A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Juliana.Pegoraro 09/04/2024

A hora da estrela
O fluxo do pensamento nem sempre acompanha o fluxo da história. Isso torna o livro uma obra de arte, livre das correntes da narrativa linear.
Ideias livres que surgem aparentemente do nada e logo se relacionam com o que estava sendo dito.
Um final bem delineado para uma história um pouco difusa.
Foi o segundo livro da Clarice que li, e já consigo identificar as nuances da sua escrita. Só ela consegue dar voz àquelas frases que surgem em algum lugar da nossa cabeça e mais rápido do que aparecem, se vão.

Sobre o livro: história de Macabea, descrita como sem graça pelo próprio narrador que se diz apaixonado por ela. Contudo, ele não descreve a relação, nem faz qualquer movimento para se aproximar da amada.

alessam 09/04/2024

A Hora da Estrela
"E agora — agora só me resta acender um cigarro e ir para casa.
Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas — mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.
Sim."

Bianca1771 09/04/2024

A hora da... mediocridade
Neste livro da Clarice ela consegue criar impacto com mais uma das brilhantes personagens dela, Macabéa. Uma personagem que dá pena de tão ingênua e medíocre. Mas... temos um ponto, por mais medíocre que a vida dela se encontre, o coração dela é puro como o de uma criança. Você olha pra ela e pensa "Que droga de vida", mas duvido que ela pensa assim de si mesma, uma pessoa que encontra o prazer em coisas pequenas sempre vai se encontrar em um estado de simplicidade, já que não é preciso de muito. Para Macebéa, a felicidade é encontrada até em beber coca cola, seu ponto de escape, ou ser usada por um pilantra, que pelo menos lhe dá o mínimo de atenção. Macabéa tinha uma vida miserável antes de se mudar para o RJ, e encontrando pelo menos um emprego para lhe permitir comprar coca cola e pagar uma pousada é o suficiente pra lhe tornar feliz.

Anna lu 09/04/2024

A hora da estrela
é o primeiro livro da clarice que leio, não achei de todo ruim apenas um pouco cansativo talvez?! a personagem principal é realmente sofrida e alguns sentimentos dela por serem normais no dia dia fazem que vc se identifique com ela e sinta tristeza, pena e principalmente compreensão

Juliana 09/04/2024

A hora da estrela ?
?Que vivamos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento. Eu, que simbolicamente morro várias vezes só para experimentar a ressurreição?a vida é um soco no estômago e a morte um encontro consigo.?

Gabi.Pissante 09/04/2024

Fim
Um livro que, em menos de 100 páginas, me fez sentir tristeza extrema. Não há palavras mais a serem ditas. Fim

Giu Amorim 08/04/2024

Genial.
Espetacular.

A vida é triste e injusta. Inodora ? não demonstra ? todavia nociva. E para aqueles como Macabea, é desdenhosa.

Isa 08/04/2024

?Viver é luxo?
Apesar de (obviamente) o livro ser muito bem escrito e o tema ser extremamente relevante, eu, infelizmente, não consegui amar esse livro.

Muito bom mas a leitura não me envolveu o suficiente.

Talvez no futuro eu releia e tenha uma opinião diferente.

Manusi 07/04/2024

Hora da estrela
Eu simplesmente amei a forma como a autora interage durante o livro (não exatamente a Clarice mas sim o personagem que representa ela) é monótono e a história em si é pobre, o que me prendeu foi justamente a intenção do livro e a essência infantil dos personagens, como se fossem crianças discutindo, é o suco mais puro do ser humano, talvez fosse assim pela inocência da "protagonista", se é que assim posso chama-la, ou por romantizar a própria desgraça. So sei que essa característica de tratar o absurdo com normalidade me agarrou de jeito

Tori Rios 06/04/2024

Estreia de Clarice na minha vida
Sempre tive um problema com Clarice, por conta de curiosidades de sua vida elitista eu me reneguei e le-la, demorou 24 anos para que eu tomasse coragem de pegar em um livro seu prós primeira vez. Ainda não cai no torpor que atinge todos que desfrutem de sua leitura, mas sinto que entendi um pouco sobre o hipnotismo que faz de suas obras um chamariz para leitores como eu.

Mariana 06/04/2024

Livrasso
Que livros meus amigos, que livro!!
Primeiro de muitos da Clarice que vou ler, e já amei a forma que ela escreve, o seu jeito de pensar.

Drum.Drum 06/04/2024

Clarice é Clarice
Pela primeira vez em muito tempo eu não tenho o que falar, até porque eu nem sei se entendi o livro.
Talvez tenha absorvido algumas frases e elas foram o suficiente para me doer a cabeça e chorar.

Marina516 06/04/2024

Destino
História passada de maneira bem lenta por mais que seja um livro pequeno. Gosto da simplicidade de Macabea, na felicidade em coisas simples da vida, isso me encantou, me encanta também a escrita de Clarice, este é o primeiro livro dela que leio e gostei muito da escrita dela. No demais não há nada que me faça adorar o livro, mas é sim um livro bom.