A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

moony.ester 16/04/2024

A hora da estrela
Clarice foge muito de si mas coloca muito de si mesma nesse livro.
Não tem como não se impressionar com a simplicidade da personagem e com o rumo que a vida dela vai tomando. Acho que dó é uma palavra bem recorrente usada pra falar do sentimento que temos pela protagonista, pelo menos é o que eu sinto.
Ler Clarice não é fácil, mas vale a pena.

Victoria.Bispo 16/04/2024

Coitada de macabea
Foi meu primeiro contato com a escrita de Clarice Lispector, e no começo achei esquisita mas no decorrer do livro fui me adaptando. Achei fluido mas tinha hora que precisava parar pq era um tapa encima do outro kkkk

Amanda 15/04/2024

"Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe"
Macabéa é aquele personagem que dá vontade de guardar em um potinho, inocente em sua vida miserável e sem perspectivas, porém doce. Clarice criou uma protagonista que nos convida à reflexão e descortina medos e angústias da própria autora - devido ao que a mesma vinha enfrentando - através do narrador Rodrigo, que ao vê-la na rua tem a ideia de inventar ou imaginar sua vida. Macabéa é uma mulher simples, ignorante e miserável, que se conforma com a vida que leva e seus infortúnios. Por meio da personagem a autora nos traz através de metáforas e ironia, várias reflexões sobre vida, morte e finitude, com uma escrita linda e envolvente. Eu gostaria de ter lido muito mais da vida de Macabéa e me perder nas reflexões que a autora propôs, porém é um livro curtinho. A hora da estrela é considerada uma obra autobiográfica e foi lançada pouco antes da autora falecer, portanto sua última obra.

larab3lle 15/04/2024

Nós mulheres completamente macabeas que não estamos habituadas a ser gente e seremos as únicas a sentir um pingo de saudade de nós mesmas quando morrermos..
Fui totalmente golpeada pela ingenuidade da personagem e pela invisibilidade que ela tinha até pra ela mesma. Acho que é minha obra favorita até agora porque também não sei se sou um monstro ou se isso é ser uma pessoa.

Maria1691 15/04/2024

?? Hora da estrela
Hora da estrela é um livro incrível, me fez ter tantas emoções durante a leitura, gosto como ela aborda  a "inocência" da personagem e como isso torna triste para a história.

Yasmin Castilho 14/04/2024

A hora da estrela
Foi uma leitura bastante difícil para mim, por ser o primeiro ivro da Clarice que eu li. Sempre tive interesse por ler, mas nunca comprei nenhum. Tive um trabalho sobre esse livro para apresentar e tive que ler, confesso que foi bastante complicado ler esse livro. Não estou acostumado com a escrita e no início do livro foi bastante confuso para mim. Mas confesso que lá pro meio comecei a gostar e entender o propósito do livro.

Macabéa era uma jovem dartilografa solitária de 19 anos. Viverá no nordeste, como a autora em Maceió- Alagoas, era órfã e por isso morava com a tia que a judiava. A História se passava na década de 1970. Após o falecimento de sua tia, Macabea se mudou para o Rio em busca de emprego e sustento. Ela não herdará os dons da beleza e era muito magra, comia apenas o que era barato, cachorro quente e coca-cola. Seus pais haviam morrido de febre, no sertão de Alagoas. O livro é narrado pelo pseudônimo da autora clarice Lispecto, Rodrigo S.M. Clarice se inspirava em seus próprios pensamentos para ser tanto o narrador Rodrigo tanto quanto a personagem Macabea. Clarice Lispecto faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Macabéa era uma jovem virgem que havia desfrutado muio pouco da vida, ela não possuía amigos e tinha uma vida solitária. Ela morava na casa de Joana onde dividia um quarto com quatro mulheres Maria Aparecida, Maria da Penha, Maria José e Maria apenas. Macabéa era inocente, não tinha certo conhecimento sobre a vida e nem mesmo conhecia a si mesmo. No livro mesmo narra que sua vida era vazia, sem conhecimento e pouco experimentada, mas isso não significa que a personagem não havia sonhos e expectativas. Ela gostava de cinema e sonhava em ser uma atriz como Marilyn Moroe. Macabéa conhecia poucas pessoas no mundo, tinha suas 4 colegas de quarto, seu chefe Raimundo, sua tia falecida, sua colega de trabalho Glória e seu ex namorado Olímpico. Ela era completamente sozinha, não tinha uma conexão com o mundo. Macabéa passava despercebida pelas pessoas na rua, quase como se fosse invisível, Macabéa só queria viver mais não sabia para quê. Seu namoro com Olímpico era vago e sem sentido, ele era um homem arrogante que desejava ser deputado, ele também era nordestino e havia vivido no sertão de paraiba e seus diálogos com Macabéa era sem sentindo, ele também demonstrará que não havia sentimentos pela moça, um tempo depois deixou Macabéa e começou a namorar a colega de trabalho dela Glória. Macabéa gostava de ouvir o rádio e ir ao cinema sempre que recebia seu salário. Ela era inocente e virgem que seu único desejo era desfrutar um pouco da vida, ela gostaria de ser mais vista pelas pessoas e obter mais conhecimento pelo mundo. Quando lhe teve a oportunidade ela vistou um médico, que lhe informou que ela havia uma doença no fígado diante da falta de comida e os alimentos que digeria, como cachorro quente e coca-cola. Macabéa era esperançosa, ainda havia expectativa que algum dia sua vida iria melhorá. Com a indicação de Glória, ela visitará uma cartomante que disse lhe encheu de expectativas e coisas boas sobre seu futuro, a cartomante disse que sua vida iria mudar para a melhor assim que saísse do local, ela lhe disse que Macabéa iria conhecer um jovem loiro e de boa classe que a pediria em casamento. Finalmente se sentindo feliz e realizada, Macabéa atravessou a rua cheia de esperanças para a sua mudança de vida, ela finalmente havia se sentindo realizada. Ao atravessar a rua um carro passou por cima dela, ela havia ficado um tempo deitado na rua, desfrutando de seus pensamentos incompreensíveis, pessoas se englomeravam ao redor dela, ela não sabia se realmente estava morta ou se aquilo era realmente a vida, ela só se encontrou quando perderá a vida, morreu com a última esperança que lhe faltava, viveu sem ter experiências, então quando morreu já não sabia mais como era a vida, já que nunca havia desfrutado.

