A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Santtiagoo 24/04/2024

Clarice
Difícil descrever exatamente essa obra, essa leitura ou essa história. Mas ler Clarice foi bem diferente de todos os livros que já li e não sei exatamente o porquê.

Clarice aparentemente gosta de brincar com seus personagens, conversar com o leitor e isso é particularmente uma coisa que admiro muito em um livro, me dá a sensação de proximidade, como acredito ser a intenção dela a princípio e é ótimo. Você não apenas lê sobre Macabéa, mas também discute com a própria Clarice a respeito da obra e do destino de sua personagem, tornando o texto dinâmico, atrativo, calmo... Foi realmente uma boa leitura.

A respeito da história em si, gostei bastante. É curioso que a primeira história, o primeiro livro que li dela seja exatamente o último que escreveu, portanto não sei exatamente se todos os seus livros seguem o padrão de conversar com o leitor, de brincar com as palavras ou até mesmo ignorar as regras gramaticais, mas caso seja, será ótimo.

Os personagens... Gostei e não gostei exatamente, Macabéa possui uma inocência tamanha que em certos momentos tive raiva ao invés de me compadecer por ela. Tive em certas partes a sensação de que ela fingia agir como agia simplesmente por querer, sentindo a necessidade de se esconder por ter medo de ser como de fato é... Mas a entendo também, o que é contraditório? Concordo. Mas foi como me senti.

Enfim, acho que foi uma introdução a Clarice Lispector excelente. Uma leitura leve, divertida e agradável. Sem dúvidas está juntamente com "O Pequeno Príncipe" entre os livros que irei reler futuramente.

Maria1691 23/04/2024

De verdade... eu esperava mais. Bem mais.

Macabeia vive uma vida triste. A vida de macabeia é triste. Tristeza marca a vida de Macabeia.

Tá bom, eu já entendi. Quase 100 pgs pra falar de como a vida dela é uma bosta, achei muito chato. E olha que eu gossto de livros com finais trágicos que o protagonista simplesmente não tem um final feliz, mas esse aqui só me frustrou mesmo. Acho que foi por causa da personalidade dela. Detesto personagens muito inocentes que todo mundo pisa neles.

lelis 22/04/2024

Clarice Clarice Clarice pra sempre
Não vou fazer uma resenha porque também não sei o que dizer exatamente, mas eu senti tanto nessas 88 páginas. Clarice consegue fazer você sentir cada vírgula dali e é tão denso e tão leve ao mesmo tempo. É verdadeiramente um privilégio poder ler o que ela já fez em vida no mesmo idioma e um privilégio poder presenciar uma vida que foi tão marcante. O livro é Clarice e toda sua fama se faz jus porque ela definitivamente foi um acontecimento. Muito feliz de ter começado a lê-la

Andy_z 22/04/2024

A hora da estrela ?
Esse foi o meu primeiro livre que li de Clarice Lispector. A leitura foi rápida e não enfadonha e o que mais me surpreendeu foi a forma como ela deu a personagem cacterísticas simplórias mas profundas (tão profunda que as vezes tinha vontade de pedir com licença para ler pois parecia que eu estava invadindo o íntimo da autora).

Laryssa208 22/04/2024

Talvez eu nunca supere este livro, talvez ele sempre seja um pedaço muito grande do meu coração! Quantas vezes fui Macabéa e quantas vezes eu me lembro de não ser!

Alex 22/04/2024

Clarice lispector traz vida e melancolia a personagem de uma maneira que apenas ela sabe fazer. Macabea representa crianças, adolescentes, adultos e idosos ao mesmo tempo

Matheus colin 21/04/2024

Um livro incrível, com um final chocante e inesperado, não é igual um sopro de vida, mas é tao bom quanto

Edimara 21/04/2024

"Todo mundo é um pouco triste e um pouco só"
Imaginei que por ser um livro bem curto a leitura seria super rápida, mas estava enganada, é um livro curto mas a leitura é algo que necessita ser feita de maneira lenta (não sei se foi apenas no meu caso), talvez isso esteja relacionado ao sentimento de tristeza que a leitura ia me causando que fazia que eu sentisse a necessidade em desacelerar o ritmo de leitura para conseguir lidar com esse sentimento de sofrimento que a leitura ia causando. Pra mim esse livro não é apenas um livro, é um sentimento. Gostaria de poder abraçar a Macabéa. :(

Gabriel 21/04/2024

É preciso pensar um pouco após alguns trechos
Foi minha primeira leitura de Clarice. Creio ser de fato uma boa recomendação para iniciar os livros da autora. Ela foi bem objetiva em criar um personagem que sem pena alguma, e com sinceridade de sobra, descrevesse uma mulher miserável. Eu queria dizer que alguns trechos convidam-lhe a refletir sobre a vida em si, mas o que acontece aqui não é um convite, é um puxão para realidade mesmo. Você está lendo uma página e de repente está angustiado e nem sabe em que momento esse sentimento iniciou.

A vida de Macabéa é a realidade de muitas vidas que nem aprenderam o que é sonhar; o que é viver; o que é ser. Apenas existir. E existir basta.