A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Pri 24/04/2024

Angustiante
Eu realmente fiquei bem triste com o livro ,li no começo achando que iria ser pura poesia mas o final se tornou com uma melancolia que vida triste dessa mulher

Claudia164 24/04/2024

''Ah, mas eu não acho que sou muita gente''
Foi minha primeira vez lendo um livro de Clarice, e eu simplesmente amei. A hora da estrela é sobre uma inocência pisada. Eu tenho um carinho tão grande por macabéa e em muitos momentos ''a minha antiga eu'' se sentiu como ela. Macabéa é uma menina/mulher curiosa e enxergava o mundo de uma forma diferente, e que teve seus sonhos roubados tão cedo. Macabéa é de uma simplicidade tão grande diante da forma que ela se vê, percebe-se isso quando ela fala : ''Será que eu sou eu?'', como uma incredulidade diante de si mesma. Macabéa é morna, mas essa personalidade dela e o modo que ela leva a vida, é o que ela é sem filtro nenhum, e quando talvez ela deixaria de ser morna o destino não permitiu. Ao mesmo tempo que pra mim Macabéa é comum, ela também é única. amo ela, ela não merecia esse final. LEIAM essa obra prima. Depois de ler essa obra, você jamais será o mesmo
lenuccia 24/04/2024minha estante
também tenho um amor imenso pela Macabéa, ela merecia tudo a mais ?

cilis 24/04/2024

Metalinguagem e melancolia
Minha primeira vez lendo Clarice e fui surpreendida com uma grande fúria de sentimentos latentes. Macabéa transmite uma inocência que vem da infância e que normalmente se perde na vida adulta, que como diz a autora, os adultos são tristes. A esperança é propulsora da narrativa e ter duas narrações simultâneas mostra o contraponto entre a vida, quando o autor descreve a personagem e a morte, quando o mesmo tem que voltar a sua realidade.

Estou completamente obcecada com o livro. Estou obcecada com Clarice Lispector!

Aceito mais indicações de livros nessa mesma pegada!

lauthz 24/04/2024

Um livro diferente do que eu estava acostumada a ler, não vou mentir que nunca pensei em ler Clarice Lispector, foi algo diferente do meu habitual, li para escola e acabei gostando muito da história, a forma que ela trabalhou com as palavras foi de uma forma muito intensa.
Uma historia triste cheia de significados e dores.

ju_pinho 24/04/2024

Clarice meus amores
A GOAT da literatura sem condições, sua narrativa foi tao imersiva.
O foco do livro é Macabea, uma personagem tida como medíocre e ordinária, feia, pobre, de inteligência mediana
Mas ela é sensível, tem personalidade, suas duvidas, é um ser humano, e quando começa a ser tratada como tal, uma reviravolta acontece
A obra é ainda mais marcante quando vemos que foi o ultimo livro da Clarice

Rayssa.Lopes 24/04/2024

É difícil por em palavras o que eu li e absorvi daqui, muito do que a Clarice escreve é tão significativo e melancólico isso que torna a escrita dela viciante esse concerteza é meu livro favorito dela por enquanto.

Santtiagoo 24/04/2024

Clarice
Difícil descrever exatamente essa obra, essa leitura ou essa história. Mas ler Clarice foi bem diferente de todos os livros que já li e não sei exatamente o porquê.

Clarice aparentemente gosta de brincar com seus personagens, conversar com o leitor e isso é particularmente uma coisa que admiro muito em um livro, me dá a sensação de proximidade, como acredito ser a intenção dela a princípio e é ótimo. Você não apenas lê sobre Macabéa, mas também discute com a própria Clarice a respeito da obra e do destino de sua personagem, tornando o texto dinâmico, atrativo, calmo... Foi realmente uma boa leitura.

A respeito da história em si, gostei bastante. É curioso que a primeira história, o primeiro livro que li dela seja exatamente o último que escreveu, portanto não sei exatamente se todos os seus livros seguem o padrão de conversar com o leitor, de brincar com as palavras ou até mesmo ignorar as regras gramaticais, mas caso seja, será ótimo.

Os personagens... Gostei e não gostei exatamente, Macabéa possui uma inocência tamanha que em certos momentos tive raiva ao invés de me compadecer por ela. Tive em certas partes a sensação de que ela fingia agir como agia simplesmente por querer, sentindo a necessidade de se esconder por ter medo de ser como de fato é... Mas a entendo também, o que é contraditório? Concordo. Mas foi como me senti.

Enfim, acho que foi uma introdução a Clarice Lispector excelente. Uma leitura leve, divertida e agradável. Sem dúvidas está juntamente com "O Pequeno Príncipe" entre os livros que irei reler futuramente.

Maria1691 23/04/2024

De verdade... eu esperava mais. Bem mais.

Macabeia vive uma vida triste. A vida de macabeia é triste. Tristeza marca a vida de Macabeia.

Tá bom, eu já entendi. Quase 100 pgs pra falar de como a vida dela é uma bosta, achei muito chato. E olha que eu gossto de livros com finais trágicos que o protagonista simplesmente não tem um final feliz, mas esse aqui só me frustrou mesmo. Acho que foi por causa da personalidade dela. Detesto personagens muito inocentes que todo mundo pisa neles.

lelis 22/04/2024

Clarice Clarice Clarice pra sempre
Não vou fazer uma resenha porque também não sei o que dizer exatamente, mas eu senti tanto nessas 88 páginas. Clarice consegue fazer você sentir cada vírgula dali e é tão denso e tão leve ao mesmo tempo. É verdadeiramente um privilégio poder ler o que ela já fez em vida no mesmo idioma e um privilégio poder presenciar uma vida que foi tão marcante. O livro é Clarice e toda sua fama se faz jus porque ela definitivamente foi um acontecimento. Muito feliz de ter começado a lê-la

Andy_z 22/04/2024

A hora da estrela ?
Esse foi o meu primeiro livre que li de Clarice Lispector. A leitura foi rápida e não enfadonha e o que mais me surpreendeu foi a forma como ela deu a personagem cacterísticas simplórias mas profundas (tão profunda que as vezes tinha vontade de pedir com licença para ler pois parecia que eu estava invadindo o íntimo da autora).

Laryssa208 22/04/2024

Talvez eu nunca supere este livro, talvez ele sempre seja um pedaço muito grande do meu coração! Quantas vezes fui Macabéa e quantas vezes eu me lembro de não ser!