja apenas isso.
A vida parece mudar quando conhece um homem chamado Olímpico, e que logo se torna seu namorado. Macabéa senti-se realizada, amada e apaixonada, tudo pela primeira vez. Mas, muitas vezes sente medo de perdê-lo, principalmente quando ambos ficam calados um ao lado do outro e nenhum assunto ou conversa surgem.
Quando terminei a leitura, estava em êxtase e sem saber o que pensar. Precisei de um tempo para poder absorver toda a história e enfim tirar conclusões. Resultado: me encontrei apaixonada pela Macabéa, mas com aquele amor de mãe, querendo cuidá-la, abraçá-la e não deixar ninguém fazer mal a ela.
Recomendo que todos leiam esse livro, independente do seu gênero preferido ou do seu gosto (ou preconceito) por literatura brasileira. É algo que todos devem ler e tirar suas próprias impressões. É um livro que todos devem ler ao menos uma vez na vida.

Resenha completa no blog.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Denyse.Santos 31/08/2016

Macabéa
Esse livro e ótimo conta da história de uma nordestina

Paula Sesterheim 31/08/2016

Clarice me surpreendeu muito apesar deste ser o primeiro livro que li dela. A história meio que fala da cobiça e da miséria humana. A escrita é ótima e podemos tirar algumas lições dali, recomendo.

Andrea.Castro 30/08/2016

Clarisse Lispector nunca deixa a dejesar, sempre impressinando com suas historias incriveis e envolventes.
Este livro realmente me encantou. Uma trama que te prende do inicio ao fim. Recomendo a todos.

Kallyssa 29/08/2016

maravilhoso
livro que só Clarice Lispector teria escrito, pois é incrível!

Likah 27/08/2016

Amei
Comecei a leitura para seminário na escola, e na metadr do livro ja estava apaixonada pela personagem principal macabeia. Menina pobre , rejeitada por tudo e por todos.
A pobreza era tanto que quando comprava cafe o açúcar era de graça .o final é surpreendente e nos faz refletir.

Erieli.Rosa 26/08/2016

bacana