A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Luqikkj 17/04/2024

No início eu tive um pouco de dificuldade pra entender e me conectar com o livro. Mas do meio pra frente eu ficava ansioso pra saber o que ia acontecer na próxima página.
Muito louco como sua cabeça imagina o cenário e os personagens como se você estivesse assistindo aquela história.
Foi o primeiro livro que eu li por completo na vida.
Nunca me interessei muito por literatura, mas tive a curiosidade e o prazer de ler Clarice Lispector, e com certeza é uma escritora que eu recomendaria.

Leonam8 17/04/2024

"A Hora da Estrela" é um romance escrito por Clarice Lispector que narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre que vive no Rio de Janeiro. O livro explora temas como solidão, marginalização social e a busca por identidade. Através da narração do escritor Rodrigo S.M., acompanhamos a vida simples e trágica de Macabéa, culminando em um final impactante que reflete sobre a existência e a condição humana.

rafa.dalmolin 17/04/2024

Estrela de mil pontas
Minha segunda vez lendo ele, acho que só a própria Clarice seria capaz de definir os adjetivos ou neologismos pra esse livro. Não me arrependo nem um pouco de ter uma tatuagem em homenagem a ele no meu braço.

Obrigada pelos ensinamentos, Macabeá, obrigada Rodrigo S.M, por me mostrarem um lado diferente de temas como solidão, identidade, e existencialismo. Obrigada por me convidar a refletir sobre a condição humana, a insignificância individual diante do universo, e a busca pelo sentido na vida. Obrigada, Clarice, por me (nos) ensinar a enxergar a beleza nas pequenas coisas e a valorizar a singularidade de cada pessoa, mesmo na aparente banalidade do cotidiano.

Mariana 17/04/2024

Esse livro me deixou sem palavras. A Clarisse, ou melhor, Rodrigo (pseudônimo utilizado durante o livro) tem uma forma incrível de escrita, amalgamando fatos atrozes à momentos hilários. O livro tendo assim uma leitura fluída (por mais que muitas vezes confusa) e um final de tirar o fôlego!

Daniela742 17/04/2024

Amo esse livro e em especial a escritora. Reli várias vezes e pretendo reler muito mais.
Leiam Lispector ????

licia.bulhões 17/04/2024

Outrora tentei concluir esse livro e, não foi possível. Porém, dei outra chance e não existe arrependimentos, na verdade, penso em lê-lo novamente. Leitura essencial, recheada de frases e implicações importantes a se questionar e se opinar. Totalmente fora do clichê, Clarisse escreve de maneira incrível. Recomendo muitooo ?

Pjmluvx 17/04/2024

Entender esse livro é entender que ele não é sobre a história sendo contada, é sobre a Clarice. A coitada tava no leito de morte precisando fazer um desabafo e dar tchau pra vida dela, pra profissão e pros leitores. Nesse livro a voz dela se entremeia coma voz dos personagens o tempo todo, é uma experiência intensa e bem confusa.
Não é um livro interessante na perspectiva de romance em si, mas pra quem gosta da Clarice e se interessa pela vida dela, com certeza vale a pena.

Missae.Odate 17/04/2024

Só não quero ser Macabea
Livro rapidinho, muito bom pra quem nunca leu nada da Clarice.
Ele vai dar um tapa na nossa cara e ao fim a gente só quer acordar pra vida o mais rápido possível e não continuar sendo uma Macabea.

Yasmin 16/04/2024

Não é um livro que se tente entender, ele precisa ser sentido. Clarice é uma experiência e essa em específico é visceral

Iasmim177 16/04/2024

Clarisse é tão necessária
Em seu último livro a autora traz uma percepção da condição de sofrimento da vida humana, demonstrada no cotidiano da vida de Macabéa, personagem principal, que é descrita de uma forma miserável pelo seu autor, Rodrigo S.M, que é uma projeção da própria Clarisse Lispector narrando história de Maca, uma pobre menina órfã, criada pela sua tia no interior do nordeste que depois de adulta resolvi se mudar para uma grande cidade, Rio de Janeiro, onde de uma forma bem direta o autor demonstra todo o sofrimento vivido pela personagem fazendo uma ótima relação entre o fictício e o mundo real (aquela coisa de que a arte imita a vida). Porém o que eu achei mais interessante na história foi o fato da personagem está alheia ao fato da sua vida ser miserável e que ela está totalmente alienada a criação um tanto quando perversa da sua tia, faz com que a história tenha um paradoxo com a realidade brasileira, alienada e totalmente alheio a sua realidade. Enfim uma ótima leitura, super recomendo. bjs
A vida é um soco no estômago.

Emanuelly119 16/04/2024

"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."

Um dos pontos que mais me chamou a atenção nessa primeira obra (completa) que leio da Lispector é a intensa ligação entre narrador e personagem principal, sendo o narrador "alter ego" da autora e não personagem da história central. Seus pensamentos e opiniões são tão bem escritos que nos faz sentir que Rodrigo S.M. é uma das figuras que entregam a trama.
Outro ponto que torna a história interessante e, não obstante, tocante é a figura da Macabéa. Como alguém retratado de forma tão miserável consegue ser tão fascinante? É difícil encontrar personagens inscritos em curto tempo de forma tão íntima.
Claro que a leitura não será fácil. Precisa-ss que seja relida em alguns pontos, para o devido entendimento da proposta de Clarice, mas vale a pena.

math_trg 16/04/2024

"Ela se abraçava a si mesma com vontade do doce nada. Era uma maldita e não sabia. Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia."

Sério... que melancolia ler esse livro... vi pessoa faiando, e de fato acho que mais que um livro ou uma experiência literária, "A hora da Estrela" é uma sensação, um silêncio solitário em palavras... e tem uma ar extremamente íntimo porque o Rodrigo vai narrando a história dele, e a gente sabe, desde a introdução "(Na verdade, Clarice)", que toda essa vida-palavra escrita são sentimentos-palavras da própria Clarice que estava bem perto de morrer... é muito louco pensar que essa é uma das maiores certeza que temos na vida, e cada epifania ("explosão") que experienciamos dá um pouco mais de norte do motivo pelo qual vivemos e porque agimos como agimos, em menor ou maior escala.

Que pena que a "hora" de Macabeia, tão sofrida da vida e da sociedade, tenha chegado como chegou... ela não achava digna de nada nem de ninguém, e quando foi cheia de esperança de um futuro, rolou o que rolou... que triste saber o quão bem ela poderia ter sido e ter vivido, me comovo porque eu sinto que ela poderia ser uma grande desbravadora do mundo se as circunstâncias fossem outras... de fato, a vida é um soco no estômago...

moony.ester 16/04/2024

A hora da estrela
Clarice foge muito de si mas coloca muito de si mesma nesse livro.
Não tem como não se impressionar com a simplicidade da personagem e com o rumo que a vida dela vai tomando. Acho que dó é uma palavra bem recorrente usada pra falar do sentimento que temos pela protagonista, pelo menos é o que eu sinto.
Ler Clarice não é fácil, mas vale a pena.