A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Bela232 19/04/2024

Segundas chances
Essa foi minha primeira leitura de abril, que me deixou com gostinho de quero mais. Ano passado tentei ler esse livro, mas ele não me fisgou de jeito nenhum. A leitura foi chata e foi se tornando maçante ao decorrer do tempo.
No entanto, esse ano precisei lê-lo por conta da escola e fiquei completamente fascinada: pela escrita, pela narrativa, pelas personagens, pela autora. Agora, consigo compreender a complexidade de Clarice transcorrendo seus personagens, o que é muito perceptível.
"A Hora da Estrela" é um livro cheio de contradições e ironias, como mostra o desfecho da história, que te faz refletir sobre questões morais e filosóficas buscando uma entender um mundo que se mostra tão labiríntico.
Recomendo para todos, e não vejo a hora de ler as outras obras da autora!

Ingrid 19/04/2024

Macabéa
Uma mulher desprovida de absolutamente tudo, vazia como um copo que antes continha apenas água em temperatura ambiente. De alguma, Rodrigo S. M, o narrador, se interessou profundamente por Macabéa. Ela, mulher que é humilhada e pedi desculpas pelas palavras de outrem. Que seu maior prazer é tomar café frio. Que nunca conheceu os pais. Quem não tem dinheiro nem para se alimentar e sua magreza denuncia isso. Que não sabe o que significa renda per carpica quando ouve a rádia e acha palavras longas bonitas apenas por não as entender. Macabéa, retrato de como a falta de tudo deixa vazios - educação, amor ou coisas mais simples como ser apenas notada ao atravessar uma rua.
Apesar de disso, em minha visão Rodrigo S. M.é o verdadeiro peroangem oco aqui, desprovido de coisas básicas e essenciais. Senti seu tom de estrelismo ao se enganar pensando que esta apoixonado, desporvendo de seu tempo e escrita para dar altar a uma qualquer, uma ninguém. Mesmo assim, passa mais tempo meditando sobre si mesmo. Quão gratos deveríamos ser a ele, o escritor, como se a existência dela já não bastatasse por si só.Talvez não bastasse, mas mesmo assim.

Elisa Borges 19/04/2024

Clarice nunca decepciona
Sendo este um livro sendo feito junto com ?Um sopro de vida?, minhas expectativas eram que fosse similar, mas a particularidade está na dualidade das duas obras, o fato delas se distingirem e serem opostas. Sem sombra de duvidas é um livro com fortes referências históricas, que te faz pensar além da ficção.

Leitura curta, finalizada em um dia, recomendo pois é um complemento fantástico de ?Um sopro de vida?, dando assim de distinguir as diferenças entre os personagens de Clarice e também mostrando um ponto de vista diferente, na qual nem todos nós compreendemos.
Matheus colin 19/04/2024minha estante
Comecei ler hoje e ja estou quase na metade, estou gostando bastante, a diferença entre os livros é bem clara

moonyeons 19/04/2024

só sei mesmo é chover.
Nunca me senti tão analfabeta lendo um livro quanto eu me senti lendo esse, mas eu adorei a história mesmo assim, minha cara Macabéa.

livia:) 18/04/2024

Tô mto triste
Pqp fui ler o final desse livro no ônibus e tive que me segurar pra não chorar to mto abalada ?????????
o_daradara 18/04/2024minha estante
PQP EU TERMINEI NO ÔNIBUS?.

Bluesrings 18/04/2024

Eu tava muito curiosa para saber como era o livro depois de ver o filme e foi uma experiência incrível, acho que só a própria Clarice conseguiria definir em adjetivos esse livro.

isabellant_ 18/04/2024

Vista como poucos
Silêncio.
Se um dia Deus vier à terra haverá silêncio grande. O silêncio é tal que nem o pensamento pensa.
O final foi bastante grandiloqüente para a vossa necessidade?"

"Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas ? mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos."

Finalmente minha primeira leitura de Clarice, eu já queria ler a muitos tempos mas não sabia realmente se eu estava preparada. Parece que as coisas vem realmente quando precisamos, e esse livro foi um alento. Dói demais sentir tanto, e carregar tanto também por todas as esquinas. A necessidade de ser, de usar a palavra e se existir sendo, é surreal.
O que dizer dessa leitura? Pela primeira vez não sei, pela primeira vez um livro me deixa muda e eu simplesmente não sei como me expressar em palavras. A sensibilidade, a alma, a vida existentes em cada página é algo tão estrondoso que me deixa com dificuldade de respirar. Meu deus! Que obra maravilhosa.

Obrigada, Clarice. E sim, foi bastante grandiloqüente pra minha necessidade.
Tão grande que mal consigo conter entre os dedos.

Jubs 18/04/2024

"Não tenho o que falar, apenas sentir" essa frase totalmente clichê define bem o livro (que de clichê não tem nada), primeiro livro de Clarice que leio e que experiência. Simplesmente perfeito, impossível não se conectar e se emocionar com a história de nossa querida Macabéa, tu fica tão imerso na história que nem se dá conta que já terminou o livro. Sem contar que é preenchido de reflexões e quotes maravilhosos.

Luqikkj 17/04/2024

No início eu tive um pouco de dificuldade pra entender e me conectar com o livro. Mas do meio pra frente eu ficava ansioso pra saber o que ia acontecer na próxima página.
Muito louco como sua cabeça imagina o cenário e os personagens como se você estivesse assistindo aquela história.
Foi o primeiro livro que eu li por completo na vida.
Nunca me interessei muito por literatura, mas tive a curiosidade e o prazer de ler Clarice Lispector, e com certeza é uma escritora que eu recomendaria.

Leonam8 17/04/2024

"A Hora da Estrela" é um romance escrito por Clarice Lispector que narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre que vive no Rio de Janeiro. O livro explora temas como solidão, marginalização social e a busca por identidade. Através da narração do escritor Rodrigo S.M., acompanhamos a vida simples e trágica de Macabéa, culminando em um final impactante que reflete sobre a existência e a condição humana.

rafa.dalmolin 17/04/2024

Estrela de mil pontas
Minha segunda vez lendo ele, acho que só a própria Clarice seria capaz de definir os adjetivos ou neologismos pra esse livro. Não me arrependo nem um pouco de ter uma tatuagem em homenagem a ele no meu braço.

Obrigada pelos ensinamentos, Macabeá, obrigada Rodrigo S.M, por me mostrarem um lado diferente de temas como solidão, identidade, e existencialismo. Obrigada por me convidar a refletir sobre a condição humana, a insignificância individual diante do universo, e a busca pelo sentido na vida. Obrigada, Clarice, por me (nos) ensinar a enxergar a beleza nas pequenas coisas e a valorizar a singularidade de cada pessoa, mesmo na aparente banalidade do cotidiano.

Mariana 17/04/2024

Esse livro me deixou sem palavras. A Clarisse, ou melhor, Rodrigo (pseudônimo utilizado durante o livro) tem uma forma incrível de escrita, amalgamando fatos atrozes à momentos hilários. O livro tendo assim uma leitura fluída (por mais que muitas vezes confusa) e um final de tirar o fôlego!

Daniela742 17/04/2024

Amo esse livro e em especial a escritora. Reli várias vezes e pretendo reler muito mais.
Leiam Lispector ????

licia.bulhões 17/04/2024

Outrora tentei concluir esse livro e, não foi possível. Porém, dei outra chance e não existe arrependimentos, na verdade, penso em lê-lo novamente. Leitura essencial, recheada de frases e implicações importantes a se questionar e se opinar. Totalmente fora do clichê, Clarisse escreve de maneira incrível. Recomendo muitooo ?