A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Elisa Borges 19/04/2024

Clarice nunca decepciona
Sendo este um livro sendo feito junto com ?Um sopro de vida?, minhas expectativas eram que fosse similar, mas a particularidade está na dualidade das duas obras, o fato delas se distingirem e serem opostas. Sem sombra de duvidas é um livro com fortes referências históricas, que te faz pensar além da ficção.

Leitura curta, finalizada em um dia, recomendo pois é um complemento fantástico de ?Um sopro de vida?, dando assim de distinguir as diferenças entre os personagens de Clarice e também mostrando um ponto de vista diferente, na qual nem todos nós compreendemos.
Matheus colin 19/04/2024minha estante
Comecei ler hoje e ja estou quase na metade, estou gostando bastante, a diferença entre os livros é bem clara

moonyeons 19/04/2024

só sei mesmo é chover.
Nunca me senti tão analfabeta lendo um livro quanto eu me senti lendo esse, mas eu adorei a história mesmo assim, minha cara Macabéa.

livia:) 18/04/2024

Tô mto triste
Pqp fui ler o final desse livro no ônibus e tive que me segurar pra não chorar to mto abalada ?????????
o_daradara 18/04/2024minha estante
PQP EU TERMINEI NO ÔNIBUS?.

Bluesrings 18/04/2024

Eu tava muito curiosa para saber como era o livro depois de ver o filme e foi uma experiência incrível, acho que só a própria Clarice conseguiria definir em adjetivos esse livro.

isabellant_ 18/04/2024

Vista como poucos
Silêncio.
Se um dia Deus vier à terra haverá silêncio grande. O silêncio é tal que nem o pensamento pensa.
O final foi bastante grandiloqüente para a vossa necessidade?"

"Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas ? mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos."

Finalmente minha primeira leitura de Clarice, eu já queria ler a muitos tempos mas não sabia realmente se eu estava preparada. Parece que as coisas vem realmente quando precisamos, e esse livro foi um alento. Dói demais sentir tanto, e carregar tanto também por todas as esquinas. A necessidade de ser, de usar a palavra e se existir sendo, é surreal.
O que dizer dessa leitura? Pela primeira vez não sei, pela primeira vez um livro me deixa muda e eu simplesmente não sei como me expressar em palavras. A sensibilidade, a alma, a vida existentes em cada página é algo tão estrondoso que me deixa com dificuldade de respirar. Meu deus! Que obra maravilhosa.

Obrigada, Clarice. E sim, foi bastante grandiloqüente pra minha necessidade.
Tão grande que mal consigo conter entre os dedos.

Jubs 18/04/2024

"Não tenho o que falar, apenas sentir" essa frase totalmente clichê define bem o livro (que de clichê não tem nada), primeiro livro de Clarice que leio e que experiência. Simplesmente perfeito, impossível não se conectar e se emocionar com a história de nossa querida Macabéa, tu fica tão imerso na história que nem se dá conta que já terminou o livro. Sem contar que é preenchido de reflexões e quotes maravilhosos.

Luqikkj 17/04/2024

No início eu tive um pouco de dificuldade pra entender e me conectar com o livro. Mas do meio pra frente eu ficava ansioso pra saber o que ia acontecer na próxima página.
Muito louco como sua cabeça imagina o cenário e os personagens como se você estivesse assistindo aquela história.
Foi o primeiro livro que eu li por completo na vida.
Nunca me interessei muito por literatura, mas tive a curiosidade e o prazer de ler Clarice Lispector, e com certeza é uma escritora que eu recomendaria.

Leonam8 17/04/2024

"A Hora da Estrela" é um romance escrito por Clarice Lispector que narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre que vive no Rio de Janeiro. O livro explora temas como solidão, marginalização social e a busca por identidade. Através da narração do escritor Rodrigo S.M., acompanhamos a vida simples e trágica de Macabéa, culminando em um final impactante que reflete sobre a existência e a condição humana.

rafa.dalmolin 17/04/2024

Estrela de mil pontas
Minha segunda vez lendo ele, acho que só a própria Clarice seria capaz de definir os adjetivos ou neologismos pra esse livro. Não me arrependo nem um pouco de ter uma tatuagem em homenagem a ele no meu braço.

Obrigada pelos ensinamentos, Macabeá, obrigada Rodrigo S.M, por me mostrarem um lado diferente de temas como solidão, identidade, e existencialismo. Obrigada por me convidar a refletir sobre a condição humana, a insignificância individual diante do universo, e a busca pelo sentido na vida. Obrigada, Clarice, por me (nos) ensinar a enxergar a beleza nas pequenas coisas e a valorizar a singularidade de cada pessoa, mesmo na aparente banalidade do cotidiano.

Mariana 17/04/2024

Esse livro me deixou sem palavras. A Clarisse, ou melhor, Rodrigo (pseudônimo utilizado durante o livro) tem uma forma incrível de escrita, amalgamando fatos atrozes à momentos hilários. O livro tendo assim uma leitura fluída (por mais que muitas vezes confusa) e um final de tirar o fôlego!

Daniela742 17/04/2024

Amo esse livro e em especial a escritora. Reli várias vezes e pretendo reler muito mais.
Leiam Lispector ????

licia.bulhões 17/04/2024

Outrora tentei concluir esse livro e, não foi possível. Porém, dei outra chance e não existe arrependimentos, na verdade, penso em lê-lo novamente. Leitura essencial, recheada de frases e implicações importantes a se questionar e se opinar. Totalmente fora do clichê, Clarisse escreve de maneira incrível. Recomendo muitooo ?

Pjmluvx 17/04/2024

Entender esse livro é entender que ele não é sobre a história sendo contada, é sobre a Clarice. A coitada tava no leito de morte precisando fazer um desabafo e dar tchau pra vida dela, pra profissão e pros leitores. Nesse livro a voz dela se entremeia coma voz dos personagens o tempo todo, é uma experiência intensa e bem confusa.
Não é um livro interessante na perspectiva de romance em si, mas pra quem gosta da Clarice e se interessa pela vida dela, com certeza vale a pena.

Missae.Odate 17/04/2024

Só não quero ser Macabea
Livro rapidinho, muito bom pra quem nunca leu nada da Clarice.
Ele vai dar um tapa na nossa cara e ao fim a gente só quer acordar pra vida o mais rápido possível e não continuar sendo uma Macabea.