m.ogarcia 14/04/2024

Sempre tive vontade de ler Clarice Lispector mas achava que seria muito complexo e eu não saberia interpretar bem. Assisti um video da @brunamartiolli que me incentivou. Ela dizia, em outras palavras, que: ler é ler, seja uma letra de música ou Camões. Foi mesmo complexo, o google me ajudou com algumas palavras hahaha, mas consegui sim interpretar e foi duro, viu? É duro, realista, cruel e injusto.
Gostei? Gostar é uma palavra muito forte, mas acho que A hora da Estrela não é um livro feito para ?gostar?, mas sim para sentir e refletir.
O que gostei mesmo foi de conhecer a escrita da Clarice, é única, arte.

Arieli6 14/04/2024

Brilhante do início ao fim.
"A hora da estrela" é um dos livros que eu resolvi ler por ser um clássico e poder usar nos estudos, mas se tornou uma das leituras do ano.

O modo que esse livro foi escrito, como tudo foi descrito é perfeito e simples.

Não são apresentados muitos personagens ou tem muitas páginas, mas a sensação de compaixão, drama, medo e inocência com qual Clarisse nos apresenta a protagonista torna esse livro tão singelo e profundo que pode ser comparado a qualquer calhamaço.

Esse é o primeiro livro da autora que eu leio, e me motivou a ler o restante, pois como a autora, mesmo sem nos conhecer, o livro é escrito de uma forma tão intimista e capaz de comover.

A autora finaliza a história com um choque contra a último fio de esperança em relação a protagonista, mas de algum modo, foi o final perfeito, foi a hora da estrela.

Rayllana0 14/04/2024

Esse livro representa uma dor compreensiva , pois não é uma dor unitária mas social.

A protagonista apresenta tudo aquilo que sentimos concientes ou inconscientes.

Esse livro trás revolta , e quem lê tem q se revoltar , pois apresenta uma realidade tão miserável que é necessário respirar entre uma página e outra, mas não porque é injusto com a Macabéa, mas pq é algo comum entre nós.

Fuja da miséria de alma , busque significado em tudo, tenha significado e não morra como uma estrela

Faz tempo que li o livro mas esqueci de resenhar.

Não é uma leitura simples mas vale a pena.

É isso

Beijos

fermaffra 14/04/2024

Sinceramente não sei bem o que dizer, pq eu tb nao sabia bem o que esperar e sem esperar nada fui lendo e me senti confusa no começo, mas logo entendi o conceito da coisa. a historia em si nao me agradou e acho que isso cumpriu exatamente o que pode ser considerada a proposta do livro: incomodar.

giulia 14/04/2024

Chato
Nada contra a autora, tanto que quis ler esse livro pq falam muuuito bem dela, mas sem condições!! Não sei se não é meu estilo de livro favorito, mas realmente achei mt bobo e chato.
Foi tão entediante q eu fiquei muitos meses pra ler só 88 páginas!!
Pensem muito antes de ler, se vocês já curtem a escrita da autora, pq eu particularmente fiquei até com ressaca literária.
péssimo

julia.casaccia 14/04/2024

Nunca me conectei tanto com uma personagem em tão poucas pág
Esse livro é sobre o sentimento que ele gera. Denuncia algo que já conhecemos: a marginalização e pobreza. No entanto, passa a mensagem de uma forma completamente diferente, nos fazendo conhecer Macabéa e sua (não)forma de ver o mundo.
A narrativa não é o principal, e Clarice (pseudônimo Rodrigo) a desenvolve quase que junto com o leitor.
É tocante de uma forma que eu não sei explicar e provavelmente ainda não digeri.

KelenDZ 14/04/2024

Não é o tipo de escrita que me agrada.
Confesso que até quase a metade, a história se arrasta bastante.
Como ponto positivo, o livro trás reflexões sobre o lugar de cada um no todo, o desamparo e a solidão.