A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Daniela.Casquer 25/03/2024

Uma leitura profunda e reflexiva
É a primeira vez que leio Clarisse e certamente lerei outros livros dela.
Porém ,confesso que apesar de poucas páginas e uma escrita simples de ser compreendida, senti um certo desconforto quando o narrador voltava-se para si mesmo (eu vi Clarisse aí), pois queria saber mais de Macabea , sentir mais a sua história.
Na verdade eu queria abraçar Macabea...
Ainda sim, foi para mim uma leitura profunda e bastante reflexiva.

dead_star.hlz 24/03/2024

Uma leitura única.
Muito interessante como podemos ver um possível desabafo da própria Clarice nos personagens.
Além de mostrar através da personagem Macabéa como a vida é um ?soco no estômago?, injusta, difícil e cruel. Assim como essas pessoas são invisíveis para a sociedade.

emysants 24/03/2024

"a vida é um soco no estômago."
Sinto que não serei a mesma depois de ter lido esse livro. Me arrependi de ter adiado essa obra por tanto tempo. Estou espantada com a genialidade da Clarice em escrever uma personagem tão bem escrita em poucas páginas.

Essa história me gerou vários desconfortos. Primeiro senti raiva da Macabéa, por ser como é. Depois senti pena, por ela não ter idéia do peso pena que é no mundo. Ela é uma mulher nordestina, desinformada e sofrida tentando a vida no Rio de Janeiro, a vida da Maca é uma desventura, é a personificação de todos os dilemas existenciais e o pior é quando percebemos que somos um pouco Macabéa, ela revela um vazio em nós, tão desconfortável que, quando percebemos, logo tomamos de esconde-lo novamente.

E mesmo desta forma, através dessa história, Clarice Lispector consegue nos fazer refletir sobre a nossa própria sociedade, essência e natureza humana. Me identifiquei muito com a personagem, amei a história e tudo o que ela representou pra mim. Clarice Lispector é simplesmente magnífica!

"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos."

wellpiinheiro 24/03/2024minha estante
A maior ?

beatriz.nani 24/03/2024minha estante
tem um álbum musical maravilhoso que se chama ?o canto de macabea? de chico cesar e laila garin, feito para uma peça teatral inspirada no livro! super recomendo para quem se apaixonou por Maca e tem todos os sentimentos opostos e diversos que eu também senti com a leitura!

emysants 25/03/2024minha estante
@beatriz não sabiaaaa que tinha, muito obrigada Bea! vou já procurar pra ouvir ??

Livinha.kkk 24/03/2024

?não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.?
Cara, que livro intenso!
eu simplesmente estou sem palavras para tamanha obra na qual eu acabei de apreciar.
um livro muito intenso e necessário para nos lembrar que a morte chega para todos.

Ellen Dutra Pereira 24/03/2024

A protagonista, uma coitada, tonta, desembestada, sonsa, disfuncional, desentendida, boba, entediante.
O narrador, um chato cheio de "como eu disse"s, inconveniente e depressivo, fazendo suspenses e reflexões bestas.

Daisa3 24/03/2024

A Hora da Estrela é um livro incômodo. A história de Macabea fascina o leitor e ao mesmo tempo traz reflexões importantes sobre pobreza, solidão e simplicidade.

Adriely Bragatto 24/03/2024

Livro com história muito boa sobre a vida de Macabéa mas com a escrita totalmente chata de ler. Achei confuso e tedioso na maior parte do livro. 87 páginas que demorei mais de uma semana pra conseguir ler.

Lucas990 24/03/2024

Nota pessoal: comprar luvas de boxe para a próxima vez que eu for ler um livro da Clarice, ela adora nocautear o leitor com 5 socos na cara.
A Hora da Estrela conta a história de Macabéa, uma personagem inventada e construída no decorrer das páginas por um autor fictício, Rodrigo. É um livro sobre a vida como ela é, sem lentes de esperança ou qualquer adereço de ilusão. É cruel.
Como pode um livro tão curto parecer tão enorme? Esse é o efeito Clarice, capaz de te fazer rir, te emocionar, te incomodar e te jogar na parede em uma única página. É um livro curto porém muito rico.

ldmlsz 24/03/2024

É uma história que prende, além de ser um clássico. Você fica com a sensação de sempre querer ler mais para saber o fim de Macabea. É o retrato da sociedade brasileira.
benzodiazepinicos 24/03/2024minha estante
amo tanto esse livro ?????

skuser02844 24/03/2024

O Livro que mudou minha vida
A Clarice possui um lugar reservado apenas para ela no meu coração, um lugar que eu guardo com muito amor, pois, é graças a ele que eu estou onde estou. É aconchegante e muito antigo, ele sempre existiu. Na porta dele possuía uma barreira, carregada por críticas de pessoas que, infelizmente, acreditavam que não poderiam aprofundar os estudos na literatura - essas pessoas foram moldadas por mim. Uma barreira que eu mesma me impedia de entrar, até a Clarice aparecer e essa barreira ficar insustentável e se desmanchar. Macabéa virou minha melhor amiga, a minha libertação. Hoje, vejo que, se não fosse por ela, ainda estaria sendo barrada de entrar em meu próprio coração.

Esse livro é mais que especial na minha vida, ele é transformador, e espero, algum dia, poder passá-lo, para que outras pessoas recebam o poder viciante que a Clarice carrega.

Hoje, não só estudo o que eu mais amo, como sei que o poder do conhecimento não se restringe apenas em duas áreas - posso fazer quantas áreas eu quiser. Macabéa é porreta( como diria lá no Ceará) e luta pelo que ela quer, mesmo com as inúmeras dificuldades que ela tem de enfrentar.

Que todos tenhamos a força que Macabéa possuía.
giovana753 24/03/2024minha estante
??

loisakkj 24/03/2024

Perfeito
Uma história que te envolve do início ao fim , onde você se sente na pele da personagem, já que todo mundo já foi ou é um pouco da personagem Macabéa , simplesmente recomendo muito, tanto para quem está começando a ler , tanto pra quem gosta da literatura nacional com a explendissima escritora Clarice Lispector !

Luiza 23/03/2024

Foi interessante ler Clarice, mas eu acho que o estilo de escrita dela não tem muito a ver comigo, é muito floreada.

maary 23/03/2024

"A vida é um soco no estômago"
"Eu poderia resolver pelo caminho mais fácil, mas quero o pior, a vida. Os que me lerem assim, levem um soco no estômago, para ver se é bom. A vida é um soco no estômago"
Clarice vc é mais que um soco no estômago, este livro consegue abraçar a simplicidade e melancólica de macabeia, mas ainda trazer a complexidade e filosofia da vida e os devaneios da autora.