A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

lelis 22/04/2024

Clarice Clarice Clarice pra sempre
Não vou fazer uma resenha porque também não sei o que dizer exatamente, mas eu senti tanto nessas 88 páginas. Clarice consegue fazer você sentir cada vírgula dali e é tão denso e tão leve ao mesmo tempo. É verdadeiramente um privilégio poder ler o que ela já fez em vida no mesmo idioma e um privilégio poder presenciar uma vida que foi tão marcante. O livro é Clarice e toda sua fama se faz jus porque ela definitivamente foi um acontecimento. Muito feliz de ter começado a lê-la

Andy_z 22/04/2024

A hora da estrela ?
Esse foi o meu primeiro livre que li de Clarice Lispector. A leitura foi rápida e não enfadonha e o que mais me surpreendeu foi a forma como ela deu a personagem cacterísticas simplórias mas profundas (tão profunda que as vezes tinha vontade de pedir com licença para ler pois parecia que eu estava invadindo o íntimo da autora).

Laryssa208 22/04/2024

Talvez eu nunca supere este livro, talvez ele sempre seja um pedaço muito grande do meu coração! Quantas vezes fui Macabéa e quantas vezes eu me lembro de não ser!

Alex 22/04/2024

Clarice lispector traz vida e melancolia a personagem de uma maneira que apenas ela sabe fazer. Macabea representa crianças, adolescentes, adultos e idosos ao mesmo tempo

Matheus colin 21/04/2024

Um livro incrível, com um final chocante e inesperado, não é igual um sopro de vida, mas é tao bom quanto

Edimara 21/04/2024

"Todo mundo é um pouco triste e um pouco só"
Imaginei que por ser um livro bem curto a leitura seria super rápida, mas estava enganada, é um livro curto mas a leitura é algo que necessita ser feita de maneira lenta (não sei se foi apenas no meu caso), talvez isso esteja relacionado ao sentimento de tristeza que a leitura ia me causando que fazia que eu sentisse a necessidade em desacelerar o ritmo de leitura para conseguir lidar com esse sentimento de sofrimento que a leitura ia causando. Pra mim esse livro não é apenas um livro, é um sentimento. Gostaria de poder abraçar a Macabéa. :(

Gabriel 21/04/2024

É preciso pensar um pouco após alguns trechos
Foi minha primeira leitura de Clarice. Creio ser de fato uma boa recomendação para iniciar os livros da autora. Ela foi bem objetiva em criar um personagem que sem pena alguma, e com sinceridade de sobra, descrevesse uma mulher miserável. Eu queria dizer que alguns trechos convidam-lhe a refletir sobre a vida em si, mas o que acontece aqui não é um convite, é um puxão para realidade mesmo. Você está lendo uma página e de repente está angustiado e nem sabe em que momento esse sentimento iniciou.

A vida de Macabéa é a realidade de muitas vidas que nem aprenderam o que é sonhar; o que é viver; o que é ser. Apenas existir. E existir basta.

Laura 21/04/2024

Bom!
Gostei muito do livro, é o primeiro livro da clarice que eu leio, tinha impressão que acharia confuso e chato, mas acabei adorando!
adorei a metalinguagem constante do texto, achei muito interessante
recomendo para começar a ler clarice, embora muito reflexivo, e talvez bem depressivo, me prendeu!

Lorayne.Stinguel 21/04/2024

Taí um excelente livro para extrair frases. Acredito que todas que eu conheço dela são deste livro kkkk o livro é muito interessante e dá uma certa revolta... Olímpico é um estúpido! A simplicidade da personagem é de dar dó. Desejei tantas coisas boas para ela...

Brubs.s 21/04/2024

Uma novela intimista
É fascinante como a Clarice Lispector consegue te transportar até o personagem da obra, fazendo com que você se identifique com ele de forma complexa.
Confesso que no começo da obra foi confuso pois foi um gênero literário que nunca tinha lido antes, então me incomodei com as reflexões do narrador Rodrigo.
No entanto, conforme a história foi se desenvolvendo, alguns significados ficavam mais claros e se tornou mais interessante.
Por fim, conclui que essa obra é ótima para quem deseja começar a ler Clarice Lispector e que é normal se senti perdido no começo dela, porém no final tudo se encaixa.

Vanêssa 21/04/2024

Triste
"As pancadas ela esquecia pois esperando-se um pouco a dor termina por passar."

Ah Macabéa, como foi doído te ver (sobre)viver.